Policia não pode disparar durante uma perseguição

  • 12 Respostas
  • 5110 Visualizações
*

triton

  • 361
  • +0/-0
Policia não pode disparar durante uma perseguição
« em: Julho 24, 2008, 08:05:47 pm »
na semana passada, comprei o jornal correio da manhã e reparei num artigo que me deixou um pouco transtornado.
nesse artigo estava escrito que os policias não podem abrir fogo sobre um bandido se estiverem a efectuar uma perseguição, ou seja, um policia só pode efectuar um disparo se estiver parado.

só mesmo neste país de fantoches é que isto pode acontecer.
 

*

AC

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: policia não pode disparar durante uma perseguição.
« Responder #1 em: Julho 24, 2008, 08:49:31 pm »
Citação de: "triton"
só mesmo neste país de fantoches é que isto pode acontecer.


O quê? Jornalistas a escreverem artigos que desinformam as pessoas? Não, acredite que acontece em todo o mundo. :)
 

*

triton

  • 361
  • +0/-0
Re: policia não pode disparar durante uma perseguição.
« Responder #2 em: Julho 24, 2008, 09:38:04 pm »
Citação de: "AC"
Citação de: "triton"
só mesmo neste país de fantoches é que isto pode acontecer.

O quê? Jornalistas a escreverem artigos que desinformam as pessoas? Não, acredite que acontece em todo o mundo. :)


mas o problema é que não são os jornalistas que estão a desinformar as pessoas, isto é  mesmo realidade.

tambem deu nos telejornais
 

*

Draconus

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
    • http://eassime.blogs.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 04, 2008, 02:28:03 pm »
Por ter dado nos telejornais também não significa que a notícia seja completamente verídica.
Partindo do princípio que esta notícia seja mesmo verdadeira, esta medida não deixa de ter a sua lógica.
Se um polícia disparar contra um bandido, e este retaliar, algum civil pode ser atingido por alguma bala perdida.
Agora, se o bandido já tiver aos tiros, acho que a polícia deveria ter todo o direito para começar a disparar também. Nem que acerte no pneu do carro do bandido e este se descontrole e faça muitos estragos materiais... Ao menos havia chances deste último ser parado e preso.
 

*

camufix

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 04, 2008, 03:02:22 pm »
Não vou inventar nada...

Agora o que sei é o seguinte!

O meu pai quando eu era novinho ensinou-me o seguinte:

"- Não acredites em tudo que te dissem."

Foi uma boa lição, e jornalistas... uiii... desde que venda...

Para terminar, a pouco tempo numa perseguição creio que ate em Gaia, um policia em perseguição disparou contra a roda traseira de outra viatura... não houve problema nenhum em relação a isso.

Noutra noticia embora não seja relacionado com o facto de se poder ou não atirar numa perseguição, um carro da PJ empurrou outro contra uma vala, foram os dois parar a vala, também não é perigoso?


O meu conselho é que te informes melhor, talvez não seja, não podes fazer, mas sim não deves ou deves evitar.

apenas a minha opinião!
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 04, 2008, 03:13:47 pm »
um policia só pode disparar em legitima defesa e caso tenha sido ameaçada a sua segurança...

por isso uma perseguição, a dar tiros pelas costas... na me parece q se enquadre.. se clahar a confusão é essa

isto ainda não é os EUA   c34x
 

*

camufix

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 04, 2008, 03:22:13 pm »
Então e numa perseguição não esta a ameaçar a integridade fisica de quem os persegue? Para não falar dos restantes condutores e piões etc?
 

*

Draconus

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
    • http://eassime.blogs.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 04, 2008, 03:22:17 pm »
Citar
isto ainda não é os EUA :P
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 04, 2008, 04:29:26 pm »
depende da perseguição....

se estiverem a ameaçar a integridade de agentes ou cidadãos, a policia tem a obrigação de imobilizar o veiculo, com os meios que estiverem disponíveis ( viatura, tiros aos pneus, barreiras, spikes )

mas numa perseguição a policia tem que ter bom senso e é preferível desistir dela do que por em risco a vida dos transeuntes e dos próprios agentes.

e pensem um bocado, um sujeito que foge é uma ameaça à segurança dos agentes? logo, n podem disparar a matar..
 

*

Feinwerkbau

  • Membro
  • *
  • 283
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 04, 2008, 04:30:10 pm »
Citação de: "Draconus"
Citar
isto ainda não é os EUA :P


e ainda bem!! :d
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Triton
« Responder #10 em: Agosto 04, 2008, 11:16:15 pm »
Leia a Lei 5/2006 de 23 de Fevereiro e o Código Penal/Processo penal para perceber quando pode ou não efectuar um disparo!!
Já agora adianto-lhe que inicie por distinguir crimes cuja moldura penal vai até aos 3 anos...o resto fica ao sabor da sua capacidade de interpretação...
Carpe Diem
 

*

camufix

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 05, 2008, 09:25:46 am »
Ok Obrigado!
 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
Re: policia não pode disparar durante uma perseguição.
« Responder #12 em: Agosto 05, 2008, 03:45:06 pm »
Citação de: "triton"
mas o problema é que não são os jornalistas que estão a desinformar as pessoas, isto é  mesmo realidade.

tambem deu nos telejornais


Errr... e os textos dos telejornais são escritos por... ?