Invasões Francesas

  • 0 Respostas
  • 1805 Visualizações
*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
Invasões Francesas
« em: Agosto 30, 2004, 06:42:22 pm »
Nos passados dias 17 e 21 de Agosto passou mais um aniversário das batalhas da Roliça e do Vimeiro, que foram decisivas para o fim da 1ª Invasão. Esta 1ª e a 3ª invasões tiveram um enorme impacto na região de onde eu sou originário, de tal modo que ainda hoje perduram memórias sobre estes acontecimentos. Era justamente estas memórias de que os colegas do Forum tenham conhecimento, que eu propunha que fossem aqui referidas.

No meu caso, o meu 5º avô teve o azar de morar perto do local onde se desenrolou a batalha da Roliça, tendo a sua casa sido ocupada por tropas francesas que destruiram e roubaram tudo o que era possível, forçando os meus antepassados a esconderem-se em matas durante uma semana, após o que conseguiram contactar tropas portuguesas. Entretanto tinha-se dado a batalha da Roliça, tendo os franceses iniciado a retirada. As nossas tropas ainda apanharam os franceses na casa dos meus antepassados, tendo-se dado um breve combate do qual resultou a morte de uma dezena de franceses, que foram enterrados numa vala comum, cujo o local ficou na memória local. Há uns anos atrás por causa de uma obra foi necessário escavar o local, tendo-se encontrado então vários esqueletos.

Continuam a perdurar na memória local a rapacidade, a crueldade e o vandalismo dos franceses e também a reacção dos portugueses que se guiava pelo principio que o único francês bom era um francês morto !