AM-Academia Militar (ingresso Oficiais dos QP)

  • 273 Respostas
  • 158872 Visualizações
*

flavio

  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Agosto 16, 2008, 12:22:15 pm »
Muito obrigado pelos concelhos senhor jmg.
Eu sempre tive muito fascínio pela vida militar.
Eu quero mesmo  seguir a carreira militar para a vida e a condição de Oficial não é "o mais importante".
Terminei este ano o curso tecnológico de informática e apesar de ter passado de ano (com uma modesta média de 13 valores e pouco) decidi não prosseguir estudos nesta área porque não era uma coisa que me deslumbrasse. Algo em mim sempre me puxou para a área militar.É de notar que um licenciado em informática pode auferir um salário muito superior ao de um militar oficial.
Para mim a diferença de salários não é o principal factor motivante (não é que esteja a ser hipócrita, sei bem que uns euritos a mais pode fazer a diferença para algumas famílias).
Já várias pessoas me disseram que a carreira de Sargento é bastante aliciante e isso motiva-me bastante.


Muito obrigado pela atenção
 

*

zeNice

  • Membro
  • *
  • 257
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Agosto 16, 2008, 03:24:41 pm »
Estou na mesma situação, também terminei um Curso de Multimédia, mas decidi não seguir aquilo porque "não me agarrou", e assim vou tentar seguir o que sempre sonhei, Fuzileiros.

Dia 16 Janeiro irei ao Dia Nacional da Defesa na Base do Alfeite.
 

*

flavio

  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Agosto 16, 2008, 04:00:47 pm »
Citação de: "Morkanz"
Estou na mesma situação, também terminei um Curso de Multimédia, mas decidi não seguir aquilo porque "não me agarrou", e assim vou tentar seguir o que sempre sonhei, Fuzileiros.

Dia 16 Janeiro irei ao Dia Nacional da Defesa na Base do Alfeite.



Eu vou ao dia da defesa no dia 2 de Dezembro (nessa altura espero já estar a fazer recruta)

Boa sorte para o teu futuro ;)
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Agosto 29, 2008, 02:37:24 pm »
Boas, eu em Setembro vou começar o 12º ano no curso de Ciencias e Tecnologias e no fim gostava de ingressar na academia militar possivelmente numa engenharia. Eu tenho varias duvidas:
A academia é a unica via para ser oficial do exercito? Se nao, qual e a diferença dum oficial formado na academia e de um outro qualquer?
O que faz um oficial dum exercito? Tem um trabalho mais aborrecido que um sargento, por exemplo? Ou se, pelo contrario, e mais empolgante?
É necessario ter a carta de conduçao?

Agradeço seriamente a quem responder as minhas questoes.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Agosto 29, 2008, 07:56:09 pm »
Não é necessário carta de condução.
Quanto a carreira empolgante depende daquilo que desejas na vida.
Sinceramente tenho pessoal do meu curso que vibra com papelada e computadores e não se importa de ficar fechado o dia todo a despachar papelada.
Agora existem tarefas de oficial mais empolgantes do que algumas de sargento e vice versa.
De todas as maneiras a não ser que concorras para algum serviço específico, tens todo o primeiro ano para decidires qual a arma que queres, porque o primeiro ano é geral para todos excepto aqueles que concorrem a engenharia e medicina.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #50 em: Agosto 29, 2008, 10:39:53 pm »
Citação de: "GladiusPT"
A academia é a unica via para ser oficial do exercito?

Não, podes ser oficial contratado do exército se tiveres uma licenciatura.

Citar
Se nao, qual e a diferença dum oficial formado na academia e de um outro qualquer?

Um oficial da Academia é do quadro permanente, o contratado não é.

Citar
O que faz um oficial dum exercito? Tem um trabalho mais aborrecido que um sargento, por exemplo? Ou se, pelo contrario, e mais empolgante?

Um oficial com que posto? Com que especialidade? Colocado em que unidade? Isso há muitos "ses", e o mesmo em relação aos sargentos, pode varia muita coisa.
E você sabe qual é o trabalho de um sargento em especifico para servir como comparação? Mas essa resposta já foi bem respondida :wink: .

Citar
É necessario ter a carta de conduçao?


Se você não tiver a carta de condução e o Exército decidir que você precisa dela para cumprir as suas funções, o Exército sinplesmente poe-o a tirar a carta.
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Agosto 30, 2008, 06:33:22 pm »
Muito obrigado, voces sabem bem explicar as coisas  :D
jmg, tu disseste que "o primeiro ano é geral para todos excepto aqueles que concorrem a engenharia e medicina", bem, se eu concorrer para a academia é quase com certeza que será para uma engenharia. A diferença que estavas a falar era o local onde se tira a licenciatura, nao é? Eu sei que em Medecina é tirada totalmente fora da academia enquanto que nas Engenharias eu penso que seja so nos ultimos anos, nao e verdade?
Entretanto surgiu-me outro dilema, eu ainda estou indeciso se irei para a academia, ou para a U. do Minho em engenharia biologica. O meu problema é se nao passar nos testes de admissao da academia. Dara para ingressar na U. do Minho a tempo ou terei de perder um ano para me candidatar no proximo?
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Agosto 31, 2008, 02:59:10 am »
O concurso no ensino superior militar e no ensino superior civil é feito ao mesmo tempo. Por isso se não conseguires entrar na Academia, o teu concurso à UM é válido na mesma. Não deixes é passar os prazos de inscrição. ;)

Quanto ao 1º ano da Academia, se for igual à Escola Naval, o que ele quer dizer é que, no primeiro ano, todos os cursos têm as mesmas cadeiras. (excepto engenharia e medicina)
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Agosto 31, 2008, 10:00:09 am »
Sim provavelmente dá para conciliar as duas coisas.
Mas não te esqueças que o concurso de entrada para a academia é prolongado no tempo.
Depois de passar a fase documental, médica, física, psicologica ainda vem a PAM que tem a duração de um mês.
Assim se tudo correr bem vais estar algun tempo aqui em Lisboa, por isso deixa tudo tratado na UM o mais cedo possível para que possas dedicar todas as tuas capacidades ao concurso. :wink:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Agosto 31, 2008, 05:24:02 pm »
E caso va as PAM mas a seguir venha embora irei a tempo para ingressar na UM?

Peço desculpa por estar a ser muito chato, as minhas proximas questão tem a ver com os mestrados e ja sao mais específicas.
Em que se baseiam fundamentalmente: a engenharia Electrotéc­nica Militar de transmiçoes, engenharia Electrotéc­nica Militar de Material, Engenharia Mecânica Militar e engenharia militar? É que ainda ando a ver qual destas hei de escolher e gostava de saber o que cada uma trata.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #55 em: Agosto 31, 2008, 06:00:49 pm »
Ver Colégio de Especialidades da Ordem dos Engenheiros:
 :arrow: http://www.ordemengenheiros.pt/Default. ... 2843&pid=0
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Agosto 31, 2008, 08:51:18 pm »
Citação de: "GladiusPT"
E caso va as PAM mas a seguir venha embora irei a tempo para ingressar na UM?


Em princípio sim. É só uma questão de veres quando começam as aulas na UM, e em que parte do concurso à AM é que esse dia calha.
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Setembro 01, 2008, 12:41:59 pm »
Citação de: "abatista"
Citação de: "GladiusPT"
E caso va as PAM mas a seguir venha embora irei a tempo para ingressar na UM?

Em princípio sim. É só uma questão de veres quando começam as aulas na UM, e em que parte do concurso à AM é que esse dia calha.

OK, obrigado por tudo, ajudaram-me bastante.
Quanto as engenharias lembrei-me de ver em todos os sitios menos na ordem, o que e certo e k tambem nao sabia que la tinha  :D
 

*

GladiusPT

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Setembro 01, 2008, 12:42:42 pm »
Citação de: "abatista"
Citação de: "GladiusPT"
E caso va as PAM mas a seguir venha embora irei a tempo para ingressar na UM?

Em princípio sim. É só uma questão de veres quando começam as aulas na UM, e em que parte do concurso à AM é que esse dia calha.

OK, obrigado por tudo, ajudaram-me bastante.
Quanto as engenharias lembrei-me de ver em todos os sitios menos na ordem, o que e certo e k tambem nao sabia que la tinha  :D
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Abril 25, 2009, 02:35:45 pm »
Andresilva vou-lhe responder aqui, porque este tópico é do mesmo assunto e mais velho.
Para entrada na AM o exame de MACS não serve,só matemática A.