Saudações guerreiras
Cada avião custa mais de 20 milhões de contos? (100 milhões €) parece muito caro
É caro um Rafale? Nessa perspectiva, sim. Mas será a mais correcta? Penso que não. Julgo que se deve ter em conta o tempo útil dos aviões e tudo o que lhe está associado: pilotos, tripulação de terra, alguns sobressalentes, etc. Mesmo que uma bomba guiada por laser para um Rafale possa custar o dobro de uma que nós utilizamos nos nossos F-16, dava para manter por ano a frota toda sem grande esforço. Atenção que só estou a falar da frota de Rafales e eles não têm só isso!
Estimo que uma frota de 18 Rafales não fique por menos de 100/120 milhões de euros por ano. São números por alto e sempre a tabelar por cima. O único item mais difícil será o preço médio do combustível em 30 anos de serviço e saber se há ganhos reais em termos de manutenção, como o fabricante aposta. O facto do avião ser bimotor. Ou seja, gasta sempre mais do que um monomotor. O preço médio do combustível durante todo o seu tempo útil e sempre a voar com cerca de 10 mil litros.
Um treino intensivo com e sem armamento real, ou seja, todos os aviões a voarem uma média de 4 horas semanais e 52 semanas por ano – só assim se poderá compensar a desvantagem mais que evidente face ao números apresentados por Espanha e Argélia desde que estudando a fundo as tácticas utilizadas por esses países.
Uma frota de F.1 deverá ser um pouco mais cara de manter que a nossa de F-16. Mas mesmo assim, nada que impeça de operarem seja o que for com eficiência. Porém, no item eficiência estamos melhor por termos já alguns MLU.
É por isso que, em comparação com o que se passa por cá, para mim, é-me impossível aceitar, como argumento válido, a falta de dinheiro! Não é aceitável. Pode ser compreensível pelos tempos que correm, mas nunca aceitável, nunca, mas nunca, mesmo!
Cada avião custa mais de 20 milhões de contos? (100 milhões €) parece muito caro
O valor de 2000 milhões de Euros por 18 Rafales (e quase de certeza com uma série de "goodies", treino, manutenção, armas, etc) é ligeiramente superior ao valor de 1900 milhões de Euros pagos pela Austria por 18 Tiffies, e também bate certo com o valor que a Australia pagou por 24 "Super Bug´s" de 2360 milhões de dólares. É um valor normal.
É um valor normal para os australianos que acham o F-18 um excelente avião! Eu também acho que é um excelente escolha, mas já há melhores. Quer da parte de Marrocos, quer da parte da Austrália há uma decisão política. Entender a decisão australiana do ponto de vista meramente técnica é que não consigo fazê-lo de animo leve. Resta-me, a bem deles, estar errado.
Cumprimentos