REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

  • 2999 Respostas
  • 395522 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #675 em: Julho 28, 2019, 10:18:54 am »
Nome da moça, é para um amigo que se dedica a pesquisas científicas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #676 em: Julho 28, 2019, 03:29:33 pm »
Nome da moça, é para um amigo que se dedica a pesquisas científicas

Kátia Sheila dos Santos Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #677 em: Julho 29, 2019, 09:52:55 am »
O Equificio em questâo:
- É velho, nunca foi pensado no risco sismico
- A sua manutenção vai ser superior ao de um edificio novo
- Por ser um edifício antigo não possui infraestrutura, ou seja vai-se estar muito limitados na organização e implementação de soluções, exemplo instalar um simples cabo de rede num edifício onde não existe calhas técnicas. Os gabinetes vão estar onde podem estar e não onde melhor se optimiza o fluxo de trabalho das pessoas que lá trabalham. (Já trabalhei num edifício destes e para falar com o meu chefe tinha de sair para a rua percorrer todo o edifício e subir umas escadas)
- Como está numa zona próxima do rio Tejo e no centro, corre-se o risco de todas estas entidades ficarem inoperacionais em caso de tsunami, cheias, incêndio urbano. Deviado as rua adjacentes também é extremamente difícil proteger ou disponibilizar material de guerra ou pesado para o local.
- Um heliporto para evacuações ou transporte de pessoal também está muito limitado.

Concordo com muito do que disse, só não entendo os dois últimos pontos, O MDN/EMGFA são entidades de gestão e coordenação, não é uma unidade operacional, não têm que ter material de guerra pesado lá dentro, tem que ter o suficiente para a sua segurança, os meios pesados podem estar lá longe, importante é ter linhas de comunicação.

E o heliporto para evacuação também não entendo, a ambulância do INEM deve ser mais rápida a levar quem quer que seja ao hospital.

O que acho é que as unidades militares devem estar preparadas para o máximo de situações, imagine num caso de tumultos ou cerco às instalações por diversos motivos, onde é preciso assegurar a segurança das mesmas, ou por exemplo numa situação de catástrofe na cidade de Lisboa onde a circulação esteja muito condicionada, tendo a unidade um heliporto ou capacidade para receber helis consegue dar outro tipo de suporte, não só na componente militar mas também no apoio civil.

É neste sentido que vejo a necessidade de bons acessos e o tal heliporto (ou coisa parecida)
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #678 em: Julho 29, 2019, 10:11:21 am »
Não sendo eu um Engenheiro de estruturas… nem Engenheiro de qualquer tipo ou espécie, diria que isso é uma não-questão. Não ouvi o vídeo já que estou de serviço mas vou armar-me em canudo e dar o meu parecer técnico. :mrgreen:

Eu trabalho num edifício antigo (feito ainda no século 19), mas que do original só resta a fachada e pouco mais, mas que no entanto está preparado para suportar dentro dos possíveis terramotos. Para além disso, temos fibra ótica, e tudo o que há num edifício novo.

Neste caso e sabendo o estado de degradação atual e limitações arquitetónicas do mesmo, posso afirmar com alguma certeza que é o que vai acontecer neste projeto.

Vejo em inúmeros tópicos fusões/concentrações defendidas por meio mundo, mas quando se avança para algo do género, já não serve.  ???

Hoje em dia com a tecnologia é possível fazer/transformar qualquer edifício resistente a sismos (e atenção que aqui podemos estar a falar de diferentes graus de sismos 6 a 9), a questão é o quanto se vai gastar a mais para tornar o edifício efetivamente resistente. Outro problema é que normalmente os edifícios sofrem obras mas muitas vezes não passam de cosmética e não há nenhum reforço estrutural propriamente dito. Pois para fazer um reforço sísmico muitas vezes implica criar um esqueleto externo/interno de aço ou adicionar "amortecedores" ou até estruturas com cabos para manter a flexibilidade e manter a integridade da estrutural.

A questão é que apesar de Portugal estar numa zona sísmica (temos 3 placas a cruzarem-se) não temos muita frequência de sismos (o que por vezes é mau pois existe acumulação de energia que depois é libertada com efeitos mais graves), mas grande parte dessas placas estão sobre o oceano, que num sismo forte (>6) provavelmente irá criar um tsunami (que pode ser devastador ou não, para além do sismo de 1755 tivemos mais 3 ou 4 fortes e todos eles provocaram tsunamis, mais pequenos e as vezes com destruição menor mas provocaram).

Na parte da manutenção e limitação de sistemas (ex: fibra), novamente hoje em dia é possível mal ou bem fazer a instalação disso tudo, mas novamente a que custos a sua implementação e principalmente depois a  sua manutenção? É sempre possivel instalar AC's, Aquecimento, Cabos,... mas acredite fica sempre uma cagada
 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #679 em: Julho 29, 2019, 10:32:52 am »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #680 em: Julho 29, 2019, 09:50:22 pm »
Novos sites

Portal da Defesa
https://www.defesa.gov.pt/pt

Site do Recrutamento militar
https://recrutamentomilitar.bud.gov.pt/
« Última modificação: Julho 29, 2019, 09:53:42 pm por Lightning »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #681 em: Julho 29, 2019, 11:30:57 pm »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Já estão todos juntos no Restelo...é só uma transferência para a Ajuda...e assim não se cede o edificio à CML que já andava ao tempo a querer a área para eventual projeto imobiliário...assim fica o Restelo para a parte imobiliária.

Mas também quem é que nos vem bombardear???
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #682 em: Julho 30, 2019, 10:30:06 am »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Então é por isso que o Exército está dividido por 50000 regimentos...

Continuo a dizer, quando o pessoal vê inúmeros Regimentos com unidades operacionais de escalão Companhia ou Batalhões bastante incompletos, dizem que é um desperdício e defendem fusões/uniões, mas quando se vê isso mesmo, já é mau. ???

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #683 em: Julho 30, 2019, 10:36:42 am »
Não sendo eu um Engenheiro de estruturas… nem Engenheiro de qualquer tipo ou espécie, diria que isso é uma não-questão. Não ouvi o vídeo já que estou de serviço mas vou armar-me em canudo e dar o meu parecer técnico. :mrgreen:

Eu trabalho num edifício antigo (feito ainda no século 19), mas que do original só resta a fachada e pouco mais, mas que no entanto está preparado para suportar dentro dos possíveis terramotos. Para além disso, temos fibra ótica, e tudo o que há num edifício novo.

Neste caso e sabendo o estado de degradação atual e limitações arquitetónicas do mesmo, posso afirmar com alguma certeza que é o que vai acontecer neste projeto.

Vejo em inúmeros tópicos fusões/concentrações defendidas por meio mundo, mas quando se avança para algo do género, já não serve.  ???

Hoje em dia com a tecnologia é possível fazer/transformar qualquer edifício resistente a sismos (e atenção que aqui podemos estar a falar de diferentes graus de sismos 6 a 9), a questão é o quanto se vai gastar a mais para tornar o edifício efetivamente resistente. Outro problema é que normalmente os edifícios sofrem obras mas muitas vezes não passam de cosmética e não há nenhum reforço estrutural propriamente dito. Pois para fazer um reforço sísmico muitas vezes implica criar um esqueleto externo/interno de aço ou adicionar "amortecedores" ou até estruturas com cabos para manter a flexibilidade e manter a integridade da estrutural.

Citar
...o futuro Campus da Defesa irá conter as mais modernas tecnologias de construção, designadamente, eficiência energética nos sistemas de iluminação e climatização; sustentabilidade, como por exemplo o reaproveitamento das águas das chuvas para rega ou serviços sanitários; sistemas de segurança, incluindo intrusão, incêndios, videovigilância e controlo de acessos; modernas redes de comunicações; instalações técnicas adequadas às classes de segurança de cada zona do edifício.

As instalações renovadas albergarão 1300 colaboradores, distribuídos por 500 gabinetes. Prevêem-se 40 salas de reunião, um auditório principal com capacidade para 300 pessoas e um auditório secundário para 100 pessoas. O refeitório acolherá ao mesmo tempo 300 pessoas e o Bar 100 pessoas.

Para além destas estruturas de uso comum às entidades da Defesa Nacional previstas serem transferidas para o Campus da Defesa, estão previstas outras estruturas partilhadas, donde se destacam: Creche; Minimercado, Banco, Restaurantes, Ginásio, Balcão único de atendimento (interno e ao público); Vários espaços para refeição própria; Arquivo; Armazéns; Salão Nobre, Núcleo Museológico; Biblioteca; Mediateca; Centro de Dados; Salas de vídeo-teleconferência segura; Núcleo de línguas e ainda Oficinas de manutenção, Gabinete TIC, Gabinete de segurança e Gabinete médico do Campus da Defesa.

E por baixo do edifício vai ter parque de estacionamento. Acreditas que era possível fazer isso apenas com uma pintura e retoques na fachada? Não sou Engenheiro, mas acho difícil.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #684 em: Julho 30, 2019, 12:02:22 pm »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Já estão todos juntos no Restelo...é só uma transferência para a Ajuda...e assim não se cede o edificio à CML que já andava ao tempo a querer a área para eventual projeto imobiliário...assim fica o Restelo para a parte imobiliária.

Mas também quem é que nos vem bombardear???

A questão de juntar a cúpula da Defesa toda no mesmo sítio tem vantagens e desvantagens. Se em termos de eficiência e tomada de decisões se ganha tempo, também torna mais vulnerável o processo de decisões em tempo de guerra, uma vez que por norma são edifícios que estão no topo das "bombing lists". Este tipo de decisões não podem ser tomadas a pensar na "paz eterna". Têm de ser consideradas as piores condições possíveis. O problema já existia anteriormente, mas quando tomaram a decisão de mudar de local, deviam ter este tipo de considerações em mente.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #685 em: Julho 30, 2019, 03:36:34 pm »
Lusitan...em caso de conflito, com ameaça direta das fronteiras e perda do domínio do ar (espaço aéreo)...existem outros locais mais reservados, que permitirão acomodar as cupulas do processo de decisão, nem falando nos abrigos nos edificios governamentais, vários imóveis do MDN situam-se abaixo de terra, estando protegidos contra essas "intempéries" de eventuais bombardeamentos...permitindo acomodar a quem cabe o processo de tomada de decisão... é um não problema....é que no local atual, o antigo hotel do Estado Novo ainda estão mais permeávbeis.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #686 em: Julho 30, 2019, 03:50:22 pm »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Já estão todos juntos no Restelo...é só uma transferência para a Ajuda...e assim não se cede o edificio à CML que já andava ao tempo a querer a área para eventual projeto imobiliário...assim fica o Restelo para a parte imobiliária.

Mas também quem é que nos vem bombardear???

A questão de juntar a cúpula da Defesa toda no mesmo sítio tem vantagens e desvantagens. Se em termos de eficiência e tomada de decisões se ganha tempo, também torna mais vulnerável o processo de decisões em tempo de guerra, uma vez que por norma são edifícios que estão no topo das "bombing lists". Este tipo de decisões não podem ser tomadas a pensar na "paz eterna". Têm de ser consideradas as piores condições possíveis. O problema já existia anteriormente, mas quando tomaram a decisão de mudar de local, deviam ter este tipo de considerações em mente.

Os Américas são os Américas e tem nada mais que o Pentagono, e se eles podem viver com isso eu também posso.

Mas em caso de conflito com os políticos que temos são os primeiros a fugir, e o resto do pessoal competente ou refugiam-se nas antigas ruínas por baixo da cidade ou vão ter que fugir para o Geres/Açores, a resistência dificilmente será na Capital.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #687 em: Julho 30, 2019, 03:56:35 pm »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Já estão todos juntos no Restelo...é só uma transferência para a Ajuda...e assim não se cede o edificio à CML que já andava ao tempo a querer a área para eventual projeto imobiliário...assim fica o Restelo para a parte imobiliária.

Mas também quem é que nos vem bombardear???

A questão de juntar a cúpula da Defesa toda no mesmo sítio tem vantagens e desvantagens. Se em termos de eficiência e tomada de decisões se ganha tempo, também torna mais vulnerável o processo de decisões em tempo de guerra, uma vez que por norma são edifícios que estão no topo das "bombing lists". Este tipo de decisões não podem ser tomadas a pensar na "paz eterna". Têm de ser consideradas as piores condições possíveis. O problema já existia anteriormente, mas quando tomaram a decisão de mudar de local, deviam ter este tipo de considerações em mente.

Os Américas são os Américas e tem nada mais que o Pentagono, e se eles podem viver com isso eu também posso.

Mas em caso de conflito com os políticos que temos são os primeiros a fugir, e o resto do pessoal competente ou refugiam-se nas antigas ruínas por baixo da cidade ou vão ter que fugir para o Geres/Açores, a resistência dificilmente será na Capital.

os americas não t^m só o pentágono.... e nós temos outras instalações seguras....
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #688 em: Julho 30, 2019, 04:02:49 pm »
Não sendo eu um Engenheiro de estruturas… nem Engenheiro de qualquer tipo ou espécie, diria que isso é uma não-questão. Não ouvi o vídeo já que estou de serviço mas vou armar-me em canudo e dar o meu parecer técnico. :mrgreen:

Eu trabalho num edifício antigo (feito ainda no século 19), mas que do original só resta a fachada e pouco mais, mas que no entanto está preparado para suportar dentro dos possíveis terramotos. Para além disso, temos fibra ótica, e tudo o que há num edifício novo.

Neste caso e sabendo o estado de degradação atual e limitações arquitetónicas do mesmo, posso afirmar com alguma certeza que é o que vai acontecer neste projeto.

Vejo em inúmeros tópicos fusões/concentrações defendidas por meio mundo, mas quando se avança para algo do género, já não serve.  ???

Hoje em dia com a tecnologia é possível fazer/transformar qualquer edifício resistente a sismos (e atenção que aqui podemos estar a falar de diferentes graus de sismos 6 a 9), a questão é o quanto se vai gastar a mais para tornar o edifício efetivamente resistente. Outro problema é que normalmente os edifícios sofrem obras mas muitas vezes não passam de cosmética e não há nenhum reforço estrutural propriamente dito. Pois para fazer um reforço sísmico muitas vezes implica criar um esqueleto externo/interno de aço ou adicionar "amortecedores" ou até estruturas com cabos para manter a flexibilidade e manter a integridade da estrutural.

Citar
...o futuro Campus da Defesa irá conter as mais modernas tecnologias de construção, designadamente, eficiência energética nos sistemas de iluminação e climatização; sustentabilidade, como por exemplo o reaproveitamento das águas das chuvas para rega ou serviços sanitários; sistemas de segurança, incluindo intrusão, incêndios, videovigilância e controlo de acessos; modernas redes de comunicações; instalações técnicas adequadas às classes de segurança de cada zona do edifício.

As instalações renovadas albergarão 1300 colaboradores, distribuídos por 500 gabinetes. Prevêem-se 40 salas de reunião, um auditório principal com capacidade para 300 pessoas e um auditório secundário para 100 pessoas. O refeitório acolherá ao mesmo tempo 300 pessoas e o Bar 100 pessoas.

Para além destas estruturas de uso comum às entidades da Defesa Nacional previstas serem transferidas para o Campus da Defesa, estão previstas outras estruturas partilhadas, donde se destacam: Creche; Minimercado, Banco, Restaurantes, Ginásio, Balcão único de atendimento (interno e ao público); Vários espaços para refeição própria; Arquivo; Armazéns; Salão Nobre, Núcleo Museológico; Biblioteca; Mediateca; Centro de Dados; Salas de vídeo-teleconferência segura; Núcleo de línguas e ainda Oficinas de manutenção, Gabinete TIC, Gabinete de segurança e Gabinete médico do Campus da Defesa.

E por baixo do edifício vai ter parque de estacionamento. Acreditas que era possível fazer isso apenas com uma pintura e retoques na fachada? Não sou Engenheiro, mas acho difícil.

 :o bem se a garagem for de facto por baixo do edifício mais valia mandar tudo abaixo e fazer de novo, pois os custos devem ser enormes, mas provavelmente vão aproveitar a praça para fazer a garagem. O problema é se encontrarem alguns restos de romanos ou da cidade antiga, lá vai a garagem a vida e a obra fica parada uma carrada de tempo.
 

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #689 em: Julho 30, 2019, 04:17:08 pm »
Metam tudo no mesmo sítio que assim poupa-se dinheiro em bombas. Se algum dia alguém se der ao trabalho de atacar o país vão agradecer o génio imobiliário português!

Já estão todos juntos no Restelo...é só uma transferência para a Ajuda...e assim não se cede o edificio à CML que já andava ao tempo a querer a área para eventual projeto imobiliário...assim fica o Restelo para a parte imobiliária.

Mas também quem é que nos vem bombardear???

A questão de juntar a cúpula da Defesa toda no mesmo sítio tem vantagens e desvantagens. Se em termos de eficiência e tomada de decisões se ganha tempo, também torna mais vulnerável o processo de decisões em tempo de guerra, uma vez que por norma são edifícios que estão no topo das "bombing lists". Este tipo de decisões não podem ser tomadas a pensar na "paz eterna". Têm de ser consideradas as piores condições possíveis. O problema já existia anteriormente, mas quando tomaram a decisão de mudar de local, deviam ter este tipo de considerações em mente.

Os Américas são os Américas e tem nada mais que o Pentagono, e se eles podem viver com isso eu também posso.

Mas em caso de conflito com os políticos que temos são os primeiros a fugir, e o resto do pessoal competente ou refugiam-se nas antigas ruínas por baixo da cidade ou vão ter que fugir para o Geres/Açores, a resistência dificilmente será na Capital.

os americas não t^m só o pentágono.... e nós temos outras instalações seguras....

 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fui ao google maps ver o futuro spot do Campos da Defesa:
https://www.google.com/maps/place/Area+51+-+M%C3%A9todo+Proibido,+Unipessoal,+Lda./@38.7014427,-9.1987075,789a,35y,100.64h,2.69t/data=!3m1!1e3!4m8!1m2!2m1!1sRegimento+de+Lanceiros+2!3m4!1s0xd1ecb504172af0b:0xd975bee4564240c1!8m2!3d38.6997518!4d-9.199295

Do lado esquerdo temos o Pentágono Tuga e do lado direito a Área 51 Tuga.  ;D :mrgreen: ;D
« Última modificação: Julho 30, 2019, 05:07:22 pm por asalves »