Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 07:50:02 pm »
Sim, o M113 aparece pelos projetos de robotização

Também chamou ao M113 obsoleto

E mesmo assim o imbecil do Gen CFT declarou a voz alta que "as lagartas são o futuro!". O que, estando claramente certo, é seguido de ordens para """modernizar""" a porcaria dos M577 em vez das Pandur de transmissões  :bang:

Gen CFT ??

A modernização dos M577 supostamente já foi "testado" no Rosa Brava, não sei é o que andaram a fazer  :mrgreen: :mrgreen:
3
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 07:46:56 pm »
SDBII quando ainda não conseguiram comprar SDB??  ::)
4
Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 07:33:57 pm »
Sobrevoo da Força Aérea Portuguesa - 50 Anos do 25 de Abril


5
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por dc em Hoje às 07:27:14 pm »
Acho que já descobri porque é que o Navpol não desaparece. No primeiro slide ele aparece como pertencendo aos serviços centrais e não estritamente à Marinha. É um navio pago com dinheiro da Marinha mas tbm com dinheiro de outros (exército?).

Na prática o navio "beneficia" todos os ramos, e por isso "conta" como capacidade conjunta. Mas na realidade, da mesma forma que já acontece com as aeronaves de transporte da FAP, como os KC colocados também na dita alínea, este beneficio inter-ramos é algo limitado, e no fim os custos de operação e manutenção são alocados ao ramo que os opera. De resto, o pagamento vem do Estado, logo não faz diferença em que alínea estão, sem ser por politiquices.

Seguindo a mesma lógica que coloca esse meio nas capacidades conjuntas, então os F-16 também têm que ser lá colocados, já que são o único meio nacional que permite contestar o espaço aéreo, impedindo que seja totalmente controlado por um adversário, o que permite que os restantes ramos realizem as suas missões. Sem os F-16, a Marinha e o Exército são meros alvos para target practice.

A LPM é em grande parte uma fantochada, e a alínea das capacidades conjuntas é absurda quando engloba meios que serão inteiramente operados por um ramo específico. Faz sentido é ter lá cibersegurança, EMGFA e coisas similares, eventualmente um comando conjunto de helicópteros.
Até porque disto, depreende-se que os restantes investimentos, não beneficiam mais nenhum ramo sem ser o próprio onde está alocado.


De resto, para mim, o LPD está completamente obsoleto, e não passa de uma megalomania para chefias que estão paradas nos anos 80/90. Além disto, a síndrome do 8 ou 80 mantém-se. De um lado chefias que querem um LPD clássico, completamente obsoleto, do outro um CEMA que só pensa numa frota de pequenos porta-drones, enquanto que a solução certa, passa por ter navios que se encontram a meio dos dois conceitos: LHD porta-drones.
6
Portugal / Re: Energias Renováveis
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 07:24:07 pm »
7
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 07:22:26 pm »
Que simpáticos. Puseram um cobertorzinho no Arpão porque as águas são mais frias. Islandeses bem.
8
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por P44 em Hoje às 07:09:25 pm »


The Portuguese Navy is currently visiting Nuuk with the submarine ARPÃO. After a short port stay, the submarine will carry out practice sailing in Greenlandic waters with the support of the inspection vessel Ejnar Mikkelsen. The exercise is expected to be completed in mid-May.

https://twitter.com/forsvaretdk/status/1783462234837983689
9
Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 06:57:16 pm »
Fabricantes europeus de automóveis elétricos lutam para recuperar o atraso em relação à China


10
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 06:50:43 pm »
Que palhaçada. E na FAP não há vozes que se oponham a aquisições tão absurdas? É que ninguém sabe para onde é que se vai fazer CAS com STs, e existem inúmeras esquadras na FAP a precisarem de verba.

"Não há verba para modernizar os Merlin", mas para um supérfluo 6º KC, já se arranjam pelo menos 100 milhões.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10