CM:Transf. de responsab.: SEF controla fronteiras marítimas

  • 7 Respostas
  • 3645 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
CM:Transf. de responsab.: SEF controla fronteiras marítimas
« em: Abril 09, 2007, 11:22:04 am »
Citar
Transferência de responsabilidades
SEF controla fronteiras marítimas
 
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai controlar, a partir de 23 de Abril, a entrada e saída de passageiros em 12 postos de fronteira marítima, uma função que estava até agora a cargo da Guarda Nacional Republicana (GNR).
 
De acordo com o comunicado do Ministério da Administração Interna, os postos que serão controlados pelo SEF são: Peniche, Cascais, Setúbal, Sesimbra, Aveiro, Nazaré, Olhão, Faro, Portimão, Leixões, Póvoa do Varzim e Sines.

Entre os dias 12 e 23 de Abril deve proceder-se gradualmente à transferência de responsabilidades entre as duas forças de autoridade.

A GNR tinha assumido estas funções devido à “carência de pessoal” do SEF, situação agora ultrapassada pelo “descongelamento excepcional” de 62 lugares para inspectores-adjuntos do SEF. Este serviço foi ainda dotado de novos meios tecnológicos.

Fonte: CM online
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 09, 2007, 07:47:44 pm »
Notícia interessante, bem na linha do que me disse aqui há uns anos numa segurex um responsável do SEF :wink:
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 09, 2007, 09:33:27 pm »
Esse controle ainda só não tinha passado para o SEF por falta de efectivos. Os principais PF marítimos já eram controlados pelo SEF. Alguns vão ficar em gestão integrada com as Direcções Regionais e as Delegações Regionais, indo o pessoal que faz o serviço de fiscalização e investigação passar lá uns dias, de vez em quando (não sei se me atreva a dizer férias. É melhor não).

Entre os “meios tecnológicos” destacaria a Beretta PX4 Storm, um casaco todo operacional da 5.11 e uns todo-terreno que custaram uma pipa de maça, mas que vão fazer um figuraço do caraças.

Prevê-se ainda que o SEF passe a coordenar os Postos Mistos, onde para alem da GNR e do SEF, no que toca à parte portuguesa, vai ainda haver uma representação das Alfandegas.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 09, 2007, 09:48:26 pm »
Quantas polícias/forças de segurança existem em Portugal?
PJ - Polícia Judiciária
PSP - Polícia de Segurança Pública
GNR - Guarda Nacional Republicana
PM- Polícia Marítima
SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
ASAE - Agência de Segurança Alimentar e Económica (também conta?)
Alfândegas (também conta?)
Polícias Municipais (quantas?)
Serviços Prisionais/Guarda Prisional (também conta?)
Guarda Florestal (qual é a sua situação actual face à integração na GNR?)

Será que as polícias de carácter civil não-uniformizadas (PJ, SEF*, ASAE, Alfândegas*) não poderiam/deviam estar integradas?

Não vale a pena referirmos ainda, a Polícia Judiciária Militar, a Polícia do Exército, a Polícia Aérea, a Polícia Naval e a Polícia dos Estabelecimentos da Armada :wink:

*Edição: as forças assinaladas a astericos também dispõem de uniforme, não é verdade? Contudo, como estas forças são, eminentemente, de investigação não faria sentido estarem integradas, grosso modo, numa "super-PJ"?
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 09, 2007, 10:01:28 pm »
O SEF usa farda nos Postos Mistos e nos Postos de Fronteira. A minha nem sei por onde anda, nem se ainda está actualizada.

Eu iria mais longe na junção das polícias, para que se passa-se a dizer polícia.
 

*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 16, 2007, 06:58:01 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Esse controle ainda só não tinha passado para o SEF por falta de efectivos. Os principais PF marítimos já eram controlados pelo SEF. Alguns vão ficar em gestão integrada com as Direcções Regionais e as Delegações Regionais, indo o pessoal que faz o serviço de fiscalização e investigação passar lá uns dias, de vez em quando (não sei se me atreva a dizer férias. É melhor não).

Entre os “meios tecnológicos” destacaria a Beretta PX4 Storm, um casaco todo operacional da 5.11 e uns todo-terreno que custaram uma pipa de maça, mas que vão fazer um figuraço do caraças.

Prevê-se ainda que o SEF passe a coordenar os Postos Mistos, onde para alem da GNR e do SEF, no que toca à parte portuguesa, vai ainda haver uma representação das Alfandegas.


Vi hoje, em Cascais, um desses todo-o-terreno. Era um Nissan Pathfinder, branco, luzes azuis no tejadilho, com o símbolo do SEF no capot e portas e com as palavras "Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – POLICIA". A matrícula era de Dezembro 2006. Quem o conduzia estava fardado. Há um posto de fronteira maritima na Marina de Cascais, devia vir de lá. De facto, os veículos são bonitos e fazem, tal como o foxtrotvictor disse, um "figuraço". Esperemos que os utilizem com a devida eficácia e eficiência.
Cumprimentos
 max1x1
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 21, 2007, 02:40:57 pm »
Afinal nem só o SEF tem Nissan Pathfinder. Foram comprados pelo MAI e distribuídos pela GNR, PSP e SEF. Ao SEF tocaram 13, para serviço nos Postos Mistos e Fronteiras Marítimas. Alguém sabe onde param os da GNR e os da PSP?
 

*

springo

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 21, 2007, 05:53:41 pm »
boas a todos.
 um dia destes cruzei-me com uma coluna da GNR, e de facto tinha uma série de Pathfinders, caractrizados (Gestão de Incidentes Criticos) e descaracterizados.