Substituição P-3

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pchunter

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« Responder #30 em: Junho 23, 2009, 04:51:49 pm »
Boa tarde a todos,

O C-295 tem uma versão ASW que tem os seguintes equipamentos:

ASW
Search radar
FLIR/TV
Electronic support measures
Acoustic system
Magnetic anomaly detector (MAD)
Datalink 11/16
IFF interrogator
Weapon system

Self-protection equipment
Chaff&flares dispensers
Missile approach warning
Laser warning

Gostaria de saber até que ponto esta versão poderia substituir o P-3?

 

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Lightning

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« Responder #31 em: Junho 23, 2009, 10:18:29 pm »
Citação de: "pchunter"
Boa tarde a todos,

O C-295 tem uma versão ASW que tem os seguintes equipamentos:

ASW
Search radar
FLIR/TV
Electronic support measures
Acoustic system
Magnetic anomaly detector (MAD)
Datalink 11/16
IFF interrogator
Weapon system

Self-protection equipment
Chaff&flares dispensers
Missile approach warning
Laser warning

Gostaria de saber até que ponto esta versão poderia substituir o P-3?


Isso leva torpedos?
 

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pchunter

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« Responder #32 em: Junho 23, 2009, 10:43:19 pm »
Pelos vistos sim é uma versão que esta a ser desenvolvida para a marinha do Chile. Tem 6 apoios para armas, 2 de 800Kg, 2 de 500 e 2 de 300.
 

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nelson38899

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« Responder #33 em: Junho 24, 2009, 01:32:17 pm »
Citação de: "pchunter"
Pelos vistos sim é uma versão que esta a ser desenvolvida para a marinha do Chile. Tem 6 apoios para armas, 2 de 800Kg, 2 de 500 e 2 de 300.


é verdade sim senhor. Pois ao que parece os chilenos querem substituir os seus P3 pelos C295. Já agora alguém podia colocar os raios de alcance (com carga máxima) dos dois aviões. Para ver se seria vantajoso também para nós.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #34 em: Junho 24, 2009, 02:03:19 pm »
Pelo que eu li (algures) eles estão a fazer isto porque os Orion da FAC estão a dar as últimas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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raphael

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« Responder #35 em: Junho 24, 2009, 05:39:36 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "pchunter"
Pelos vistos sim é uma versão que esta a ser desenvolvida para a marinha do Chile. Tem 6 apoios para armas, 2 de 800Kg, 2 de 500 e 2 de 300.

é verdade sim senhor. Pois ao que parece os chilenos querem substituir os seus P3 pelos C295. Já agora alguém podia colocar os raios de alcance (com carga máxima) dos dois aviões. Para ver se seria vantajoso também para nós.


...actualmente com o que se gastou e continua a gastar na actualização do P-3 para a versão CUP...não se justifica duplicar meios com C-295 com essa capacidade...
Um abraço
Raphael
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pchunter

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« Responder #36 em: Junho 24, 2009, 09:47:19 pm »
O que consta no pdf da eads é:

Time on task at 200 nm:
10 h ASW conf.
Searching altitude: 5.000 ft
ISA conditions

A substituição dos P3 neste momento não se coloca, este debate a meu ver é mais uma comparação entre as 2 maquinas.
 

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Instrutor

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« Responder #37 em: Junho 25, 2009, 01:16:13 am »
Com a introdução na nossa FAP dos P3C provenientes da Holanda, na minha opinião penso que vamos mante-los ate provavelmente 2025, aí nessa altura apostava na vinda dos P-8 Poseidon.

http://www.fsportugal.com/index.php?opt ... &Itemid=43
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Lancero

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« Responder #38 em: Julho 03, 2009, 10:30:49 am »
Citar
Aviação: Força Aérea vai modernizar cinco aviões P3-C Orion num investimento de quase 200 ME até 2012
    * * * Luís Miguel Lourenço (texto) e Nuno Veiga (fotos), agência Lusa * * *  

 

 

    Beja, 02 Jul (Lusa) - A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai modernizar a frota de cinco aviões Lockheed P3-C ORION da Esquadra 601, comprados em 2005, já desactualizados e com 20 anos, num investimento total de quase 200 milhões de euros até 2012.  

 

    O investimento previsto para a modernização, a realizar nos Estados Unidos da América, inclui também a compra de equipamento terrestre para a esquadra e os 80 milhões de euros que a Força Aérea pagou à marinha de guerra holandesa pela compra dos aviões.  

 

    Apesar de já terem 20 anos, "em termos aeronáuticos", as aeronaves "estão novas" e "vão ser modernizadas" para "ficarem aptas a voar mais 20 anos", disse hoje à agência Lusa o tenente-coronel Paulo Costa, comandante da Esquadra 601, sediada na Base Aérea nº 11 (BA11) de Beja.  

 

    "As aeronaves vão ser equipadas com novos sensores e com computadores e sistemas de comunicação extremamente eficazes e com capacidade para captar e transmitir informações e imagens em tempo real", precisou o comandante.

 

    O primeiro dos cinco aviões seguiu na semana passada para a fábrica da Lockheed Martin em Greenville, na Carolina do Sul, para onde serão enviados gradualmente os restantes quatro.  

 

    Após a modernização de todos os aviões Lockheed P3-C ORION, que deverá terminar até 2012, a Força Aérea "vai ficar ao nível dos seus aliados" no que respeita à capacidade para operações de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina, que fazem parte das missões da Esquadra 601.  

 

    "Todo o dinheiro gasto na modernização de aeronaves deve ser entendido sempre como um investimento, uma mais-valia, um produto operacional muito significativo que contribui para a segurança de Portugal e das comunidades onde estamos integrados, através da NATO ou da União Europeia", frisou o comandante.  

 

    O tenente-coronel falava à agência Lusa no final de uma demonstração das capacidades da Esquadra 601 "Lobos" e da sua frota de aeronaves P3-C ORION para "realizar missões de combate às designadas 'novas ameaças'", nomeadamente a imigração ilegal e o tráfico de drogas.  

 

    O trabalho da Esquadra 601, apesar de "muito importante", "não tem sido muito divulgado", disse Paulo Costa, referindo que "a Força Aérea Portuguesa sente necessidade de dar a conhecer melhor as actividades que desempenha todos os dias ao serviço de toda a comunidade".  

 

    As missões que a Esquadra 601 realiza "não são apenas em benefício da Força Aérea mas também em benefício da Marinha e das forças policiais portuguesas, que investigam o narcotráfico e a imigração ilegal", salientou o comandante.

 

    A demonstração de hoje, que envolveu dois dos cinco aviões, que partiram da BA11 e sobrevoaram o mar ao largo de Sines, simulou uma operação de patrulhamento marítimo para detectar e localizar navios na Costa Portuguesa.  

 

    No cenário fictício criado para a demonstração, a Esquadra 601 recebeu previamente informações sobre "navios suspeitos" e "partiu para a operação, sobrevoando o mar, para localizar e recolher informação fotográfica" daquelas embarcações, explicou o tenente-coronel.  

 

    Durante a operação, que durou cerca de hora e meia, "foram detectados e localizados vários navios mercantes a navegar normalmente", disse Paulo Costa, referindo que "junto à costa portuguesa não é muito frequente navios de grande dimensão desenvolverem actividades ilícitas".  

 

    Numa operação real, "se os navios fossem mesmo suspeitos, iríamos segui-los, mantendo sempre uma atitude muito discreta e sem que eles se apercebessem da nossa presença, fornecendo as informações aos órgãos de controlo, navais e da Força Aérea", explicou Paulo Costa.  

 

    "Se fosse necessário, iria culminar com a abordagem dos navios em alto mar ou quando chegassem aos portos, onde seriam vistoriados para verificar se tinham carga suspeita ou estariam relacionados com terrorismo internacional", exemplificou.  














"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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Daniel

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« Responder #39 em: Julho 03, 2009, 03:33:21 pm »
Belas fotos :?:  os 80 milhões de euros foi o total da compra dos cinco :!:  c34x
 

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Lightning

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« Responder #40 em: Julho 03, 2009, 06:13:14 pm »
Citação de: "Daniel"
os 5 P3-C Orion foram todos comprados na Holanda e os nossos retirados :?:


Os nossos (P-3P) não foram retirados totalmente, ainda há dois operacionais, nas fotos anteriores são todas de P-3P exepto a segunda, uma maneira rápida de diferenciar é a cor do nariz, o P-3P tem o nariz preto e o P-3C tem o nariz cinza, da mesma cor do resto da estrutura. Os P-3P ainda operam porque para já são os unicos que trabalham a sério em ASW, visto que os 5 P-3C enquanto não forem modernizados praticamente só servem para passear, tirar fotografias do ar e pouco mais.
 

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LGF Lizard

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« Responder #41 em: Julho 05, 2009, 05:46:25 pm »
Não seria mais prático investir em UAV's do que nos P-3? Dado a falta de pilotos na FAP, o investimento em UAV's até permitiria a poupança de pilotos para outras áreas...
 

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Lightning

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« Responder #42 em: Julho 05, 2009, 06:14:12 pm »
Citação de: "LGF Lizard"
Não seria mais prático investir em UAV's do que nos P-3? Dado a falta de pilotos na FAP, o investimento em UAV's até permitiria a poupança de pilotos para outras áreas...


E esses UAVs quando é que vão estar operacionais?
 

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typhonman

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« Responder #43 em: Julho 05, 2009, 06:35:44 pm »
Poderia-se era complementar os P-3C com UAV de alta performance e autonomia, mas isso é uma miragem, e á excepção dos EUA acho que mais ninguem o faz, (Global Hawk)..
 

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sivispacem

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« Responder #44 em: Julho 05, 2009, 08:34:40 pm »
Citação de: "LGF Lizard"
Não seria mais prático investir em UAV's do que nos P-3? Dado a falta de pilotos na FAP, o investimento em UAV's até permitiria a poupança de pilotos para outras áreas...


Desculpe lá que lhe diga, mas isso não faz sentido nenhum... não é à toa que os EUA estao a tratar do substituto do P3 e não é por nenhum UAV...

As especificidades das missões actuais dos P3 vão muito para além das possibilidades de qualquer UAV....

Cpmts,
Carlos Ferreira