Segundo a Revista Flight International (28 fev a 6 mar) o projecto EuroTraining (AEJPT) com 11 Nacoes (Austria, Belgica, Finlandia, Franca, Alemanha, Grecia, Italia, Portugal, Espanha, Suecia e Suica) esta bastante atrasado devido a "disparate national priorities and has yet to implemente even a management structure."
Espera-se que os primeiros passos sejam dados em junho com um acordo sobre o "staff" necessario, mas a decisao sobre a escolha dos avioes a usar e locais para treino nao esta prevista nenhuma decisao antes de finais de 2009, e a implementacao de todo o Sistema Integrado de Treino pode so acontecer em 2020.
Eurotraining ira selecionar 2 tipos de avioes: Um para instrucao basica e outro para instrucao avancada and "lead-in fighter pilot training". Dois dos avioes a competir por este ultimo tipo sao o Aermacchi M346 e o Korea Aerospace Industries T-50 Golden Eagle.
Os planos originais, previam o inicio da actividade do Eurotraining em 2010, mas com os atrasos ocorridos entretanto, o que se preve agora e que os instructores sejam formados em 2013, o inicio de operacao em 2015, que esteja em pleno funcionamento em 2018 e com todos os elementos no seu lugar em 2020.