Substituição dos Allouette III

  • 623 Respostas
  • 117287 Visualizações
*

Túlio

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +3/-4
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #390 em: Agosto 09, 2017, 04:26:02 pm »
Sem querer ser estraga-prazeres mas minha visão do Improved Koala x Improved Ecureuil não difere muito da dicotomia C-130H-30 x KC-390: as aeronaves mais novas parecem mais capazes mas...a que custo? Certamente maior. Apenas na aquisição o A119Kx ("pelado") já sai uns 20% mais caro, flyaway. Mas aí está feito, assina-se o contrato, paga-se as prestações, adquire-se os opcionais (FLIR, etc) que se quiser e pronto.

O segundo contrato é que deveria preocupar a todos: o de manutenção! Como fica isso para a terceira versão de uma aeronave que mal passa de 300 unidades produzidas em relação à oitava (já existe a nona, H-130) versão de uma que está chegando às 4.500? Por quanto vai ficar o PMG de cada uma, as inspeções periódicas, reposições regulares de peças e por aí vai? Como base, se poderia tomar a qualidade (ou falta de) da assistência técnica provida pelos franceses durante as décadas em que o Alouette foi o "peão pra toda obra" da FAP?

Enfim, por enquanto apenas duas empresas responderam: o que oferecerão as demais?
!!!DO NOT FEED THE TROLLS!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 14281
  • Recebeu: 720 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +53/-33
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #391 em: Agosto 09, 2017, 04:42:28 pm »
Não estás a dizer algo que não se saiba e muito bem por estas bandas. Basta ver o que aconteceu com os EH-101 Merlin, em que chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma por causa dos problemas de manutenção da dita esquadrilha. Esperemos que desta vez o governo não faça a mesma asneira!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Túlio

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 6966
  • Recebeu: 461 vez(es)
  • Enviou: 555 vez(es)
  • +24/-2
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #392 em: Agosto 09, 2017, 05:00:29 pm »
Eu acho é que a Força Aérea tem que escolher o melhor aparelho possivel, dentro do orçamento, ponto final.

Porque essas ideias dos Ecureuil da Protecção Civil passarem para a FAP, ainda é tudo muito no ar, e se ainda por cima esse aparelho tem capacidades inferiores, a FAP pode correr o risco de escolher o H125, mas depois a Protecção Civil lembra-se de mexer os cordelinhos politicos para não perder meios, e a FAP fica agarrada com um aparelho inferior ao que poderia ter. E nem vale a pena dizer que a FAP e a Protecção Civil terem o mesmo  aparelho já permite uma logistica comum, pois os aparelhos da Protecção Civil tem a manutenção feita por privados.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4654
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 532 vez(es)
  • +31/-13
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #393 em: Agosto 09, 2017, 06:14:06 pm »
Raios pá, agora que já tinha dado uma volta turística no r44...   ;D

O koala parece-me mais capaz, mas como alguém disse e muito bem, "este parece um concurso feito à medida para o ecureuil". Ainda assim qualquer opção é melhor que os "mata-moscas" que por aí andavam a voar...  ;)

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 8125
  • Recebeu: 638 vez(es)
  • Enviou: 926 vez(es)
  • +37/-6
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #394 em: Agosto 09, 2017, 09:00:56 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 4654
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 532 vez(es)
  • +31/-13
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #395 em: Agosto 09, 2017, 09:42:12 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)

Era um "half super Puma" (um Puma com motores do super puma).  ;) :P

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1614
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +31/-3
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #396 em: Agosto 10, 2017, 12:30:21 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.
:toto:

Pelo que sei o Koala tem vantagem, não só pelas capacidades um pouco superiores às do H125M face aos requisitos adiantados, como também pelo facto de assim deixar toda a classe de aeronaves de asa rotativa militares das Forças Armadas Portuguesas entregues à Leonardo.  ;)

E vamos voltar a ter helicópteros com skis, algo que não acontecia desde os Alouette II. :)
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 12:36:24 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1614
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +31/-3
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #397 em: Agosto 10, 2017, 12:44:53 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)

Era um "half super Puma" (um Puma com motores do super puma).  ;) :P

Cumprimentos

Os actuais Puma HC.2 da RAF também têm os motores Makila dos Super Puma e dos nossos saudosos SA-330S1, mas continuam a ser Pumas. Ai essa gralha Cabeça.  ;D ;)
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 12:46:25 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 14281
  • Recebeu: 720 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +53/-33
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #398 em: Agosto 10, 2017, 03:25:01 pm »
Super-Puma, Super-Puma, Super-Puma!... :Esmagar:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Vitor Santos

  • Investigador
  • *****
  • 3316
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 193 vez(es)
  • +71/-33
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #399 em: Agosto 10, 2017, 07:48:21 pm »
Acompanhando com atenção a discussão acerca da aquisição de novas aeronaves de asas rotativas para a FAP, para substituir os Allouette III, me chamou atenção um detalhe: ambos os modelos classificados (A119K e H125) operam em duas forças de caráter militar do Estado onde moro aqui no Brasil: Goiás.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) emprega em seu grupamento aéreo um AW119 Koala e um Helibrás HB-350 Esquilo/Eurocopter Ecureuil. Pelo que levantei em conversas casuais junto a alguns policiais militares ligados ao esquadrão aéreo (Graer), o Koala possibilita maior disponibilidade operacional do que o 'H125' (neste caso, como especificado, o daqui trata-se de um Helibrás HB-350 Esquilo).





Além da PM, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás também opera um A119, cuja folha de serviços prestados é expressiva.  A aeronave sempre presta socorro a feridos vítimas de acidente de trânsito além de atender ocorrências em que é exigido o socorro aeromóvel:





A Polícia Civil de Goiás (polícia estadual de caráter judicial e investigativa) também teve o seu Koala, porém perdido em um trágico acidente em 2012 (em que morreram cinco policiais e um criminoso detido), por razões até hoje não muito bem esclarecidas:


A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina também opera dois A119:


Em linhas gerais, pelo menos para o emprego em missões de segurança pública, ambas as aeronaves são ótimas. Mas o Koala me parece gozar de maior estima por parte dos operadores daqui do Brasil.
« Última modificação: Setembro 24, 2017, 06:17:03 pm por Vitor Santos »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Lightning, miguelbud, rato, jorgeshot1, Viajante, Stalker79

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 1961
  • Recebeu: 527 vez(es)
  • Enviou: 1386 vez(es)
  • +27/-0
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #400 em: Agosto 10, 2017, 11:06:04 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.
:toto:

Pelo que sei o Koala tem vantagem, não só pelas capacidades um pouco superiores às do H125M face aos requisitos adiantados, como também pelo facto de assim deixar toda a classe de aeronaves de asa rotativa militares das Forças Armadas Portuguesas entregues à Leonardo.  ;)

E vamos voltar a ter helicópteros com skis, algo que não acontecia desde os Alouette II. :)

A malta está sempre a gozar e a dizer mal deste ministro, mas agora toda esta história dos 20 milhões começa a fazer sentido.  Vem Leonardo e malta dá 20. :mrgreen:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1713
  • Recebeu: 182 vez(es)
  • Enviou: 407 vez(es)
  • +7/-1
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #401 em: Agosto 13, 2017, 06:46:34 pm »
Mas afinal o que é que aconteceu aos candidatos norte-americano (R-44?) e de um da Europa de leste (AW009/SW-4)? Não chegaram a apresentar uma proposta oficial ou já estamos agora a falar de uma segunda fase do concurso onde passaram as proposta da Airbus e da Leonardo (AW)?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1614
  • Recebeu: 409 vez(es)
  • Enviou: 197 vez(es)
  • +31/-3
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #402 em: Agosto 23, 2017, 12:40:48 pm »
Ficava mesmo bem nas cores da FAP, não ficava?  ;D

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos, Stalker79

*

Stalker79

  • Perito
  • **
  • 458
  • Recebeu: 66 vez(es)
  • Enviou: 536 vez(es)
  • +8/-6
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #403 em: Agosto 23, 2017, 01:58:56 pm »
Ficava mesmo bem nas cores da FAP, não ficava?  ;D



Já era bem bom....  Das escolhas que temos já seria dos males o menor.
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1209
  • Recebeu: 63 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +4/-13
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #404 em: Agosto 23, 2017, 11:35:47 pm »
Dentro do orçamento anunciado acho que seriam boas opções:

Kamov Ka-226 - este seria sinceramente de avaliar tem uma capacidade excelente para ser configurado conforme as necessidades, caíria que nem uma luva para superar as nossas necessidades

Outras alternativas:

Eurocopter UH-72 Lakota
Eurocopter EC155
Airbus Helicopters H175
Bell 429 GlobalRanger
AgustaWestland AW159 Wildcat - substituía os Lynx e os Allouette
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorgeshot1, Stalker79

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por MaginotQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 10
Visualizações: 4612
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan

Iniciado por ruben lopesQuadro Exército Português no ForumDefesa.com

Respostas: 9
Visualizações: 5675
Última mensagem Outubro 11, 2008, 07:09:29 pm
por tyr
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo NunesQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 37
Visualizações: 12471
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por MarauderQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 27
Visualizações: 10264
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição do Lança-Granadas-Foguete (descartável) M72 LAW

Iniciado por ruben lopesQuadro Exército Português no ForumDefesa.com

Respostas: 71
Visualizações: 20466
Última mensagem Março 20, 2009, 07:41:24 pm
por ShadIntel