ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: komet em Fevereiro 06, 2004, 05:39:17 pm

Título: D. Sebastião morto em batalha?
Enviado por: komet em Fevereiro 06, 2004, 05:39:17 pm
Citar
Segundo Mário Saraiva, a corte filipina chegou a intervir no sentido de os portugueses perderam a batalha de Alcácer Quibir, tentando matar D. Sebastião quando este pelejava em Marrocos. A cilada montada por Espanha não resultou e o rei refugiou-se num ermitério, após a batalha. Quando se apercebeu que tinha sido destronado, apelou ao Vaticano e fugiu para Vicenza, de onde foi expulso em 16 de Dezembro de 1600. Posteriormente, alojou-se em Nápoles, onde foi acolhido pelo conde de Lemos.

Sem dúvida uma versão fascinante, que vem pôr em causa as teses que até agora vigoraram.

De acordo com a investigação de Mário Saraiva, a prova está numa directiva do Papa Urbano VIII, de 20 de Outubro de 1630, onde se pode ler: «Fazemos saber que por parte do nosso filho D. Sebastião, rei de Portugal, nos foram apresentadas pessoalmente no Castelo de Santo Ângelo duas sentenças de Clemente VIII e Paulo V, nossos antecessores (...), em que constava estar justificado largamente ser o próprio rei e nesta conformidade estava sentenciado para lhe largar (o trono) Filipe III, rei de Espanha, ao que (este) não quis nunca satisfazer, pedindo-nos agora (que) tornássemos a examinar os processos (...)» (excertos transcritos pelo Jornal Público. Lisboa, 1 de Dezembro de 1996, p. 27).



O que vos parece? Que morreu em batalha? Sem dúvida era do interesse dos espanhóis q D.Sebastião fosse morto para tomarem Portugal, coisa q acabaram por conseguir.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Fevereiro 06, 2004, 05:57:15 pm
É sem dúvida uma versão espectacular...  :shock:

Existem mais informações disponíveis Komet ?
Título:
Enviado por: JNSA em Fevereiro 06, 2004, 06:01:41 pm
Há muitas teses em relação à morte do D. Sebastião, e quase todas elas não passam de pura especulação...

De qualquer maneira, o Luso deve ser a pessoa mais indicada para responder a esta pergunta... Ele que gosta tanto do D. Sebastião...  :lol:   8)

(...)

Mas se isto for verdade, poderá ter implicações dramáticas - já viram se o José Cid resolve fazer uma nova versão da sua canção  :mrgreen:  :wink:   :G-beer2:  )
JNSA
Título: Ora viva!
Enviado por: Luso em Fevereiro 10, 2004, 09:35:28 am
Folgo muito saber que pensaram em mim, e logo no dia do meu aniversário!  :D

A este propósito terei a oportunidade de completar devidamente este "post", já que ontem não me foi possível devido ao facto da largura de banda se ter excedido.

O que o D. Sabatião significa para mim?
- O auge da força de Portugal e de uma postura agressiva que admiro.
Mas é também um exemplo de como se pode deixar tudo a perder quando orientamos a nossa vida segundo mitos e loucuras (há que o dizer) e não racionalidade.

Quanto ao destino final de D. Sebastião queria apenas dizer agora que há registos de ter sido EVENTUALMENTE sepultado num convento em Limoges após ter morrido já com alguns anitos. Dizia-se que "numa capela dedicada a S. Sebastião repousaria um Rei homónimo."

Mas é triste: nos EUA, os americanos vão ao ponto de andarem a vasculhar as grandes profundidades do Pacífico para encontrar os destroços do PT boat do seu Presidente. E nós temos um grande mito e ninguém o investiga a sério, com direito a livro e a documentário.
Título:
Enviado por: komet em Fevereiro 10, 2004, 02:48:00 pm
Os meus parabéns então.  :D

De facto a história de Portugal tem episódios que dariam sucessos literários se houvesse quem lhes pegasse com alguma ambição de fazer algo grande, ou quem sabe, até um filme, mas nada de coisas à hollywood, um fillme/documentário bem feito e que mostrasse os dois lados do campo de batalha. É pena.
Título:
Enviado por: Spectral em Fevereiro 10, 2004, 05:55:49 pm
parabéns tb Luso  :D

e esta sua frase

Citar
Mas é também um exemplo de como se pode deixar tudo a perder quando orientamos a nossa vida segundo mitos e loucuras (há que o dizer) e não racionalidade.



resumiria bem a minha posição sobre o assunto.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Fevereiro 10, 2004, 06:29:00 pm
Muitos parabéns caro Luso!!!

Desejos de um resto de dia feliz e passado com quem mais gosta!!  :D
Título: !!
Enviado por: Luso em Fevereiro 10, 2004, 08:37:04 pm
Obrigado, meus amigos!
Vocês são uns porreiraços!
 :G-beer2:
Título:
Enviado por: Granadeiro em Janeiro 22, 2009, 05:51:33 pm
http://movv.blogspot.com/2005/09/as-dua ... astio.html (http://movv.blogspot.com/2005/09/as-duas-mortes-de-el-rei-dom-sebastio.html)

interessante, especialmente as movimentações dos Espanhois