Pumas Portugueses na RAF?!

  • 14 Respostas
  • 5899 Visualizações
*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 493
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +17/-0
Pumas Portugueses na RAF?!
« em: Fevereiro 07, 2007, 11:12:51 am »
Esta é que nunca me passou pela cabeça...
 Devido à escassez de helis com que os Bifes se encontram, o MOD Britânico fez uma oferta ao nosso Ministério da Defesa para adquirir os EH101 que acabámos de receber. O nosso Ministério teve uma atitude sensata e recusou...
 Mas o mais incrível é que a Eurocopter, logo a seguir ofereceu à RAF os nossos velhinhos PUMA  :wink:
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2007, 03:08:52 pm »
E esta hein?  :conf:
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 07, 2007, 03:24:36 pm »
Parece-me uma boa opurtunidade de negócio... :)
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2007, 05:41:21 pm »
http://www.network54.com/Forum/211833/t ... ast+fligth

Acho que também é altura de, discretamente, o pessoal dar uma vista de olhos a este forum da concorrência, embora internacional, e " botar lá um pouco de faladura ..."
Somos como os outros, tão maus e tão bons como eles, não temos nada que nos envergonhe. Porquê ficar calados? Sem exagero só nos fica bem.
Lá diz o bom povo: " ...quem não fala, sempre esqueçe... "

Cumprimentos,
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 493
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +17/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2007, 09:59:37 pm »
O WAF?!!!!!!!!!!!
 Acho uma excelente ideia "botar a faladura lá fora", mas existem uns fóruns melhorzinhos  :wink: O Defencetalk, o Keypublishing, o PPRUNE, o f-16.net, etc, etc, etc, mas o WAF...
 Esse forúm é... inenarravél.
 O tipo de participantes que por lá andam vão do bastante razoável ao mais inacreditável...
 Fonck/Thunder...
 Mas já agora se o caro João Oliveira Silva for o "Pikas" que lá colocou o ultimo post, os meus parabéns, óptimas fotos.
 
 Abraços
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 08, 2007, 08:40:45 pm »
Isso ainda existe ?

Pensei que já tivesse ardido com tantas flame wars que lá houveram ( epa, piada fraca, eu sei  :mrgreen: )
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 05, 2007, 04:38:46 pm »
Se for mesmo para vender, e se o negócio for bom, nada contra.

O que me faz mais impressão, é pensar que para a RAF os nossos SA330 Puma remotorizados há pouco tempo são bons para um ambiente de guerra em terren montanho, como o é o Afeganistão, e para o nosso Exército ter helis e operacionalizar o UALE, enquanto não chegam os NH-90 não servem.

Ou para o nosso SNBPC ou GNR.

Para mim, isso é um mistério.
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 05, 2007, 04:48:43 pm »
Eu também não compreendo. Julgo que só a rivalidade exército e FAP justificam tal facto ou então é a FAP que tem medo da reação ao facto de quererem os EH-101 para substituirem os Puma e agora chegar-se à conclusão que eles ainda não precisavam de serem substituídos, pois ainda iam voar pelo exército. Se calhar é aqui que está o problema. Então para a FAP não serve e para o exército e para a RAF já servem? Então se ainda estão bons para voarem porque se gastou tanto dinheiro nos EH-101? Será que é este o raciocínio que a FAP tem medo que se divulgue?
 

*

ricardo_m

  • Membro
  • *
  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 05, 2007, 05:15:33 pm »
Humm...
Talvez se tenha de ponderar custos de manutenção (ou possível modernização...) - não esquecer que o Reino Unido tem no activo uma frota de Pumas, e a adquirir os ex-FAP seria para os transformar para o padrão inglês - e também a conversão dos pilotos para operarem Pumas, possivelmente durante pouco tempo.
Não faço ideia dos valores em causa, mas poderão ser motivo suficiente para o exercito esperar mais um pouco pelos nh90...

Por outro lado a lógica contrária também se aplicaria:
 "se o exercito tem Pumas modernizados para que querem novos helicópteros??" - diria o povo

Mas a não implicar (graves) custos adicionais é mais uma oportunidade perdida...

Quanto à GNR ou SNB o assunto já foi discutido aqui no fórum. Aparentemente a opção por aeronaves civis sai mais barata que a manutenção da frota Puma.


Cumprimentos
 

*

ricardo_m

  • Membro
  • *
  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 05, 2007, 05:31:19 pm »
...by the way:

Penso que mesmo que os Pumas estivessem em bom estado seria muito mais fácil à FAP explicar que foram trocados  por aeronaves mais modernas, com maior raio de acção, e aptas a actuar de noite e em piores condições atmosféricas... com vista a SALVAR (mais) VIDAS...
..do que o Exercito explicar porque raio é que os seu "novos nh90" não farão combate a incêndios...

 :roll:
 

*

Bravo Two Zero

  • Especialista
  • ****
  • 1007
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 05, 2007, 06:13:19 pm »
Citação de: "ricardo_m"
Humm...
Talvez se tenha de ponderar custos de manutenção (ou possível modernização...) - não esquecer que o Reino Unido tem no activo uma frota de Pumas, e a adquirir os ex-FAP seria para os transformar para o padrão inglês - e também a conversão dos pilotos para operarem Pumas, possivelmente durante pouco tempo.



Então uma das razões que "atraiu" os ingleses não era os motores Turbomeca Makila, mais potentes que os Turbomeca Turmo montados na frota de Pumas HC1 da RAF ?
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 05, 2007, 08:21:48 pm »
Citação de: "Bravo Two Zero"
Então uma das razões que "atraiu" os ingleses não era os motores Turbomeca Makila, mais potentes que os Turbomeca Turmo montados na frota de Pumas HC1 da RAF ?

Uma questão de palavreado. O artigo mencionava os motores mais potentes dos nossos Puma em tom de vantagem mas não dizia explicitamente que a RAF estava interessada nisso.
O mais provável é os helicópteros serem convertidos ao padrão da RAF. Já fizeram o mesmo no passado com Pumas adquiridos à África do Sul, creio eu.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #12 em: Março 12, 2007, 07:10:35 pm »
E esta?

Citar
Defesa: Guiné-Bissau interessada na compra de helicópteros Puma portugueses

Lisboa, 12 Mar (Lusa) - A Guiné-Bissau está interessada na compra de he licópteros Puma, que deixaram de operar no ano passado depois de 35 anos ao serv iço da Força Aérea Portuguesa, disse hoje à Agência Lusa fonte governamental.

        O interesse da Guiné-Bissau foi manifestado durante a visita a Lisboa,  na semana passada, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas guineense s, General Tagmé Na Waé, no âmbito da cooperação técnico-militar entre os dois p aíses, acrescentou a fonte.

        O Governo, de acordo com a mesma fonte, "está a analisar a questão".

        Os Puma deixaram de operar no ano passado, após a sua substituição pelo s EH-101, e Portugal tem um lote de oito aparelhos à venda, havendo vários inter essados, além da Guiné, concluiu a fonte.

        O chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, gen eral Tagmé Na Waé, esteve de visita a Portugal na semana passada, a convite do s eu homólogo português, general Valença Pinto.

        Os helicópteros Puma estão ao serviço da Força Aérea há cerca de 35 ano s e, depois da guerra colonial, a sua principal missão tem sido a de busca e sal vamento em Portugal e nas ilhas.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

dero

  • Membro
  • *
  • 56
  • +0/-0
Pumas
« Responder #13 em: Março 12, 2007, 08:09:50 pm »
vindo de onde vem é preciso e saber se sao pagos na hora ou  a credito pois se é para pagar depois, nunca mais vem nem Pumas nem dinheiro.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 12, 2007, 10:34:53 pm »
Não se metam nisso...isso é negócio para "cheirar mal" por todo o lado, a Guiné-Bissau não tem condições para ter uma força aérea...o mais provavél era aproveitarem-se da "amizade lusófona" para comprarem os aparelhos ao preço da "uva mijona" e depois iam rapidamente vende-los no mercado internacional pelo dobro do preço... :x