Líder espiritual do HAMAS morto por Israel

  • 9 Respostas
  • 4896 Visualizações
*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Líder espiritual do HAMAS morto por Israel
« em: Março 22, 2004, 03:22:26 pm »
Citar
Ataque israelita mata líder espiritual do Hamas[/size]
 
  AFP, AP
Um raide da aviação israelita matou esta noite o líder espiritual e fundador do movimento islâmico Hamas, o "sheik" Ahmed Yassin. Sete outras pessoas morreram na sequência do ataque, que motivou a ira dos palestinianos que se manifestam nas ruas, em luto. As Brigadas Ezzedine Al-Qassam, o braço militar do Hamas, já prometeram vingança sob a forma de um "tremor de terra".

O braço militar do Hamas promete matar "centenas" de israelitas para vingar o assassínio do seu líder espiritual. "Aquele que tomou a decisão de assassinar o «sheik» Ahmed Yassin decidiu de facto matar centenas de sionistas", dizem as Brigadas Ezzedine Al-Qassam em comunicado.

No mesmo documento lê-se uma ameaça velada aos Estados Unidos. Os fundamentalistas aludem ao facto de Israel ser apoiado por Washington: "os sionistas não perpetraram este acto sem obter a autorização da administração norte-americana e esta deve assumir a responsabilidade por este crime".

As Brigadas Ezzedine Al-Qassam precisam que a vingança do assassínio do idoso fundador do Hamas, tetraplégico desde os doze anos e morto aos 67, vai ultrapassar os territórios palestinianos e de Israel.

Entretanto, o Exército israelita decidiu impor um cerco aos territórios palestinianos da Cisjordânia e de Gaza.

O fundador do Hamas foi abatido esta madrugada, quando era levado na sua cadeira de rodas desde a mesquita do seu bairro de Sabra, em Gaza, para casa. O ataque ocorreu logo após as orações matinais e o helicóptero Apache do exército israelita serviu-se de três mísseis para atingir o seu alvo.

Mal os mísseis atingiram a rua, onde dezenas de fiéis saudavam Yassin, o caos instalou-se. Pedaços de carne e de estilhaços salpicaram a rua e as casas, segundo descreve a Associated Press. Muitas janelas partiram-se e uma poça de sangue ficou onde apenas se viam destroços da cadeira do "sheik". Além de alguns guarda-costas, o ataque matou civis e feriu 17 pessoas, entre os quais, segundo a AFP, dois filhos de Yassin.

A rádio pública israelita avançava esta manhã que o primeiro-ministro Ariel Sharon deu pessoalmente a ordem para matar Yassin e supervisionou o ataque.

Ameaças no rescaldo

O líder palestiniano Yasser Arafat classificou o ataque como "um crime bárbaro" e decretou já três dias de luto pela morte de Yassin nos territórios palestinianos. O primeiro-ministro palestiniano, Ahmad Qorei, condenou também "o grande crime atroz" que tirou a vida ao fundador do Hamas.

À semelhança das ameaças do Hamas, também outros grupos radicais palestinianos avisaram Israel das futuras represálias. Este assassínio "vem reforçar a união nacional palestiniana", diz em comunicado a direcção palestiniana.

Abdel Aziz Al-Rantissi, dirigente do Hamas, declarou "guerra aberta" aos "homicidas, criminosos e terroristas" que mataram o líder espiritual do movimento. "Não será uma vingança, será guerra aberta", avisou, em declarações à televisão Al-Arabya.

O luto afecta toda a vida palestiniana. Muitas escolas encerraram portas e a rádio palestiniana passa versos do Corão, em sinal de lamento. Em torno do bairro de Sabra, centenas de muçulmanos choram a morte do "sheik".


- http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1189160
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 22, 2004, 05:16:43 pm »
Um acto que serve para angariar mais jovens suícidas e levantar mais ódios ainda, isto não tem fim mesmo, enfim...

Um pouco off-topic, os jornalistas não se cansam de referir misseis isto misseis aquilo, não se trataram de rockets sem guiação? Custa-me a crer que usaram 3 hell-fires para rebentar com um idoso numa cadeira de rodas...  :?
"History is always written by who wins the war..."
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 22, 2004, 06:06:44 pm »
Citar
Um acto que serve para angariar mais jovens suícidas e levantar mais ódios ainda, isto não tem fim mesmo, enfim...

Basicamente é isso Komet  :shock:  E tinham mesmo que usar hélis de ataque??  :wink:  ) para destruir alvos palestinianos, embora normalmente sejam usados contra veículos. Mas é possível que sejam na realidade rockets e que os jornalista esteja enganado. De qualquer maneira, mesmo assim é um bocado "overkill"  :shock:
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 22, 2004, 09:02:11 pm »
Para além de concordar  com tudo o que o Komet e o JNSA disseram, qto aos mísseis /rockets:

provavelmente tratou-se de um TOW. Os israelitas não têm problemas nenhuns em "desperdiçá-los" nestes tipo de ataques, e preferem-nos aos Hellfires ( tb os usam  :P  :P ) por causa da capacidade de controlo humano no TOW até ao fim da trajectória.

Há um tempo veio um artigo bastante bom na AFM sobre os helis israelitas, onde se descreviam estas operações.

Os Spike ( excelente míssil) parece que não chegaram a ser usados nos helis porque:a) não têm o poder devastador dos Hellfire e b) são mais caros que os TOW que são usados nesta guerra urbana...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 22, 2004, 10:39:08 pm »
Se o dito xeque era só o ideólogo do Hamas, a sua morte é uma asneira monumental, pois morto vai causar mais prejuízo a Israel do que vivo, pelos motivos já referidos. Ainda se fosse o chefe operacional ou qualquer coisa no género ainda se podiam perceber os argumentos israelitas, mas disparar 3 mísseis para matar um tipo numa cadeira de rodas, é coisa que não lembra ao diabo !

Não consigo perceber a estratégia (?) do sr. Sharon, além de responder à bruta e desproporcionadamente muitas das vezes, não parece ter mais objectivos nenhuns.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 22, 2004, 11:02:01 pm »
"disparar 3 mísseis para matar um tipo numa cadeira de rodas, é coisa que não lembra ao diabo !"

Não sei...
Dizem que o velhinho era rápido naquela cadeira!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 22, 2004, 11:04:31 pm »
Caros amigos, se tetraplégico desde os 12 o homem conseguiu ter 10 filhos... então nem imagino o que conseguiria fazer com uma cadeira de rodas.  :lol:  :lol:

( Estou-me a rir mas não tem piada nenhuma... )
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 22, 2004, 11:06:19 pm »
Citar
"disparar 3 mísseis para matar um tipo numa cadeira de rodas, é coisa que não lembra ao diabo !"

Não sei...
Dizem que o velhinho era rápido naquela cadeira!


 :lol:  :G-beer2:  :G-Ok: [/b]
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 22, 2004, 11:13:51 pm »
LOL voçês são terríveis  :lol:
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 23, 2004, 06:01:41 pm »
"Já não me ria tanto com um post há muito tempo, Luso. Brilhante... Simplesmente brilhante"

Eu sei, eu sei...   :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...