Polícia Judiciária Militar

  • 7 Respostas
  • 3648 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Polícia Judiciária Militar
« em: Novembro 07, 2006, 10:44:26 pm »
Reportagem sobre a Polícia Militar Judiciária está a passar hoje (7 de Novembro) na edição da noite da SIC Notícias...

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5980
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 07, 2006, 10:53:43 pm »
Passou no Jornal da Noite, estive a ver se dava para sacar o video mas não encontrei.
Fiquei "parvo" por saber que são só 40 operacionais.
Potius mori quam foedari
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 07, 2006, 10:55:34 pm »
Eu vi. Muito bem.

A única pequena critica é que o aríete, no arrombamento e brecha, entrou um pouco de “esguelha”.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5980
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 07, 2006, 11:11:03 pm »
Do que eu entendi, eles não executam operações, treinam essa capacidade.
As operações são executadas por outras forças policias, eles fazem investigação, e acompanham as mesmas.
Potius mori quam foedari
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 08, 2006, 02:22:39 pm »
Não podemos desligar o numero de efectivos dessa força do “tamanho” da sua área de jurisdição e das missões que lhe estão consignadas, ou seja, muito pequena e muito poucas. Quarenta, a mim até me pareceram demais.

O básico e o grosso do serviço dessa “força” é a investigação dos pouquíssimos crimes ocorridos dentro dos quartéis e aqueles cometidos pelos militares enquanto militares (e nem todos, depende dos contornos do crime, vejam o caso recente ocorrido na marinha, investigados pela PJ).

Instalações militares temos ainda bastantes, mas quartéis dignos desse nome temos poucos e cada vez menos, não andaria muito longe se dissesse que dá um PJM por quartel, um ratio óptimo, para alem de todos sabermos e que o ambiente castrense não é de todo criminógeno. Por outro lado, com a horizontalização da justiça a quase totalidade dos crimes cometidos (fora de tempo de guerra) por militares são da jurisdição das polícias comuns e julgados em tribunais civis.

Na pratica e genericamente os PJM passam o seu tempo, ou a maior parte dele, nos gabinetes a ouvir em declarações um ou outro sargento mais “distraído ou com azar” que desviou “uma saca de batatas” (de tempos a tempos convém “apanhar” um ou outro) e os soldados contratados que resolveram dar outro rumo à vida, muitas vezes encontrando finalmente no mundo civil o que os fez ficar na tropa, ou seja, um emprego … e na tropa a violação da relação contratual/laboral chama-se deserção e é crime.

Tenham ainda presente que a esmagadora maioria das “crises” que se passam na tropa são da esfera disciplinar e não criminal.
Portanto, 40, parece-me um bom número!

cpts
::..Trafaria..::
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 08, 2006, 05:50:19 pm »
Mas já que existem que tenham uma adequada preparação. A Julgar pelas imagens da reportagem, a instrução táctica é boa e estão bem equipados. Gostei de ver a Glock 19.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1341/-3463
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 08, 2006, 06:56:04 pm »
Imagens, onde?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5980
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 08, 2006, 07:56:56 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Imagens, onde?


Aqui
http://xl.sapo.pt/noticias.html

de seguida clicar onde diz Jornal da Noite
Potius mori quam foedari