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Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Abril 25, 2024, 11:33:27 am »
(Alverca, 23/04/24. Foto: Pedro Almeida)

Lockheed C-130H Hercules (L-382) - Polemikí Aeroporía (c/n 382-4723, Serial 747)
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Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por Pescador em Abril 25, 2024, 11:24:10 am »
Desconfio bem que isso da defesa aérea vai sei uma espécie de chaparral dos tempos actuais e nada mais. Depois glorificam isso, como fazem com tudo
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Abril 25, 2024, 11:23:59 am »
Olha que os argentinos andam a babar pelos F-16 da FAP, para completar os tales de até 38 autorizados para o país mas só chegaram 24.

 c56x1

Não vai haver venda ou alienação de mais nenhum F-16 português, ponto final. A alienação de que fala o documento diz respeito às últimas 5 células adquiridas pela Roménia (12 + 5).

A haver no futuro, repito, a haver no futuro, será apenas quando o substituto dos F-16M já cá se encontrar, e a decisão for ou a operação simultânea de que tanto se fala (F-16M/V + F-35A), ou eventualmente o abate da frota. Até lá não podemos dispensar mais qualquer Fighting Falcon, razão para não o termos feito com a Ucrânia.
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Pescador em Abril 25, 2024, 11:16:28 am »
Se duvidas houvesse quanto ao circo montado.

Agora as BD passam de anti submarina a anti superfície  ;D ;D ;D ;D ;D
Nem a mais recente versão dos Harpoon têm. Com aqueles só se apanharem alguém a dormir
Basta fazerem "upgrade" as designações e está feita a modernização da marinheca turística

Afinal a terceira da classe VdG vai ser lançada para fins ..generalistas. Mas e com ou sem turbinas. Se calhar faz falta algo maior que um NPO e com hangar para ir a sul
Enfim...os pastores lá saberão. O seu rebanho está satisfeito com turismo e pouco mais
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Abril 25, 2024, 11:15:28 am »
Da apresentação da Marinha




Já podem adicionar umas 100 páginas  com um pequeno detalhe aqui   :mrgreen:

Já agora, "FFG" eu ainda percebo, mas o "H" será de quê?
Hospital? :)

I'l get my coat...

ps - Tal como já notado anteriormente, nada de novos Submarinos...

O H é para Holístico/a. :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Abril 25, 2024, 10:54:38 am »
O custo de 1 contrato de aquisição de caças depende do pacote contratualizado que para além dos próprios aviões (inclui armas, peças, simuladores, treino e até manuais), e varia de país para país conforme as opções tomadas. Da ultima vez que verifiquei em média o Gripen na versão E vem por 60M€ enquanto o F-35A quase 90 Milenas. Mas o que custa mais ao longo do tempo é precisamente o custo de manutenção.

Não é de todo seguro que o caça escolhido será o F-35 até porque não seria legal uma compra sem concursos, e anunciar o vencedor antes de acontecer  :o O CEMFA a tomar a decisão final não será este e ainda vai correr muita agua debaixo do moínho. E mesmo depois de ser escolhido até aterrar em Portugal não há garantias, veja-se o caso do NH90 e do EC635, se recuarmos mais no tempo vemos outros exemplos como o Mirage III e o F-5. Li algures que até o F-20 Tigershark esteve na calha até ser cancelado pelo fabricante (numero de potenciais clientes insuficiente para abrir uma linha de produção).

Se fosse eu a decidir, já estaria feito upgrade para F-16V e só abrir concurso com F-35, BAE tempest, AIRBUS FCAS e o NGAD naval (o da USAF será mais pesado) em 2030. Não sei se a SAAB vai desenvolver projecto próprio ou juntar-se a um dos 2 projecto europeus, porque seria interessante outro caça monomotor.

Onde é que foi visto esse valor para o Gripen? Leasing ou em segunda-mão não contam. O que se tem visto, são preços em tudo equivalentes aos do F-35, não havendo vantagem alguma em optar pelo modelo sueco.
O custo de operação é obviamente mais baixo, já o de manutenção e peças, poderá variar, considerando o número de F-35 que serão operados por esse mundo fora, e o consequente volume de peças produzidos. Fazendo parte de um largo grupo de operadores europeus, é possível que dê para obter preços mais baixos ao beneficiar da compra em larga escala de tudo o que é peças (em teoria pelo menos).

Que a vinda do F-35 não é liquida, já se sabe. Agora se não vier F-35, não virá mais caça nenhum novo, porque os preços rondam todos o mesmo, mais coisa menos coisa.

Abrir um concurso com esses candidatos, obriga a que seja feito apenas em 2040/45. Isto implicava que todos os F-16 tivessem sido modernizados, e que os que temos em segunda-mão, consigam aguentar tanto tempo como os PA I. De resto, em 2035, nem FCAS, nem GCAP, nem um hipotético caça sueco estarão disponíveis. Também não é um dado adquirido que o NGAD, seja o da USAF seja o da USN, venham a ser disponibilizados no mercado (a minha aposta é que não o sejam, à semelhança do F-22). E desses todos, o mais barato será sem dúvida o F-35!

Eu se tivesse que apostar, os suecos vão tentar juntar-se a outro programa. Seja o GCAP, seja o FCAS. Isto de desenvolver um caça sozinho, que é suposto ser de uma geração completamente nova, e que para isso precisará de tecnologia de topo que dificilmente estará disponível "off the shelf" como fizeram com o Gripen, vai ser complicado e dispendioso. Talvez tenham a esperança de desenvolver com o Brasil, mas já andam à rasca de dinheiro para comprar mais Gripens além dos 36 originais, quanto mais investir num avião novo...

A Holanda a encomendar 265 HARM ER.

Portugal em contraponto é o gajo que olha para o preço de um míssil e começa: "desculpe têm meias doses?".

HARM ER ou AARGM-ER?

E se fossem só esses... vão JASSM-ER, Tomahawks, possivelmente JSM e tantas outras coisas...

Por cá, toma lá 18 AIM-9X e já vais com sorte.  ::)

Brazil considera comprar 30 caças adicionais por $2 mil milhões, isso dá cerca de 60 milhões por caça, uma vez que já não são os primeiros JAS-39-E e beneficiam de economia de escala (o pacote original incluía transferência de tecnologia e infra estrutura para montar no Brazil). Se fossemos a reboque disto era o preço que pagávamos, provavelmente menos. As munições teriam de ser incluídas em cima mas essas até nos F-16 faltam de qualquer maneira...

Fonte: https://www.defensenews.com/air/2022/04/29/brazil-orders-more-gripen-jets-mulls-another-large-buy/
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Abril 25, 2024, 10:37:57 am »
Preocupa-me mais a falta de munições, pois é aquilo que não se vê muito, só se vêm os nossos falcões com as garras de fora no báltico, já se falava disto há algum tempo e ainda a semana passada o Ramalho Eanes numa entrevista referiu isto mesmo. No lado positivo isto até resolvia rapidamente se os nossos responsáveis quisessem, mais rápido que comprar F-35's  ::)
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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por P44 em Abril 25, 2024, 10:28:21 am »
Tudo tão bonito no papel
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: A música que vos vai no coração
« Última mensagem por P44 em Abril 25, 2024, 10:25:27 am »
Não quero assustar ninguém... mas a ultima vez que vi Tarja naquela sala houve uma epidemia!  :mrgreen:   

E eu não fui ... se soubesse o que lá vinha

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Exército Português / Re: Novos Sistemas de Defesa Aérea
« Última mensagem por P44 em Abril 25, 2024, 10:20:47 am »
Spain will acquire additional National Advanced Surface to Air Missile Systems (NASAMS) from Kongsberg for 410 million euros ($438 million).

The acquisition seeks to bolster the Spanish Armed Forces’ air defence by integrating additional systems into its current four.

The contract is expected to be signed next month.

Spain became the first international NASAMS user following the delivery of its first systems in 2003. The country’s NASAMS are currently deployed in the Baltic region as part of NATO’s Air Shielding Mission
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