Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 730640 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1680 em: Maio 10, 2019, 10:48:39 pm »
O problema é saber desde logo "quando" é esse futuro, em que drones conseguem executar missões que hoje em dia ainda requerem o julgamento imediato do piloto. Ainda assim acho o risco de os sistemas serem "hackeados" por algum inimigo é demasiado alto para se entregar toda a vertente de combate a drones. Além de que se torna um tipo de guerra extremamente perigoso, pois deixa de haver o factor "perda de vidas humanas" de um dos lados do conflito (ou ambos), faz com que uma guerra seja muito mais viável.

Mas estamos a sair um pouco do tópico, visto que para nós se o substituto vier nos próximos 5/10 anos já será uma sorte  :mrgreen:
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1681 em: Maio 10, 2019, 11:09:46 pm »
O ideal neste momento era o upgrade para o V. depois de isso estar concluido tinham tempo para pensar no substituto.
Preferencialmente um que funcione direito....
E não quebre o mealheiro!
 c56x1
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1682 em: Maio 11, 2019, 01:31:45 am »
O ideal neste momento era o upgrade para o V. depois de isso estar concluido tinham tempo para pensar no substituto.
Preferencialmente um que funcione direito....
E não quebre o mealheiro!
 c56x1

Sem dúvida. Aliás, com upgrade para a versão V, mantendo os F-16 capazes de voar por muitos mais anos, vai permitir ver que caças de 5ª e até 6ª geração surjam por esse mundo fora. Desde o projecto britânico, ao franco-alemão... passando pelo japonês que é suposto ser um mix de F-35 com F-22, entre outros. Até lá a tecnologia poderá evoluir a um ponto que o F-35 e o F-22 já não serão os topo de gama da aviação de caça. A solução mais prática e amiga de uma FAP com bolsos apertados é de facto o F-16V.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5520
  • Recebeu: 5492 vez(es)
  • Enviou: 3613 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1683 em: Maio 11, 2019, 11:06:13 am »
Eu continuo a votar no Viper, até porque esta versão terá interoperabilidade comprovada com o F-35 e F-22, logo não nos afastaríamos de uma EPAF, USAF e demais aliados da NATO equipados com o Lightning II e/ou Block 40, 50 e 52 modernizados.

E quando é capaz de demos como esta então menos dúvidas tenho que o F-16V seria a escolha ideal neste momento. c56x1

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, tenente, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1684 em: Maio 11, 2019, 11:36:35 am »
Eu continuo a votar no Viper, até porque esta versão terá interoperabilidade comprovada com o F-35 e F-22, logo não nos afastaríamos de uma EPAF, USAF e demais aliados da NATO equipados com o Lightning II e/ou Block 40, 50 e 52 modernizados.

E quando é capaz de demos como esta então menos dúvidas tenho que o F-16V seria a escolha ideal neste momento. c56x1


Já somos dois a pensar o mesmo !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1685 em: Maio 11, 2019, 12:06:46 pm »
Eu continuo a votar no Viper, até porque esta versão terá interoperabilidade comprovada com o F-35 e F-22, logo não nos afastaríamos de uma EPAF, USAF e demais aliados da NATO equipados com o Lightning II e/ou Block 40, 50 e 52 modernizados.

E quando é capaz de demos como esta então menos dúvidas tenho que o F-16V seria a escolha ideal neste momento. c56x1


O problema é que o upgrade de MLU para Viper não me parece nada viável. Logo se é para comprar novo acho que conseguimos um melhor negocio com o F35.
Mas o melhor neste momento é esperar para ver o que o plano Merkel/Macron para um exercito europeu vai dar.
E ver o que conseguimos sacar dos americanos com as Lages. E começar a falar com os chineses sobre o que ofereciam por utilizar as Lages.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1686 em: Maio 11, 2019, 03:52:03 pm »
Chineses na Lajes? Isso seria um atentado a todas as nossas alianças, nomeadamente os EUA! Quer dizer, anda-se a tentar travar o avanço chinês e as suas ambições claramente expansionistas, para nós entregarmos uma base no meio do Atlântico?  ??? Para isso prefiro pagar por inteiro a aquisição de novos caças, já que passaríamos a estar na mira dos restantes países da Nato, isolando-nos do resto da Europa e ficando à mercê de um ataque de qualquer país vizinho!

Quanto ao Exército Europeu, o conceito é útil na medida da interoperabilidade, treino conjunto, etc, mas gerir as nossas forças armadas com base nisso, é um erro tremendo e um atentado à nossa soberania. O Exército Europeu visa responder a potenciais ameaças como a Rússia, China e/ou outra potência emergente, o resto da defesa nacional está a nosso cargo como sempre!
Portanto, venham os F-16V, modernizados ou novos, equipados com tudo o que há de melhor para estes caças e fica o assunto resolvido por uns bons anos.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8647
  • Recebeu: 3241 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6480
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1687 em: Maio 11, 2019, 04:06:45 pm »
Se a NATO é o que é com os míticos 2% do Pib em defesa, as Forças Armadas de países como a Alemanha "no prego" e com o "barrete" em termos de logística e custos de "maravilhas" como por exemplo o F35 (pelo menos até resolveram a maior parte dos problemas), um exercito europeu então (uma boa maneira dos boches e francius venderem a tralha toda que têm em armazém aos anos, por preço de amigo) ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9965 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1688 em: Maio 11, 2019, 04:21:07 pm »
Eu também não quero chineses nas Lages, mas jogar a ideia no ar é o tipo de linguagem que o actual ocupante da Casa Branca entende. Se não estão dispostos a dar o devido valor a um porta-aviões natural no meio do Atlântico, então talvez outros estejam. Imagina as dores de cabeça que iria causar no Pentágono a mera possibilidade de estarem estacionados nas Lajes uma dúzia de H-6 carregados de mísseis de cruzeiro. Ou melhor ainda uma base de submarinos! Garanto-te que iria haver muita cueca borrada ali para os lados de Arlington.

O que é uma realidade é que nunca soubemos 'vender' as Lajes pelo devido preço. Adoptámos sempre uma postura subserviente, como é nosso apanágio. Os espanhóis, apesar de 'oferecerem' mais real estate, conseguiram sempre melhor e mais moderno equipamento, montes de borlas (o Dédalo, os planos do SCS para o Príncipe de Astúrias, AEGIS, etc.).

Quem não entende a importância das Lajes -- apesar de todos os avanços tecnológicos -- provavelmente não nos irá ajudar em caso de necessidade.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79, Red Baron

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1689 em: Maio 11, 2019, 04:28:28 pm »
Ainda assim não me parece os EUA acreditassem muito nisso, a não ser que houvesse uma proposta da parte chinesa. Aí sim até os americanos nos davam Arleigh Burke e F-22 só para dizer que não há proposta chinesa, mas até lá, sem uma demonstração directa de interesse chinês naquela base, parece-me pouco credível que os americanos fossem acreditar nisso... mas...
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1690 em: Maio 11, 2019, 04:59:11 pm »
Ainda assim não me parece os EUA acreditassem muito nisso, a não ser que houvesse uma proposta da parte chinesa. Aí sim até os americanos nos davam Arleigh Burke e F-22 só para dizer que não há proposta chinesa, mas até lá, sem uma demonstração directa de interesse chinês naquela base, parece-me pouco credível que os americanos fossem acreditar nisso... mas...

O Primeiro-Ministro António Costa admite que há interesse da China nos Açores com a saída dos norte-americanos da Base das Lajes, na ilha Terceira, na área da investigação científica.


O chineses nunca falam em bases militares, é sempre outra coisa. As do mar da china também eram de apoio a pesca, hoje são bases militares super equipadas.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5520
  • Recebeu: 5492 vez(es)
  • Enviou: 3613 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1691 em: Maio 11, 2019, 05:32:30 pm »
Eu também não quero chineses nas Lages, mas jogar a ideia no ar é o tipo de linguagem que o actual ocupante da Casa Branca entende. Se não estão dispostos a dar o devido valor a um porta-aviões natural no meio do Atlântico, então talvez outros estejam. Imagina as dores de cabeça que iria causar no Pentágono a mera possibilidade de estarem estacionados nas Lajes uma dúzia de H-6 carregados de mísseis de cruzeiro. Ou melhor ainda uma base de submarinos! Garanto-te que iria haver muita cueca borrada ali para os lados de Arlington.

O que é uma realidade é que nunca soubemos 'vender' as Lajes pelo devido preço. Adoptámos sempre uma postura subserviente, como é nosso apanágio. Os espanhóis, apesar de 'oferecerem' mais real estate, conseguiram sempre melhor e mais moderno equipamento, montes de borlas (o Dédalo, os planos do SCS para o Príncipe de Astúrias, AEGIS, etc.).

Quem não entende a importância das Lajes -- apesar de todos os avanços tecnológicos -- provavelmente não nos irá ajudar em caso de necessidade.

Correctíssimo. Nós até gostamos dos chineses para negócios, mas a nível de Defesa é vê-los à distância, por isso chineses nas Lajes é tudo "parlapié".

Os espanhóis apesar de Rota, Morón, Torrejón e Zaragoza sempre souberam obter o que quiseram por não adoptarem a postura de país pequeno que inevitavelmente sempre adoptamos. Dos Phantom aos Harrier, passando até por duas localizações para o TAL (Transoceanic Abort Landing) do Space Shuttle, pouco houve que lhes fosse negado pela Casa Branca. E ao contrário de nós, país fundador da NATO, Espanha só aderiu a 30 de Maio de 1982 e porque o Governo da altura achava que tal facilitaria a sua entrada na então CEE.

Por isso é que somos peixe pequeno, até porque gostamos (infelizmente) de o ser, e estamos sujeitos uma vez mais aos humores da Casa Branca relativamente à substituição do F-16 MLU.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1692 em: Maio 11, 2019, 05:48:37 pm »
Eu também não quero chineses nas Lages, mas jogar a ideia no ar é o tipo de linguagem que o actual ocupante da Casa Branca entende. Se não estão dispostos a dar o devido valor a um porta-aviões natural no meio do Atlântico, então talvez outros estejam. Imagina as dores de cabeça que iria causar no Pentágono a mera possibilidade de estarem estacionados nas Lajes uma dúzia de H-6 carregados de mísseis de cruzeiro. Ou melhor ainda uma base de submarinos! Garanto-te que iria haver muita cueca borrada ali para os lados de Arlington.

O que é uma realidade é que nunca soubemos 'vender' as Lajes pelo devido preço. Adoptámos sempre uma postura subserviente, como é nosso apanágio. Os espanhóis, apesar de 'oferecerem' mais real estate, conseguiram sempre melhor e mais moderno equipamento, montes de borlas (o Dédalo, os planos do SCS para o Príncipe de Astúrias, AEGIS, etc.).

Quem não entende a importância das Lajes -- apesar de todos os avanços tecnológicos -- provavelmente não nos irá ajudar em caso de necessidade.

Correctíssimo. Nós até gostamos dos chineses para negócios, mas a nível de Defesa é vê-los à distância, por isso chineses nas Lajes é tudo "parlapié".

Os espanhóis apesar de Rota, Morón, Torrejón e Zaragoza sempre souberam obter o que quiseram por não adoptarem a postura de país pequeno que inevitavelmente sempre adoptamos. Dos Phantom aos Harrier, passando até por duas localizações para o TAL (Transoceanic Abort Landing) do Space Shuttle, pouco houve que lhes fosse negado pela Casa Branca. E ao contrário de nós, país fundador da NATO, Espanha só aderiu a 30 de Maio de 1982 e porque o Governo da altura achava que tal facilitaria a sua entrada na então CEE.

Por isso é que somos peixe pequeno, até porque gostamos (infelizmente) de o ser, e estamos sujeitos uma vez mais aos humores da Casa Branca relativamente à substituição do F-16 MLU.

O problema é que o governo português esta mais interessado em desmilitarizar a base do que a vender como base estratégica que é.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1693 em: Maio 11, 2019, 06:33:03 pm »
Ainda assim não me parece os EUA acreditassem muito nisso, a não ser que houvesse uma proposta da parte chinesa. Aí sim até os americanos nos davam Arleigh Burke e F-22 só para dizer que não há proposta chinesa, mas até lá, sem uma demonstração directa de interesse chinês naquela base, parece-me pouco credível que os americanos fossem acreditar nisso... mas...

O Primeiro-Ministro António Costa admite que há interesse da China nos Açores com a saída dos norte-americanos da Base das Lajes, na ilha Terceira, na área da investigação científica.


O chineses nunca falam em bases militares, é sempre outra coisa. As do mar da china também eram de apoio a pesca, hoje são bases militares super equipadas.

No entanto os americanos ainda lá estão, em muito menor número, mas ainda lá estão. Só com uma eventual demonstração de interesse verdadeiro é que os americanos se sentiriam incomodados.

Devíamos sim ter capacidade de negociar como deve ser o "porta-aviões português". Se lhes vendêssemos a ideia de que equivale ao 12º porta-aviões, com acréscimo da capacidade de receber bombardeiros, aeronaves de transporte estratégico, e afins (algo que um Nimitz/Ford não tem capacidade de receber), não me parece que eles fossem capazes de não negociar contrapartidas dignas do nível estratégico daquela base. Mas para isso é preciso ter menos "Yes-men" no poder, e gente capaz de debater e negociar estes assuntos. Se paralelizasse-mos o valor das Lajes como equivalente ao de um porta-aviões, mesmo que a 10 anos, duplicaria o orçamento das nossas Forças Armadas. Os próprios americanos tinham a ganhar com isso, mantinham um cliente dos seus produtos e serviços. A garantia da soberania e segurança daquele arquipélago é essencial para a manutenção americana naquela base, para tal uma FAP e Marinha reequipadas seriam cruciais para esta missão.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1694 em: Maio 11, 2019, 08:10:13 pm »
Ainda assim não me parece os EUA acreditassem muito nisso, a não ser que houvesse uma proposta da parte chinesa. Aí sim até os americanos nos davam Arleigh Burke e F-22 só para dizer que não há proposta chinesa, mas até lá, sem uma demonstração directa de interesse chinês naquela base, parece-me pouco credível que os americanos fossem acreditar nisso... mas...

O Primeiro-Ministro António Costa admite que há interesse da China nos Açores com a saída dos norte-americanos da Base das Lajes, na ilha Terceira, na área da investigação científica.


O chineses nunca falam em bases militares, é sempre outra coisa. As do mar da china também eram de apoio a pesca, hoje são bases militares super equipadas.

No entanto os americanos ainda lá estão, em muito menor número, mas ainda lá estão. Só com uma eventual demonstração de interesse verdadeiro é que os americanos se sentiriam incomodados.

Devíamos sim ter capacidade de negociar como deve ser o "porta-aviões português". Se lhes vendêssemos a ideia de que equivale ao 12º porta-aviões, com acréscimo da capacidade de receber bombardeiros, aeronaves de transporte estratégico, e afins (algo que um Nimitz/Ford não tem capacidade de receber), não me parece que eles fossem capazes de não negociar contrapartidas dignas do nível estratégico daquela base. Mas para isso é preciso ter menos "Yes-men" no poder, e gente capaz de debater e negociar estes assuntos. Se paralelizasse-mos o valor das Lajes como equivalente ao de um porta-aviões, mesmo que a 10 anos, duplicaria o orçamento das nossas Forças Armadas. Os próprios americanos tinham a ganhar com isso, mantinham um cliente dos seus produtos e serviços. A garantia da soberania e segurança daquele arquipélago é essencial para a manutenção americana naquela base, para tal uma FAP e Marinha reequipadas seriam cruciais para esta missão.
É só o Marcelo vender ao Trump que a unica razão que os americanos estão a sair das Larges é porque foi la que foi decido o ataque ao Iraque. É mandar uns 9/11 e o Trump mete cá os KC e os F-22.