Acho que não é por aí... os carros hoje em dia foram feitos para andar... não é por ir a 120 ou 150 que faz grande diferença, aliás a principal causa de acidentes é o alcolismo, mas também: camionistas, adormecidos ao volante, idosos em sentido contrário, etc...
Epá...ainda na semana passada tinha aqui um powerpoint feito por um prof. do IST a dizer exactamente o contrário. Que a diferença entre ir a 120 ou 150 é muita...metros percorridos até reacção...início da travagem...final da travagem.
E curiosamente começava com algo assim parecido.."os carros hoje em dia foram feitos para andar"..
E depois passava para o caso de quem tem Ferraris ou outras máquinas...que foram feitos para andar...logo porqué ter o limite em 120? A apresentação demonstra que os 120 tem lógica nas auto-estradas. E pela mesma lógica os 90 nas outras estradas.
Não é tanto uma questão de evitar os acidentes (embora maior tempo para reagir permite os evitar), é mais aumentar a probabilidade de sobreviver aos acidentes!
Para além que é a minha opinião que enquanto houver um tão grande número de mortos nas estradas portuguesas, os limites nunca poderão aumentar...apenas diminuir.
Quando as fatalidades forem reduzidas...aí podem aumentar a velocidade máxima nas autoestradas e restantes estradas..