Notícias da FAP

  • 1269 Respostas
  • 362581 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Notícias da FAP
« Responder #465 em: Abril 28, 2017, 05:18:09 pm »
Desculpem meter o bedelho, mas seja como for foi mais uma prestação espectacular da FAP e das suas tripulações.  :G-beer2:

Só uma visão de um ângulo ligeiramente diferente daquele que tem estado aqui a ser debatido nos últimos posts em relação à necessidade da formação ou existência de uma unidade tipo PJ's na FAP, que é um assunto interessante se tivermos em conta as dimensões da nossa FIR e ZEE: não seria mais interessante, sobretudo para os EH101 Merlin (e também C-295M) estacionados na BA4, dotá-los finalmente das lanças de reabastecimento em voo de modo a poder aumentar o seu alcance em missões mais longínquas a Oeste das Flores e Corvo?

Poder-se-iam adquirir e instalar pelo menos dois pods de reabastecimento hose & drogue aquando da aguardada modernização da frota C-130, algo que mais tarde, e com a mais que certa escolha pelo KC-390, será uma capacidade que esta aeronave possuirá de origem. Além disso é comum nas Lajes encontrarem-se várias aviões-tanque Hércules norte-americanos dos mais variados ramos em apoio a destacamentos transatlânticos, e por isso creio que numa situação de emergência não deveria haver problema em activar um desses meios em apoio às nossas aeronaves de socorro.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Crypter

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Notícias da FAP
« Responder #466 em: Abril 28, 2017, 05:31:27 pm »
Desculpem meter o bedelho, mas seja como for foi mais uma prestação espectacular da FAP e das suas tripulações.  :G-beer2:

Só uma visão de um ângulo ligeiramente diferente daquele que tem estado aqui a ser debatido nos últimos posts em relação à necessidade da formação ou existência de uma unidade tipo PJ's na FAP, que é um assunto interessante se tivermos em conta as dimensões da nossa FIR e ZEE: não seria mais interessante, sobretudo para os EH101 Merlin (e também C-295M) estacionados na BA4, dotá-los finalmente das lanças de reabastecimento em voo de modo a poder aumentar o seu alcance em missões mais longínquas a Oeste das Flores e Corvo?

Poder-se-iam adquirir e instalar pelo menos dois pods de reabastecimento hose & drogue aquando da aguardada modernização da frota C-130, algo que mais tarde, e com a mais que certa escolha pelo KC-390, será uma capacidade que esta aeronave possuirá de origem. Além disso é comum nas Lajes encontrarem-se várias aviões-tanque Hércules norte-americanos dos mais variados ramos em apoio a destacamentos transatlânticos, e por isso creio que numa situação de emergência não deveria haver problema em activar um desses meios em apoio às nossas aeronaves de socorro.

Completamente de acordo quanto á prestação da FAP e também quanto á aquisição desse equipamento de reabastecimento!!

A nossa FIR de Santa Maria é enorme, essas valências só tornariam mais capazes as aeronaves/tripulações envolvidas nas missões SAR, e tornariam possível alguns salvamentos que de outra forma não o são devido aos raios de acção  actuais dessas mesmas aeronaves, digo eu em Grego, mas é melhor assim, enquanto não estiver em apuros nenhum familiar de Ministro ou afins, non passa nada !!!!

PS : se calhar essa compra excede o Plafond dos 20 milhões e, desse modo...........não há nada p´ra ninguém !!!!

Abraços
« Última modificação: Abril 28, 2017, 05:35:10 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: Notícias da FAP
« Responder #467 em: Abril 28, 2017, 05:46:19 pm »
A boa prestação da FAP e da Armada em missões SAR são a norma, por isso o pessoal já nem liga... :-[
A criação disto ou aquisição daquilo... não sou eu que decido nem o Lightning, mas é sempre uma forma de puxar a cabeça e pensar em possíveis soluções. Quem de direito é quem decide e se não fosse assim até seria mau. :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Notícias da FAP
« Responder #468 em: Abril 28, 2017, 06:03:05 pm »
Só uma visão de um ângulo ligeiramente diferente daquele que tem estado aqui a ser debatido nos últimos posts em relação à necessidade da formação ou existência de uma unidade tipo PJ's na FAP, que é um assunto interessante se tivermos em conta as dimensões da nossa FIR e ZEE: não seria mais interessante, sobretudo para os EH101 Merlin (e também C-295M) estacionados na BA4, dotá-los finalmente das lanças de reabastecimento em voo de modo a poder aumentar o seu alcance em missões mais longínquas a Oeste das Flores e Corvo?
x2  :G-Ok:

Poder-se-iam adquirir e instalar pelo menos dois pods de reabastecimento hose & drogue aquando da aguardada modernização da frota C-130
O melhor seria investir igualmente em kits de reabastecimento aéreo para os C-295M; isto porque que à partida existem mais aeronaves disponíveis, já existe destacamento nas ilhas e não iria estar a tirar C-130s/etc. para as missões SAR.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Notícias da FAP
« Responder #469 em: Abril 28, 2017, 10:53:36 pm »
Além disso é comum nas Lajes encontrarem-se várias aviões-tanque Hércules norte-americanos dos mais variados ramos em apoio a destacamentos transatlânticos, e por isso creio que numa situação de emergência não deveria haver problema em activar um desses meios em apoio às nossas aeronaves de socorro.

Eu acho que não podemos  contar com isso, primeiro nem é assim tão comum aparecerem reabastecedores KC-130 nos Açores, é muito mais comum ver reabastecedores KC-135 o que não serve a helicópteros, e mesmo que por sorte algum KC-130 estivesse nos Açores quando precisássemos, os aviões não são das tripulações, são dos governos/Ramos militares, se estiver a regressar aos EUA, ainda acredito que pudesse ser, mas se ele estiver a ser projectado para algum TO, ficar mais um dia nos Açores pode provocar vários atrasos noutras forças que estejam a ser projectadas com o apoio desse meio, que estejam à espera de ser rendidas, etc.

Um reabastecedor também é uma boa ideia, seja nosso ou aliado, mas tem que estar disponível para isso, por exemplo, podia ser um da USAF, que eles destacassem nos Açores, ou que estando nos EUA pudesse ser enviado para os Açores rapidamente em caso de necessidade, mas tem que estar planeado, feito em cima do joelho não, que isto não é pedir boleia a um amigo, ele até pode dar várias boleias, mas basta uma vez ele por qualquer razão negar-se e nós mal habituados ainda vamos dizer que a culpa é dele.
« Última modificação: Abril 28, 2017, 10:55:07 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5400
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3522 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Notícias da FAP
« Responder #470 em: Abril 29, 2017, 12:31:34 pm »
Eu acho que não podemos  contar com isso, primeiro nem é assim tão comum aparecerem reabastecedores KC-130 nos Açores, é muito mais comum ver reabastecedores KC-135 o que não serve a helicópteros, e mesmo que por sorte algum KC-130 estivesse nos Açores quando precisássemos, os aviões não são das tripulações, são dos governos/Ramos militares, se estiver a regressar aos EUA, ainda acredito que pudesse ser, mas se ele estiver a ser projectado para algum TO, ficar mais um dia nos Açores pode provocar vários atrasos noutras forças que estejam a ser projectadas com o apoio desse meio, que estejam à espera de ser rendidas, etc.

Pensei melhor depois de ter escrito isso e de facto tens toda a razão. Estava a falar em circunstâncias excepcionais, a tal situação de emergência que referi, mas a responsabilidade SAR é exclusivamente nossa. Assunto encerrado nesse aspecto, e também, julgo eu, quanto à possibilidade de virmos a ter na Força Aérea capacidade de reabastecimento em voo até à possível compra do KC-390.

Quanto à presença de aeronaves KC-130 nas Lajes: pode não ser comum, mas aparecem por lá. Para destacamentos transatlânticos o mais adequado é usar aviões-tanque de maior porte, porém basta fazer-se uma busca no Google para encontrar imagens de Hercules tankers nos Açores que vão do USMC à Força Aérea Italiana.


Um reabastecedor também é uma boa ideia, seja nosso ou aliado, mas tem que estar disponível para isso, por exemplo, podia ser um da USAF, que eles destacassem nos Açores, ou que estando nos EUA pudesse ser enviado para os Açores rapidamente em caso de necessidade, mas tem que estar planeado, feito em cima do joelho não, que isto não é pedir boleia a um amigo, ele até pode dar várias boleias, mas basta uma vez ele por qualquer razão negar-se e nós mal habituados ainda vamos dizer que a culpa é dele.

Uma aeronave que terá sempre de ser de mais baixa velocidade como o KC-130 ou C-295 tanker como ontem bem aqui se referiu. A Embraer sustenta que embora movido a jacto o KC-390 também será capaz de reabastecer em voo meios de asa rotativa, portanto mais uma razão para se pensar seriamente nesta solução de dotar a breve trecho as frotas já com provisões para isso com os equipamentos necessários a tal.










Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Notícias da FAP
« Responder #471 em: Maio 10, 2017, 10:42:13 am »
http://www.passarodeferro.com/2017/05/f-16-da-fap-no-primeiro-reabastecimento_10.html
Citar
A Airbus Defence and Space demonstrou com sucesso os primeiros contactos para reabastecimento aéreo automático com o sistema "boom" (lança), tendo sido a primeira vez que tal se realizou a nível mundial.

No voo, realizado a 21 de Março de 2017 sobre a costa portuguesa, um Airbus A310 MRTT que serviu de plataforma de testes para o sistema, realizou seis contactos automáticos com F-16 da Força Aérea Portuguesa, numa demonstração da técnica que a empresa acredita trazer grandes promessas para o melhoramento das operações de reabastecimento aéreo.

O sistema não necessita de equipamento adicional na aeronave receptora e irá reduzir substancialmente o trabalho do operador de "boom", melhorar a segurança e optimizar a taxa de reabastecimentos em condições operacionais, maximizando por isso também a eficiência de combate.
Pode ser introduzido nos A330 MRTT em produção já em 2019.

A aproximação inicial e o acompanhamento do receptor são realizados pelo operador da lança de reabastecimento como até agora. A inovação está na fase de contacto, feita através de técnicas passivas de processamento de imagem, que determinam a posição do receptáculo e quando o sistema automático deve ser activado, direccionando depois a lança através de um sistema de controlo de voo automático.
O sistema mantém contudo a capacidade para ser controlado manualmente, ou ainda um intermédio de manutenção da distância relativa entre as aeronaves.

Durante 1h30min que durou o período de teste do voo, foram realizados seis contactos bem sucedidos, a uma velocidade de 270 nós (500 km/h) e 25.000 pés (7600m). Todas as tripulações reportaram a operação sem qualquer incidente.

David Piatti, operador de "boom" de teste da Airbus, referiu a propósito: "o mais importante foi que o sistema conseguiu rastrear o receptáculo. Foi muito satisfatório porque funcionou perfeitamente e conseguiu realizar os contactos em automático, como planeado. Vai certamente reduzir a carga de trabalho, especialmente em condições meteorológicas difíceis".

O piloto de F-16 português, de callsign "Prime" disse que "a missão de teste decorreu sem incidentes e cumprida sem qualquer contrariedade inesperada - o que é um bom sinal. Desde o momento em que o operador aceitou o contacto, a lança estava imediatamente no local correcto. Relativamente ao contacto em si, foi muito preciso e rápido. Dá para notar a diferença - quanto menos se sente no cockpit, mais exacto está a ser o acompanhamento".

Miguel Gasco, Chefe da Airbus Defence and Space do Space's Incubator Laboratory, que coordenou o desenvolvimento disse ainda: "Isto representa um avanço fundamental nas operações de reabastecimento aéreo com "boom", com a promessa de aumentar a taxa de contactos, reduzindo notavelmente a carga de trabalho e melhorando a segurança. A operação do "boom" automático é um pilar importante do nosso sistema Smart MRTT em desenvolvimento".

A tecnologia de imagem que suporta a técnica do sistema automático de reabastecimento foi usado originalmente pelo departamento espacial da Airbus, para desenvolver soluções de reabastecimento de satélites no espaço, ou para remoção de detritos espaciais, tendo sido depois desenvolvido e  aplicado no sistema de reabastecimento aéreo.

A Airbus tem um protocolo de cooperação com a Força Aérea Portuguesa, para a realização de testes de desenvolvimento e certificação das aeronaves de reabastecimento aéreo que produz.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Notícias da FAP
« Responder #472 em: Maio 21, 2017, 01:21:22 pm »
Isto não é uma noticia, é apenas para informar que a FAP já tem no seu site o relatório de gestão para o ano de 2016.

http://www.emfa.pt/www/conteudos/informacaofap/relatorio_gestao2016.pdf

Apresenta a actividade da Força Aérea assim como os dados financeiros.

Cumprimentos,

PS: Será que este ano a marinha se digna a cumprir as suas obrigações legais e também apresenta relatório?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Notícias da FAP
« Responder #473 em: Julho 05, 2017, 11:12:38 am »
Mais 12 de cana... http://www.jn.pt/justica/interior/detidos-12-militares-por-corrupcao-na-forca-aerea-8611666.html
Citar
Em causa está o fornecimento de bens a messes da Força Aérea.

A Polícia Judiciária deteve 12 militares (incluindo um major-general, um coronel, um tenente-coronel, um major, três capitães e cinco sargentos) e quatro empresários ligados ao ramo da comercialização de géneros alimentícios por crimes de corrupção passiva e ativa.


O método de atuação da rede consistia na sobrefaturação de bens e matérias-primas para a confeção de refeições nas messes da Força Aérea, e posterior divisão entre os militares e os empresários do saldo relativo à diferença entre o valor da fatura original, ou seja, o valor efetivo da venda dos produtos alimentares e o valor sobre faturado ao Estado.

OPERAÇÃO ZEUS: MAJOR DETIDO VAI SER INTERROGADO QUARTA-FEIRA

VER MAIS

No decurso da operação, em que participaram 130 elementos da Polícia Judiciária e 10 magistrados do Ministério Público, foram realizadas 36 buscas nas áreas dos distritos de Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Évora e Faro, das quais 31 domiciliárias e cinco não domiciliárias, tendo sido apreendidos documentos e material relacionado com a atividade criminosa em investigação.

Na primeira fase da operação, em novembro de 2016, foram detidos cinco homens por corrupção ativa e passiva para ato ilícito e falsificação de documentos, num "esquema fraudulento poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros".

Os detidos serão presentes a tribunal, para determinação das medidas de coação.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Notícias da FAP
« Responder #474 em: Julho 11, 2017, 10:52:25 am »
http://www.operacional.pt/mau-dia-para-morrer/
Citar
Dia 10 de Julho de 2016, a selecção portuguesa de futebol, conquista pela primeira vez na história o título de Campeão Europeu. Dia 11 o avião que transporta dirigentes e jogadores aterra em Lisboa, sensivelmente à mesma hora morrem à vista do aeroporto da capital, na Base Aérea n.º 6, no Montijo, 3 militares da Força Aérea Portuguesa, num acidente com um C-130 envolvido numa missão de qualificação de pilotos.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, nelson38899

*

Turlu

  • Membro
  • *
  • 224
  • Recebeu: 102 vez(es)
  • Enviou: 199 vez(es)
  • +36/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #475 em: Agosto 03, 2017, 01:37:23 pm »
Até 08 deste mês
Cinco aeronaves F-16AM nas Lajes

A Base Aérea n.º4 recebe, até 08 deste mês, um destacamento aéreo do dispositivo da Base Aérea n.º5, em Monte Real, constituído por cinco aeronaves F-16AM.
Num comunicado, o Comando da Zona Aérea dos Açores refere que “o objetivo principal desta missão é o cumprimento do programa de manutenção de qualificações na aeronave F-16AM, assim como a realização de missões de instrução operacional, nomeadamente nas componentes de atualização da liderança de voo e conversão operacional, sendo paralelamente testadas as qualificações das tripulações”.
Os F-16AM estão nas Lajes desde terça-feira.

Diário Insular 2017/08/03
http://www.diarioinsular.pt/
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da FAP
« Responder #476 em: Agosto 03, 2017, 02:41:49 pm »


https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Turlu

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Notícias da FAP
« Responder #477 em: Agosto 03, 2017, 02:45:29 pm »
A Força Aérea (Policia Aérea) andam a treinar reforços de segurança, deve ser uma maior preocupação com a segurança das instalações militares depois do caso de Tancos.

Polícia Aérea treina procedimentos operacionais
Exercício Sierra decorreu na ER3

http://www.emfa.pt/www/noticia-1494-policia-aerea-treina-procedimentos-operacionais

"(...)O cenário criado consistiu numa solicitação feita pela ER3 ao CFMTFA com vista a garantir o reforço de segurança das suas instalações(...)"

"(...)As missões atribuídas aos formandos passaram por implementar e aplicar um Plano de Segurança, desempenhar as várias funções atribuídas ao Centro Coordenador de Segurança e Defesa (CCSD), aplicar os planos de contingência e ainda realizar missões de unidades elementares de combate.

Em simultâneo, decorreram blocos de instrução direcionados para o combate em meio urbano, para o controlo de tumultos, para os procedimentos de identificação e controlo e porta de armas e para as técnicas de manobra de cordas.(...)"
« Última modificação: Agosto 03, 2017, 02:52:43 pm por Lightning »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Notícias da FAP
« Responder #478 em: Agosto 03, 2017, 06:30:24 pm »
Homem colhido pela avioneta na Caparica pertencia à Força Aérea


O homem que foi atropelado, esta quarta-feira, pela avioneta que aterrou de emergência na praia São João da Caparica, em Almada, era sargento da Força Aérea. Era casado, nascido em Viseu e vivia em Almada, relata o Jornal de Notícias.

“Ironia do destino… Sargento da Força Aérea, a gozar no seu pleno direito a reserva que tanto ambicionou, junto daqueles que sempre quis estar, na sua praia, à beira mar… é atropelado por uma aeronave!!!”, foi um dos vários comentários escritos, a homenagear José Lima, na sua página de Facebook.

De acordo com uma fonte da Força Aérea, em declarações ao JN, a família da vítima dispensou as cerimónias fúnebres militares.

Quanto aos tripulantes que conduziam a avioneta, vão ser hoje ouvidos pelo Ministério Público e, até há bocado, ainda estavam a ser interrogados pelas autoridades.

Enquanto a Aerocondor, a escola de aviação que alugou a avioneta ao aeroclube de Torres Vedras, esclareceu que a viagem consistia num voo de treino com um aluno e um instrutor sénior com bastante “experiência e milhares de horas de pilotagem”, o aeroclube divulgou um comunicado onde indicou que o avião estava em “perfeitas condições mecânicas”, assegurando ter “todas as revisões e certificações exigidas”, conclui o jornal.



>>>>  http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/homem-colhido-pela-avioneta-pertencia-a-forca-aerea-194676?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook



RIP....  :Soldado2: :Soldado2: :Soldado2: :Soldado2:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, jorgeshot1

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Notícias da FAP
« Responder #479 em: Agosto 11, 2017, 02:42:31 pm »