E depois da recruta?

  • 72 Respostas
  • 25464 Visualizações
*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
E depois da recruta?
« em: Agosto 18, 2008, 10:08:29 pm »
Boas,

Após uma pesquisa extensiva pelo fórum (incluíndo 35 longas páginas de perguntas repetidas no "Ingresso no Exército"! :)

É certo que possam ser comentários não muito aprofundados, mas de certeza que todos têm uma ideia do que por aí se faz ou pode fazer.

Era interessante ouvir a opinião de um soldado sobre o que os sargentos fazem, por exemplo, e vice-versa.

Mais pessoalmente, gostava de saber o que um praça de infantaria mecanizada, de cavalaria, e de engenharia sapadores faz durante a sua vida militar. Mas gostava que se falasse de todos os postos que acharem que conseguem opinar.

Inscrevi-me agora para praça, para que no próximo ano me possa candidatar à Escola de Oficiais. Daí o meu interesse.

Mesmo coisas como "os oficiais passam o dia todo a passear no quartel" são bem-vindas! :D

Agradeço desde já a todos os que possam dar a sua opinião.
Cumprimentos.
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
Re: E depois da recruta?
« Responder #1 em: Agosto 18, 2008, 10:20:04 pm »
Citação de: "abatista"
Boas,

Após uma pesquisa extensiva pelo fórum (incluíndo 35 longas páginas de perguntas repetidas no "Ingresso no Exército"! :)

É certo que possam ser comentários não muito aprofundados, mas de certeza que todos têm uma ideia do que por aí se faz ou pode fazer.

Era interessante ouvir a opinião de um soldado sobre o que os sargentos fazem, por exemplo, e vice-versa.

Mais pessoalmente, gostava de saber o que um praça de infantaria mecanizada, de cavalaria, e de engenharia sapadores faz durante a sua vida militar. Mas gostava que se falasse de todos os postos que acharem que conseguem opinar.

Inscrevi-me agora para praça, para que no próximo ano me possa candidatar à Escola de Oficiais. Daí o meu interesse.

Mesmo coisas como "os oficiais passam o dia todo a passear no quartel" são bem-vindas! :D

Agradeço desde já a todos os que possam dar a sua opinião.
Cumprimentos.



o que um sargento ou oficial ou soldado faz no seu tempo militar depende.

um sargento pode pertencer ao grupo PE, pode ser tesoureiro, pode ser mecânico, pode tambem tratar da area informática.

um soldado pode ser mecânico, pode trabalhar nos bares, ser PE, sei lá depende tambem em que quartel está.

e os oficiais pode ser ou comandante do quartel, comandante do grupo PE, pode fazer carradas de coisas.

e não os oficiais não passam o dia a passear no quartel.
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 18, 2008, 11:12:50 pm »
Isso. Mas, por exemplo, o que é que um comandante do quartel faz? Descrições mais práticas, mesmo. ;)
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 18, 2008, 11:15:28 pm »
É melhor começarem por baixo. Se não souberem o que faz um soldado como podem perceber o que faz um Coronel?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 18, 2008, 11:40:07 pm »
Citação de: "HSMW"
É melhor começarem por baixo. Se não souberem o que faz um soldado como podem perceber o que faz um Coronel?


Exactamente. Isso ía ajudar bastante. :)

P.S.: O meu comentário anterior era mais do tipo: não digam que um Oficial pode ser comandante dum quartel, por exemplo, digam o que ele vai fazer +- como comandante.
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 19, 2008, 02:13:21 pm »
Boas tardes,

É o meu primeiro post aqui no FD, embora já leia o fórum há algum tempo. Não encontrei nenhum tópico de apresentações, portanto vou apresentar-me aqui com algumas indicações sobre a minha humilde pessoa  :P

Tenho 22 anos, sempre fui residente na Margem Sul do Tejo, zona de Almada. Apesar de não ser grande apreciador de fóruns, blogs e afins, abri uma excepção para este, que desde que o descobri me agradou.

E agora ao tópico: estou a pensar ingressar no Exército em RC como sargento, de preferência para a especialidade PE. Já fui ao centro de recrutamente de Lisboa, e tive a sorte de falar com um Aspirante a Oficial da PE, que me informou sobre umas coisas interessantes, mas na altura esqueci-me de perguntar ao certo o que é ser sargento no Exército, na PE. O básico, que o sargento manda nos praças e obedece aos oficiais, sei, normalmente também participa na formaçãp, etc, mas gostava de ter mais uma ou duas luzes sobre o assunto, de preferência se relacionados com a PE.

Obrigado desde já pelas respostas!
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 19, 2008, 02:38:13 pm »
Citar
o sargento manda nos praças e obedece aos oficiais
:mrgreen:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 19, 2008, 02:51:38 pm »
Citação de: "HSMW"
Citar
o sargento manda nos praças e obedece aos oficiais
:shock:

Querem ver que dei uma calinada logo no primeiro post? Sem contar com os erros ortográficos  :oops:

Isto de não pregar olho à noite é tramado, ainda digo que os coronéis limpam as latrinas dos quarteis...
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 19, 2008, 02:55:50 pm »
Não é nada disso! Apenas nunca vi uma definição de Sargento tão simples.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 19, 2008, 03:07:19 pm »
Ah! Obrigado, então. Sabe como é, a malta é jovem, e até tem interesse na coisa, quer-se informar e num sítio dizem X, no outro Y, e na volta a resposta é Z, depois começa-se a desconfiar. É que eu sempre ouvi dizer que em primeiro estão os Oficiais, depois os Sargentos, e no fim, os Praças, daí a minha definição simplista e pouco ambiciosa, mas ao menos, correcta.

É um começo, saber quem manda em quem, para quem quer ir para a tropa. Outra coisa que apesar da minha vasta e óbvia inexperiência militar o meu pai sempre me disse, e julgo estar também certa é "na tropa, não convém ser muito esperto, nem muito burro". A ver se não me esqueço.
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 19, 2008, 04:22:07 pm »
Citação de: "HSMW"
Citar
o sargento manda nos praças e obedece aos oficiais
:?:
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 19, 2008, 04:40:06 pm »
Ahhh, percebi. Obrigado pela explicação. ;)

Fica aqui, já agora, a hierarquia militar.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia ... _(Portugal)
 

Rangers
« Responder #12 em: Agosto 19, 2008, 04:42:58 pm »
Alguem me sabe dizer quandoe que cumeça o curso... a recruta... nos rangers???  :twisted:
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: Rangers
« Responder #13 em: Agosto 19, 2008, 05:00:08 pm »
Citação de: "Bruno Correia"
Alguem me sabe dizer quandoe que cumeça o curso... a recruta... nos rangers???  :twisted:


7 Janeiro
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Agosto 19, 2008, 05:08:21 pm »
Citação de: "triton"
Citação de: "HSMW"
Citar
o sargento manda nos praças e obedece aos oficiais
:?:


Não será bem assim camarada, cuidado com aquilo que anda aí a escrever.
O sargento ajudante pode ser adjunto administrativo da companhia, mas quem é o braço direito do comandante de companhia é o subalterno mais antigo.
Quando o Capitão não se encontra, não é o ajudante que apresenta a companhia mas sim o subalterno mais antigo.
Não quero retirar mérito nenhum aos Sargentos da Instituição (sou eu mesmo 1 Sargento de Engenharia) mas o Sargento ajudante, Chefe ou Mor inserem se todos no respectivo lugar na cadeia de comando.
O mor é adjunto do Comanmdante que pode ser TCOR ou COR.
Mas acredite em mim que se vier o comandante de Batalhão (CAP/MAJ) e ordenar ao Mor uma ordem relativa ao serviço esse terá de a cumprir.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ