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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: pfsbca em Maio 04, 2015, 10:20:21 pm
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Se fui bem informado, o Ministro da Defesa foi à Noruega com a restante comitiva Portuguesa para analisar possibilidade de compra do Patrulha Costeiro TOR (W334).
http://en.wikipedia.org/wiki/Nornen-class_patrol_vessel (http://en.wikipedia.org/wiki/Nornen-class_patrol_vessel)
Boa aquisição!!!
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Alternativa para combate à poluição ?
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Provavelmente será para substituir o o NRP SCHULTZ XAVIER.
A balizagem e o apoio à sinalização marítima dos portos de Portugal Continental, e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira;
Operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque e o desencalhe de navios de médio porte;
A recuperação de objetos afundados;
O apoio a exercícios navais.
ele afinal faz o mesmo que o navio da marinha
coast guard duties such as search and rescue, fire fighting, environmental protection, customs duties and police duties.
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Talvez a sua passagem recente pelo arsenal não tenha trazido boas noticias
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É um patrulha com várias vantagens: Anti poluição, combate ao fogo e patrulha ligeira.
É um navio pequeno (743 toneladas) mas muito bem preparado e de recente construção.
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É um navio muito recente e com muito boas valências para eles estarem a vender acedito mais que o navio que se fala seja o NoCGV Troms.
http://en.wikipedia.org/wiki/NoCGV_Troms%C3%B8 (http://en.wikipedia.org/wiki/NoCGV_Troms%C3%B8)
http://i45.photobucket.com/albums/f80/k ... roms01.png (http://i45.photobucket.com/albums/f80/kapteinphoto/KVTroms01.png)
http://cdn2.shipspotting.com/photos/mid ... 156588.jpg (http://cdn2.shipspotting.com/photos/middle/8/8/5/156588.jpg)
http://www.termaloma.com/images/TROMSO.jpg (http://www.termaloma.com/images/TROMSO.jpg)
http://cdn2.shipspotting.com/photos/mid ... 373462.jpg (http://cdn2.shipspotting.com/photos/middle/2/6/4/373462.jpg)
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Está aqui um bom exemplo da sua utilidade (no vídeo aparece um dos 5 NoCGV):
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É um navio muito recente e com muito boas valências para eles estarem a vender acedito mais que o navio que e fala seja o NoCGV Troms.
http://en.wikipedia.org/wiki/NoCGV_Troms%C3%B8 (http://en.wikipedia.org/wiki/NoCGV_Troms%C3%B8)
Segundo a Wiki, esse era alugado e o leasing terminou em 2007. Além de que o camarada pfsbca, no post inicial, mencionou especificamente o navio que se tencionava adquirir, o Tor, que não é mais que o último navio da classe e, portanto, o mais recente. Excelente notícia de facto! A lamentar ser somente uma unidade :D Segundo consta, os noruegueses só têm pessoal para guarnecer duas fragatas. Com um complemento de 120 cada uma: tínhamos o problema da guarnição do Siroco resolvido; podíamos vender as VdG aos brazucas que, finalmente, ficavam com 3 fragatas relativamente recentes para os padrões deles; poupávamos dinheiro com o upgrade das VdG; e o mais importante, desaparecia o pesadelo de ter que substituir 5 fragatas quase em simultâneo daqui a 10 ou 15 anos. Mas desculpem-me o devaneio do off topic e viva a Marinha!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.freewebs.com%2Fjeffhead%2Faegisvesselsoftheworld%2FPhoto-Norway-Nansen8.jpg&hash=cdc98e1ba7bfe4c4fb0163e29bcad6e2)
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Mas melhor ainda, seria se o ministro viesse da Noruega com dois iguais aos da foto Segundo consta, os noruegueses só têm pessoal para guarnecer duas fragatas. Com um complemento de 120 cada uma: tínhamos o problema da guarnição do Siroco resolvido; podíamos vender as VdG aos brazucas que, finalmente, ficavam com 3 fragatas relativamente recentes para os padrões deles; poupávamos dinheiro com o upgrade das VdG; e o mais importante, desaparecia o pesadelo de ter que substituir 5 fragatas quase em simultâneo daqui a 10 ou 15 anos. Mas desculpem-me o devaneio do off topic e viva a Marinha!
Caro ministro da defesa, não oiça o que este senhor está a dizer, não meta na cabeça a ideia de substituir 3 fragatas Vasco da Gama por 2 Nansen. Agora a sério, acha que a marinha queria mesmo reduzir ainda mais o numero de meios de superfície? 5 fragatas mesmo assim já é um numero curto para o mar que temos, agora reduzir para 4... imagine-se.
Mas da marinha norueguesa podiam vir uns dois de guerra de minas, ou uns destes :shock: Excelente aquisição tornando-se um navio que não só substitui o velhinho Schultz Xavier como vem colmatar parcialmente as lacunas no combate à poluição.
Seria também interessante se tivessem lá ido aos vizinhos do lado ver umas lanchas tipo CB-90 à Suécia para no futuro serem utilizadas a partir do Siroco.
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Caro ministro da defesa, não oiça o que este senhor está a dizer, não meta na cabeça a ideia de substituir 3 fragatas Vasco da Gama por 2 Nansen. Agora a sério, acha que a marinha queria mesmo reduzir ainda mais o numero de meios de superfície? 5 fragatas mesmo assim já é um numero curto para o mar que temos, agora reduzir para 4... imagine-se.
Não é uma questão de querer, é mais uma questão de poder. Actualmente, temos 5 navios de superfície 'deployable' e, com o Siroco, passamos a ter 6. Era isto que notícias postadas anteriormente no tópico do Navpol claramente indicavam. Os grande desafios para a Marinha com a aquisição do Siroco são económicos por um lado, mas também a questão da guarnição de 200 ou 220 elementos. Se passássemos de 5 fragatas para 4, mais o LPD, a situação em termos de navios 'deployable' seria exactamente a mesma que existe actualmente. O mar que temos deve ser vigiado e patrulhado por navios apropriados e, obviamente, por meios aéreos tripulados e não tripulados. As fragatas são navios ineficientes para essas tarefas, devem servir para projecção de força e para dissuasão.
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Outro negocio que permite o pessoal passear pela Europa e vai permitir algums encher os bolsos :x
Deve de haver interesses nisso....
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A Armada está em alta!
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A Armada está em alta! :wink:
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A Armada está em alta! :N-icon-Axe:
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É preciso ter calma que ainda não se sabe o que vêm e se na realidade vem alguma coisa, por que valor e em que termos. Para "velhos do restelo" já bastam os que são contra todo e qualquer negócio para a Armada (Com NPO a 50 milhões a unidade e o NAVPOL nos 210 milhões, opta-se por soluções mais baratas e é mau? Mas depois o pais só compra "sucata". :N-icon-Axe: )... :twisted:
Cumprimentos
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É o efeito Brasuca.. !!
(Paz irmãos Brasileiros é só uma brincadeirinha!! Gosto muito do Brasil e das suas habitantes!!)
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Não é uma questão de querer, é mais uma questão de poder. Actualmente, temos 5 navios de superfície 'deployable' e, com o Siroco, passamos a ter 6. Era isto que notícias postadas anteriormente no tópico do Navpol claramente indicavam. Os grande desafios para a Marinha com a aquisição do Siroco são económicos por um lado, mas também a questão da guarnição de 200 ou 220 elementos. Se passássemos de 5 fragatas para 4, mais o LPD, a situação em termos de navios 'deployable' seria exactamente a mesma que existe actualmente.
Está a esquecer-se de um pormenor... as 6 ou 7 corvetas que tínhamos no activo... essas por si só tinham um custo de operação e guarnição relativamente altos e se juntarmos o custo de todas, era equivalente a praticamente 3 fragatas... portanto, com a substituição das mesmas pelos NPO (que está a ser feita de forma gradual, mais dois planeados), estes últimos (NPO) terão encargos tanto de operação como de tripulação (dois quintos da tripulação é muita fruta) muito menores, e com isto já se consegue compensar o custo acrescido de operação de um 6º navio principal (Siroco) que acaba por ser inferior até ao da operação das nossas fragatas. Para não falar que ao serem retirados os Cacine a titulo definitivo também há redução a nível das tripulações e custos operacionais de cada navio.
Se me dissesse trocar as 3 Vasco da Gama por duas fragatas/contratorpedeiros muito mais poderosos, aí talvez, agora trocar por duas fragatas que são um down-grade das Alvaro de Bazan, com sistema Aegis inferior e que apenas contam com misseis ESSM para defesa aérea, nem sequer possuem sistema anti-míssil... acho ridículo... o número de 5 fragatas é o minimo aceitável, ainda para mais com a extinção das corvetas, é o que nos resta como meio de escolta para o LPD, agora imagine uma situação em que duas vão para missão escoltar o LPD, uma está em manutenção e outra está numa missão da Nato ou assim, ficamos com quantas cá para uma eventual emergência? Pois, lá está, zero. O poder de fogo na MP já se está a reduzir em número, contando apenas com 7 meios de combate (5 fragatas e 2 subs), e não se pode reduzir mais.
O mar que temos deve ser vigiado e patrulhado por navios apropriados e, obviamente, por meios aéreos tripulados e não tripulados. As fragatas são navios ineficientes para essas tarefas, devem servir para projecção de força e para dissuasão.
Solução encontrada, 100 UAV's e 30 navios de patrulha servem para a Marinha. É essa a lógica certo?... O "mar que temos" também tem de ser protegido, e não é com NPO's que se protege os mares... há uma grande diferença entre fiscalizar/patrulhar de dissuadir um potencial "inimigo".
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Seria também interessante se tivessem lá ido aos vizinhos do lado ver umas lanchas tipo CB-90 à Suécia para no futuro serem utilizadas a partir do Siroco.
Não é necessário ir à Suécia, se os quisessem ver nem precisavam de sair da Noruega .
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdata3.primeportal.net%2Fnaval%2Fcaela_sondrol%2Fcb90%2Fimages%2Fcb90_20_of_31.jpg&hash=5630f2435005abd795983c952bc85fae)
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O bom é inimigo do excelente e neste caso o bom são as três lanchas que vêm com o Sirocco, o excelente eram vir mais umas CB-90 e VBTP a Rodas para os Fuzileiros.
Mas isso fica no campo da utopia
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Camarada dc, pode ver a minha resposta no tópico da MLU às fragatas.
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Não é necessário ir à Suécia, se os quisessem ver nem precisavam de sair da Noruega :mrgreen:
Caro Cabeça de Martelo, quem sabe o ministro da defesa gostou de ver as CB-90 na Noruega! E com a vinda do Siroco, quem sabe se não é reconsiderada a aquisição de VBTP's Anfíbias na próxima LPM.
PS: afinal não foi só o ministro da defesa (e respectiva comitiva) a ir à Noruega, o Cavaco Silva também foi.
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PS: afinal não foi só o ministro da defesa (e respectiva comitiva) a ir à Noruega, o Cavaco Silva também foi.
PS2. O homem tem que aproveitar enquanto ainda tem viagens de graça .
Além disso é bonito ter ido à Noruega, vir com a tal "parceria estratégica para o mar", como se nós um dia pudéssemos ser uma "Noruega do Sul", um pais ao mesmo tempo tão parecido e tão diferente do nosso...
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Mais um ano e os ENVC iam mesmo parar a mãos Norueguesas! :mrgreen:
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A ser confirmada esta noticia seria excelente!
Não quero ser desmancha prazeres! Não disponho de nenhuma informação privilegiada sobre o assunto! Mas duvido que exista alguma hipótese de acordo...o facto é que as politicas de defesa em Portugal dão medo! Fica tudo no ar, é tudo a conta gotas... No final da legislatura, sem o acordo do PS para este negocio é algo estranho!
O ministro esteve reunido com a sua homologa Norueguesa...isso é factual...poderá ter sido abordado o assunto...mas dai a concretizar-se...infelizmente vai um grande passo!
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http://www.defesa.pt/Paginas/ministrodadefesanacionalreunecomasuahomologadanoruega.aspx
No primeiro dia da visita oficial do Presidente da República à Noruega, teve lugar na Guest House Akershus Fortress uma reunião bilateral entre o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e a Ministra da Defesa da Noruega, Ine Erikson Soraide.
Antes do início da reunião foi assinada uma Carta de Intenções sobre a Cooperação em Assuntos de Defesa, onde se estabelece a vontade de desenvolver a relação, entre outros, nas áreas da segurança marítima, da ciberdefesa, e das industrias de defesa.
Durante a reunião os Ministros discutiram o ambiente estratégico e os desafios securitários que a Europa enfrenta, quer a leste quer a sul. Foram ainda abordadas questões relacionadas com a implementação das conclusões da Cimeira de Gales, e a preparação da próxima reunião Ministerial da NATO.
No final da reunião os Ministros concordaram em desenvolver as várias áreas de cooperação previstas na Carta de Intenções e prosseguir as consultas ao nível político e militar nesse sentido.
Se mais debateram, não foi dito. :wink:
http://en.wikipedia.org/wiki/Norwegian_Coast_Guard
Cumprimentos
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Há aqui uma dúvida que me surge, li à pouco tempo que se vai adquirir um navio em segunda mão para substituir o navio oceanográfico Noruega. Não será este navio que se estava a referir o nosso colega pfsbca
Navio oceanográfico à espera da “avaliação das propostas recebidas”
A ministra da Agricultura e do Mar tinha definido o ano de 2014 como meta para a substituição do “velhinho” navio oceanográfico “Noruega”. Mas o processo de aquisição e reconversão de um navio em segunda mão acabou por prolongar-se no tempo.
Questionado pelo PÚBLICO, o ministério tutelado por Assunção Cristas confirmou que, actualmente, está “proceder-se à avaliação das propostas recebidas, por parte de uma equipa técnica internacional, aguardando-se para breve o relatório final da mesma”. Não definindo um prazo sobre quando estará ao serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Em Julho de 2013, Assunção Cristas assumira ao PÚBLICO a expectativa de ter o navio em 2014. “Espero que no próximo ano já possamos contar com o novo Noruega”, disse Assunção Cristas.
Ao longo da sua carreira, o navio Noruega foi utilizado sobretudo em estudos de biologia, avaliação de recursos e pesca experimental, mas também investigação oceanográfica.
Só em Outubro do ano passado é que o Conselho de Ministros aprovou essa despesa, apesar do investimento português ser significativamente reduzido. Dos necessários 10,5 milhões de euros para a aquisição, o Governo apenas terá de cabimentar 1,5 milhão. A verba restante foi negociada através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA), liderado pela Noruega, que aliás já havia financiado a aquisição do “Noruega”.
http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7B576633D7-72BE-4A01-AC73-AAA7398B02C8%7D
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Caro faica, já há novidades sobre a vinda do novo navio?
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Até agora não há novidades,mas era bem vindo este navio para substituir o shultz dentro de 1 ano ou 2.