GNR e PSP - Que futuro????

  • 22 Respostas
  • 11677 Visualizações
*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
GNR e PSP - Que futuro????
« em: Julho 04, 2008, 02:27:50 pm »
Olá a todos os utilizadores deste fórum, estou a criar este tópico porque é uma questão sobre a qual penso muito.
Não vou já aqui explanar a minha opinião, pois quero antes enriquece-la com os vosso comentários.
Acho que o nosso País é muito pequeno para tanta quinta, com funções duplicadas, forças e serviços de segurança que respondem a diversos ministérios e muitas outras coisas que em nada ajudam os portugueses.
Vou deixar os tópicos que gostaria de ver discutidos, agradecendo outros comentários sobre esta temática, mas pedindo também que respeitem o tema deste tópico, qualquer outro tema deverá ser colocado noutra parte deste fórum.

Hipóteses
1- Fusão da GNR e PSP ( e Polícia Marítima) numa Polícia Nacional.
    - CIvil ou Militar??? ou Civil mas militarizada?

2- GNR e PSP Permanecem como duas forças de segurança distintas, havendo apenas a unificação das unidades especiais de ambas as forças num corpo especial de policia de características militarizadas, havendo um corte completo com as estruturas da GNR e PSP, como se de uma 4 força de segurança se tratasse ( a 3ª é a Polícia Marítima). Esta deveria ser coordenada pelo secretário de SISI (é uma hipótese), havendo assim aqueles discussões de quintais. haveria representantes tanto da GNR como da PSP na coordenação desta unidade. Assim qualquer força ou serviço de segurança que necessitasse do apoio desta unidade recorreria  ao SISI, tendo a unidade competência em todo o território nacional. Assim acaba-se com a estupidez de existirem duas unidades de operações especiais na região de Lisboa (GOE da PSP e COE da GNR), a meu ver o futuro deve passar pelo que se esta a passar na UEP, que terá destacamento no Porto e em Faro tal como já acontecia com o corpo de intervenção. nos recentes moldes, a meu ver, para se cumprir o que aqui argumento dar-se-ia a fusão entre a UEP (PSP) e a futura UEI (GNR).

3- As forças de segurança estão bem como estão, mexer é só estragar?

4- Uma reformulação mais abrangente, mas mantendo duas forças de segurança, uma militarizada e outra civil, a GNR após fusão com a PM e a PSP após fusão com o SEF e PJ.

5- Agradeço outras opções, se possível acompanhadas de doutrina e de exemplos de outros países, não esquecendo que cada país é especifico, por um modelo resultar lá fora não quer dizer   que resulte cá.

após uma maior discussão desta temática talvez se faça uma votação neste fórum,

obrigado a todos
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 04, 2008, 02:49:07 pm »
Opinião pessoal.

A PSP devia acabar e a GNR devia manter os moldes actuais, faz todo o sentido.
A PSP deve acabar, porque não faz sentido a mesma cidade ter duas forças de segurança a PSP e a municipal, acho que a municipal devia assumir as funções da PSP, mas a sua formação deve ser igual à da PSP, ou seja, uma escola nacional de policia, mas sendo frequentada pelas policias municipais.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 04, 2008, 03:20:37 pm »
Atenção ao facto de nem todos os municípios terem Polícia Municipal, pelo contrário, até poucos tem, sendo pouco recente a Polícia Municipal, devo acrescentar que é a PSP que dá a maioria da formação a policia municipal, nos casos especiais de Lisboa e Porto os quadros da Polícia Municipal são ocupados por elementos da PSP, só neste dois casos se pode confundir a PSP com a Polícia Municipal, mas apenas do ponto de vista de postos. a Polícia Municipal tem uma actuação muito restritiva, por exemplo não tem investigação criminal. Ao acabar-se com a PSP, essas funções ou teriam de passar para a Polícia Municipal ou então para a GNR, não me parece que a PJ queira mais trabalho, até porque não tem elementos para isso.
A meu ver a acabar-se com uma das duas seria com a Municipal e nunca com a PSP, Estaria a destruir-se a história de uma instituição para reformular e ampliar uma outra que mais tarde se irá confundir com a PSP
Mais uma coisa, tanto a PSP como a GNR tem competência apenas ao nível do município ( dentro dela, apenas na sua área de actuação), estando ambos dependentes de uma Direcção Nacional ou Comando Geral, portanto eliminar a PSP para se criar Policias Municipais com uma direcção Nacional trata-se de fazer o que já está jeito, apenas com outro nome. e os Presidentes de câmara não teriam uma palavra a dizer?

Vamos lá discutir toda esta temática, analisar todas as situações possíveis.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 04, 2008, 03:23:45 pm »
Nelson,
As Policias Municipais nao fazem o mesmo trabalho da PSP, nem sequer são uma força de segurança, são uma policia administrativa, enquanto a PSP é uma policia de competência genérica.

Achas que os 22 mil elementos da PSP achariam por bem que de um dia para o outro se deitassem civis e acordassem como militares da guarda?

Sejamos sérios a analisar as questões.

O que farias à GNR nas cidades e vilas onde coexiste com a PM?
::..Trafaria..::
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 04, 2008, 03:56:28 pm »
Citação de: "Trafaria"
Nelson,
As Policias Municipais nao fazem o mesmo trabalho da PSP, nem sequer são uma força de segurança, são uma policia administrativa, enquanto a PSP é uma policia de competência genérica.

Achas que os 22 mil elementos da PSP achariam por bem que de um dia para o outro se deitassem civis e acordassem como militares da guarda?

Sejamos sérios a analisar as questões.

O que farias à GNR nas cidades e vilas onde coexiste com a PM?


Eu nunca disse que os agentes da PSP deviam passar para a GNR, mas sim para a policia municipal (tipo estados Unidos), a GNR como uma força militarizada deve manter o actual terreno de jurisdição, quanto ás aldeias em que coexistem GNR Policia municipal, aí deve-se fazer como se faz agora com a PSP e a GNR, a policia municipal fica com a cidade e a GNR com o campo. Eu não ponho em causa o profissionalismo da PSP, pois como cidadão é uma força que tem o meu inteiro respeito, agora como contribuinte, não compreendo como é que um país tão pequeno quanto o nosso tem tantas forças policiais.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
QUE FUTURO?!
« Responder #5 em: Julho 04, 2008, 04:01:37 pm »
Senhor Ferreira

Se busca opiniões a fim de contribuir para a sua tese de dissertação, ou um qualquer trabalho sobre o assunto, este não é propriamente o local digital mais indicado para o fazer!!
Aquilo que há muito deveria de ter sido feito era ter criado uma Direcção Nacional de Segurança Interna que congregasse todos os serviços e forças de segurança à excepção da Guarda Nacional Republicana dada sua génese militar.
Essa Direcção Nacional deveria de ser constituida por pessoas com formação superior e especializadas pois vir para as forças de segurança com o 9.º ano ou 12.º dá o mesmo visto a sociedade evoluir ao segundo.
A mesma deveria de ser chefiada por magistrados e apenas magistrados para acabar com as mentalidadezinhas provincianas das muitas chefias que actualmente polulam as instituições existentes.
Carpe Diem
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 04, 2008, 04:02:33 pm »
Estados Unidos, como?
Nos estados unidos há uma variedade enorme de policias e forças de segurança com a "agravante" de cada estado ter a sua propria politica de segurança e combate à criminalidade.
Tambem lá existe a sobreposição de serviços e forças, nomeadamente entre os City Police Departments, As Policias Estaduais e os Sherifados...
Há ainda a National Guard e as forças federais...

Para o caso nao vejo que os EUA nos sirvam de bom exemplo.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 04, 2008, 04:05:17 pm »
Sr Galvão,
Porquê magistrados?

Porventura a justiça e os serviços de justiça que temos serão algum poço de virtudes?
::..Trafaria..::
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 04, 2008, 04:17:55 pm »
"entre os City Police Departments, As Policias Estaduais e os Sherifados...
Há ainda a National Guard e as forças federais"

Mas nós não temos estados e como tal na minha maneira de ver e conceber uma força policial para Portugal as coisas seriam assim:

Policia municipal (cidade)
GNR (o resto do país)
PJ nos moldes como se encontra hoje.

Eu posso estar estar errado, mas a PSP é uma força mal amada pelas chefias, basta ver a quantidade de queixas que a PSP faz. Eu sei que o mundo não é perfeito, mas tenho quase a certeza que uma câmara municipal faria muito melhor ao nível das infraestruturas (melhores esquadras, equipamento, mais campos de tiro, etc), do que faz o ministério da administração interna, basta ver que a câmara municipal, tem outra percepção, ou seja, se houver muito crime numa determinada cidade tenho quase a certeza que o presidente da câmara, agiria rapidamente do o ministro. Podem não concordar comigo, o que é o normal, mas a PSP seria melhor servida com a câmara do que com o que existe agora.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Julho 04, 2008, 04:24:06 pm »
Sr. Galvão
Não busco aqui informação para o meu trabalho de fim de curso, até porque não é o local indicado, colocar um fórum na biografia de um trabalho é fazer com que o avaliador se ria de mim, apenas tento ver a mesma questão de perspectivas diferentes, não me fechando na minha opinião, nem achando que a minha é a que está correcta.
Não sei qual é a sua actividade profissional muito menos me interessa, mas não percebo o porquê da sua preferência por magistrados a frente das policias, se não estou em erro, os dois ultimos directores nacionais da psp antes do actual eram magistrados, não vou julgar o trabalho deles, mas será que terá sido melhor do que o trabalho que um policia teria feito??
Mais, temos elementos policias, tanto da PSP como da GNR reconhecidos lá fora pelo trabalho que fazem. Mais, a segurança no Euro 2004 foi um sucesso e um caso de estudo lá fora, não vi nenhum magistrado na coordenação da dita segurança, se estiver enganado corrija-me.
Mais, pela minha experiência um juiz é preparado para trabalhar sozinho, um Director Nacional ou um Comandante Geral não podem trabalhar sozinhos, tem de ser lideres.
Agora uma coisa lhe digo, em todo o lá existem bons e maus profissionais, mas normalmente só se fala dos maus.
Se quer colocar um magistrado nas funções de policia, de comando ou coordenação, chame-lhe o que quiser, seriam necessários acima de 50, ou seja, seriam menos 50 Juízes para analisar os casos perdidos no meio dos tribunais a ganhar pó. está é a minha humilde opinião.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Julho 04, 2008, 04:27:29 pm »
Nelson
Quem referiu os estados unidos como modelo foi você. Eu salientei os facto de nos mesmo tambem existir sobreposição de forças.

Pois eu nao poderia estar mais em desacordo consigo no que respeita à transformação da PSP em policias municipais.

1º, porque os presidentes de camara já têm poderes a mais,
2º, porque praticamente nao respondem perante ninguém... já cá temos caciques a mais.

Uma força daquela natureza tem que ter comando e coordenação nacional.
::..Trafaria..::
 

*

Ferreira

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Julho 04, 2008, 04:29:10 pm »
Existem municípios extremamente endividados, acha que algum deles vai aceitar ter uma policia municipal? isso só significa mais encargos, ou as verbas vem do governo ou então não se gastam porque não existem.
Uma Carreira de Tiro por município? só se se criar um clube de tiro para se rentabilizar a infraestrutura, e a mesma for partilhada pela GNR mas é muito utópico. Isso de a PSP ser mal amada pelas chefias tem muito que se lhe diga, basta verificar quem continua a fazer a segurança a Assembleia da República,
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Julho 04, 2008, 04:47:02 pm »
Já por ai noutro tópico deixei  aminha opinião sobre este mesmo assunto.

Sobre a Policia Marítima:
Defendo a criação de uma Guarda Costeira que congregue toda a miríade de serviços e departamentos que superintendem sobre as questões do mar onde seria integrada.

As Policias Municpais, como órgãos de policia administrativa local, devem ser mantidas nos municípios que entendam dever mante-las.

Já quanto à PSP, GNR, PJ, SEF… (e falando enquanto elemento de uma delas) não acho por bem que se fale em extinção desta ou daquela em favaor de outra, da absorção de uma por outra, de integração, etc…

Todas são forças respeitáveis, com história, com cultura e vida próprias.
Sei que um dia algo de grande e relevante terá que ser feito nessa área (é uma questão de tempo), mas a haver ai uma “pedra filosofal” ela terá que se chamar "Criação". Criar uma Policia Nacional… e não integrar, absorver, fundir … por ai nunca se vai a lado nenhum.

É dificl, eu sei, muito complicado. Vejam: os PSPs não quererão ser militares, entendê-lo-ão como um retrocesso (pessoalmente acho-o até um retrocesso civilizacional). Por sua vez temos que reconhecer aos militares da GNR o direito de mitares poderem permanecer…

Mais direi, agora ficamos assim.
::..Trafaria..::
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #13 em: Julho 05, 2008, 01:13:35 pm »
Citação de: "Ferreira"
Existem municípios extremamente endividados, acha que algum deles vai aceitar ter uma policia municipal? isso só significa mais encargos, ou as verbas vem do governo ou então não se gastam porque não existem.
Uma Carreira de Tiro por município? só se se criar um clube de tiro para se rentabilizar a infraestrutura, e a mesma for partilhada pela GNR mas é muito utópico. Isso de a PSP ser mal amada pelas chefias tem muito que se lhe diga, basta verificar quem continua a fazer a segurança a Assembleia da República,


Lá por a PSP ter um corpo que protege os primeiro ministro, ou o presidente da republica, não faz com que a força seja amada, basta olhar para qualidade dos quartéis (basta ver Lisboa), veículos velhos, fardas pagas pelo próprio etc. chama a isso ser amado pelas chefias

se poder veja esta noticia.

http://dn.sapo.pt/2004/12/11/sociedade/ ... liado.html

Agora veja, se o senhor podesse inscrever na policia municipal, em principio não teria estes problemas, pois estaria sempre ao lado da sua família, caso quisesse mudar de sitio era só pedir transferência.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PEDRO GALVÃO

  • Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Senhor Ferreira
« Responder #14 em: Julho 07, 2008, 12:02:47 am »
Os oficiais bons na PSP saiem da mesma!! Poder-lhe-ia dar exemplos mas penso que não seria ético da minha parte fazê-lo! A PSP só ganharia com magistrados pois a maioria dos oficiais são homenzinhos com vícios com uma mentalidade provinciana apesar de estarmos no século XXI!! Já estão na PSP aos anos e nada fizeram ou fazem pela mesma!! Quanto ao trabalho dos magistrados que cá passaram não posso falar disso visto que seria, mais uma vez, incorrecto, neste espaço, fazê-lo!
O trabalho que o senhor supostamente estará a fazer é certamente igual ao meu!
Carpe Diem