Notícias (Forças de Segurança)

  • 716 Respostas
  • 226029 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #45 em: Fevereiro 24, 2010, 01:48:53 pm »
Há zonas do pais bem pior servidas, com uma maior e mais notória falta de pessoal.
Na minha aldeia natal as crianças nem devem saber o que é um GNR; há anos, mas muitos, que nao são vistos por lá.

O cmd regional dos Açores está deficitário em 200 elementos. Não é dos casos mais graves, para mais se tivermos em conta os baixos indices de criminalidade ai registada.
::..Trafaria..::
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #46 em: Fevereiro 24, 2010, 02:08:07 pm »
Pois é!
O pior é isso!
É que os Açores estão mal, mas na hora de reforço, há sítios piores e daí virem umas migalhas para cá a quando o fim de cada curso e ficamos sempre assim.
O buraco é de 200, mas vem sempre 30 e tal, é o número mais ou menos das saídas e o efectivo fica sempre o mesmo.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #47 em: Fevereiro 24, 2010, 02:51:06 pm »
Em Lisboa o buraco é de vários milhares... no Porto para cima de um milhar...

É claro que quando toca a distribuir o pessoal disponivel pelos varios comandos à que ter em conta muitos factores e os indices de criminalidade estão logo à cabeça.

Mas, insisto, os Açores não são - nem de longe - o pior cenário no que a efectivos diz respeito.
::..Trafaria..::
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #48 em: Fevereiro 24, 2010, 03:52:51 pm »
Sim mas embora aí no continente exista zonas com grande carência de efectivos, de certo não existirá áreas onde a esquadra fecha para os agentes disponíveis irem a ocorrências (falo só nas zonas da PSP).
É chocante, zonas que têm entre 10 mil a 14 mil habitantes terem em muitos turnos só dois agentes de serviço.
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #49 em: Fevereiro 24, 2010, 04:06:23 pm »
Depois acontece situações como essa.
Uns tempos atrás o agente de uma esquadra cá da ilha (nesse turno estavam 3 de serviço) recebe uma chamada a pedir ajuda por causa de uma rixa grave com facadas num bar, e o agente responde: não podemos fazer nada porque os meus colegas foram a um acidente.
Aí no continente quando há situações complicadas em poucos minutos chove agentes de tudo quanto é lado, pelo menos é o que me dizem alguns agentes que já passaram por Lisboa.
Aqui em São Miguel as esquadras ficam muito longe umas das outras e por isso é o desenrasca-te.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #50 em: Fevereiro 24, 2010, 08:55:05 pm »
É pá, voce nao conhece e nao lê. Leia o que eu escrevi...

E acredite, os Açores nao são de maneira nenhuma um cenário complicado, ou dos mais complicados, em termos de efectivos e da sua proporcionalidade com a criminalidade existente.

Olhe... ainda ontem falei com um amigo, soldado da GNR, que esteve sozinho e toda a noite de serviço a uma area que é pelo menos 3 vezes superior á de toda a ilha de S. Miguel.

Mas quer mais... na minha terra natal ainda nao há muito tempo se telefonássemos para a GNR a pedir auxilio eles respondiam que só iam se lhes pagássemos o taxi. ;)
::..Trafaria..::
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #51 em: Fevereiro 24, 2010, 09:39:37 pm »
Citação de: "Trafaria"
Olhe... ainda ontem falei com um amigo, soldado da GNR, ...........
Caro Trafaria, faça um esforço para separar a GNR do Exército. Na GNR o posto mais baixo é guarda e não soldado.
E já era bem tempo de isso acontecer.
http://www.scribd.com/doc/26721323?secr ... tayav4e85s
Agora um cabo de curso, parece que tem patente da PSP. :shock:
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #52 em: Fevereiro 24, 2010, 09:51:08 pm »
Caro Trafaria!
Qual é a parte de (falo só nas zonas da PSP) você não percebeu???
Não tou a falar na GNR, porque sei que algumas zonas, os postos fecham durante a noite e outros só têm um efectivo de serviço durante a mesma.
Estou a falar só nas zonas da PSP, mais concretamente no Comando de Lisboa que é por onde passam os açorianos antes de virem para cá.
E algumas das coisas que agentes que por aí passaram me dizem é que quando dá para o torto vem reforço de tudo quanto é lado, aqui não.
É que para além de faltar efectivo, cá as esquadras ficam muito longe umas das outras (tem a ver com a densidade populacional, eu sei).
No continente tem zonas piores mas é nas áreas da GNR e não falei nessa força.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #53 em: Fevereiro 24, 2010, 10:28:58 pm »
Citação de: "pxcastro"
Citação de: "Trafaria"
Olhe... ainda ontem falei com um amigo, soldado da GNR, ...........
Caro Trafaria, faça um esforço para separar a GNR do Exército. Na GNR o posto mais baixo é guarda e não soldado.
E já era bem tempo de isso acontecer.
http://www.scribd.com/doc/26721323?secr ... tayav4e85s
Agora um cabo de curso, parece que tem patente da PSP. :shock:

Pois não, o posto mais baixo da GNR já nao é soldado ... coisa estranha, não é? Sendo eles todos militares era normal que comungassem tambem da mesma designação de todos os postos da hierarquia. Que estupidez, mudar os de soldado e manter os rstantes. Nao faz sentido, coisa esquisita... difícil de entender...

De qualquer das formas o meu erro nao foi grave, pois não? é que ainda nenhum deles possui essa alteração reflectida na carteira profissional.
::..Trafaria..::
 

*

Elgeninho

  • 35
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #54 em: Fevereiro 25, 2010, 02:39:45 pm »
Que eu saiba é Soldado da Guarda Nacional Republicana e não Guarda da Guarda Nacional Republicana, mas o que se apreende aqui, estou sem palavras.
Os postos da GNR fecham durante a noite? Sim, é verdade, mas não é de agora!!!
Ficam apenas com 1 efectivo? Mentira, talvez andam a ler demais o CM ou o 24horas, ou quiça o Crime!!!

Sobre os efectivos, investem em áreas problemáticas como o Porto, Lisboa, Loures, Setúbal, Amadora, que acredito fará mais falta que nos Açores. Nem estou a falar do número de população ou residentes nas áreas, mas sim do grau de criminalidade e probabilidade de aumentar em certos bairros nas periferias do Porto, Lisboa, Loures, Setúbal, Amadora.
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #55 em: Fevereiro 25, 2010, 02:52:46 pm »
Citação de: "Elgeninho"
Que eu saiba é Soldado da Guarda Nacional Republicana e não Guarda da Guarda Nacional Republicana, mas o que se apreende aqui, estou sem palavras.
Até podes rebolar, é guarda e não soldado. http://www.scribd.com/doc/26721323?secr ... tayav4e85s
Nova lei orgânica da GNR.
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #56 em: Fevereiro 25, 2010, 02:53:51 pm »
Oh Elgeninho você entrou aqui a ferro e fogo mas com um monte de asneiras.
Eu não li no CM ou no 24horas, ou no Crime, que alguns postos passam noites só com um efectivo, eu li isso no fórum da GNR onde militares contam suas experiencias pessoais, se calhar estão a mentir não?
Na GNR já não existe a designação de soldado, agora são guardas sim.
Quanto às zonas que precisam mais de efectivos que os Açores, claro que há. Solução era umas escolas seguidas mas este governo agora deu para de dois em dois anos.
 

*

Elgeninho

  • 35
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #57 em: Fevereiro 25, 2010, 03:02:36 pm »
Citação de: "Açoriano"
Oh Elgeninho você entrou aqui a ferro e fogo mas com um monte de asneiras.

Repara o meu registo meu caro (talvez tenha trabalho a mais para estar aqui todos os dias)  :wink:
Google e Wikipedia toda a gente sabe usar.  :wink:

Sobre o soldado e guarda...a nova lei orgânica mudou os nomes, mas a simbologia é a mesma.

Já agora para terminar, gostei de estar dentro da nova esquadra da PSP Loures, ou seja, as antigas instalações da GNR de Loures, pena que não tivessem feito obras e que a chuva caí no seu interior.

Abraços
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #58 em: Fevereiro 25, 2010, 03:23:12 pm »
Citação de: "Elgeninho"
Citação de: "Açoriano"
Oh Elgeninho você entrou aqui a ferro e fogo mas com um monte de asneiras.

Repara o meu registo meu caro (talvez tenha trabalho a mais para estar aqui todos os dias)  :wink:
Um fórum serve para discutir, penso eu. :wink:
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Responder #59 em: Fevereiro 25, 2010, 03:35:50 pm »
Citação de: "pxcastro"
Os civis, não têm direito de se informarem dos concursos e das respectivas forças a que vão concorrerem? Se calhar é bom, para não fazer fracas figuras na entrevista!
Agora não pense só nos elementos das forças de segurança, pois no fórum também existem militares, ex-militares, vigilantes das empresas de segurança e muitos outros que podem não ser nada, mas gostavam de ser e que provavelmente sabem mais que muitos tachistas dessas instituições.
:wink:
A resposta é para o Elgeninho mas cito essa frase do pxcastro porque foi uma conversa acertada, discreta.
Se a pergunta era para mim, muitos que por aqui passam sabem que sou candidato e não me estou a fazer passar por elemento das FS e o que cá digo é fruto do que procuro saber, pergunto, vejo, leio e ouço.
Ao menos vou sabendo como está para onde vou tentar ir.