Museu de Cavalaria

  • 4 Respostas
  • 3394 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
Museu de Cavalaria
« em: Agosto 01, 2005, 01:16:14 pm »
Abriu recentemente em Santarém o Museu de Cavalaria Ten-Cor. Salgueiro Maia.

Possui uma boa colecção de viaturas militares de combate, e de transporte.

O que mais me chamou a atenção foi o Sherman, semelhante aos que os EUA utilizaram na II Grande Guerra.

Auto-metrelhadoras interessantes, quase todas desactivadas nos anos 70.

Um passo interessante e necessário para a preservação do património militar português, e lamentavelmente ausente por parte da Armada.



Mas mais uma vez a dispersão a dar lugar ao desprezo e ignorância a que as FA's e a sua História são votadas pela generalidade da população portuguesa.

Mais uma vez defendo aqui a criação de condições para que numa articulação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cultura, através do Instituto Português de Museus, se pense a sério num grande Museu Militar, que abarque os 3 ramos das FA's, sem prejuízo para pequenos núcleos muselógicos e principalmente documentais, e preservação dos arquivos (para mim, os arquivos militares anteriores a 1950/55 deveriam ir para a Torre do Tombo).

Esta dispersão de pequenos núcleos museológicos não atrai ninguém, são estáticos, o contrário o que deve ser um museu moderno, e representam acréscimo de custos desnecessários.
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 02, 2005, 06:37:25 pm »
Ja que falamos de museus, convido todos a visitar o museu da Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas (não é Venda Nova, nem Torres Novas).
Museu pequeno mas interessante, que conta a história da nossa Artilharia.
Taz
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 138 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +22/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: Museu de Cavalaria
« Responder #2 em: Agosto 02, 2005, 10:47:39 pm »
Rui Elias,
Os arquivos anteriores à década de 50 estão à guarda do Arquivo Histórico Militar e, portanto, num local e condições adequados.
Sugiro, ainda, a visita ao Museu Militar de Coimbra com uma boa colecção de viaturas blindadas e peças de artilharia anti-aérea.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 08, 2005, 04:38:46 pm »
Caro Pedro Monteiro:

Obrigado pela sugestão.

Eu já conheço o de Coimbra, mas não o de Vendas Novas.

Mais uma prova da dispersão de núcleos museológicos.

Par mim, os arquivos referentes a acções com mais de 50 anos, deveriam estar na Torre do Tombo, porque a História Militar portuguesa não é indissociável da restante História nacional.

E as FA's sempre poupavam custos com a preservação e abertura desses arquivos.

E como se explica esse Arquivo Histórico Militar, no Convento de Chelas, separado do Arquivo Central da Marinha, na Junqueira?

Os museus para quem percebe de museus, e os arquivos para quem percebe de arquivos.

É suposto que as FA's percebam de outras coisas.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 886
  • Recebeu: 138 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +22/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 08, 2005, 05:50:40 pm »
Discordo, Rui. É suposto às FA defender o seu próprio património. E, sobretudo, assegurar a preservação de um espólio em condições e num local público. É a melhor maneira de, a longo prazo, centralizar a pesquisa de questões militares num único e espaço e evitar a sua subvalorização. Ainda para mais, o AHM tem feito um bom esforço de recolha de documentação sobre a Guerra Colonial. E nesse aspecto, a Torre do Tombo tem, com surpresa, um perfil muito menos mediático. Pessoalmente, considero ser justo que as FA tenham o direito de assegurar a manutenção do seu espólio para os interessados.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Citação de: "Rui Elias"
Caro Pedro Monteiro:

Obrigado pela sugestão.

Eu já conheço o de Coimbra, mas não o de Vendas Novas.

Mais uma prova da dispersão de núcleos museológicos.

Par mim, os arquivos referentes a acções com mais de 50 anos, deveriam estar na Torre do Tombo, porque a História Militar portuguesa não é indissociável da restante História nacional.

E as FA's sempre poupavam custos com a preservação e abertura desses arquivos.

E como se explica esse Arquivo Histórico Militar, no Convento de Chelas, separado do Arquivo Central da Marinha, na Junqueira?

Os museus para quem percebe de museus, e os arquivos para quem percebe de arquivos.

É suposto que as FA's percebam de outras coisas.