TAP: Notícias

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André

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« Responder #75 em: Maio 15, 2008, 04:12:46 pm »
TAP estreia novo Airbus no sábado

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A frota de médio curso da TAP foi reforçada com um novo avião A319 que, após trabalhos de preparação na área de Manutenção & Engenharia, vai ser integrado na operação regular da companhia no próximo dia 17 de Maio, anunciou a companhia em comunicado esta quinta-feira.

No dia da sua entrada em operação, a aeronave efectuará três voos na Europa, o primeiro dos quais para Roma, logo pela manhã, seguido de outro para o Funchal, à tarde e ainda um voo ao final da tarde com destino a Londres, onde permanecerá durante a noite.

Em Junho, a TAP receberá ainda mais outro avião A319, igualmente para reforço da frota de médio curso.

Nos primeiros quatro meses de 2008, a TAP transportou nas rotas da Europa mais 25% de passageiros do que em igual período do ano passado.

Diário Digital / Lusa

 

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André

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« Responder #76 em: Junho 07, 2008, 02:15:41 pm »
TAP prepara-se para «entrar em força» na Venezuela

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O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse, sexta-feira à noite, em Coruche, que a TAP vai «entrar em força» na Venezuela nas áreas da manutenção e formação.

Mário Lino, que participou numa iniciativa do PS distrital e de Coruche sobre o novo aeroporto, afirmou que, na visita do primeiro-ministro, José Sócrates, à Venezuela, levou um pedido do presidente-executivo da transportadora aérea portuguesa.

«Fernando Pinto pediu-me para tentar desenvolver a actividade da TAP na Venezuela. Já houve uma reunião cá e correu muito bem», disse.

O ministro lembrou que a TAP tem uma componente de manutenção «muito forte» no Brasil, onde adquiriu a Varig Engenharia e Manutenção.

Diário Digital / Lusa

 

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P44

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« Responder #77 em: Junho 27, 2008, 08:24:05 am »
Aviação: TAP regista prejuízos de 102ME até Maio, o dobro do previsto

Lisboa, 26 Jun (Lusa) - A TAP registou prejuízos de 102 milhões de euros entre Janeiro e Maio, o dobro do previsto, devido ao aumento do preço dos combustíveis, disse hoje o presidente da companhia.  
12:38 | Quinta-feira, 26 de Jun de 2008
 
           
 

 
 
 
Lisboa, 26 Jun (Lusa) - A TAP registou prejuízos de 102 milhões de euros entre Janeiro e Maio, o dobro do previsto, devido ao aumento do preço dos combustíveis, disse hoje o presidente da companhia.

Fernando Pinto falava em conferência de imprensa sobre o impacto da escalada dos preços dos combustíveis nas contas da companhia aérea portuguesa.

CSJ/ALU

Lusa/Fim
 
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/353375
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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tsumetomo

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« Responder #78 em: Junho 27, 2008, 01:09:16 pm »
Citação de: "P44"
Aviação: TAP regista prejuízos de 102ME até Maio, o dobro do previsto
Para quando a privatizacao?
 

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Cabecinhas

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« Responder #79 em: Junho 27, 2008, 05:24:24 pm »
O problema a meu ver não é má gentão da TAP, não esquecer que este gestor conseguiu tirar a TAP uma vez de falência técnica. Agora nenhuma empresa de transportes tinha em consideração a alta repentina do preço do petroleo, outro factor para estes valores negativos também porderá estar ligado à renovação da frota.

ISto opinião pessoal do pouco que lí!
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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pedro

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« Responder #80 em: Junho 27, 2008, 07:09:16 pm »
Calma meus senhores.
A TAP esta no bom caminho a subida do preço do petroleo é que tem culpa dos prejuizos.
Agora a noticia do jornal de negocios é que foi bombastica.
Uma fusao da TAP com a TAM e a TAAG. :shock:
Cumprimentos
 

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Cabecinhas

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« Responder #81 em: Junho 27, 2008, 07:40:51 pm »
Talvez assim a TAAG já possa sobrevoar o espaço aéreo da Europa... ou então não
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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P44

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« Responder #82 em: Junho 27, 2008, 09:25:25 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
O problema a meu ver não é má gentão da TAP, não esquecer que este gestor conseguiu tirar a TAP uma vez de falência técnica. Agora nenhuma empresa de transportes tinha em consideração a alta repentina do preço do petroleo, outro factor para estes valores negativos também porderá estar ligado à renovação da frota.

ISto opinião pessoal do pouco que lí!


pelo que li hoje no Público, a situação actual da TAP, originada pelo aumento do preço do petróleo, colocou a TAP numa situação PIOR que a de 2000 quando o Fernando Pinto pegou nela....

Cá pra mim acho que o F.Pinto vai mandar a toalha ao chão

O orçamento para combustivel foi feito tendo com base um preço do barril entre 75-78 dólares (!!!!)
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André

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« Responder #83 em: Agosto 11, 2008, 01:56:53 pm »
TAP no grupo das nove companhias aéreas que vão sobreviver

A TAP Air Portugal está no grupo das nove companhias aéreas europeias que têm qualidades para «sobreviver» no sector da aviação, mas outras têm um futuro incerto, adverte um estudo de um banco de investimento britânico.

Na opinião de um analista do BlueOtar Securities, o aumento do preço do petróleo vai «transformar a indústria do transporte aéreo» e mais de 50 companhias estão em risco de desaparecer, entre as quais a italiana Alitalia.

«As margens de 10 por cento e melhores estão a ser apagadas pelos custo do Combustível», afirma Douglas McNeil, num relatório datado de meados de Julho.

«O problema é que, para começar, nem muitas transportadoras aéreas tinham margens assim tão boas», escreve McNeil, que coloca um «grande ponto de interrogação sobre o seu futuro».

No primeiro grupo dos sobreviventes, afirma, estão a britânica British Airways, a alemã Lufthansa e a franco-holandesa Air France-KLM, que beneficiam do «poder do preço e a força financeira».

Os mesmos predicados são a tábua de salvação das duas principais companhias de baixo custo, Easyjet e Ryanair.

E ainda acima da linha vermelha estão, segundo McNeil, a TAP, a espanhola Iberia, irlandesa Aer Lingus e a finlandesa Finnair.

O quarteto faz parte de uma «terceira divisão de transportadoras nacionais de média dimensão com nichos de longo-curso relativamente fortes baseados em vantagens geográficas ou relações culturais», descreve o analista.

Segue-se no estudo uma lista de 51 companhias em risco, a maioria das quais pequenos operadores, mas também a Alitalia, a escandinava SAS, a polaca LOT ou ainda Virgin e Monarch.

Para a transportadora italiana, McNeil conjectura uma fusão com a concorrente nacional Air One, enquanto a Austrian Airlines poderá ser comprada pela Lufthansa ou pela russa Aeroflot.

TSF

 

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André

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« Responder #84 em: Agosto 18, 2008, 05:34:08 pm »
TAP reforça operação para São Tomé e Príncipe

A TAP vai reforçar a sua operação para São Tomé a partir de 26 de Outubro com o lançamento da segundo voo semanal, respondendo assim ao aumento da procura e às "oportunidades de expansão existentes", anunciou hoje a transportadora.

Em comunicado, a TAP informa que os voos sairão de Lisboa à terça e à quinta-feira, às 23:35, estando prevista para as 05:35 a chegada a São Tomé.

No sentido inverso, a operação realizar-se-á à quarta e sexta-feira, com saída de São Tomé às 08:05 e chegada a Lisboa às 14:05.

Com este reforço na operação para São Tomé, a TAP "corresponde ao aumento da procura e responde, com flexibilidade, às oportunidades de expansão existentes", segundo o comunicado da transportadora.

A par do reforço para São Tomé, a TAP vai suspender, a partir de Outubro, 60 frequências semanais nas rotas com índices de ocupação mais reduzidos, uma acção integrada no plano de contenção de custos desenvolvido pela companhia para enfrentar as consequências do aumento do preço dos combustíveis.

A TAP registou prejuízos de 136 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a igual período de 2007, reflectindo o "aumento brutal" do preço dos combustíveis.

Nos primeiros seis meses do ano, a transportadora gastou 312 milhões de euros em combustíveis, mais 133 milhões que em igual período de 2007, o que representa um agravamento de 75 por cento.

Caso os preços médios dos combustíveis verificados no segundo trimestre deste ano se mantenham, a factura dos combustíveis da companhia de bandeira pode atingir um desvio superior a 250 milhões de euros este ano.

A TAP tinha previsto gastar 500 milhões de euros com combustível este ano.

Lusa

 

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Daniel

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« Responder #85 em: Dezembro 15, 2008, 06:28:35 pm »
TAP regista prejuízos de 170 milhões de euros até Outubro

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O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou, esta segunda-feira, que, desde Janeiro a Outubro de 2008, a transportadora registou prejuízos de 170 milhões de euros, em grande parte devido ao aumento do preço dos combustíveis. Os trabalhadores da Transportadora Aérea Nacional já agendaram duas greves.  
Com o argumento de que a transportadora portuguesa tem estado a enfrentar um ano negro, com prejuízos acumulados até Outubro na ordem dos 170 milhões de euros, pelo aumento do preço dos combustíveis e pela crise internacional espelhada neste último trimestre, pelo corte na taxa de ocupação de aviões, na ordem dos cinco por cento, Fernando Pinto assegurou que, desde o mês de Junho, as negociações com os sindicatos  têm acontecido para aprovar um plano de flexibilização laboral.

No entanto, os dois pré-avisos de greve, do pessoal de cabine e de manutenção surpreenderam a administração, podendo conduzir à anulação de alguns voos nesta época natalícia e consequentemente à quebra de confiança dos clientes.

O presidente executivo da TAP afirmou que estão agendados novos encontros com os sindicatos para os próximos dias, mas que não acredita que se possa alcançar algum acordo, apesar de garantir que não estão em causa despedimentos.  

Fernando Pinto acrescentou ainda que a TAP perderá cinco milhões de euros por cada dia de greve.


Durante um encontro com a imprensa, Fernando Pinto afirmou que «este ano está perdido» e que «não tem mais recuperação».

O presidente-executivo da companhia aérea revelou ainda que, até ao mês de Outubro, a companhia aérea gastou mais 160 milhões de euros do que estava previsto em combustível, salientando que os valores hoje anunciados ainda não são oficiais.

A empresa de handling Groundforce contribuiu com perdas «entre 10 e 15 milhões de euros», acrescentou Fernando Pinto.

No sábado, dia 20 e 27 é a greve dos tripulantes de cabine. Nos dias 19 e 23 entram em greve os trabalhadores de manutenção.

 

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« Responder #86 em: Janeiro 21, 2009, 02:41:55 pm »
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Relatório parlamentar critica Governo
Carta da Airbus contraria versão de Mário Lino sobre contrapartidas

21.01.2009 - 08h48
Por Leonete Botelho, Lurdes Ferreira
Manuel Roberto (arquivo)

A venda de dez Airbus à TAP está na origem da polémica
A proposta de cooperação da Airbus com a indústria portuguesa, por ocasião da venda de dez aviões à TAP, em 2005, limitou-se à "concretização de alguns negócios" com a Ogma e com uma empresa francesa instalada em Palmela, a Lauak, segundo revelou a porta-voz do gabinete de Mário Lino, ministro das Obras Públicas.


O país pagou, através da TAP, 2,5 mil milhões de euros pela renovação da sua frota de aviões; as duas empresas tiveram contratos de fornecimento de serviços à EADS no valor de 18 milhões de euros, em 2007.

Não era essa a intenção da Airbus, que pretendia um programa de cooperação com a indústria nacional, como prova uma carta enviada ao Governo português em Setembro de 2005, a que o PÚBLICO teve acesso, e cujo processo passou à margem do Ministério da Economia. O relatório sobre contrapartidas que esteve ontem comissão parlamentar de Economia cita a carta e considera que a operação foi uma oportunidade perdida para o desenvolvimento da indústria.

Daniel Therial, então vice-presidente da Airbus, enviou uma carta a 14 de Setembro de 2005 ao secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, a pedir-lhe notícias depois de um encontro ocorrido três meses antes na feira aérea de Le Bourget, em França, com uma delegação portuguesa liderada por Mário Lino. Daniel Therial recorda que o objectivo desse encontro, em que estiveram também o presidente da TAP, Fernando Pinto, e o embaixador João Rosa Lã, "era discutir a cooperação industrial com a indústria portuguesa" e que tinha sido acordado um "plano de acção" que não estava a ser cumprido.

O plano previa que o Governo enviaria à Airbus uma lista das empresas e das suas actividades que o fabricante deveria considerar para fins de cooperação. Por sua vez, a Airbus enviaria a Portugal uma equipa para visitar as empresas propostas "a fim de definir programas de trabalho [encomendas] adequados às suas capacidades". "Até ao momento não recebi nada do vosso lado. Por isso peço cordialmente que veja quando a informação relativa à rede industrial me será transmitida", prosseguia o gestor. O PÚBLICO sabe que o pedido foi a despacho do secretário de Estado adjunto da Economia, Castro Guerra, o qual nomeou o IAPMEI como interlocutor do ministério, com a assessoria do centro de inteligência em inovação Inteli, sua participada e a qual, recordava, estava a desenvolver iniciativas para o desenvolvimento de um cluster aeronáutico. Esse era o teor da sua resposta a Paulo Campos, que não teve seguimento.

Ontem, no Parlamento, Mário Lino disse ter elaborado uma lista de empresas, após "reuniões com o presidente da TAP", a qual foi enviada à Airbus. Seguiu-se, disse o ministro, "uma quase triplicação" das encomendas feitas pela Airbus a empresas portuguesas. A porta-voz do ministro informou ontem o PÚBLICO que as empresas em causa são a Ogma e a francesa Lauak. Mário Lino sustenta ainda que a TAP poupou com a negociação 1,6 mil milhões de euros, o equivalente a 64 por cento do valor dos Airbus, um desconto que não corresponde aos valores tradicionalmente avançados pelo mercado.


http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356945
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Daniel

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« Responder #87 em: Março 19, 2009, 04:36:07 pm »
TAP aposta em força no mercado russo
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A TAP vai lançar a 12 de Junho a cinco voos semanais que ligam Lisboa a Moscovo, revelou hoje o director de vendas da empresa.

O responsável da TAP, Carlos Paneiro, avançou à Lusa que é arriscado lançar esse número de voos entre as duas capitais em tempo de crise, mas sublinha trata-se de uma racionalização de meios.

"Começar com menos de cinco voos semanais seria um risco ainda maior, uma vez que um número menor não justificaria o investimento que está a ser feito para dar início a este projecto", afirmou o director de venda da transportadora aérea portuguesa, que se encontra hoje em Moscovo para apresentar este projecto na Feira Internacional de Turismo.

Este anúncio foi recebido de forma oposta pelos agentes turísticos russos e portugueses. Uns aplaudem a decisão da TAP, outros consideram o número de voos "exagerado" e há quem prefira esperar pelos resultados.

De 1975 a 2004, as ligações aéreas entre Lisboa e Moscovo eram realizadas pela Aeroflot, que as suspendeu nas vésperas do Campeonato de Futebol da Europa, sem qualquer justificação. Mais tarde, a companhia russa Krasair criou uma ligação directa semanal entre as duas cidades, que foi encerrada em 2008, por motivo de falência da empresa.

Na Feira Internacional de Moscovo estão representadas 12 empresas portuguesas de turismo e hotelaria, bem como as regiões de turismo de Lisboa, Algarve e Madeira. O ‘stand' luso conta ainda com as representações de várias agências russas que vendem Portugal como destino turístico.

O Consulado português na Rússia concedeu no ano passado 22.745 vistos, valor que as autoridades portuguesas pretendem elevar para os 50 mil.

 

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André

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« Responder #88 em: Março 20, 2009, 01:46:52 pm »
TAP cancelou 2.190 voos para reduzir custos


A TAP cancelou 2.190 voos no primeiro trimestre do ano, a maioria para destinos europeus, o que representa 8,5 por cento do total de voos da rede da companhia aérea, disse hoje à Lusa fonte oficial da transportadora.

Esta medida enquadra-se no plano de redução de custos anunciada pela companhia aérea. No ano passado, a TAP obteve uma redução de custos no montante de 70 milhões de euros em cerca de 84 medidas anunciadas pelo presidente da empresa, Fernando Pinto.

De acordo com a mesma fonte, foram cancelados os «voos com pouca procura, nos quais é mais fácil acomodar os passageiros já reservados».

«O cancelamento destes voos, se ocorrendo em simultâneo, significaria um total de 7,82 dias de operação», segundo fonte oficial da transportadora liderada por Fernando Pinto.

Fonte oficial da companhia salienta que a companhia aérea mantém «integralmente todos os destinos para onde opera».Nos dois primeiros meses do ano, o número de passageiros transportados pela TAP caiu 0,8 por cento.

A companhia aérea deverá ter encerrado o ano de 2008 com prejuízo de 200 milhões de euros.

Lusa

 

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André

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« Responder #89 em: Março 23, 2009, 12:14:23 pm »
TAP entre as cinco melhores do mundo


A TAP está incluída na lista de finalistas para os Prémios Traveler 2008, que elegem o melhor do mundo no sector das viagens.

A empresa de bandeira nacional é uma das cinco companhias aéreas incluídas pela Condé Nast Traveler na lista de finalistas para a votação de "Melhor Companhia Aérea".

A revista considera que a TAP é uma companhia muito apreciada pelos leitores da sua edição em lingua espanhola, destacando a oferta de ligações para os Açores e Madeira, a ampla rede de destinos para o Brasil e ainda as novas rotas para Moscovo, Helsínquia e Varsóvia, cuja operação tem início em Junho.

Além da TAP, destaque para outros finalistas portugueses de grande qualidade: Lisboa, na categoria de "Cidades Internacionais", o Hotel Four Seasons Ritz, nos melhores "Hotel Urbano Internacional" e R&C Quinta da Romaneira, do Douro, na categoria "Hotel Não Urbano Internacional".

Os vencedores dos prémios Traveler serão decididos através de votação directa dos leitores da publicação e divulgados na edição de Abril.

Diário Económico