Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$

  • 337 Respostas
  • 69913 Visualizações
*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #330 em: Março 27, 2019, 10:25:18 am »
Não é o sitio certo para esta troca de impressões, mas...

Quadro 1 - Dotação dos Serviços Integrados, por tipo despesa

Despesas com cobertura em receitas gerais                  1.809.500.000  86,8%
 Despesas com pessoal                                                          1.100.309.578  52,8%
 Operação e Manutenção                                                          369.374.828  17,7%
 Investimento                                                                              279.815.594 13,4%
   Lei de Programação Militar                                                            275.000.000 13,2%
   Projetos (ex-PIDDAC)                                                                           4.815.594 0,2%
 Forças Nacionais Destacadas                                                   60.000.000 2,9%
Despesas com cobertura em receitas próprias (DCCR)   275.687.332 13,2%
 Lei de Infraestruturas Militares                                                40.000.000 1,9%
 Outras Despesas                                                                       235.687.332 11,3%
Total Geral                                                                                        2.085.187.332 100,0%

e:
"Mas, convirá salientar que, em 2019, deverá manter-se um grave
desequilíbrio entre diversas rúbricas orçamentais, correspondendo os gastos
com o pessoal a 70% da despesa total, enquanto que as despesas com a
operação e manutenção corresponderão a 17% e as despesas em
investimento a 13%.
Note-se que em Forças Armadas mais modernas a despesa com
pessoal tende a não ultrapassar os 60% da despesa total, as despesas com a
operação e manutenção atingem cerca de 20% das despesas totais e as
despesas de investimento chegam mesmo a atingir os 20% da despesa total.
A situação apresenta-se, ainda, mais grave, uma vez que os efectivos
existentes no pessoal são de, apenas, 26 000, valor este inferior aos valores
tidos como necessários, da ordem dos 30 a 32 mil.
Em boa verdade, a ultrapassagem do sobredito desequilíbrio só poderá
verificar-se com um aumento da despesa orçamental prevista para a Defesa, o
que possibilitará reforçar as componentes da operação e da manutenção, bem
como do próprio investimento, sem se descurar os aspectos motivacionais dos
recursos humanos."



Atenção que estes quadros as vezes enganam e para o pior, pois algum desse valor que está na secção investimentos não passa de despesas correntes, ou os valores da LPM são depois distorcidos.

Para mim o pior é o caso dos F16 na LPM pois de antemão sabe-se que não existe verba para a "modernização" de todas as aeronaves mas nada se faz nem se corrige, fica-se a espera que apareça o guito, conclusão ou vai ficar por fazer ou vai-se roubar a outro projeto ou então como é a ideia vende-se uns para modernizar outros
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #331 em: Março 27, 2019, 10:59:55 am »
Bom dia meus senhores.

Li na diagonal o que foi escrito e como cá deixo a minha opinião sobre o assunto.

Antes de falar sobre este assunto em concreto, vou começar pelo inicio dos problemas das Forças Armadas… o recrutamento e retenção do efectivo. Não sei se leram no ”Público” que o governo quer criar creches nas unidades militares de forma a atrair mais mulheres para as Forças Armadas (https://www.publico.pt/2019/03/27/politica/noticia/governo-promete-creches-quarteis-1866452 ). Ora vamos lá ser francos, a idade média do voluntário/contratado para as Forças Armadas deve rondar os 20 anos. Isso será essencialmente usado por militares do QP e contratados em final de “carreira”. Isto é sintomático do que se passa nas Forças Armadas, medidas que até podem ser positivas mas que na prática não irão atrair os tão necessários Praças. Podia-se falar em contratados de longa duração que este governo já disse que ia avançar, mas que até agora nada ou então com a possibilidade dos Praças também poderem aceder ao QP. Sem recursos humanos podemos até ter F-15X, mas pouco adiantará.
Agora vou falar do que é realmente o orçamento das Forças Armadas. Neste caso estou a falar das retenções e outras falcatruas para contentar o Trump, mas que pouco ou nada se traduzirá em aumento dos recursos financeiros das Forças Armadas. Aprovar “X”, reter “Y”, usar “Z” para outros fins, faz com que haja uma incapacidade para manter o que já se tem (treino, manutenção do material, manutenção das instalações militares, etc). Querem casos reais e palpáveis? A classe “fisga” com a sua modernização feita a passo de caracol que transforma navios combatentes em patrulhões desdentados e cegos. A futura aquisição de helicópteros monomotores para funções táticas. A redução dos números de VBTP 4x4 para caber no orçamento do programa.
Agora vou falar do nosso vizinho Marrocos. Acho bem que eles estejam a modernizar-se, acho bem que adquirem equipamento e armamento e que arranjem novos aliados de peso. Dito isto, são eles que estão mal ou nós?! É que não tenham dúvidas, nisto tudo o que nos safa é que as economias dos vários países deste lado do mundo (Espanha, Portugal e Marrocos) está cada vez mais interligada e que ninguém iria ganhar com uma guerra (muito pelo contrário). Dos três, nós somos os mais fracos, mas também somos os que têm melhor relacionamento uns com os outros, até porque pertencemos à EU juntamente com Espanha e não temos cidades no norte de áfrica.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #332 em: Março 27, 2019, 02:29:01 pm »
Mas a minha dúvida mantêm-se: mesmo se o orçamento de Marrocos tiver os aconselhados 20% para investimento, se não fizerem asneiras nas compras / modernizações e tiverem menos corrupção que nós... com o valor de orçamento que têm dificilmente compram estes equipamentos, a menos que sejam "leasings" a perder de vista e as rendas não sejam incluídas no orçamento... ou então alguém anda a patrocinar fortemente!         
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #333 em: Março 27, 2019, 02:47:32 pm »
Mas a minha dúvida mantêm-se: mesmo se o orçamento de Marrocos tiver os aconselhados 20% para investimento, se não fizerem asneiras nas compras / modernizações e tiverem menos corrupção que nós... com o valor de orçamento que têm dificilmente compram estes equipamentos, a menos que sejam "leasings" a perder de vista e as rendas não sejam incluídas no orçamento... ou então alguém anda a patrocinar fortemente!       

Os Sauditas deram muito dinheiro aos Marroquinos para eles adquirirem material.

https://carnegie-mec.org/diwan/78337

« Última modificação: Março 27, 2019, 02:51:26 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #334 em: Março 27, 2019, 04:22:12 pm »
Só uma achega:
A razão das aquisições marroquinas prende-se mais com a Argélia e com o seu rearmamento de origem russa. É que os dois países têm relações tensas e a Argélia tem umas forças armadas impressionantes que têm passado bastante despercebidas. Com a incerteza quanto ao futuro poder político no país é bom que os marroquinos e também os europeus olhem com mais atenção para este país.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #335 em: Março 27, 2019, 06:27:58 pm »
Mas alguém aqui sugeriu que o Marrocos era uma ameaça? Eles até nos ajudam todos os anos no combate aos FF, porque... enfim, compram os equipamentos adequados em vez de os alugarem e de ficarem dependentes de ajudas externas. É que uma coisa é um sismo, ou um ciclone, ou umas cheias de grande intensidade, que ocorrem de quando em vez e com os quais nenhuma nação está preparada para lidar sozinha. Outra completamente diferente são os nossos FF, que acontecem todos os anos com uma duração e intensidade cada vez maiores. No entanto, os interesses dos países mudam e há que estar preparado para qualquer eventualidade. Mas se nós nem preparados estamos para uma calamidade que acontece anualmente...
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #336 em: Março 27, 2019, 06:32:06 pm »
Eu. Tanto marrocos como Espanha são as unicas potenciais ameaças a Portugal.
E por isso devemos não só manter a devida atenção como supostamente mantermo-nos minimamente equipados para combater qualquer "situação".
 :Cavaleria1:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
Re: Marrocos Compra 24 F-16C por 2.4 Bil U$
« Responder #337 em: Março 28, 2019, 12:19:43 pm »
Eu. Tanto marrocos como Espanha são as unicas potenciais ameaças a Portugal.
E por isso devemos não só manter a devida atenção como supostamente mantermo-nos minimamente equipados para combater qualquer "situação".
 :Cavaleria1:

Tanto um país como o outro tem muito maior potencial nesta área do que nós. Eu também sou adepto que Portugal deve ter umas Forças Armadas minimamente equipadas e armadas, a questão de fundo é quais são as prioridades, qual é o objectivo e que tipo de FA nós queremos. Eu pessoalmente continuo a dizer que a prioridade absoluta é conseguir ter o efectivo necessário para termos as nossas unidades operacionais a 100% ou perto disso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79