ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exército Português => Tópico iniciado por: piteira#19 em Fevereiro 09, 2016, 08:10:51 pm

Título: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 09, 2016, 08:10:51 pm
Boas, no dia da defesa nacional o representante dos fuzileiros disse que o destacamento de ações especiais da marinha era a única unidade das forças armadas autorizada pelo presidente a atuar clandestinamente fora do país. Como tal venho perguntar se tal é verdade visto que o exercito possui também uma unidade de operações especiais cujo principal objetivo é o combate não convencional sendo assim necessário atuar clandestinamente. Gostava também de saber entre estas duas unidades (DAE e OEsp Lamego) qual é a que possui mais apetências, por exemplo sei que o DAE tem treino em explosivos, condução de viaturas taticas e também recebem treino para o caso de serem capturados resistirem ao interrogatório, etc no entanto pouco sei em relação ás apetências das OEsp de Lamego.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 10, 2016, 10:26:02 am
Piteira, penso que estejas interessado em ingressar numa unidade de Operações Especiais, certo? Se assim o é, que classe é que vais tentar ir? Praças, Sargentos ou Oficiais?

Uma coisa que deves saber é que enquanto que para o CTOE/FOEsp podes ir tanto como RC como QP, para o DAE só lá entram pessoal QP. O pessoal RC dos Fuzileiros depois do Curso de Operações Especiais Marítimas só pode ir para o Pelotão de Abordagem/Pelotão de Reconhecimento. Para além disso, enquanto que no CTOE podes ingressar directamente da vida civil, o mesmo não acontece para o segundo curso acima mencionado, em que só podes tentar depois de "pronto" (com o Curso de Fuzileiros).
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 10, 2016, 02:32:29 pm
caro cabeça de martelo, deixe-me desde já agradecer a atenção. Sim, o meu objectivo é entrar numa unidade de operações especiais e se entra-se gostaria de entrar como praça, embora esteja na faculdade e quando chegar a altura de ingressar poderia entrar como oficial em RC, contudo eu não quero ir para as forças armadas para "sugar" dinheiro ao estado, eu quero ir para as forças armadas não pelo dinheiro mas sim porque é a minha vocação e a única coisa que me vejo a fazer no futuro e segundo me disseram os oficiais tem funções de chefia e não metem tanto as "mãos na maça" quanto os praças. Tenho conhecimento daquilo que me disse relativamente ao DAE e OEsp contudo é com base nisso que surje a minha verdadeira duvida, eu não queria estar a entrar nos fuzileiros e depois nunca ter a oportunidade de sequer tentar entrar no DAE assim como também não queria entrar nas OEsp e depois não ter tantas missões e tantas habilitações como a malta do DAE. e essa era a minha verdadeira questão, a malta das OEsp têm um treino semelhante ao dos DAE e +/- o mesmo tipo de missões ou o DAE têm um treino muito mais superior e mais missões (por missões refiro-me ás não convencionais)?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 10, 2016, 02:45:01 pm
Os Fuzileiros são uma grande tropa, mas se queres ser militar de Operações Especiais é provável que os Rangers sejam a melhor opção.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: valentim17 em Fevereiro 10, 2016, 05:09:53 pm
Boas alguém sabe quando abrem os concursos dos FZ e dos Rangers ?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 10, 2016, 05:53:27 pm
No ano de 2016 está assegurado 2 incorporações no CTOE e mais um COE para militares do Exército (já "prontos"). Para os Fuzos é uma incógnita.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: valentim17 em Fevereiro 10, 2016, 06:52:25 pm
Até agora, tem havido concursos todos os anos ?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 11, 2016, 10:22:26 am
Penso que não, mas não posso confirmar. Este ano houve um aumento muito substancial de vagas para as Forças Armadas, por isso penso que tal situação se aconteceu, não voltará acontecer nos próximos anos.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 11, 2016, 12:39:55 pm
Mandei um email á marinha a perguntar quais eram os requisitos para entrar no DAE e a resposta foi:

Exmo Senhor André Piteira,

 

Em resposta ao seu e-mail informa-se que primeiro tem de entrar para os fuzileiros, depois quando for FZ é que poderá entrar para os DAE e as condições são:

Praças RC

•Ser cidadão português;

•Autorização por quem detenha o poder paternal (se aplicável);

•Ter aptidão médica, física e psicotécnica para a classe;

•Ter bom comportamento moral e civil;

•Situação militar regularizada;

•Alturas mínimas para os indivíduos do sexo masculino e feminino são, respectivamente de 1,60m e 1,56m, sendo a altura máxima de 1,90.

•Idade entre os 18 anos e os 24 anos de idade até 31 de Dezembro do ano da incorporação;

•Estar habilitado, no mínimo, com o 3º ciclo do ensino básico, ou habilitação legalmente equivalente;

* Consultar provas físicas para a classe Praça Fuzileiros e Praça Mergulhadores (são diferentes e mais exigentes).

 

Oficiais RC

 

•Ser cidadão português

•Autorização por quem detenha o poder paternal, se aplicável

•Ter aptidão médica, física e psicotécnica para a classe

•Ter bom comportamento moral e civil

•Situação militar regularizada

•Alturas mínimas para os indivíduos do sexo masculino e feminino são, respectivamente de 1,60m e 1,56m, sendo a altura máxima de 1,90.

•Idade não superior a 27 anos a 31 de Dezembro do ano da incorporação (candidatos com Mestrado, Licenciatura ou Bacharelato);

•Idade entre os 18 anos e os 24 anos a 31 de Dezembro do ano da incorporação (candidatos com o 12º ano do ensino secundário);

•Estar habilitado com uma das seguintes habilitações literárias:

◦Mestrado;

◦Mestrado Integrado com 300 Ects;

◦Licenciatura;

◦Licenciatura com 240 Ects;

◦Licenciatura de 180 Ects;

◦Bacharelato;

◦12º ano do Ensino Secundário. *

* Para preenchimento das vagas não ocupadas por candidatos habilitados com Mestrado, Licenciatura ou Bacharelato.




Contudo penso que não responderam á pergunta pois eu perguntei se era necessario estar nos QP para ingressar no DAE e perguntei também quais eram os requisitos necessários para entrar no DAE e eles enviaram as condições para entrar nos FZ.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 11, 2016, 12:42:48 pm
Já agora só por mera curiosidade sabem me dizer +/- qual é a frequencia com que abrem concurso para os QP no CTOE?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 11, 2016, 12:59:10 pm
Há sempre um COE para militares do QP do Exército por ano.

Citar
CERIMÓNIA DE ABERTURA DO CURSO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO QUADRO PERMANENTE 2016


No dia 11 de janeiro de 2016 decorreu no Centro de Tropas de Operações Especiais, a cerimónia de abertura do Curso de Operações Especiais do Quadro Permanente – 2016 (COE/QP16).

A cerimónia decorreu na parada interior do Quartel de Santa Cruz, com a presença de todos Oficias e Sargentos dos QP da Unidade.

No final do dia, no quartel de “Penude”, decorreu a cerimónia de entrega das mochilas, símbolo internacional das tropas de elite, pelo Oficias e Sargentos dos QP da Unidade aos novos formandos. O Exmo Comandante da Unidade entregou a mochila ao militar “mais antigo” e proferiu algumas palavras de boa sorte ao curso.

Este curso decorre no CTOE, no período de 11Jan16 a 01Jul16, contando com a participação de um total de 13 militares, sendo 8 de nacionalidade Portuguesa e 5 de nacionalidade Angolana.


O CTOE é responsável por ministrar este curso que tem como objetivo principal formar militares do QP para o desempenho de missões na área das Operações Especiais.

Todos os documentos que li acerca do DAE indicam para pertencer-se ao mesmo é mesmo preciso ser do QP. Para um Praça da Marinha entrar para o QP é preciso abrir concurso, o mesmo concorrer e conseguir passar.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 11:02:34 am
Acho que ninguém deve ir para os Fuzileiros com o objectivo de entrar no DAE, deve ir para os Fuzileiros quem quer ser Fuzileiro, não quem quer ser Operações Especiais, e se não conseguir entrar? Vai andar frustrado?

Se quer ser de Operações Especiais acho que deve concorrer ao CTOE.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 12:01:43 pm
Caro Lightning, não podia estar mais de acordo com a sua opinião. A minha questão era se as OEsp não tive-sem tantas habilitações e missões como o DAE, assim já se justificava o risco.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 12, 2016, 12:16:10 pm
Ambas unidades estão bem equipadas e armadas, ambas as unidades têm militares bem qualificados (e com tendência a aumentar), etc.

Eu tenho um carinho especial pelo DAE por razões do fórum pessoal, mas reconheço  que os Rangers também são uma grande tropa.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 12:25:25 pm
O meu maior problema levantou-se quando no dia da defesa nacional o representante dos fuzileiros disse que  somente o DAE estava autorizado a atuar clandestinamente em solo estrangeiro. Logo sendo precisamente, a atuação clandestina em território estrangeiro, a base das operações especiais levou-me a questionar se as OEsp de Lamego desenvolviam missões em pé de igualdade do DAE. (no entanto ele também disse que não era necessário estar nos QP para entrar no DAE por isso não sei até que ponto é verídico)
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 02:12:34 pm
Eu tenho um carinho especial pelo DAE por razões do fórum pessoal, mas reconheço  que os Rangers também são uma grande tropa.

Á algum tempo também tinha ideia de o DAE ser mais "moderno" do que o CTOE, pois o DAE já possuia pessoal formado em queda livre, contra-terrorismo, equipamento moderno, etc, enquanto que o CTOE parecia muito "preso" ao Reconhecimento, ao "mato", mas no resto não parecia estar tão avançado.

Actualmente parece-me, de fora, que o CTOE deu passos de gigante, tanto em qualificações, como em equipamento.

PS: Cabeça em relação ao fórum pessoal, é fórum ou é foro? ;)
http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI184321,71043-Forum+ou+Foro
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 02:18:04 pm
O meu maior problema levantou-se quando no dia da defesa nacional o representante dos fuzileiros disse que  somente o DAE estava autorizado a atuar clandestinamente em solo estrangeiro. Logo sendo precisamente, a atuação clandestina em território estrangeiro, a base das operações especiais levou-me a questionar se as OEsp de Lamego desenvolviam missões em pé de igualdade do DAE. (no entanto ele também disse que não era necessário estar nos QP para entrar no DAE por isso não sei até que ponto é verídico)

Em relação a só o pessoal QP poder ou não ingressar no DAE percebo que seja uma informação importante, mas não a sei responder.
Em relação a só o DAE poder ou não actual clandestinamente no estrangeiro, acho isso um "pintelho" para ser considerado o "maior problema".

Não sei se é o caso, mas temos que ter os pés bem acentes no chão, há muitos degraus a subir até se chegar ao patamar "operações clandestinas em solo estrangeiro", não vale a pena preocupar-se com isso se nem conseguir passar a recruta, há que ter objectivos mais modestos e de curto prazo (um degrau de cada vez), senão corre o sério risco de ficar pelo caminho.

Esta conversa faz-me lembrar de um forista que andou ai à algum tempo a dizer que queria ir para o Reino Unido, para entrar no SAS Regiment, pois eles tinham "death squads" que andavam de mota lá para a Síria e Iraque.

Acho que o pessoal anda a ver muito Strike Back  ;D :G-beer2: :G-bigun:

Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 02:52:36 pm
Caro Lightning, respeito a sua opinião no entanto para chegar a algum lado é preciso ter ambições, desculpe-la, se para mim passar a recruta não é uma ambição mas sim um meio para atingir um fim. Quando disse "maior problema" era uma forma de expressão pois na realidade é bastante importante o facto de poder, ou não, operar clandestinamente em solo estrangeiro pois tal como referi anteriormente essa "é a base das operações especiais". Não vejo como isto se compara a "querer ir para o Reino Unido, para entrar no SAS Regiment, pois eles tinham "death squads" que andavam de mota lá para a Síria e Iraque". Simplesmente acho que já que estou a comprometer o meu futuro ao fazer uma escolha, devo estar bastante bem informado sobre o caminho a seguir para no final não acabar um frustrado que desperdiçou 6 anos em busca de um sonho. Por fim, fique sabendo que essa é uma excepcional série de ação não pelas "missões" e pelos "atos de heroísmo" mas sim por todos os "aspetos técnicos" que são desenvolvidos com o apoio de operacionais SAS (sendo por isso bastante fiáveis) e claro, para quem aprecia, pelo drama/ação.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 03:16:54 pm
Caro Lightning, respeito a sua opinião no entanto para chegar a algum lado é preciso ter ambições, desculpe-la, se para mim passar a recruta não é uma ambição mas sim um meio para atingir um fim. Quando disse "maior problema" era uma forma de expressão pois na realidade é bastante importante o facto de poder, ou não, operar clandestinamente em solo estrangeiro pois tal como referi anteriormente essa "é a base das operações especiais".

E eu também respeito a sua opinião, e ambição, e também é verdade que não somos todos iguais e que por mais pequena que seja a probabilidade de atingir certos patamares, a verdade é que alguns chegam lá, por isso é possivel :). Por fim só quero dizer que não fique chateado se, durante esses 6 anos, o governo ou chefia militar nunca o enviarem numa missão clandestina em solo estrangeiro.

Citar
Por fim, fique sabendo que essa é uma excepcional série de ação não pelas "missões" e pelos "atos de heroísmo" mas sim por todos os "aspetos técnicos" que são desenvolvidos com o apoio de operacionais SAS (sendo por isso bastante fiáveis) e claro, para quem aprecia, pelo drama/ação.

Eu falei na série pois também gostei de a ver.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 12, 2016, 03:29:07 pm
Eu tenho um carinho especial pelo DAE por razões do fórum pessoal, mas reconheço  que os Rangers também são uma grande tropa.

Á algum tempo também tinha ideia de o DAE ser mais "moderno" do que o CTOE, pois o DAE já possuia pessoal formado em queda livre, contra-terrorismo, equipamento moderno, etc, enquanto que o CTOE parecia muito "preso" ao Reconhecimento, ao "mato", mas no resto não parecia estar tão avançado.

Actualmente parece-me, de fora, que o CTOE deu passos de gigante, tanto em qualificações, como em equipamento.

PS: Cabeça em relação ao fórum pessoal, é fórum ou é foro? ;)
http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI184321,71043-Forum+ou+Foro

Olha que eu acho que ao nível de SOGAS a altura em que ambas unidades tiveram militares seus com essas qualificações foi quase ao mesmo tempo (mais ano menos ano). O que puxa o DAE para cima é o facto dos seus militares serem mais velhos, mais experientes e o material ser por norma mais moderno. A FOEsp deu passos de gigante nesse aspecto, mas só o facto do DAE ser mais pequeno e formado por QP faz muita diferença.

O que lixa-me é que no tempo em que ainda existia o CTP, havia uma tal Companhia de Forças Especiais também formada exclusivamente por QP (Sargentos e Oficiais).
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 03:53:16 pm
Caro Lightning, continua a confundir-me com o rapaz dos "kill squads de mota". Está no seu direito. O meu objetivo é servir a grande nação à qual pertencemos da forma que esta achar mais adequada. O ponto aqui era determinar o melhor lugar onde o fazer.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 04:04:17 pm
Caro cabeça de martelo, concordo com o facto de o DAE ser constituído por um nº mais restrito de operativos represente uma vantagem e com o facto de por serem mais velhos consequentemente possuam mais experiência, no entanto penso que a idade também acabe por ser uma desvantagem a nível de capacidades físicas podendo ou não serem compensadas pela experiência (isso ai já é uma variável a nível do individuo). Só não compreendo é o porque de o pertencerem aos QP  contribuir para um melhor desempenho, na minha óptica isso representa uma vantagem para o governo pois esta a investir dinheiro em homens que ficaram na marinha, mas não vejo como isso os tornara melhores ou piores operacionais.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 04:08:53 pm
Olha que eu acho que ao nível de SOGAS a altura em que ambas unidades tiveram militares seus com essas qualificações foi quase ao mesmo tempo (mais ano menos ano). O que puxa o DAE para cima é o facto dos seus militares serem mais velhos, mais experientes e o material ser por norma mais moderno. A FOEsp deu passos de gigante nesse aspecto, mas só o facto do DAE ser mais pequeno e formado por QP faz muita diferença.

O que lixa-me é que no tempo em que ainda existia o CTP, havia uma tal Companhia de Forças Especiais também formada exclusivamente por QP (Sargentos e Oficiais).

Aceito a tua opinião Cabeça, mas tens consciência que não somos os EUA, se calhar até muita sorte temos em existirem as unidades de elite que existem (podiam estar mais bem equipadas, ir treinar mais vezes ao estrangeiro, etc), mas também podiamos ser a Bélgica :N-icon-Axe:.

A Força Aérea também podia ter estas unidades
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Air_Force_Combat_Control_Team
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Air_Force_Special_Operations_Weather_Technician

Mas em vez disso, temos uma mistura de FACs e Precursores da ETP que se for preciso fazem a tarefa ;).
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 12, 2016, 04:18:21 pm
Caro Lightning, continua a confundir-me com o rapaz dos "kill squads de mota".

Eu com essa situação só queria alertar para não pensarem tanto no ultimo degrau, mas no primeiro (ou no seguinte, se o primeiro já foi feito), é a minha opinião, mas claro que temos que saber que "escada" estamos a subir, concordo completamente.

Citar
O meu objetivo é servir a grande nação à qual pertencemos da forma que esta achar mais adequada. O ponto aqui era determinar o melhor lugar onde o fazer.

Eu aconselho a escolher a Força que mais o cative, por qualquer razão que seja, até pode ser coisas como, o pai esteve lá, ou a boina é a mais bonita, o quartel fica perto de casa, cada pessoa tem a sua razão, o piteira tem a sua.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 12, 2016, 04:49:31 pm
Caro cabeça de martelo, concordo com o facto de o DAE ser constituído por um nº mais restrito de operativos represente uma vantagem e com o facto de por serem mais velhos consequentemente possuam mais experiência, no entanto penso que a idade também acabe por ser uma desvantagem a nível de capacidades físicas podendo ou não serem compensadas pela experiência (isso ai já é uma variável a nível do individuo). Só não compreendo é o porque de o pertencerem aos QP  contribuir para um melhor desempenho, na minha óptica isso representa uma vantagem para o governo pois esta a investir dinheiro em homens que ficaram na marinha, mas não vejo como isso os tornara melhores ou piores operacionais.

No meu curso tive um Fuzo e vários militares do Exército normal. Vi bem a diferença física e mental entre esses militares. Teres uma unidade constituída só por QP é garantia de qualidade, por ser tudo experiente, com conhecimento muito acima da média e a capacidade física está assegurada. Queres uma prova? No meu curso quando começamos as semanas de adaptação, o guia dos crosses era um 1.º Sargento com cara de cota que gostava mais de cerveja e bifanas do que propriamente correr. No primeiro crosse ele deixou literalmente todo o curso com os bofes na boca e nos restantes ainda pior. Eu cheguei a ter que levar um Tenente ao lombo porque o mesmo não aguentou a pedalada. O dito Instrutor era entre muitas coisas Precursor... só que nós só vimos o dólmen com o crachá de curso no final do primeiro crosse e foi por isso que fomos surpreendidos. :N-icon-Axe:

Na Companhia de Precursores só os Praças são RC, os restantes militares são todos QP.

Na FOEsp há o COE para RC e o COE para QP, ou seja, os militares contractados terão um COE com menos disciplinas e iram aprender menos coisas (toda a parte das Operações Indirectas).

No Corpo de Fuzileiros todos fazem o mesmo curso, mas só os QP é que podem entrar para o DAE, deixando os contractados relegados para o Pelotão de Abordagem e para o Pelotão de reconhecimento.

PS: só estou a repetir o que li várias vezes neste fórum e noutros.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 12, 2016, 04:53:09 pm
Olha que eu acho que ao nível de SOGAS a altura em que ambas unidades tiveram militares seus com essas qualificações foi quase ao mesmo tempo (mais ano menos ano). O que puxa o DAE para cima é o facto dos seus militares serem mais velhos, mais experientes e o material ser por norma mais moderno. A FOEsp deu passos de gigante nesse aspecto, mas só o facto do DAE ser mais pequeno e formado por QP faz muita diferença.

O que lixa-me é que no tempo em que ainda existia o CTP, havia uma tal Companhia de Forças Especiais também formada exclusivamente por QP (Sargentos e Oficiais).

Aceito a tua opinião Cabeça, mas tens consciência que não somos os EUA, se calhar até muita sorte temos em existirem as unidades de elite que existem (podiam estar mais bem equipadas, ir treinar mais vezes ao estrangeiro, etc), mas também podiamos ser a Bélgica :N-icon-Axe:.

A Força Aérea também podia ter estas unidades
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Air_Force_Combat_Control_Team
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Air_Force_Special_Operations_Weather_Technician

Mas em vez disso, temos uma mistura de FACs e Precursores da ETP que se for preciso fazem a tarefa ;).

Agora apanhaste-me com os Belgas... o que é que eles têm?

Olha que segundo contaram-me houve um TACP da FAP que esteve todo um exercício a trabalhar com o DAE e aguentou-se à bombaca. Dito isto, devia haver TACP operacionais tanto na Companhia de Precursores como na FOEsp. Há militares nas ditas unidades com o curso... mas sem treino posterior perdem as qualificações...
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 05:30:02 pm
Conclusão, em ambas as forças vou entrar em regime de contrato o que acarreta por consequência um treino incompleto (no caso das OEsp Lamego "toda a parte de operações indiretas" e no caso dos fuzileiros ficarei restringido ao plutão de abordagem ou ao de reconhecimento) no entanto nas OEsp abrem concursos para QP todos os anos enquanto que nos fuzileiros é uma incógnita. Sendo assim, a "jogada" mais segura seria tentar entrar nas OEsp. No entanto o meu verdadeiro desejo era ir para o DAE pois o homem que me conheceu, avaliou e quis treinar pertenceu a essa unidade,  segundo a informação que eu tinha o DAE seria a melhor unidade de operações especiais das nossas forças armadas (se bem que graças à vossa atenção e boa vontade em me esclarecerem, a minha imagem do CTOE melhorou consideravelmente). Isto tudo põe-me numa posição de indecisão que só eu poderei resolver. Contudo agradeço a vossa atenção, foi bom finalmente falar com quem percebe do assunto em vez de andar-me a orientar pela "boca do povo" (que é tudo menos fiável). Gostaria era de obter mais informação relativamente ao tipo de treino que eu deveria estar a fazer, atualmente nado 4,5km e corro 14km 3x por semana no entanto sei que não esta nem perto de suficiente mas é apenas o começo ainda me resta mais 3 semestres para treinar e como tal se me pode-sem dar objetivos, por exemplo quantos km costumavam correr/nadar era uma enorme ajuda.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 12, 2016, 05:38:05 pm
Antes de decidir seja o que for tens que ver uma coisa, para que classe vais tentar ir? Praças, Sargentos ou Oficiais?

Queres fazer carreira ou não?

Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 12, 2016, 06:07:30 pm
Eu penso que a melhor classe para tentar ir era para praça, para oficial não me agrada pois estes tem funções de chefia não pondo por isso tanto as "mãos na massa" e como estou a acabar a faculdade já não era viável ingressar na escola naval ou na academia militar (se bem que na marinha se entrar com uma licenciatura posso entrar como oficial RC). E o meu objetivo era entrar para os QP, fazer carreira e evitar ao máximo "trabalhos de secretaria".
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 10:54:35 am
E a classe Sargentos?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 13, 2016, 12:36:13 pm
Para a classe de sargentos não é necessário ir para a escola de sargentos ou algo semelhante?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 12:56:29 pm
Para a classe de sargentos não é necessário ir para a escola de sargentos ou algo semelhante?

Para RC? Não, basta o CFS. Depois sempre podes tentar ir para a ESE, já que a mesma não aceita ninguém vindo directamente da vida civil. Nos Fuzos acho que todos os Sargentos são QP e o curso é mais curto que na ESE.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 13, 2016, 01:21:53 pm
Segundo vi fazia o CFS e depois fazia uma complementação numa especialidade (neste caso seria OEsp) ficando assim com uma formação bastante mais completa. Não é nada mal pensado, mas depois quando estiver no ativo as tarefas serão tão praticas como as dos praças ou serão mais teóricas como os oficiais ou e um meio termo?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 02:38:47 pm
Estás a ver mal a coisa, tens tanta possibilidade de estares atrás de uma secretária como Praça, ou Sargento ou Oficial. O importante é a especialidade e a unidade a que pertences. Se estás no GOE Alfa/Bravo ou Charlie da FOEsp é uma coisa, se estás no Estado-Maior do CTOE é outra.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 13, 2016, 03:05:34 pm
Compreendo. No entanto levantou-se outra duvida. como funciona a FOEsp? segundo entendi é diferente do CTOE.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 03:14:56 pm
CTOE tem várias subunidades, que inclui a FOEsp.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fsites%2FCTOE%2FPublishingImages%2Funtitle11.JPG&hash=eed792f925ae49f36fa74501a8b4478b)

O mesmo acontece com o Regimento de Paraquedistas.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fsites%2FETP%2FPublishingImages%2Forganograma.jpg&hash=7dfc805d0b5f4b5fe86f1b9fdb5c4392)

E o Regimento de Comandos.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.exercito.pt%2Fsites%2FCTC%2FPublishingImages%2FOrg%2520RCmds.jpg&hash=8a629e421e61d6bc0f99062fca925018)
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 13, 2016, 03:25:44 pm
E é necessário pertencer aos QP para ingressar na FOEsp?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 03:46:01 pm
Se a FOEsp tem desde Praças, a Sargentos a Oficiais, é claro que podes ser tanto RC como QP. A diferença é o curso para QP ter mais matérias.

COE para militares QP:

DURAÇÃO: 21 SEMANAS
DISTRIBUIÇÃO SEMANAL
1ª FASE :15 SEMANAS (ACÇÕES DIRECTAS)
2ª FASE : 6 SEMANAS (ACÇÕES INDIRECTAS)
Subversão e Guerrilha
Contra-subversão, contra-guerrilha
Ajuda militar

COE para Of./Sarg. RC

DURAÇÃO: 12 SEMANAS (1ªFASE) + 5 SEMANAS (2ªFASE)

COE para Praças RC

DURAÇÃO: 12 SEMANAS + 4 SEMANAS ICOMPL

Já agora, lê esta revista:

https://issuu.com/forcasdeoperacoesespeciais/docs/ponto_de_reuniao?e=4978513/2639000

Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 13, 2016, 06:39:23 pm
Agora apanhaste-me com os Belgas... o que é que eles têm?

Para mim é o que eles não tem, nós temos corpo de fuzileiros, Regimento de comandos, para-quedistas, CTOE, DAE, Precursores, UPF. Os Belgas tem 2 Batalhões de Para-comandos e um grupo de forças especiais.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 13, 2016, 06:49:34 pm
Sim, mas eles têm a generalidade dos seus militares mais bem equipados e armados que nós. Na prática nós temos "n" unidades às moscas ou perto disso e com pessoal de qualidade duvidosa.

Not a valid vimeo URL
Not a valid vimeo URL
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 14, 2016, 08:54:14 pm
A Armada só inseriu, salvo erro, 2 praças OP's nos QP. Os restantes quadros, para praças, estão fechados. O acesso das praças RC aos quadros passa pela via curso de sargentos ou Oficiais.

Sim, aceitam praças RC's nos DAE, bem como nos Mergulhadores, para já só os Submarinos é que ainda resistem a isto, mas será decerto por pouco tempo... infelizmente...

Fazerem-se leis "cegas" sem se olhar às especificidades dos Ramos ou mesmos às especialidades dentro dos ramos é mesmo de quem não quer ter trabalho a legislar!!!

isto nao faz muito sentido :/
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 14, 2016, 09:31:14 pm
Sobre de não conhecer ninguém do Dae, não influencia nada a minha opinião!95% do que fazem tenho conhecimento, amanha (2ºfeiras) sei o nome completos deles,moradas, contribuinte,Nick names,todos sobre eles!basta querer.....
Dou-lhe um exemplo do meu conhecimento, saíram 2 elementos do Dae no mês passo para a vida civil, ambos iriam entrar no QP´s, ate sei os motivos que os levaram a sair,e vai ao encontro de pensamento esse motivos!A uns anos saio um Cabo do Dae que estava a concorrer ao curso de sargentos e abandonou tudo, para seguir o rumo da PSP , tal como esta outro no curso actual da PSP! as motivações que os levaram "talvez as mesma".

É a segunda vez que dizem que para entrar para o DAE não é necessário estar nos QP o q vai de acordo com o que o representante dos fuzileiros no dia da defesa nacional disse.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 14, 2016, 11:58:03 pm
Na FOEsp há o COE para RC e o COE para QP, ou seja, os militares contractados terão um COE com menos disciplinas e iram aprender menos coisas (toda a parte das Operações Indirectas).

No Corpo de Fuzileiros todos fazem o mesmo curso, mas só os QP é que podem entrar para o DAE, deixando os contractados relegados para o Pelotão de Abordagem e para o Pelotão de reconhecimento.
Corrija-me se estiver errado, mas para fazer o COEMAR não é necessário já ter feito o CAEDMA (para o qual é necessário pertencer aos QP)? como é assim possível que os RC façam o COEMAR? Já agora sabe me dizer se o CTOE tem treino anti-terrorista?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 15, 2016, 01:13:05 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FConteudos_Externos%2FRevistaArmada%2F_FlipVersion%2F2009%2F436%2Fimages%2Fpage26_zoom.jpg&hash=3cfa27f893f4d5cf233833021f2c64fa)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FConteudos_Externos%2FRevistaArmada%2F_FlipVersion%2F2009%2F436%2Fimages%2Fpage27_zoom.jpg&hash=b1e25986fb16c9cee720031eb2d514d8)
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 15, 2016, 01:27:36 pm
Citar
Curso de Aperfeiçoamento em Explosivos, Demolições, Minas e Armadilhas.

Este curso é condição para a habilitação e conhecimentos na área de explosivos, minas, armadilhas e demolições/destruições de alvos terrestres.
Confere a habilitação técnico-profissional dos conhecimentos e competências adequadas para o exercício de funções no âmbito da execução das operações de demolição e destruição, instalação, deteção e remoção de campos de minas,
específicas das Unidades de Fuzileiros e de desembarque.
Destina-se a Oficiais, Cadetes, Sargentos e Praças, dos quadros permanentes (QP), da classe de fuzileiros (FZ).
Tem duração de 150 horas / 25 dias úteis (6 tempos lectivos por dia), incluindo 3 dias de exercício de campo.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 15, 2016, 02:04:34 pm

Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: piteira#19 em Fevereiro 15, 2016, 02:38:25 pm
Citar
Curso de Aperfeiçoamento em Explosivos, Demolições, Minas e Armadilhas.

Este curso é condição para a habilitação e conhecimentos na área de explosivos, minas, armadilhas e demolições/destruições de alvos terrestres.
Confere a habilitação técnico-profissional dos conhecimentos e competências adequadas para o exercício de funções no âmbito da execução das operações de demolição e destruição, instalação, deteção e remoção de campos de minas,
específicas das Unidades de Fuzileiros e de desembarque.
Destina-se a Oficiais, Cadetes, Sargentos e Praças, dos quadros permanentes (QP), da classe de fuzileiros (FZ).
Tem duração de 150 horas / 25 dias úteis (6 tempos lectivos por dia), incluindo 3 dias de exercício de campo.

Confirma o que eu disse. não é possível fazer o COEMAR em regime de contrato.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 16, 2016, 01:53:41 pm
Cabeça de Martelo, do CTOE ainda tens estes videos :G-beer2:


Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 16, 2016, 02:43:41 pm
Eu já os conhecia, mas como era apenas para dar um cheirinho da coisa, achei por bem colocar apenas um vídeo de cada unidade. :G-beer2:
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: BARCO À VISTA em Fevereiro 17, 2016, 03:01:43 am
Estimados, não dispondo muito tempo por vários motivos, não quero deixar de contribuir um pouco para elucidar o jovem Piteira e lamento informar, com o devido respeito por todos, mas a maioria do que referem sobre o DAE está tudo desactualizado ou parte errado...

Caro Piteira, tem alguns conceitos e termos militares erradamente mentalizados, e uma ideia do que são missões do espectro das OE's um tanto quanto a roçar a utópica, mas quer é vencer, por isso força e coragem!

- O DAE está a anos-luz dos Ranger's OE's de Lamego, pese embora estes últimos tenham de facto melhorado, pois possuem todas as mesmas valências e outras coisas mais, não é por obra do Espírito Santo que já foram de longe muito mais vezes mobilizados para missões "quentes" no estrangeiro ou no nosso "quintal" (área de influência), não se limitam a ser uma mera componente de OE's de Unidades de manobra destacados em Missões de Paz, como infelizmente é o que mais sucede com os Ranger's.
Compare pelo menos os empenhamentos em missões conhecidas (segurança: CHARLIE e segurança: BRAVO) com os OE's de Lamego!
Aufere de tal reputação e prestígio a nível externo, que tal contribuiu, utilizando um exemplo possível de comentar, dado ser de conhecimento público, optar-se pelo DAE em detrimento de OE's de Lamego, para ombrear com outras OE's estrangeiras na componente das OE da "Task Unit" da EUFOR RD CONGO, organizados em  TAC CP / TE de RE e uma TE de AD.

- Respondendo a um outro assunto aqui em diálogo, o facto do grosso dos elementos do DAE serem "maduros" e não putos de 18/ 20 anos; já terem presenciado e vivido muita coisa em termos de tempo, espaço e objectivos; no Curso de Sobrevivência, fuga e evasão, não se limitarem a morder o pescoço a galinha... traduz-se num alto nível de adestramento individual e colectivo e permanente melhoria de prestações operacionais e uniformização das TTP's da Unidade, coisa que pesa sempre até para um decisor muito marreta em assuntos militares, usando o seu senso comum.

- O CCF está a implementar uma nova estrutura orgânica, TTP's e outras coisas que não se justifica verbalizar ou dar a conhecer, DAE inclusivo.

- Quem autoriza em última instância missões específicas de Reconhecimento especial, Acção directa / indirecta e Assistência militar, não é o PR, e só se justificar dar conhecimento, será como o corno...ou porque os riscos de natureza político-militar e/ou diplomáticos para o Governo Português ultrapassam um certo patamar...

- As missões e formação específica do DAE, não está toda "catalogada" publicamente e, é um pouco mais extensa do que a maioria de vários foristas daqui, até bem informados, têm conhecimento.
Várias, infelizmente, os OE's de Lamego não possuem e nada tem haver com TTP em meio aquático ou uso do Mar como vector natural de inserção ou extracção, mas sim por ser fruto de muitos aninhos de intercâmbios e exercícios conjuntos e combinados com forças estrangeiras congéneres, originando estudos e desenvolvimento de questões operacionais.

- O DAE para envolvimento vertical no TO estão certificados ou em vias de: Curso de Parapente; Pára-quedismo táctico de combate com pára-quedas automático; Curso de Queda Livre Operacional; Heli-assalto; Helicast; Stabo; Spie rig; Fast-rope com helicópteros; Curso de abandono de aeronave em imersão "Dunker"; Técnicas de projecção e recolha a partir de aeronaves asa fixa e rotativa.

- Quanto ao ingresso, boa parte do processo de selecção é baseado no curso de admissão do SAS, escusado será dizer que contribuiu para a mítica restrita e criteriosa selecção do DAE.
Puxando a "brasa para a minha sardinha" e desculpem a ousadia: https://olx.pt/anuncio/sas-foras-especiais-curso-de-admisso-IDyoBKJ.html#3b7f246fcd
Os pré-requisitos para candidatura estão patentes no Despacho CEMA n.º 67/85 de 22 de Outubro, mas julgo que já sofreu ligeiras alterações devido ao COEMAR:
- ser voluntário; ter idade inferior a 32 anos; óptima aptidão e qualidades militares; satisfazer as provas de condição física específica; satisfazer as provas de condição psicológica específica; ser considerado apto num exame psicotécnico apropriado; ser qualificado com o nível 3 de adaptação ao meio aquático; ser qualificado como atirador de 1 ª classe com espingarda e de 2ª classe com pistola; a prestação de pelo menos de 2 ano numa Unidade de Fuzileiros.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 17, 2016, 10:31:31 am
Penso que o "Barco à Vista" está muito mais bem informado do que eu alguma vez estarei acerca do DAE, por isso Piteira, entre o que eu escrevi baseado no que outros escreveram e o que foi acabado de escrever acima... eu ia mais pelas informações do "Barco à Vista".

Como já disse antes, o DAE é uma grande unidade, pela qual tenho o maior respeito e nem sequer servi nos Fuzileiros. Vi in loco a qualidade do "material humano" e é de primeiríssimo nível.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Fevereiro 17, 2016, 01:52:28 pm
Quem sabe, sabe :G-beer2:.

Eu não estou nessa situação, mas nem sempre se pode dizer tudo o que se sabe ;).
É bom o pessoal que quer ingressar no serviço militar colectar o máximo de informação possivel, mas devem-se habituar a que nem sempre se tem acesso a tudo, "need to know".
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: NVF em Fevereiro 17, 2016, 03:56:38 pm
Se o Exército oferecesse carreiras profissionais em regime de contrato, com duração superior a 6 anos, possivelmente poderia fazer melhor. Como muitos aqui penso que as OE dos Exército só deveriam aceitar pessoal com experiência militar prévia. Felizmente para nós, há muito que a Marinha e a FAP nos demonstram que certas coisas podem ser bem feitas sem esbanjamento exagerado de recursos.

BARCO À VISTA — lanço aqui o desafio para um futuro artigo sobre o actual DAE no teu blogue com o máximo de info operacional possível (se já existe algum peço desculpa mas não encontrei). O pessoal aqui ia delirar, penso eu de que.  :G-beer2:
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: micas em Dezembro 24, 2018, 01:42:24 pm
Amigo, muitos pensam que os CTOE não faz missões, mas fazem várias em segredo, em que muitos delas só os membros do CTOE e os seus superiores sabem de tal coisa, ainda há pouco tempo os Rangers  vierem do Afeganistão numa missão, é muito gente só soube disso a uns tempos. Outro exemplo os CTOE estiverem na Lituânia na cidade de vilnius numa missão de treinamento da nato, para missões em breve. Como vês se quiseres ir para uma força que sirva mesmo para tais missões que tu queres é esta, a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 26, 2018, 10:38:46 am
Amigo, muitos pensam que os CTOE não faz missões, mas fazem várias em segredo, em que muitos delas só os membros do CTOE e os seus superiores sabem de tal coisa, ainda há pouco tempo os Rangers  vierem do Afeganistão numa missão, é muito gente só soube disso a uns tempos. Outro exemplo os CTOE estiverem na Lituânia na cidade de vilnius numa missão de treinamento da nato, para missões em breve. Como vês se quiseres ir para uma força que sirva mesmo para tais missões que tu queres é esta, a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.

?

Eles estão no Afeganistão e isso é conhecido.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fassets.exercito.pt%2FSiteAssets%2FGabCEME%2FRCRPP%2FFotos_Noticias%2F2018%2FMAXPRO%2520DASH%2520MRAP_2018.jpg&hash=967bf6efb84a4da37acde2680b84e7ed)
Militares portugueses da 1ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão frequentam formação na Alemanha

Eles estiveram na Lituânia e isso é conhecido.

http://warriors.pt/wp-content/uploads/2017/11/Revista-Warriors-n%C2%BA21-SOF-Lituania.pdf

O interessante é que se esqueceu de referir que tanto uma Força de Fuzileiros como o DAE também estiverem em tempos diferentes na Lituânia e no caso do DAE inserido numa unidade dos SEAL da Marinha Norte-Americana.

https://expresso.pt/politica/2017-05-05-Elite-da-Marinha-Portuguesa-e-Navy-Seals-combatem-lado-a-lado-no-Baltico
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: NVF em Dezembro 26, 2018, 03:57:41 pm
a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.

Isto é a sério ou o início trágico de uma carreira na comédia?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Clausewitz em Dezembro 26, 2018, 07:37:17 pm
Amigo, muitos pensam que os CTOE não faz missões, mas fazem várias em segredo, em que muitos delas só os membros do CTOE e os seus superiores sabem de tal coisa, ainda há pouco tempo os Rangers  vierem do Afeganistão numa missão, é muito gente só soube disso a uns tempos. Outro exemplo os CTOE estiverem na Lituânia na cidade de vilnius numa missão de treinamento da nato, para missões em breve. Como vês se quiseres ir para uma força que sirva mesmo para tais missões que tu queres é esta, a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.

Forum errado, por favor dirija-se ao youtube mais próximo.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: FoxTroop em Dezembro 27, 2018, 09:40:46 am
os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior diferente.


Corrigido.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lancero em Dezembro 27, 2018, 05:41:57 pm
Amigo, muitos pensam que os CTOE não faz missões, mas fazem várias em segredo, em que muitos delas só os membros do CTOE e os seus superiores sabem de tal coisa, ainda há pouco tempo os Rangers  vierem do Afeganistão numa missão, é muito gente só soube disso a uns tempos. Outro exemplo os CTOE estiverem na Lituânia na cidade de vilnius numa missão de treinamento da nato, para missões em breve. Como vês se quiseres ir para uma força que sirva mesmo para tais missões que tu queres é esta, a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.

?

Eles estão no Afeganistão e isso é conhecido.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fassets.exercito.pt%2FSiteAssets%2FGabCEME%2FRCRPP%2FFotos_Noticias%2F2018%2FMAXPRO%2520DASH%2520MRAP_2018.jpg&hash=967bf6efb84a4da37acde2680b84e7ed)
Militares portugueses da 1ª Força Nacional Destacada para o Afeganistão frequentam formação na Alemanha

Eles estiveram na Lituânia e isso é conhecido.

http://warriors.pt/wp-content/uploads/2017/11/Revista-Warriors-n%C2%BA21-SOF-Lituania.pdf

O interessante é que se esqueceu de referir que tanto uma Força de Fuzileiros como o DAE também estiverem em tempos diferentes na Lituânia e no caso do DAE inserido numa unidade dos SEAL da Marinha Norte-Americana.

https://expresso.pt/politica/2017-05-05-Elite-da-Marinha-Portuguesa-e-Navy-Seals-combatem-lado-a-lado-no-Baltico

Só acrescentar que já este ano uma TFU alargada do DAE esteve novamente na Lituânia no âmbito da Força de Fuzileiros LTU
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: NVF em Dezembro 27, 2018, 08:03:25 pm
Por onde tens andado homem?
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 27, 2018, 11:42:21 pm
Por onde tens andado homem?

A escrever artigos num sítio mal afamado (?)!  :mrgreen:
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: HSMW em Dezembro 28, 2018, 01:24:14 am

Só acrescentar que já este ano uma TFU alargada do DAE esteve novamente na Lituânia no âmbito da Força de Fuzileiros LTU

Olha o Lancero!!!!!  :G-beer2: :G-beer2:
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: BARCO À VISTA em Dezembro 28, 2018, 02:24:05 pm
Amigo, muitos pensam que os CTOE não faz missões, mas fazem várias em segredo, em que muitos delas só os membros do CTOE e os seus superiores sabem de tal coisa, ainda há pouco tempo os Rangers  vierem do Afeganistão numa missão, é muito gente só soube disso a uns tempos. Outro exemplo os CTOE estiverem na Lituânia na cidade de vilnius numa missão de treinamento da nato, para missões em breve. Como vês se quiseres ir para uma força que sirva mesmo para tais missões que tu queres é esta, a DAE está autorizada a missões foras do país mas não de tao alto nível como os Rangerss, os DAE não têm o mesmo treino que o CTOE, tem inferior.

Caro "Micas", já não me lembro de visualizar algo, muito menos participar neste fórum, esta minha "visita" advém de ter recebido uma notificação sobre este tópico e, face a sua mensagem e embebido do espírito festivo da quadra, lá decidi dar um este contributo em complemento ao que redigi a 2 anos, para lhe esclarecer o que redigiu, seja como for, desde já obrigadinho! pois já me fez rir um pouco, aliás como é apanágio deste fórum...
O "Micas" está equivocado, mas tenho quase a certeza que não é culpa sua, pelos seus argumentos presumo ser o que lhe foi "martelado" de forma constante na cabeça em Lamego, ou quiçá durante o "Dia da Defesa Nacional", pois trata-se de "frases feitas" comparativas com as outras Unidades de OE's nacionais para dar um ar de mística aos Ranger's e contribuir como chamariz para engrossar as fileiras...
Porventura tem por acaso a mínima ideia da disparidade do n.º de "CK" por efectivo no DAE em relação aos Ranger's, por exemplo só desde 2000?
Tem conhecimento em termos comparativos do rácio de missões reais em todo o espectro das operações especiais militares, seja individuais "Task Element", conjuntas ou combinadas com particular incidência em áreas de elevado risco ou assinaláveis (Reconhecimento especial, Acção directa / indirecta e Assistência militar) em que o DAE foi implementando por decisão do QGOE em relação aos OE's de Lamego?
Até mesmo em detrimento destes e em locais de terra bem firme (entenda-se "quintal" TO tradicional de Exército) situado a centenas de km's do Mar, o vector por natureza de actuação do DAE?
Isto para já não abordar as dezenas de exercícios e intercâmbios realizados com forças estrangeiras congéneres de quase toda a parte do mundo! e "valências-padrão" de qualquer força de OE's ocidental que os OE's ainda andam a consolidar ou necessitam de apoio de outras Unidades do Exército ou FAP, que sendo uma lacuna compromete optar-se pelo seu emprego: ISTAR, HUMINT, CIMIC e "Battle Damaged Assessment" limitada no tempo, espaço e objectivo em território hostil?
Como é de conhecimento de muitos interessados em temática militar nacional, os Ranger's estão muito limitados no modo como efectuam a sua inserção / extracção no TO, o que não acontece com o DAE, que utiliza meios navais de superfície, submarinos e aéreos, assim como mergulho, montanhismo, pára-quedismo ou sistemas diversos de voo livre, o que ombreando com a sua experiência, o facto de serem adultos "maduros", terem muitos anos a fazer o mesmo e não serem jovens adultos de 20 e tal anitos, se materializa em optar por os usar na realização de missões de carácter estratégico, operacional ou táctico de forma a atingir objectivos militares, civis, políticos, diplomáticos, económicos e até psicológicos!
Como qualquer Unidade de OE's, é preciso não se esquecer que a realização das suas missões assumem por via de regra uma forma discreta, acarretam um elevado risco de natureza político-militar e diplomáticos para o Governo Português, podendo o sucesso ou insucesso das acções gerar respectivamente impacto positivo ou negativo na opinião pública nacional e/ou estrangeira, não é por alma do espírito santo que a opção de empenhar o DAE em relação aos OE's justifica-se quando por razões políticas ou militares, não se trata de irem fazer "turismo" ou ser uma mera componente de OE's numa Unidade de Manobra, podendo a missão desenrolar-se de forma prolongada, exigir características que não interessa agora abordar e servirem como instrumento de política externa do Estado Português, entenda-se "mostrar ter os ditos cujos no sítio"!
Como é de conhecimento público ocorreu uma reestruturarão no Corpo de Fuzileiros em que as Unidades de Manobra agora são constituídas em Task-Force's designadas de "Forças de FZ's", cujo efectivos vária consoante a necessidade, entre outras coisas visou igualmente, atendendo aos parcos efectivos de todo o CCF, e ai é de louvar terem tido o discernimento inteligente de planearem fora do "quadrado" e elevar de "8 para 8000000000000000....................." diversas coisas, a título de exemplo, a capacidade de adestramento em combate, etc e etc, de todos os seus efectivos, entenda-se como uma espécie de COEMAR em grande escala..., a partir daqui tire as suas ilações e compare lá com os Ranger's, como diz o ditado: "para bom português, meia palavra basta".
Não é por acaso que o actual Cte. da Escola de FZ's (que foi "escolhido a dedo" para o cargo), respectivo SMOR seu Adjunto, actual Cte. / Director do Batalhão de Instrução da EFZ's e outros Oficias Subalternos e Superiores que estão no Comando de entidades ou Unidades dos FZ's, são todos antigos elementos que passaram uns anitos valentes no DAE, que mesmo já não se encontrando no "activo" pleno da Unidade mantêm as respectivas qualificações pelo facto de poder ser necessário constituírem a Reserva Operacional da Unidade ou poderem vir a ser adstritos para coadjuvarem nas componentes de apoio.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lancero em Dezembro 29, 2018, 07:46:55 pm
Por onde tens andado homem?



Por onde tens andado homem?

A escrever artigos num sítio mal afamado (?)!  :mrgreen:

 c56x1
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: NVF em Dezembro 29, 2018, 10:53:59 pm
Diário da República?  :mrgreen:
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lancero em Dezembro 30, 2018, 11:23:57 am
Deus me livre  ;D
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 30, 2018, 09:16:42 pm
Correio da Manhã. :o
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: BARCO À VISTA em Janeiro 03, 2019, 10:11:10 pm
http://fuzileiros.marinha.pt/PT/ccf/Paginas/2%C2%BA-Comandante.aspx
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lancero em Janeiro 07, 2019, 06:29:33 pm
O comandante Brito é uma máquina.
Mas esta discussão é para lá de estéril
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Janeiro 07, 2019, 07:37:24 pm
O comandante Brito é uma máquina.
Mas esta discussão é para lá de estéril

Podia propor um PA vs PE vs PN, ou talvez o melhor condutor... o melhor cozinheiro... Etc
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: HSMW em Janeiro 07, 2019, 10:14:09 pm
O comandante Brito é uma máquina.
Mas esta discussão é para lá de estéril

Podia propor um PA vs PE vs PN, ou talvez o melhor condutor... o melhor cozinheiro... Etc

O melhor mecânico....  c56x1
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Lightning em Janeiro 07, 2019, 11:49:44 pm
O melhor mecânico....  c56x1

Que falha, devia-me ter lembrado dessa lol.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 08, 2019, 10:08:07 am
O comandante Brito é uma máquina.
Mas esta discussão é para lá de estéril

Podia propor um PA vs PE vs PN, ou talvez o melhor condutor... o melhor cozinheiro... Etc

O melhor mecânico....  c56x1

Simples... era o meu avô paterno. Melhor cavaleiro, o meu avô materno, pena que o filho e neto não serem grande coisa...

Já agora, esta coisa de haver uma elite dentro da elite funciona muito bem, já que por norma quem quer ser mais operacional tenta sempre meter-se nestes cursos/unidades e assim fica com conhecimentos e capacidades mais "aprimoradas". Nos Páras acontece isso mesmo graças à Companhia de Precursores. Dito Isto, penso que o actual Comandante do Regimento Paraquedista não tem o dito curso.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: tenente em Janeiro 08, 2019, 12:05:21 pm
O comandante Brito é uma máquina.
Mas esta discussão é para lá de estéril

Podia propor um PA vs PE vs PN, ou talvez o melhor condutor... o melhor cozinheiro... Etc

O melhor mecânico....  c56x1

Simples... era o meu avô paterno. Melhor cavaleiro, o meu avô materno, pena que o filho e neto não serem grande coisa...

Já agora, esta coisa de haver uma elite dentro da elite funciona muito bem, já que por norma quem quer ser mais operacional tenta sempre meter-se nestes cursos/unidades e assim fica com conhecimentos e capacidades mais "aprimoradas". Nos Páras acontece isso mesmo graças à Companhia de Precursores. Dito Isto, penso que o actual Comandante do Regimento Paraquedista não tem o dito curso.

Muito bom !!
Já se perdeu o Norte e a vergonha, é o que é, já vale tudo !
Para quê ter a qualificação, eu sou o chefe……….haja quem salte !

Abraços
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 08, 2019, 12:49:37 pm
O anterior tinha e antes disso era um Oficial que tinha estado na elite do Regimento... de Comandos, por isso tinha todos os cursos possíveis e imaginários só que tirados lá fora. Relembrando de memória e sem grandes pesquisas, penso que o actual esteve, mais ligado aos BIParas do que ao Regimento Paraquedista. Só pesquisando para saber se não estou a espalhar-me ao comprido.
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: tenente em Janeiro 08, 2019, 12:52:07 pm
O anterior tinha e antes disso era um Oficial que tinha estado na elite do Regimento... de Comandos, por isso tinha todos os cursos possíveis e imaginários só que tirados lá fora. Relembrando de memória e sem grandes pesquisas, penso que o actual esteve, mais ligado aos BIParas do que ao Regimento Paraquedista. Só pesquisando para saber se não estou a espalhar-me ao comprido.

Vê lá se depois te consegues levantar, ele há por aí uns espiões de serviço.  :mrgreen:

Abraços
Título: Re: DAE vs OEsp Lamego
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 08, 2019, 02:52:34 pm
Coitadinho de mim, até parece que eu conto para alguma coisa.

De qualquer maneira eu acredito que dado ao facto dos Sargentos e Oficiais não fazerem o Curso de Combate, apenas o de Paraquedismo e o de Operações Aeroterrestres, devia haver um curso de liderança/combate para militares Paraquedistas em posição de liderança (ex: Cabos, Sargentos e Oficiais) que fosse obrigatório para os QP e opcional aos RC. Assim podiam dar um curso sem estar a pensar nos números, apenas na qualidade em que quem frequenta-se, pudesse melhorar os seus conhecimentos a capacidades de liderança. Usei como referência os antigos cursos de Comandos que havia no seio do CTP, ou então na Escola Ranger do Exército Norte-Americano.