MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #645 em: Abril 26, 2018, 01:40:50 pm »
Bem, a BD partiu hoje para Den Helder onde ficará até finais de 2019 (!!!!) para ser sujeita ao MLU, está no facebook da Marinha.

É uma criança... daqui a três semanas faz 24 anos, uma criança, mas só para a nossa MdG !!!!
Arrisco-me a afirmar que lá para finais de 2021, a D. Francisco de Almeida já com 27 anos tera o seu MLU efectuado, muito bom !!!



Abraços e fogo á peça
« Última modificação: Abril 27, 2018, 07:33:57 am por tenente »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #646 em: Abril 26, 2018, 08:37:35 pm »

Marinha Portuguesa
8 hrs ·
Boa viagem fragata Bartolomeu Dias e até 2020

A fragata Bartolomeu Dias largou há momentos, para Den Helder (Holanda) de forma a iniciar, conforme planeado, o projeto de modernização (Midlife Upgrade) até ao final de 2019, estando previsto o regresso a Portugal no início de 2020.

Este programa de modernização tem como objetivo prolongar a vida útil dos navios desta classe até 2035 e permitirá ao NRP Bartolomeu Dias, para além de estender o tempo de permanência ao efetivo da esquadra da Marinha Portuguesa, aumentar as suas capacidades de atuação e resposta, para que, a partir de 2020, possa ser empenhado num leque ainda mais abrangente de missões combatentes e não combatentes, no âmbito nacional e internacional.

O Programa Midlife Upgrade (MLU) inclui a modernização dos sistemas de armas, de sensores e de comunicações e alguns dos equipamentos ligados à propulsão, à manobra do navio e distribuição de energia.

Envie a sua mensagem à guarnição, acredite vai fazer a diferença nesta missão que vai ser longa.



https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/photos/a.166558256698699.31818.159252640762594/1825856507435524/?type=3
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #647 em: Abril 28, 2018, 11:57:29 am »
Portuguese Navy frigate to undergo midlife upgrade



Photo: Portuguese Navy

Portuguese Navy frigate NRP Bartolomeu Dias (F333) departed Portugal on April 26, heading for Den Helder in the Netherlands where it will undergo a modernization program.

The midlife upgrade of the former Karel Doorman-class frigate is scheduled to be completed by the end of 2019, the navy said.

Built by the Dutch De Schelde Group in 1992, Bartolomeu Dias (ex HNLMS Van Nes) was sold by the Royal Netherlands Navy to the Portuguese Navy in 2009.

The modernization program is aimed at prolonging the life of the ships belonging to this class by 2035 by upgrading vital ship systems.
As explained, the upgrade is needed for the ship to continue to meet the requirements of NATO and the European Union. It will allow the ship to engage in a wider range of combatant and non-combatant missions, at both national and international level.

Weapons, sensor and communication systems as well as the equipment related to propulsion, vessel maneuvering and power distribution, will be modernized.

Bartolomeu Dias is expected to return to Portugal at the beginning of 2020, according to the navy.

https://navaltoday.com/2018/04/27/portuguese-navy-frigate-to-undergo-midlife-upgrade/

Abraços
« Última modificação: Abril 28, 2018, 12:01:57 pm por tenente »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #648 em: Abril 28, 2018, 12:41:12 pm »
Só para confirmar: o MLU programado é " instalação de um novo sistema de gestão em combate e guerra electrónica, modernização do sonar, do CIWS Goalkeeper e do sistema Harpoon. O sistema de lançamento de torpedos será também alvo de um upgrade, passando do Mk.46 Mod. 5 actual para o Mk.54 que é mais eficaz em águas litorais, enquanto o Sea Sparrow será substituído pelo ESSM"? Presumo que motores e restantes sistemas sejam totalmente revistos.

Mas nada nos radares...?!

E tanto tempo (mais de 1,5 anos) é o usual?
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #649 em: Abril 28, 2018, 02:34:35 pm »
Citando a citação...

Citar


Belgian frigate BNS Louise Marie completes two year modernization program

Belgian Navy’s multi-purpose frigate Louise Marie F931 has returned to its homeport in Zeebrugge, Belgium, after undergoing modernization in the Netherlands.

The frigate spent two years in Den Helder, where she was fitted with new weapons and communications.

BNS Louise Marie will now be performing operational and readiness tests. According to the Belgian Navy, the ship should be declared operational within the next few months after it receives the ‘ready for duty’ certificate.

Her sister ship BNS Leopold completed this modernization program during 2012 and 2013, while BNS Louise Marie entered the Den Helder naval base in March 2014.

Belgium and the Netherlands have a long-standing naval cooperation which was created in 1948 with a series of treaties known as BENESAM (Belgisch-Nederlandse Samenwerking).

Under this cooperation, all multi-purpose frigates of the two navies are maintained in Den Helder while the Belgian base Zeebrugge base takes care of the two nations’ minehunter vessels.

The two multi-purpose frigates, BNS Leopold and BNS Louise Marie, were bought by the Belgian Navy in 2005 from the Royal Netherlands Navy as replacement for Belgian Navy’s old Wielingen-class frigates.

While they were in service with Dutch Navy, the two vessels belonged to the class of eight Karel Doorman class frigates. Of the eight ships in the class, only HNLMS Van Speijk and Van Amstel are still in service with the Dutch Navy as the remaining vessels were sold to Chile and Portugal.

The 1991-commissioned lead-ship, Karel Doorman, was renamed to BNS Leopold after it was sold to the Belgian Navy, while Louise Marie was formerly known as HNLMS Willem van der Zaan.

In 2009, the Netherlands and Belgium decided to modernize their M- frigates by rebuilding their hangar and helicopter decks to accommodate the NH 90 helicopters.

Additionally, French company Thales provided the frigates with its Seastar non-rotating active phased array radar for naval surface surveillance. Thales also fitted the frigates with a 360° panoramic electro-optical surveillance and alerter system based on IR/TV technology called Gatekeeper.

http://navaltoday.com/2016/04/21/belgian-frigate-bns-louise-marie-completes-two-year-modernization-program/
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #650 em: Abril 29, 2018, 08:24:54 pm »
Só para confirmar: o MLU programado é " instalação de um novo sistema de gestão em combate e guerra electrónica, modernização do sonar, do CIWS Goalkeeper e do sistema Harpoon. O sistema de lançamento de torpedos será também alvo de um upgrade, passando do Mk.46 Mod. 5 actual para o Mk.54 que é mais eficaz em águas litorais, enquanto o Sea Sparrow será substituído pelo ESSM"? Presumo que motores e restantes sistemas sejam totalmente revistos.

Mas nada nos radares...?!

E tanto tempo (mais de 1,5 anos) é o usual?

A modernizaçao inclui o mastro novo, portanto também devem ser modernizados

« Última modificação: Abril 29, 2018, 08:27:22 pm por P44 »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #651 em: Abril 29, 2018, 09:02:11 pm »
Esse radar da Thales é bom para alvos de superfície, como mísseis anti-navio, ameaças assimétricas, periscópios e parece que até detecta nadadores. Mas acho o ML se estava a referir aos radares principais que vão ficar inalterados, ao que parece.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #652 em: Maio 06, 2018, 06:52:20 pm »
Koninklijke Marine

Verified account
 
@kon_marine


@kon_marine welcomes @MarinhaPT NRP Bartolomeu Dias in Den Helder for maintenance! F333 shows a lot of resemblance with our former HNLMS Van Nes (F833)😉 We will take good care of her!




https://twitter.com/kon_marine/status/990885359256064000
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #653 em: Maio 13, 2018, 01:39:18 pm »
Esta semana em Den Helder, o NRP Bartolomeu Dias já começou a preparar o seu futuro.





https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/photos/pcb.1842174609137047/1842165892471252/?type=3&theater

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #654 em: Maio 13, 2018, 02:10:51 pm »
Esta semana em Den Helder, o NRP Bartolomeu Dias já começou a preparar o seu futuro.

 A fragata Bartolomeu Dias está na Holanda a realizar o programa de modernização (Midlife Upgrade) até ao final de 2019, estando previsto o regresso a Portugal no início de 2020.

 Este programa de modernização tem como objetivo prolongar a vida útil dos navios desta classe até 2035, atualizando sistemas vitais do navio como o de combate, o de comando e controlo da plataforma e outras valências necessárias para o navio continuar a cumprir com os elevados requisitos operacionais definidos pelas organizações de que Portugal é membro, caso da NATO e União Europeia.



https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/photos/pcb.1842174609137047/1842165849137923/?type=3&theater

Abraços

« Última modificação: Maio 13, 2018, 02:13:24 pm por tenente »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #655 em: Maio 13, 2018, 02:15:39 pm »
Esta semana em Den Helder, o NRP Bartolomeu Dias já começou a preparar o seu futuro.





https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/photos/pcb.1842174609137047/1842165892471252/?type=3&theater

Abraços

Cá para mim trazia a M Holandesa, que está acostada mais á frente, e deixava lá a BD, daqui a ano e meio ia lá buscá-la, e ficava c/ as duas !!! ;) ;)

Abraços
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #656 em: Maio 13, 2018, 06:16:26 pm »
Assim como assim os holandeses também não devem ter pessoal para operar os navios todos.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #657 em: Maio 14, 2018, 06:02:00 pm »
Agora que as nossas BD's vão ser melhoradas e vão operar até 2035, será que estas duas " M's " Holandesas, quando forem substituidas lá para 2025, ainda vão ser incorporadas na nossa MdG,  para fazerem mais 10 Anos ao serviço da Armada ???
Cada vez me convenço mais que é o caminho que vai ser seguido....é o mais simples e com menor custo!

https://www.thedailyherald.sx/islands/76285-navy-to-replace-its-two-multi-purpose-frigates





Abraços
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #658 em: Maio 14, 2018, 06:37:31 pm »
Agora que as nossas BD's vão ser melhoradas e vão operar até 2035, será que estas duas " M's " Holandesas, quando forem substituidas lá para 2025, ainda vão ser incorporadas na nossa MdG,  para fazerem mais 10 Anos ao serviço da Armada ???
Cada vez me convenço mais que é o caminho que vai ser seguido....é o mais simples e com menor custo!

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Abraços

Para servirem apenas 10 anos é bom que venham ao preço da chuva então....
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #659 em: Maio 16, 2018, 11:09:11 am »
Quando os Tejo levam um "investimento" de 26 milhões e são para operar 10 a 15 anos já não digo nada, embora duvide que não fiquem mais tempo em serviço (continuam a existir custos que não percebo nesta classe, um deles é com a grua, que neste caso da foto já vinha com o navio desde a Dinamarca).

 

E o forista Alvalade a sonhar com as Marlin nos Tejo.  ;D



As M seriam, na minha perspectiva um bom investimento (embora existam dentro da Marinha vozes discordantes quanto à qualidade das mesmas), mas isso implicaria o fim das Vasco da Gama.

   

Curioso que continuam a surgir as opções dos NPO 2000 como draga minas.  ;)



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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