C-295 M na FAP

  • 958 Respostas
  • 324326 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #195 em: Janeiro 23, 2008, 09:27:04 pm »
R.I.P
 

*

Ricardo Pinheiro

  • Membro
  • *
  • 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #196 em: Janeiro 24, 2008, 08:51:00 am »
Publicação: 24-01-2008 08:07
Avião despenha-se na Polónia
Dezanove mortos em acidente com aparelho militar
Dezanove pessoas morreram quarta-feira à noite quando um avião polaco de transporte militar EADS Casa se despenhou na aterragem no aeroporto de Miroslawiec, indicou a Força Aérea Polaca.
Lusa

"Nenhuma pessoa sobreviveu ao acidente", afirmou à imprensa o porta-voz do aeroporto de Miroslawiec, Bogdan Ziolkowski.

Segundo a força aérea polaca, 19 militares seguiam a bordo do aparelho.

"Quinze passageiros e quatro membros da tripulação encontravam-se a bordo do aparelho", afirmou o porta-voz da força aérea, o coronel Wieslaw Grzegorzewski.

Durante várias horas após o acidente, que ocorreu às 19:10 locais (18:10 em Lisboa), existiu muita confusão sobre o número de pessoas que seguia a bordo do aparelho.

As primeiras informações apontavam para 23 mortos, os sapadores de bombeiros anunciaram posteriormente 10 vítimas mortais e a força aérea avançou numa primeira fase com o número de 18 mortos.

Segundo os bombeiros, o avião, um EADS Casa C-295M, chocou com o solo quando se preparava para pousar na pista. Despenhou-se num terreno arborizado, provocando um incêndio.

O avião embarcara em Varsóvia quase duas dezenas de oficiais que participavam numa conferência anual sobre a segurança de voos organizado pela Força Aérea polaca.

Antes de chegar a Miroslawiec, o avião fez escalas em Krzesiny (ocidente) e em Powidz (norte), onde desceram vários passageiros, segundo as fontes militares.

A Polónia comprou nos últimos anos dez exemplares do EADS Casa, um aparelho de transporte táctico e logístico de tropas e de material, capaz de embarcar 71 soldados ou uma carga máxima de 9.250 quilogramas.

O primeiro-ministro, Donald Tusk, e o ministro da Defesa, Bogdan Klich, deslocaram-se quarta-feira à noite ao local do acidente enquanto o presidente polaco Lech Kaczynski, numa visita oficial à Croácia, anunciou que vai regressar ainda hoje ao país.

Segundo o site de Internet da EADS Casa, desde o início da comercialização do aparelho em 2001, 50 unidades foram vendidas às Forças Aéreas de seis países: Portugal, Espanha, Polónia, Jordânia, Argélia e Brasil.
 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #197 em: Janeiro 24, 2008, 11:25:26 am »
Descansen todos en Paz.  :sil:
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #198 em: Janeiro 24, 2008, 01:09:18 pm »
Sabe-se agora que o C-295M que se despenhou ontem era o "019" e que, infelizmente, estão contabilizadas entre 19 e 20 vítimas mortais, naquele que é considerado o pior desastre aéreo militar na Polónia desde há três décadas.  :(

 
Citar
Polish military plane crashes

WARSAW, Poland January 23, 2008, 11:46 pm ET

A Polish military plane carrying 20 passengers and crew crashed in flames in northwestern Poland, killing all aboard including an air force general, Prime Minister Donald Tusk said Thursday. The plane, with 16 members of the Polish armed forces and four crew members aboard, was approaching an air base at Miroslawiec shortly after 7 p.m. Wednesday when it went down in a forested area, officials said.

"Soldiers, husbands, and fathers have died, and that is the most tragic result of this catastrophe," said Tusk. He called it a "huge loss for the Polish air force." The passengers, who were returning from a flight safety conference, included air brigade commander Brig. Gen. Andrzej Andrzejewski and Col. Jerzy Pilat, commander of the Miroslawiec base, said Defense Minister Bogdan Klich. The military branches and ranks of the other victims weren't immediately available. Tusk said it particularly lamentable that the victims "were returning to their units from a conference devoted" to flight safety.

The Spanish-built CASA C-295M transport plane was about 2 miles from the airstrip when it clipped trees on its approach, crashed into a wooded area and burst into flames, officials said."We don't know what the cause of the crash was right now," Maj. Bogdan Ziolkowski, a spokesman for the base, told The Associated Press. Tusk said emergency crews were still looking for the black box in their effort to clarify what went wrong.

The plane had more people on board when it took off from Warsaw, but had already landed at three other military airports. It had two more planned stops in Swidwin and Krakow. Polish media were describing the accident as one of the worst military disasters in more than three decades. President Lech Kaczynski was cutting short a visit to Croatia to return to Poland on Thursday, a spokesman said.

A Polish military expert, Grzegorz Holdanowicz, said it was the first air disaster involving a CASA C-295M, a plane he called one of the safest in the Polish air force. The Polish military also uses the plane type in Iraq and in Afghanistan, where it supports the U.S.-led operations. The pilots of Wednesday's flight were from a transport squadron based in Balice, near Krakow, that had flown in Iraq and Afghanistan, the squadron spokesman, Cpt. Piotr Jaszczuk said.




EADS-CASA C-295M "019" (S-019)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #199 em: Janeiro 24, 2008, 03:13:06 pm »
Que descansem todos em paz.
Cumprimentos
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #200 em: Janeiro 24, 2008, 07:00:42 pm »
:Soldado2:

Quando as causas forem apuradas, espero que todos os operadores do C-295, incluindo a FAP, serão informados de todos os detalhes. Imagino que é o que está previsto nestas situações.
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #201 em: Janeiro 24, 2008, 07:43:23 pm »
Las primeras noticias, hablan de que el avion al descender para tomar tierra, impacto con unos arboles a pocos metros de la pista.........

Esperamos mais noticias....... :?
 

*

Raul Neto

  • Membro
  • *
  • 259
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #202 em: Janeiro 24, 2008, 09:16:40 pm »
:Soldado2:
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #203 em: Janeiro 25, 2008, 10:58:42 am »
Citar
Polónia: Sistema de ajuda à aterragem avariado na altura do acidente que matou 20 militares    

   Varsóvia, 25 Jan (Lusa) - O sistema de ajuda à aterragem (ILS) estava  avariado no aeroporto de Miroslawiec, no noroeste da Polónia, onde um avião  de transporte militar se despenhou quarta-feira à noite provocando 20 mortos,  indicou quinta-feira um porta-voz da Força Aérea.  

     

   "O sistema ILS (Instrument Landing System) não estava a funcionar. O  piloto avisou que não via bem a pista e fez uma segunda tentativa de aterragem",  afirmou à rádio pública o porta-voz da Força Aérea, Wieslaw Grzegorzewski.  

     

   Vinte militares, entre os quais altos responsáveis da Força Aérea polaca,  morreram num acidente com um EADS Casa C-295M, que se despenhou devido ao  mau tempo a 800 metros da pista de aterragem.  

     

   Segundo Grzegorzewski, não é possível atribuir a causa da catástrofe  à avaria do sistema ILS no aeroporto de Miroslawiec.  

     

   As equipas de salvamento anunciaram ter encontrado quinta-feira a caixa  negra do aparelho, que deverá ajudar os investigadores a determinar a causa  do acidente.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

bruno_dias

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #204 em: Janeiro 26, 2008, 03:37:27 pm »
Citação de: "old"
Comparacion entre el volumen del C27J y el C295:



um comparativo portugues
http://www.areamilitar.net/Analise/anal ... Materia=16
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #205 em: Janeiro 26, 2008, 07:53:30 pm »
Citação de: "Lancero"
Citar
Polónia: Sistema de ajuda à aterragem avariado na altura do acidente que matou 20 militares    

   Varsóvia, 25 Jan (Lusa) - O sistema de ajuda à aterragem (ILS) estava  avariado no aeroporto de Miroslawiec,    

     
   "O sistema ILS (Instrument Landing System) não estava a funcionar. O  piloto avisou que não via bem a pista e fez uma segunda tentativa de aterragem",  afirmou à rádio pública o porta-voz da Força Aérea, Wieslaw Grzegorzewski.  

     

    devido ao  mau tempo      

   


Mal tiempo...................ILS del aeroporto averiado.............piloto no ve la pista..............2º intento de aterrizaje........

Parece ser que el avion no tuvo nada que ver en el accidente.........
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5395
  • Recebeu: 5331 vez(es)
  • Enviou: 3515 vez(es)
  • +10060/-2642
(sem assunto)
« Responder #206 em: Janeiro 27, 2008, 06:28:27 pm »
Consequência natural do acidente com o C-295M polaco.

Citar
DATE: 25/01/08
SOURCE: Flightglobal.com

Poland grounds C-295 transports after 20 killed in crash
By Bartosz Glowacki

Polish air force commander Lt Gen Andrzej Blasik has ordered the service's remaining EADS Casa C-295 tactical transports to be grounded until further notice while an investigation takes place into the cause of a crash on 23 January. The Polish defence ministry says all four crew members and 16 passengers on board the C-295 died when the aircraft - assigned to the air force's 13th Air Transport Squadron - crashed into a forest about 1.7km (1nm) short of the runway at Miroslawiec air base.

Aircraft 019 had been flying a planned course from Warsaw to Krakow via the air force's bases at Powidz, Poznan-Krzesiny, Miroslawiec and Swidwin, and was carrying delegates returning from an annual aviation safety conference in the Polish capital. Among those killed were high-ranking officers including base and squadron commanders and technical chiefs from several air force units. The accident happened at 19:07 local time, when the cloud base at Miroslawiec was 295ft (90m), visibility was 3km and there was a haze over the airfield. According to air traffic control reports, the aircraft's pilot performed a go-around because of lack of visibility of the airstrip, but during the second approach, reported: "I see the airstrip."

The Polish air force confirms that the base's instrumented landing system was faulty at the time of the crash, restricting the pilot to using only the precision approach radar, but it adds: "The malfunction of the ILS was not a reason for the crash." Aircraft 019 was one of the newest transports delivered to the Polish air force, and had logged more than 300 flight hours since entering service last August. It was one of 10 C-295s to have entered Polish service since 2003, and its loss is the first involving the Spanish-designed type. Polish examples have so far logged more than 9,500 flight hours, including 4,500 flown last year, and late last year the service confirmed an order for two more of the aircraft.

:arrow: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... crash.html


O "019" no Aeroporto de Varsóvia, em Novembro de 2007
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1611 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +927/-7195
(sem assunto)
« Responder #207 em: Fevereiro 04, 2008, 09:00:33 pm »
Alguém poderá ter a bondade de nos informar sobre a capacidade de transporte de armas do Persuader?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #208 em: Fevereiro 04, 2008, 09:37:12 pm »
Citação de: "Luso"
Alguém poderá ter a bondade de nos informar sobre a capacidade de transporte de armas do Persuader?


O Persuader tem seis pontos de fixação de armas debaixo das asas, dois capazes de levar até 800 kg´s, dois até 500 kg´s e outros dois até 300 kg´s.
 

http://www.eads.com/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
(sem assunto)
« Responder #209 em: Fevereiro 05, 2008, 11:58:01 am »
Se ve la luz, el aviao no fue culpable:

Citar
Los aviones CASA de Polonia vuelven a volar tras la catástrofe aérea

Los aviones de transporte CASA que tiene el ejército polaco vuelven a estar operativos tras varios días en tierra, durante los que fueron sometidos a una revisión técnica después de que uno de estos aparatos, de fabricación española, se estrellase el pasado 23 de enero y muriesen veinte militares.

La revisión llevada a cabo por los expertos descarta cualquier problema en los nueve aviones CASA C295M de los que dispone Polonia, confirmó hoy a EFE el portavoz de la fuerza aérea de este país, Wieslaw Grzegorzewski.  

Estos aviones son los utilizados habitualmente por el ejército polaco para el traslado de tropas y el suministro de sus bases en Irak y Afganistán.

El anuncio del ejército del aire echa por tierra las especulaciones de los medios de comunicación locales, que aventuraron que el accidente en el que perecieron los veinte militares podría haberse producido por fallos en el sistema operativo del aparato, adquirido por el ejército de este país a la empresa española en 2001.  

Grzegorzewski también anunció que, a partir de ahora, se endurecerán los requisitos técnicos y las medidas de seguridad antes de cada despegue de uno de estos aparatos de transporte, así como el estado del piloto y las horas de vuelo previas.

Mientras, la comisión de investigación del ministerio de Defensa sigue estudiando las causas de la tragedia aérea, la más importante sucedida en Polonia en los últimos treinta años, y todo parece apuntar ahora a un error humano del piloto como la causa principal, destacaron hoy los principales periódicos del país.  

En la noche del pasado 23 de enero un avión C295 que provenía de Varsovia se estrelló al intentar aterrizar en el aeropuerto de Miroslawiec (este del país), provocando la muerte de sus veinte ocupantes, 19 de ellos oficiales que regresaban de una conferencia sobre seguridad en los vuelos, incluido uno de los generales de brigada más importantes del ejército del aire.



Terra Actualidad - EFE