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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por NVF em Hoje às 02:28:00 am »
Fiquei curioso sobre a suposta modernização dos EH101 ser muito cara, e fui ver os canadianos.

Realmente...
https://www.canada.ca/en/department-national-defence/services/procurement/cormorant-mid-life-upgrade.html

Parece que vão ficar com helis ao mesmo nivel da Noruega e vão gastar 1.24 billion.  :o

Não é muito esclarecedor quanto é que os nossos custaram, pois existe toda aquela história da "locação", mas parece que custaram 364 milhões pela notícia abaixo. :o

https://www.rtp.pt/noticias/pais/apurada-derrapagem-de-120-milhoes-em-negocio-de-helicopteros-militares_n577933

Se calhar mais vale comprar novos  :mrgreen:

No Canadá é sempre mais caro porque é tudo adjudicado a empresas nacionais e têm por tendência fazer múltiplas alterações que tornam as frotas muito diferentes dos restantes operadores -- tal como fazem os Aussies. Os Cormorant são provavelmente os AW101 mais caros do planeta. Além disso é muito provável que o MLU inclua contratos de manutenção para os novos equipamentos e sistemas, com uma duração bem alargada, coisa que em Portugal nunca acontece.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por NVF em Hoje às 02:17:58 am »
São os únicos Block II existentes em PT.
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Não se arranjam umas russas jeitosas? Asking for a friend...  :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: EH-101
« Última mensagem por Major Alvega em Hoje às 12:28:12 am »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Se "eles" não pagam à FAP quanto mais aos privados. Veja-se o que está a acontecer ao INEM.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Subsea7 em Abril 26, 2024, 11:12:58 pm »
Despacho n.º 4514/2024
Defesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada
Procede à delegação de competências no diretor de Navios, Contra-Almirante António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, para aquisição de serviços de procurement para certificação de mísseis Sub-Harpoon.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/4514-2024-862906287

O Comandante Mateus, é o CEO do GT para as FFH NG.
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por CruzSilva em Abril 26, 2024, 11:12:56 pm »
As principais decisões políticas de ambos os lados da Guerra Russo-Ucraniana para este ano foram tomadas.

A segunda fase crítica deste conflito... está prestes a começar!
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por nelson38899 em Abril 26, 2024, 10:40:53 pm »
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Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: U.S.A.F. - Força Aérea dos Estados Unidos
« Última mensagem por dc em Abril 26, 2024, 09:58:12 pm »
Supostamente devem ser uns que não estão preparados para o combate, e que eram usados essencialmente para treino.

Citar
Congress denied the request to divest its 33 non-combat-coded Block 20 aircraft and passed language prohibiting the divestment through FY2026. While the Block 30/35 F-22 remains one of the USAF's top priorities, the service believes the Block 20 aircraft is obsolescent and unsuitable even for training F-22 pilots and that upgrading them to Block 30/35 standards would be cost-prohibitive at $3.5 billion.
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Marinha Portuguesa / Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Última mensagem por dc em Abril 26, 2024, 09:48:31 pm »
O que a Marinha quer do PNM, é um navio com convés corrido...

E não só...

Drones, mas de todos os tipos e capacidade de transportar pessoal extra, viaturas, contentores, etc.

O aspecto fundamental do design do PNM, é o convés corrido. E é o convés corrido que permitirá ao PNM operar drones aéreos que os outros navios não podem. De resto, os drones VTOL, de superfície e subsuperfície, vários outros tipos de navios, com modificações mínimas, já conseguiam operar.

O navio que mostraste, tal como o MPV 120 que coloquei de seguida, tem lógica para os lugares do AOR e do NAVPOL em simultâneo (e se houvesse vontade, podiam ser construídos 2 em simultâneo, além do PNM). E, se assim fosse, a soma dos orçamentos para os 2 AOR e do NAVPOL, era de pelo menos 198 milhões de euros, o que deve ser mais viável para construir 2 MPV, do que construir 2 pequenos AORs por 100 milhões, e arranjar um LPD por 98 milhões.
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