Portugal é 16º mais globalizado

  • 0 Respostas
  • 1985 Visualizações
*

Tiger22

  • Perito
  • **
  • 566
  • +1/-0
Portugal é 16º mais globalizado
« em: Março 01, 2004, 11:11:21 pm »
Expresso 2004/03/01

Citar
Portugal é o 16.º país mais globalizado do mundo, à frente da Alemanha, da Itália e do Japão, de acordo com um estudo da consultora A.T. Kearny, hoje divulgado.
 
«A boa prestação do nosso país em termos de integração económica, contacto interpessoal, conectividade tecnológica e compromissos políticos coloca-nos entre as 20 nações mais globalizadas do mundo», em 16.º lugar, lê-se no comunicado da A.T. Kearny.
 
O índice de globalização da consultora - baseado em 14 variáveis, entre as quais fluxos de capital, atracção de investimento directo estrangeiro ou tráfego telefónico - ordena 62 países que representam 96 por cento da riqueza produzida mundialmente e 84 por cento da população mundial.
 
No topo da lista dos mais globalizados está a Irlanda, seguida de Singapura, Suíça e Holanda.
 
Atrás de Portugal, em 18.º lugar, está a Alemanha, melhor do que a Itália (25.º) e do que o Japão (29.º).
 
O director da A.T. Kearney em Lisboa, Jorge Pereira da Costa, entende ser ainda «possível melhorar os níveis de globalização» em Portugal, num processo que dependerá de alterações na estrutura produtiva e de apostas na inovação.
 
O mesmo responsável refere também que os níveis de globalização e os indicadores de bem-estar e desenvolvimento social das populações estão relacionados, pelo que é desejável que o primeiro continue a melhorar.
 
A países mais globalizados está também associada uma maior longevidade de vida das pessoas, com mais saúde e onde as mulheres usufruem de maior progresso social, educacional e económico, refere o comunicado.
 
"you're either with us, or you're with the terrorists."
 
-George W. Bush-