Dúvidas Polícia Aérea

  • 98 Respostas
  • 41115 Visualizações
*

ruisilva1987

  • 4
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Abril 29, 2009, 06:42:41 pm »
Citação de: "raphael"
Citação de: "ruisilva1987"
Sim, eu sei que só depende de mim, mas sabem precisar-me mais ou menos quantas vagas por ano aparecem para Oficiais PA do QP?
E sabem como é que desenrola-se esse processo todo?

É que se for para não haver hipóteses de passar do RC para o o QP não escolho a especialidade PA, é melhor escolher, Mecânico ou Meteorologista, por causa das saídas profissionais na vida cívil, é triste mas não se pode fazer só o que gostamos... Esta é a minha opinião.

É uma opinião válida e nada censurável! Qual é a sua licenciatura? Isto porque das várias licenciaturas admitidas para PA, quando no concurso para o QP há uma ordenação por prioridades.


Sou licenciado em economia, não deve de ser das que mais interessa às FA pois eles próprios têm cursos de administração.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #46 em: Abril 30, 2009, 01:05:43 pm »
Citação de: "ruisilva1987"
Sou licenciado em economia, não deve de ser das que mais interessa às FA pois eles próprios têm cursos de administração.


Interessa à FAP sim, só não é para ser oficial PA mas sim oficial TPAA.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #47 em: Abril 30, 2009, 01:38:00 pm »
Ou seja, podes obter o melhor de dois mundos, numa primeira fase concorres a Oficial PA RC, sem descurar a opção TPAA.. depois no acesso ao QP concorres a TPAA! É uma opção.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

AgentePM

  • 101
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Abril 30, 2009, 05:59:32 pm »
Considerando que apenas abrem 2 a 3 vagas por ano, para o QP, por especialidade... Ou tens cunha ou não entras para o QP!
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Abril 30, 2009, 07:32:58 pm »
Citação de: "AgentePM"
Considerando que apenas abrem 2 a 3 vagas por ano, para o QP, por especialidade... Ou tens cunha ou não entras para o QP!
Sempre que existe algum concurso com poucas vagas, seja lá para o que for, a Cunha da Silva está sempre presente é triste mas é a realidade, por mais que queiramos desmentir ou não acreditar, a verdade é essa e como diz o outro ”quem não tem padrinhos não se casa”.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #50 em: Abril 30, 2009, 09:18:16 pm »
Sim ok o fantasma dos factores A, B e C está sempre presente... mas no caso do acesso ao quadro de oficiais QP a coisa está cada vez mais dificil, ou seja, as médias são cada vez mais altas, há uma maior concorrência, já não basta ter boas notas têm de ser excelentes e como os exames exigidos para PA são da antiga área de humanísticas (bem como para TPAA) o pessoal que entra tem altas notas...
Outro factor decisivo é que todos os oficiais RC novos são licenciados e muitos optam por se sujeitar a mais 3 anos de curso mesmo já tendo uma licenciatura.
O problema também nesta tropa é que uns trabalham e outros estafam-se a trabalhar, e depois o tempo para estudo reduz-se drasticamente, limitando as possibilidades de entrar.
Na escolha da especialidade para o QP deve escolher-se a especialidade que exige o curso que tenhamos, porque em caso de empate de notas isso é factor de desempate, também imaginemos se fores agora para TPAA RC em em vez de PA, porque o curso de economia é primeira (não tenho a certeza) prioridade para TPAA, tem também mais uma percentagem abonatória na média final.O factor A, B e C (Alavanca, Barrote e Cunha) por exemplo penso eu, que no ultimo concurso beneficiou toda a gente...porque deixou de ser necessário fazer testes fisicos na AFA no concurso, contabilizam-se os testes fisicos anuais realizados nas unidades de origem... e este ano a história repete-se.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Antero

  • 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Maio 03, 2009, 05:47:36 pm »
Antes de mais, quero deixar um cumprimento a todos os participantes do fórum. Numa apresentação rápida, o meu nick é também o meu nome  :wink: estou neste momento a terminar o 4º ano na licenciatura de Desporto e Educação Fisica na Universidade do Porto, tenho 22 anos, e pretendo no final do curso concorrer para Oficial de P.A em RC. Tenho vindo a informar-me e salvo erro neste concurso para RC a minha licenciatura não será privilegiada em relação a outras áreas de estudo... confirma-se esta informação, ou estou mal informado?  E num futuro concurso para QP?

Agradeço desde já a disponibilidade para me responderem.
Cumprimentos Antero R.
 

*

Antero

  • 2
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Maio 18, 2009, 02:14:47 am »
Ninguém me sabe elucidar relativamente à minha questão? abraço
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #53 em: Maio 18, 2009, 06:26:52 pm »
Citação de: "Antero"
Ninguém me sabe elucidar relativamente à minha questão? abraço


Existem vários oficiais da PA que são licenciados em educação física, mas desconheço se isso lhes confere algum previlégio para concorrer ao QP.

Mas existem outros oficiais com esse curso que não são PA mas sim RHL (Recursos Humanos e... (Logistica ?)) são licenciaturas de interesse à FAP mas cujo curso não existe dentro da Força Aérea, tipo dentista, psicólogo, educação física, e outros, esses oficiais vão exercer a sua licenciatura, no caso da educação física são colocados nas Secções de Educação Fisica e dão aulas de educação física, os psicologos vão para os gabinetes de psicologia, os dentistas vão para o hospital ou centros de saude, etc, etc
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #54 em: Maio 18, 2009, 08:16:24 pm »
Pois mas também tens muitas das vezes PA's com o curso de educação física colocados em posições que um RHL desempenharia bem.. e estão lá... porque sim!! :twisted: mas isso é um mero pormenor!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

tiagu25

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Maio 20, 2009, 04:14:24 pm »
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #56 em: Maio 20, 2009, 05:36:33 pm »
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


... bom o teu objectivo passa por qual especialidade... e já agora por qual Ramo?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20064
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
(sem assunto)
« Responder #57 em: Maio 20, 2009, 05:43:18 pm »
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


12?! :shock:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #58 em: Maio 20, 2009, 07:25:50 pm »
Citação de: "tiagu25"
resumindo....com o 12 ja posso ser ofcial dos quadros permanentes certo???
ja agra podem-me dizer como sao os testes para ingressar pos quadros??


Não há nenhum oficial QP com o 12º, são todos licenciados simplesmente porque o proprio curso de oficial/QP na AFA (ou CLTMA) é uma licenciatura.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #59 em: Maio 20, 2009, 09:52:41 pm »
acho que a ideia do tiagu25 era ingressar directamente na Academia... assim sendo com o 12º podes concorrer à AFA, mas com 25anos (deduzo pelo nick) já não dá...
A única hipótese com o 12º ano para ser oficial penso que só Piloto RC (espero não estar a dar um daqueles valentes tiros no pé), mas pelo menos era...
De qualquer modo este tópico é dúvidas da Policia Aérea....
Um abraço
Raphael
__________________