Substituição dos Allouette III

  • 432 Respostas
  • 61417 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 13703
  • Recebeu: 568 vez(es)
  • Enviou: 613 vez(es)
  • +40/-11
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #390 em: Agosto 09, 2017, 11:01:03 am »
O A119Kx é o único que está vocacionado para fazer Medevac, é o que tem a cabine mais espaçosa e versátil da classe.
 O H125 por exemplo para caber uma maca instalada com o equipamento de suporte de vida devidamente instalado, tem de ser retirado o assento de um dos pilotos. Operando a aeronave só com um piloto.

Para missões SAR (costeiro) e treinamento de pilotos estão os dois muito equiparados.

Transporte, o A119Kx leva uma enorme vantagem, Pode levar confortavelmente 6 passageiros ou tropas. O H125 (excluindo os pilotos) leva 2 sem dificuldade, 3 assim-assim e 4 apertados.

Autonomia não tem qualquer comparação, o Leonardo leva também uma enorme vantagem.

A haver critérios de escolha objectivos o A119Kx ganha claramente. Agora se o concurso se tornar apenas num pró forma que é para fazer ganhar o H125 que é para depois aproveitar os 3 já existentes na Protecção Civil, tudo não passará mais de outra palhaçada tipica à portuguesa em que as FA's são altamente profícuas nesta matéria.
Esperemos que não. Porque com esta "malta", fruto das experiências do passado, temos de estar sempre com um pé atrás.

No entanto também consigo lembrar-me de uma série de aquisições em que o pessoal ficou todo de boca aberta.

Exemplo: Leopard 2 A6, Fragatas M, etc.

E não se esqueçam dos helicópteros que andaram para aqui a falar... e agora comparem-nos com as duas opções.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Stalker79

*

Túlio

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 14 vez(es)
  • +3/-4
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #391 em: Agosto 09, 2017, 04:26:02 pm »
Sem querer ser estraga-prazeres mas minha visão do Improved Koala x Improved Ecureuil não difere muito da dicotomia C-130H-30 x KC-390: as aeronaves mais novas parecem mais capazes mas...a que custo? Certamente maior. Apenas na aquisição o A119Kx ("pelado") já sai uns 20% mais caro, flyaway. Mas aí está feito, assina-se o contrato, paga-se as prestações, adquire-se os opcionais (FLIR, etc) que se quiser e pronto.

O segundo contrato é que deveria preocupar a todos: o de manutenção! Como fica isso para a terceira versão de uma aeronave que mal passa de 300 unidades produzidas em relação à oitava (já existe a nona, H-130) versão de uma que está chegando às 4.500? Por quanto vai ficar o PMG de cada uma, as inspeções periódicas, reposições regulares de peças e por aí vai? Como base, se poderia tomar a qualidade (ou falta de) da assistência técnica provida pelos franceses durante as décadas em que o Alouette foi o "peão pra toda obra" da FAP?

Enfim, por enquanto apenas duas empresas responderam: o que oferecerão as demais?
!!!DO NOT FEED THE TROLLS!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 13703
  • Recebeu: 568 vez(es)
  • Enviou: 613 vez(es)
  • +40/-11
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #392 em: Agosto 09, 2017, 04:42:28 pm »
Não estás a dizer algo que não se saiba e muito bem por estas bandas. Basta ver o que aconteceu com os EH-101 Merlin, em que chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma por causa dos problemas de manutenção da dita esquadrilha. Esperemos que desta vez o governo não faça a mesma asneira!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Túlio

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 6559
  • Recebeu: 339 vez(es)
  • Enviou: 417 vez(es)
  • +20/-2
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #393 em: Agosto 09, 2017, 05:00:29 pm »
Eu acho é que a Força Aérea tem que escolher o melhor aparelho possivel, dentro do orçamento, ponto final.

Porque essas ideias dos Ecureuil da Protecção Civil passarem para a FAP, ainda é tudo muito no ar, e se ainda por cima esse aparelho tem capacidades inferiores, a FAP pode correr o risco de escolher o H125, mas depois a Protecção Civil lembra-se de mexer os cordelinhos politicos para não perder meios, e a FAP fica agarrada com um aparelho inferior ao que poderia ter. E nem vale a pena dizer que a FAP e a Protecção Civil terem o mesmo  aparelho já permite uma logistica comum, pois os aparelhos da Protecção Civil tem a manutenção feita por privados.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 3930
  • Recebeu: 587 vez(es)
  • Enviou: 446 vez(es)
  • +23/-4
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #394 em: Agosto 09, 2017, 06:14:06 pm »
Raios pá, agora que já tinha dado uma volta turística no r44...   ;D

O koala parece-me mais capaz, mas como alguém disse e muito bem, "este parece um concurso feito à medida para o ecureuil". Ainda assim qualquer opção é melhor que os "mata-moscas" que por aí andavam a voar...  ;)

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 7696
  • Recebeu: 512 vez(es)
  • Enviou: 711 vez(es)
  • +28/-2
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #395 em: Agosto 09, 2017, 09:00:56 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 3930
  • Recebeu: 587 vez(es)
  • Enviou: 446 vez(es)
  • +23/-4
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #396 em: Agosto 09, 2017, 09:42:12 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)

Era um "half super Puma" (um Puma com motores do super puma).  ;) :P

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1383
  • Recebeu: 292 vez(es)
  • Enviou: 134 vez(es)
  • +20/-2
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #397 em: Agosto 10, 2017, 12:30:21 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.
:toto:

Pelo que sei o Koala tem vantagem, não só pelas capacidades um pouco superiores às do H125M face aos requisitos adiantados, como também pelo facto de assim deixar toda a classe de aeronaves de asa rotativa militares das Forças Armadas Portuguesas entregues à Leonardo.  ;)

E vamos voltar a ter helicópteros com skis, algo que não acontecia desde os Alouette II. :)
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 12:36:24 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1383
  • Recebeu: 292 vez(es)
  • Enviou: 134 vez(es)
  • +20/-2
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #398 em: Agosto 10, 2017, 12:44:53 pm »
chegou-se ao ponto de de ter que reactivar os Super-Puma

Super-Puma Martelo??!!
SUPER-PUMA?!?!?!?
8)

Era um "half super Puma" (um Puma com motores do super puma).  ;) :P

Cumprimentos

Os actuais Puma HC.2 da RAF também têm os motores Makila dos Super Puma e dos nossos saudosos SA-330S1, mas continuam a ser Pumas. Ai essa gralha Cabeça.  ;D ;)
« Última modificação: Agosto 10, 2017, 12:46:25 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 13703
  • Recebeu: 568 vez(es)
  • Enviou: 613 vez(es)
  • +40/-11
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #399 em: Agosto 10, 2017, 03:25:01 pm »
Super-Puma, Super-Puma, Super-Puma!... :Esmagar:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Vitor Santos

  • Investigador
  • *****
  • 2676
  • Recebeu: 184 vez(es)
  • Enviou: 135 vez(es)
  • +20/-27
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #400 em: Agosto 10, 2017, 07:48:21 pm »
Acompanhando com atenção a discussão acerca da aquisição de novas aeronaves de asas rotativas para a FAP, para substituir os Allouette III, me chamou atenção um detalhe: ambos os modelos classificados (A119K e H125) operam em duas forças de caráter militar do Estado onde moro aqui no Brasil: Goiás.

A Polícia Militar de Goiás (PMGO) emprega em seu grupamento aéreo um AW119 Koala e um Helibrás HB-350 Esquilo/Eurocopter Ecureuil. Pelo que levantei em conversas casuais junto a alguns policiais militares ligados ao esquadrão aéreo (Graer), o Koala possibilita maior disponibilidade operacional do que o 'H125' (neste caso, como especificado, o daqui trata-se de um Helibrás HB-350 Esquilo).





Além da PM, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás também opera um A119, cuja folha de serviços prestados é expressiva.  A aeronave sempre presta socorro a feridos vítimas de acidente de trânsito além de atender ocorrências em que é exigido o socorro aeromóvel:





A Polícia Civil de Goiás (polícia estadual de caráter judicial e investigativa) também teve o seu Koala, porém perdido em um trágico acidente em 2012 (em que morreram cinco policiais e um criminoso detido), por razões até hoje não muito bem esclarecidas:


A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina também opera dois A119:


Em linhas gerais, pelo menos para o emprego em missões de segurança pública, ambas as aeronaves são ótimas. Mas o Koala me parece gozar de maior estima por parte dos operadores daqui do Brasil.
« Última modificação: Setembro 24, 2017, 06:17:03 pm por Vitor Santos »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Lightning, miguelbud, rato, jorgeshot1, Viajante, Stalker79

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 1683
  • Recebeu: 378 vez(es)
  • Enviou: 998 vez(es)
  • +20/-0
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #401 em: Agosto 10, 2017, 11:06:04 pm »
A escolha óbvia é o Koala já que a sua principal função será tomar conta dos eucaliptos.
:toto:

Pelo que sei o Koala tem vantagem, não só pelas capacidades um pouco superiores às do H125M face aos requisitos adiantados, como também pelo facto de assim deixar toda a classe de aeronaves de asa rotativa militares das Forças Armadas Portuguesas entregues à Leonardo.  ;)

E vamos voltar a ter helicópteros com skis, algo que não acontecia desde os Alouette II. :)

A malta está sempre a gozar e a dizer mal deste ministro, mas agora toda esta história dos 20 milhões começa a fazer sentido.  Vem Leonardo e malta dá 20. :mrgreen:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1632
  • Recebeu: 148 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +5/-0
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #402 em: Agosto 13, 2017, 06:46:34 pm »
Mas afinal o que é que aconteceu aos candidatos norte-americano (R-44?) e de um da Europa de leste (AW009/SW-4)? Não chegaram a apresentar uma proposta oficial ou já estamos agora a falar de uma segunda fase do concurso onde passaram as proposta da Airbus e da Leonardo (AW)?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 1383
  • Recebeu: 292 vez(es)
  • Enviou: 134 vez(es)
  • +20/-2
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #403 em: Agosto 23, 2017, 12:40:48 pm »
Ficava mesmo bem nas cores da FAP, não ficava?  ;D

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vitor Santos, Stalker79

*

Stalker79

  • Membro
  • *
  • 246
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 323 vez(es)
  • +5/-4
Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #404 em: Agosto 23, 2017, 01:58:56 pm »
Ficava mesmo bem nas cores da FAP, não ficava?  ;D



Já era bem bom....  Das escolhas que temos já seria dos males o menor.
 

 

Governo entrega substituição do Aviocar à espanhola CASA

Iniciado por MaginotQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 10
Visualizações: 3409
Última mensagem Maio 06, 2005, 10:10:47 pm
por Luso
Substituição do Míssil Guiado Anti-Tanque Milan

Iniciado por ruben lopesQuadro Exército Português no ForumDefesa.com

Respostas: 9
Visualizações: 4503
Última mensagem Outubro 11, 2008, 07:09:29 pm
por tyr
Aberto concurso para a substituição dos Aviocar

Iniciado por Ricardo NunesQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 37
Visualizações: 9778
Última mensagem Dezembro 28, 2004, 09:13:27 pm
por JNSA
Substituição dos AlphaJet por um novo avião de treino?

Iniciado por MarauderQuadro Força Aérea Portuguesa no ForumDefesa.com

Respostas: 27
Visualizações: 7943
Última mensagem Setembro 21, 2006, 03:30:41 am
por p_shadow
Substituição do Lança-Granadas-Foguete (descartável) M72 LAW

Iniciado por ruben lopesQuadro Exército Português no ForumDefesa.com

Respostas: 71
Visualizações: 15829
Última mensagem Março 20, 2009, 07:41:24 pm
por ShadIntel