Vergueiro M904 - "Nova" variante?

  • 5 Respostas
  • 5704 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Vergueiro M904 - "Nova" variante?
« em: Janeiro 26, 2005, 02:00:50 pm »
Encontrei neste link

http://www.euroarms.net/News/NewsCataNa ... _14439.htm

... o que me parece ser um híbrido entre uma "Standard Modell" e uma Vergueiro M904/39.

Reparem que tem ranhura para dedos na coronha, falta-lhe o apoio para baioneta, tem o manípulo curvo e a concavidade comum à K98k para dar espaço à manipulação do ferrolho...
A "handguard" tem também um reforço metálico na zona do parafuso da alça da mira...
A coronha parece ser original, proveniente de uma M904 já que tem um timbre no lado direito.

Será uma invenção?

Ou esta é uma conversão de uma carabina Vergueiro original (versão curta), cuja existência eu apenas suspeito?
Mestre Janus, o que lhe parece?
Veja esta foto...

Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 30, 2005, 08:18:38 am »
A fotografia do grupo com a Vickers está porreiro.  De onde é?

Quanto à Vergueiro, a mim parece ser uma invenção de algum particular, ou talvez uma modificação feita em campo (isto é, feita por militares ou armeiros num local afastado ou periférico.)  Mas não desconto a possibilidade de ser um protótipo ou "experiência" oficial elaborada nas oficinas do arsenal para um uso específico qualquer.  O que me leva a crer que seja uma invenção particular ou uma modificação feita em campo é, primeiro, que não tem o apoio para baioneta (apoio este que presumivelmente seria importante ter se fosse uma versão ou modificação oficial) e segundo, que tanto a ranhura para a mão como a concavidade para o manípulo do ferrolho parecem ter sido feitas à mão, com pouca precisão.  Mas gostaria de poder ver essa Vergueiro(?) mais de perto!  Por falar nisso, Luso, não consigo ver o tal reforço metálico na zona da alça de mira que mencionou.

Junto umas imagens ditas de espingardas Standard Modell usadas por Portugal.  Nota-se que, em contraste com a Vergueiro, o "handguard"* das espingardas desta imagem não vai até à caixa da culatra.  Além disso vê-se que os contornos especialmente das ranhuras para os dedos mas também da concavidade na área do manípulo são mais precisos nos seus contornos que na Vergueiro do sitío italiano.  (Por outro lado, pode ser que a coronha desta última foi lixada com agressividade em certa altura, alterando os contornos da madeira.)

*("delgado da coronha?" Lí esse termo num livro português dos anos 50, mas não sei se ainda se usa.)



Não me surpreende este híbrido.  Por exemplo, há pouco tempo dei por uma carabina brasileira que parece ser um híbrido entre a Mauser 1908, a 1908/34 curta e a carabina Mauser 1935:  a caixa da culatra está marcada "MOD 1908" (e não MOD. 08/34 .30), mas a coronha parece ser da 08/34 com uma diferença, que é que tem no lado esquerdo da "pega" da coronha ("pistol grip") um zarelho lateral para a bandoleira, no estilo da Mauser brasileira 1935 curta e da VZ 24 curta.  A coronha tinha lá um número estampado, por cima do qual foi estampado um outro número correspondente ao número da culatra.  Isto me leva a crer que foi uma modificação de arsenal.  (Desculpem-me a má qualidade da foto; foi tirada à pressa, e além disso preciso um "flash" mais forte.)

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 30, 2005, 10:32:25 am »
Mestre, a imagem foi retirada do livro "Armamento do Exército Português Vol. I - Armamento Ligeiro" (pag.96)

A legenda descreve "A Maxim e a Mauser-Vergueiro tal como usadas pelo Exército português em África nas primeiras décadas do século XX".

Já agora creio que me lembro que nos fez uma pergunta sobre uma Pistola Mauser em 6.35, com punção de propriedade do Estado. Esse calibre é considerado em Portugal como o "maior diâmetro"  :!: acessível para civis para pistolas de defesa, de acordo com a legislação em vigor, de 1949.
Mas nada mais lhe sei dizer. Seria fornecida a oficiais ou polícia não uniformizada.

Já agora, as Standard Modell portuguesas têm algo que as distinga para além do punção?
E na sua colecção também tem GEW88 brasileiras?
Monkey Tails portuguesas?
Mostre-nos os seus tesouros!

Quanto à mira da Vergueiro, existe uma peça metálica sob o parafuso que eu nunca vi em nenhum exemplar da Vergueiro, tanto na original como na 904/39...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 01, 2005, 12:17:38 pm »
Luso, eu devia ter reconhecido aquela imagem da Maxim (ou Vickers-Maxim), pois tenho o livro que mencionou.…

Obrigado pela informação sobre o calibre 6,35.  

Quanto ao Standard-Modell, pelo que sei, as (certamente relativamente poucas) Standard-Modell usadas em Portugal antes da série M/937 não diferem em nada (além, talvez, dos números de série) de outros exemplares do Standard-Modell.  (Nunca vi o punção em espingardas; só em pistolas.)

Mas a única referência que conheço que menciona o uso destas armas por Portugal é o Robert Ball no seu livro “Mauser Military Rifles of the World.”  O Ludwig Olsen no “Mauser Bolt Rifles” menciona só a série M/937 que já conhecemos.  Mas é bem possível que antes de contratar com a Mauser para entrega da série M/937, Portugal tenha recebido várias Standard-Modell normais para avaliação e talvez uso regular antes de chegarem as outras.  As Standard-Modell foram feitas tanto com o “handguard” curto (parecido com o da K98k) e, pelo menos em uma das versões carabina, com o handguard inteiro como, por exemplo, a Vergueiro.  As S-M que o Ball identifica como portuguesas têm o handguard curto.

Há uma Gew 88 (or Mauser Comissão) brasileira?  Julguei que o primeiro modelo vendido para o Brasil foi o 1894 (practicamente igual ao 1983 espanhol).  E o que são “Monkey Tails portuguesas”?!  Se há algum mestre aqui, certamente não sou eu!

O reforço do parafuso da mira é curioso.  Penso que já vi isso em alguma outra peça, mas não consigo lembrar-me onde.  Tratando-se de uma área frágil, é bem possível que isso tenha sido um reparo convencional.

Quanto aos meus “tesouros”--se é que os podemos chamar isso, pois não penso que se trata de nada extraordinário--não me importo de ir partilhando umas fotografias de vez em quando (para não abusar da paciência).  Vou tentar arranjar um flash mais possante, ou talvez ir tirando umas fotografias lá fora para aproveitar a luz natural.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2005, 10:53:17 pm »
Janus, sobre as monkey tail (Westley Richards)...

http://www.rememuseum.org.uk/arms/early ... arm030.jpg

E aborreça-nos com as suas "peças poeirentas"! Desafio-o! :mrgreen:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 22, 2005, 08:00:05 pm »
Aceito o desafio!  Mas dê-me algum tempo para selecionar as peças e tirar fotografias...