ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Portugal => Tópico iniciado por: Fábio G. em Maio 27, 2004, 05:41:13 pm

Título: Governo cria gabinete de gestão de crises
Enviado por: Fábio G. em Maio 27, 2004, 05:41:13 pm
TSF

Citar
DEFESA
Governo cria gabinete de gestão de crises
O Governo aprovou, esta quinta-feira, a criação de um Sistema Nacional de Gestão de Crises, um órgão não permanente, activado por decisão do primeiro-ministro e vocacionado para articular os vários sectores do Estado em tempos de crise.  

17:05
27 de Maio 04    
   
 
  «Este é um passo importante em termos de segurança e defesa, há muito que o Estado tentava encontrar uma solução nesta área», disse o ministro de Estado e da Defesa.

Paulo Portas fez estas declarações em conferência de imprensa, depois do Conselho de Ministros, onde se aprovou o decreto-lei que cria o Sistema Nacional de Gestão de Crises.

«Trata-se de um sistema de apoio à decisão, não é um órgão permanente e é activável quando o primeiro-ministro o entender», acrescentou Paulo Portas.

O ministro salientou ainda que esta «estrutura flexível» vai permitir «uma resposta rápida» aos cenários de crise.

Nomenclatura do gabinete de crise

O sistema integra um gabinete de crise, um grupo de apoio e um sistema de informação ao público.

Neste novo órgão, presidido pelo primeiro-ministro, vão ter assento os ministros das Finanças, da Defesa, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna e da Justiça, assim como outros ministros que o chefe de Governo entender necessários consoante as situações.

Do gabinete de crise fará igualmente parte o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e o futuro secretário-geral do Sistema de Informações da República.

Os ministros da República e os presidentes dos Governos regionais poderão também integrar o gabinete de crise, quando a situação abranger os territórios que representam.
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Maio 27, 2004, 05:47:44 pm
Se algo assim fosse criado no Brasil, seriam 24 hs trabalhando, pois a crise aqui é eterna...