OTAN quer aumentar capacidade

  • 0 Respostas
  • 2225 Visualizações
*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
OTAN quer aumentar capacidade
« em: Junho 09, 2006, 10:30:17 pm »
Citar
Organização pretende ter 300 mil homens para realizar operações em qualquer altura

A OTAN deve ter capacidade para realizar duas operações militares de envergadura e seis mais pequenas, envolvendo um máximo de 300 mil homens, em qualquer altura, declarou o porta-voz da Aliança, citando um documento dos ministros da Defesa, que se reuniram em Bruxelas.
A OTAN deve preparar-se para “realizar simultaneamente até duas operações de envergadura, do tamanho de um corpo do exército, ou seja, com 60 mil homens, e seis operações mais pequenas, do tamanho de uma divisão, ou seja, de 20 a 30 mil homens”, indicou ontem o porta-voz, James Appathurai, numa conferência de imprensa, após uma reunião dos ministros da Defesa da Aliança Atlântica.
Na sua configuração máxima, tratar-se-ia de cerca de 300 mil homens.
Fontes diplomáticas à margem da reunião dos ministros da Defesa da OTAN, que decorreu ontem em Bruxelas, sublinharam contudo que se tratava de um limiar teórico e “optimista”.
Este nível de ambição figura num documento, intitulado «Linhas directrizes ministeriais», que foi aprovado pela manhã no quadro da Comissão dos Planos de Defesa da OTAN, adiantou o porta-voz.
Esta instância agrupa todos os países da OTAN, com excepção da França, que abandonou a estrutura militar integrada da Aliança Atlântica nos anos 60.
O documento fixa “o nível de ambição da OTAN” e serve de base aos planificadores da Aliança.
“Já não temos necessidade de nos preparar para uma única grande guerra. Temos que nos preparar para realizar uma diversidade de operações ao mesmo tempo”, referiu o porta-voz, sublinhando que o documento tem em conta novas ameaças à segurança no mundo, relacionadas por exemplo com o terrorismo.
Interrogado sobre se seria realista pensar que a OTAN poderia estacionar simultaneamente 300 mil homens, o porta-voz recordou que, no seu conjunto, os países da Aliança contam com cerca de 1,4 milhões de militares.
O documento aprovado ontem fixa também objectivos orçamentais, raramente atingidos até aqui, nomeadamente, que os países da OTAN consagrem 2 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) à defesa. Apenas sete dos 26 países membros o fazem actualmente, disse o porta-voz.
Actualmente, a OTAN tem cerca de 30 mil soldados envolvidos em missões, sobretudo na Europa e Ásia.
 
Potius mori quam foedari