Governo abandona programa de helicópteros para o Exército

  • 62 Respostas
  • 18364 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20183
  • Recebeu: 2966 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1316/-3458
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #45 em: Julho 18, 2012, 02:41:31 pm »
Não estou a perceber os F-16 em prontidão, afinal isso já acontece hoje em dia 24 sobre 24 horas. Pelo que eu tenho visto essas unidades que o Pedro mencionou são unidades de helicopteros totalmente vocacionadas para as Operações Especiais, o problema é que o Exército queria helicopteros para todo o serviço. Ou seja, seria tanto reconhecimento em prole de unidades terrestres, como Medevac, como...

Depois há a velha questão de que o Exército Português ser do tamanho de um mosquito e por isso não poder ter "n" meios diferentes, já que eles mal podem manter o que têm.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PedroI

  • 120
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +0/-0
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #46 em: Julho 18, 2012, 04:52:06 pm »
Caro Cabeça de Martelo,

Todos os esquadrões da Força Aérea estão de uma forma ou de outra em constante prontidão, o que queria referir era prontidão para emprego sob a alçada do QGOE, seja F16, Merlins ou C130's. Uma unidade de helicópteros no Exercito só iria duplicar meios de suporte e servir sejamos francos para muitas passeatas.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #47 em: Julho 18, 2012, 05:23:04 pm »
Enfim… temos dois F16 prontos a descolar 24 horas por dia nos 365 dias por ano mas em contrapartida temos servidores informáticos e outros equipamentos sensíveis instalados em edifícios sem guarda e com janelas partidas. Pobres tesos com tiques de aristocratas!
A Suíça, para exemplo, só tem alguma capacidade dessa natureza das 09 às 17, de segunda a sexta.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #48 em: Julho 18, 2012, 07:17:15 pm »
Citação de: "Trafaria"
Enfim… temos dois F16 prontos a descolar 24 horas por dia nos 365 dias por ano mas em contrapartida temos servidores informáticos e outros equipamentos sensíveis instalados em edifícios sem guarda e com janelas partidas. Pobres tesos com tiques de aristocratas!

Na Força Aérea a prioridade é os aviões tudo o resto passa para 2º plano, mas nunca ouvi falar da Direcção de Informática ter os seus equipamentos sem guarda ou de ter as janelas partidas, alias essa Direcção e todas as outras, o Estado-Maior, etc estão dentro do complexo de Alfragide, por isso quem guarda uma guarda todas.

Citar
A Suíça, para exemplo, só tem alguma capacidade dessa natureza das 09 às 17, de segunda a sexta.

E ao feriados também não deve ter...
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #49 em: Julho 18, 2012, 07:53:00 pm »
Mas é que não tem mesmo.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #50 em: Julho 19, 2012, 08:18:32 pm »
Citação de: "Trafaria"
Mas é que não tem mesmo.

Bem eu não queria aprofundar muito esta questão porque este não é o tópico adequado, mas vou só salientar que o que quer que os Suiços façam no plano militar não é exemplo para nós, Portugal e a Suiça são paises com responsabilidades (que tem a ver com as alianças de defesa entra paises) diferentes. A Suiça é um pais neutro, logo não se compromete com ninguém a ter o que quer que seja, tem o que quer, da forma que bem entender, Portugal ao fazer parte da NATO, possui o seu sistema de defesa aéreo integrado com o das outras nações da aliança, isto é, o nosso Centro de Relato e Controlo depende do Comando Aéreo da NATO na Turquia, que é o Comando Aéreo responsável por operações aéreas no sul da europa (Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Turquia, talvez outros), que por sua vez está dependente de outros Comandos de escalão superior até ao máximo que é o QG da NATO em Bruxelas.

Eu quando falei dos feriados foi na brincadeira :mrgreen: , mas eles lá façam como bem entenderem, para mim parece algo sem lógica, mas eu estou habituado ao QRA de 24h, 365 dias, por isso esse sistema para mim é estranho, acho que se existe um sistema de alerta, é porque pode ser necessário a qualquer hora, em qualquer dia, o sistema de Busca e Salvamento no mar não é só das 9 às 5, ou os bombeiros, ou os hospitais, etc.

Uma situação que me lembrei durante o dia como razão para na Suiça ser assim, foi que os Suiços podiam ter um sistema idêntico ao que nós tinhamos no passado, que era, do nascer ao pôr do sol, e isto era devido aos caças anteriores ao F-16 MLU não terem capacidade de efectuar operações de noite (não é a mesma coisa que voar de noite, qualquer avião comercial pode voar de noite, é descolar, voar do ponto A para o ponto B, e depois aterrar, basta que existam nos aeroportos de inicio e fim iluminação de pista, ajudas-radio à navegação e à aterragem (ILS), e que o avião possua capacidade de receber esses sinais), efectuar operações de noite já exige necessidade de equipamentos de visão noturna, sistemas opticos avançados, etc.

O nosso sistema de Busca e Salvamento sempre foi de 24h, mas na prática também tinha limitações similares, lembro-me de nos Açores, se fosse necessário efectuar uma evacuação sanitária de uma ilha para a outra podia sem problema ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, bastanto como eu disse acima que os aeroportos nas ilhas tenham a iluminação e os sistemas de apoio indicados acima (o Aviocar e o Puma tinham os equipamentos próprios), mas se fosse necessário ir efectuar um resgate a um navio já não se passava o mesmo, tentava-se era calcular o tempo de voo, distância percorrida, etc, para que o Puma descolasse a uma certa hora da madrugada, para que quando estivesse perto do navio já estivesse a nascer o sol, isto é, o resgate teria sempre que ser feito de dia.

Com a vinda do helicoptero EH101 isso já não é necessário, já é possivel efectuar resgates de noite.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1665
  • Recebeu: 388 vez(es)
  • Enviou: 339 vez(es)
  • +99/-45
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #51 em: Julho 19, 2012, 11:22:48 pm »
Citação de: "Trafaria"
Enfim… temos dois F16 prontos a descolar 24 horas por dia nos 365 dias por ano mas em contrapartida temos servidores informáticos e outros equipamentos sensíveis instalados em edifícios sem guarda e com janelas partidas. Pobres tesos com tiques de aristocratas!
A Suíça, para exemplo, só tem alguma capacidade dessa natureza das 09 às 17, de segunda a sexta.

Trafaria a parte dos servidores informáticos em edificios com janelas partidas observou essa situação em que Unidade da FAP?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #52 em: Julho 19, 2012, 11:35:59 pm »
Não observei, foi-me relatada por um administrador de sistemas de uma empresa que trabalha para as FA.
::..Trafaria..::
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #53 em: Julho 20, 2012, 10:23:15 pm »
Por força da minha atividade profissional, tenho entrado em algumas unidades da FAP e nunca vi a tal cenário.
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #54 em: Julho 21, 2012, 04:57:38 pm »
Deixem-me adivinhar a conclusão: a culpa é do Governo. Quem está no terreno nunca tem culpa de nada, não tem autoridade e anda de pés e mãos amarrados, só tem postura na altura para receber ao fim do mês e chorar por mais.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #55 em: Julho 21, 2012, 05:13:47 pm »
Citação de: "Camuflage"
Deixem-me adivinhar a conclusão: a culpa é do Governo. Quem está no terreno nunca tem culpa de nada, não tem autoridade e anda de pés e mãos amarrados, só tem postura na altura para receber ao fim do mês e chorar por mais.

Então o Exército devia ter autoridade para impedir o governo de cancelar a compra do NH-90 :lol: .

O que o Exército pode fazer é mostrar o seu ponto de vista ao ministro da Defesa.
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #56 em: Julho 21, 2012, 09:03:34 pm »
Referia-me aos comentários anteriores sobre a falta de segurança e manutenção em instalações informáticas.

Quanto aos helis a minha opinião já é conhecida, isso não é mais que a criação de mais uns engraçadinhos com tiques de potência que concebem nas suas cabeças umas FA's para lá do que a nossa economia pode suportar, para minha é falta de ligação à realidade e grau de ameaças existentes. Se a FAP tem unidades aéreas que as usem, duplicar meios é impensável, qualquer dia o exército quer corvetas e fragatas.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #57 em: Julho 21, 2012, 09:55:49 pm »
Citação de: "Camuflage"
Referia-me aos comentários anteriores sobre a falta de segurança e manutenção em instalações informáticas.

Desculpe a confusão, em relação a esse assunto tenho a mesma opinião do LuisC, também nunca vi isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5495
  • Recebeu: 5461 vez(es)
  • Enviou: 3598 vez(es)
  • +10064/-2645
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #58 em: Janeiro 11, 2013, 03:57:06 pm »
Fabricante desapontado, mas ao mesmo tempo pouco preocupado a confirmar-se o mais que certo cancelamento dos 10 NH90 TTH para a UALE.


Citar
NH Industries aims for new NH90 orders in 2013
By:   Dominic Perry Marseille 10:37 - 9 Jan 2013  

NH Industries (NHI) remains confident that it will secure another order this year for its NH90 helicopter, even as it battles customer concerns over programme delays and the possibility of cancellations. Dominique Maudet, executive vice-president of global business and services at Eurocopter, the majority shareholder in the consortium, claims NHI is likely to win at least one commitment for the type in 2013.

Although declining to specify which nation will purchase the rotorcraft, Norway is a prime candidate. NHI has pitched the NFH naval variant for the country's ongoing all weather search and rescue helicopter contest. Oslo aims to acquire 16 helicopters configured for a search and rescue role, with options for a further six, with the selected type to be operated by the Royal Norwegian Air Force. Bids closed on 18 December and a decision is due to be made later this year. Norway is already a customer for the navalised NH90, with a total of 14 on order, and although it has frequently expressed its dissatisfaction with the late delivery of its helicopters, a further purchase of the type remains on the cards.

NHI has so far sold 529 NH90s, and Maudet believes the orderbook could be increased to as many as 800. "We were talking about 1,000 at one point in time, but looking at the market and the budget situation I'd say we will not get to that level, but 200-300 more is reasonable," he says. The consortium, which also includes AgustaWestland and Fokker, will raise production this year to between 50 and 60 units, up from around 40 in 2012. At the increased rate, it will have up to seven years' worth of production left, says Maudet.

Meanwhile, discussions continue with Portugal over the potential cancellation of its purchase of 10 of the tactical transport variant for its army. If the acquisition is cancelled - and all indications are that Portugal has neither the finances nor the desire to complete the order - then it will be a "disappointment and a shame", says Maudet, but "it is [only] 10 helicopters". Although any cancellation would have a knock-on effect on the price paid by the other NATO Helicopter Management Agency group customers, Maudet says: "It is 10 helicopters out of 345 and it should be manageable. It is not a catastrophe, although, of course, I would have preferred 10 more."

Spain, too, is struggling with its finances and has reduced its commitment for the type from 45 to 38. A date for Madrid's initial delivery is yet to be scheduled, although the first example produced at Eurocopter's Spanish factory at Albacete made its maiden flight shortly before the end of 2012.

 :arrow: http://www.flightglobal.com/news/articl ... 13-380838/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Governo abandona programa de helicópteros para o Exércit
« Responder #59 em: Janeiro 11, 2013, 06:55:08 pm »
Citação de: "Trafaria"
Não observei, foi-me relatada por um administrador de sistemas de uma empresa que trabalha para as FA.

Este tipo continua com o ódio bem entranhado.... :mrgreen:

Isso veio na televisão, e não foi em nenhuma unidade militar, é numa rua qualquer do centro de lisboa.

Não seja assim desinformador.