UAV / UCAV

  • 278 Respostas
  • 97054 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: UAV / UCAV
« Responder #150 em: Dezembro 14, 2017, 10:34:15 am »


É melhor não deitarem os Alouette e Alfa Jet fora....
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #151 em: Dezembro 15, 2017, 04:17:50 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #152 em: Dezembro 19, 2017, 01:17:36 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #153 em: Dezembro 20, 2017, 06:00:33 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #154 em: Janeiro 02, 2018, 05:32:16 pm »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: UAV / UCAV
« Responder #155 em: Fevereiro 15, 2018, 05:00:46 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #156 em: Março 08, 2018, 04:15:23 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #157 em: Março 14, 2018, 05:03:47 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #158 em: Abril 07, 2018, 02:05:25 pm »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: UAV / UCAV
« Responder #159 em: Abril 07, 2018, 02:24:45 pm »
Agora há um drone com paraquedas integrado. E pode vir a ajudar na prevenção dos incêndios

A Dragon Praxis inspirou-se nos precursores do Exército para criar um drone ao qual foi acrescentado um paraquedas. Mais seguro e capaz de transportar carga, pode vir a ajudar nos incêndios e na monitorização da costa marítima.



orge Tavares é o CTO da Dragon Praxis e o responsável pela ideia de um drone com paraquedas. Mas engana-se quem pensar que se lembrou disto agora. A ideia vem desde os seus tempos no Exército e, para isso, é preciso recuar quase 20 anos.

“Esta ideia surgiu já há muitos anos, estava eu ainda ao serviço no Exército. Na altura falava-se muito sobre os UAV [Unmanned Aircraft Vehicle] americanos, em Portugal não se ouvia falar nisso e lembrei-me ‘Vamos fazer um drone, um UAV, aliás. Mas e se ele cai? Pomos-lhe um paraquedas! E se o paraquedas não abre? Então o melhor é levantar voo já com o paraquedas aberto’, começa por contar Jorge. “Foi isto que esteve na origem do nosso Remotely Piloted Aircraft System, um sistema que é naturalmente estável e naturalmente seguro, como qualquer paramotor que vemos hoje tripulado, a voar nas praias”.

“No nosso Exército temos algumas forças de elite e uma delas chama-se precursores, que são os primeiros a saltar. É uma força restrita dos paraquedistas, que tem de saltar na escuridão, sem nenhum apoio, e são os primeiros a chegar ao solo. Vão segurar uma determinada área para depois haver um desembarque dos paraquedistas. Havendo um precursor humano é sempre um risco. Porque não fazer um precursor que seja mecânico? Foi assim que surgiu esta ideia do paraquedas. Temos um paraquedas que é estável, é seguro, e temos a possibilidade de o utilizar naquelas tarefas que seguem a regra dos três D’s: dirty, dull e dangerous [sujas, maçadoras e perigosas].

A ideia em si e os primeiros desenhos surgiram em 1999, mas o caminho foi sendo feito em passos pequenos. A patente foi registada em 2003 e “foi considerada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial por atividade inventiva de primeira categoria”. No mesmo ano deram-lhes asas para voar: ganharam um concurso de ideias da Agência de Inovação.

Contudo, a legislação existente não permitia que este aparelho andasse pelos céus. Tal só aconteceu em janeiro de 2017. Pelo caminho a Dragon Praxis — enquanto outra empresa — ia tomando corpo e tendo mais e mais ideias.

Agora, a Dragon Praxis é “uma empresa que está a executar uma patente de invenção nacional de um sistema aéreo pilotado remotamente, mais vulgarmente conhecido por drone. É um sistema que se diferencia pela sua segurança intrínseca e pela sua estabilidade natural. Caso haja um problema com a propulsão, com o controle, tudo se comporta como um paraquedas que vem até ao solo. O nosso lema é a segurança em primeiro lugar”, diz Jorge. O modo de funcionamento deste drone é bastante específico. “Basicamente nós temos dois tipos de monitorização: elétrica ou a gasolina. O drone pode levantar voo rolando numa pista ou, melhor ainda, pode levantar voo de um atrelado ou do tejadilho de um jipe. Grande parte da utilização que nós prevemos para este sistema é realmente em sítios ermos, fora de pistas e de aeródromos, onde é mais necessário. Normalmente junto de florestas, bombeiros, monitorização da costa e do mar, em locais em que não temos um aeródromo por perto e é necessário que o operador tenha possibilidade de o colocar no ar. Portanto pode levantar voo por tração, a partir de uma viatura”, esclarece.

“Este sistema chama-se PRX25: PRX quer dizer precursor, 25 porque tem a ver com o peso máximo à descolagem, de 25 quilos”. E, com isto, o que se pode fazer na prática? Para já, a grande aposta está relacionada com os incêndios que se fizeram sentir um pouco por todo o país, em 2017.

“Neste momento temos dois protótipos, temos mais de 100 horas de testes de voo. Queremos começar, já nos próximos meses, a fazer prestação de serviços, nomeadamente numa área que achamos que é muito importante, que é a área da proteção florestal. Antes do combate aos incêndios há a recolha das informações, no inverno, sobre as localizações que queremos proteger; há a dissuasão ao banditismo que tem de ser tomada em consideração como uma das proteções para a floresta”, explica o fundador.

“A fase seguinte é estar pronto a prestar socorro aos próprios operacionais que estão no terreno e, para além disso, constituir uma rede de comunicações autónoma na área em que está a ocorrer um incêndio. Ou seja, esse sistema pode constituir-se num satélite superficial, numa estação base que está suspensa a colocar todos os elementos que integram o cenário de combate aos incêndios, de modo a integrá-los todos numa rede independente de infraestruturas, que pode ser rapidamente projetada para o local. E, mais do que isso, este é um sistema que pode ser pilotado após pouco mais de 40 horas de treino por um elemento da Proteção Civil ou por um elemento dos bombeiros”.

Uma das vantagens da utilização destes aparelhos é o preço. “As aeronaves que são utilizadas no combate aos incêndios levam em média, por uma hora de voo, 1800 euros. A hora de voo para estes sistemas fica por volta dos 200€”. Contudo, a aposta da Dragon Praxis é na prevenção e não tanto no combate.

Já no que diz respeito à costa portuguesa, as utilizações deste drone com paraquedas podem ser variadas. “Uma das aplicações relativas ao mar são as buscas e salvamento. Podemos pôr um sistema destes à procura de náufragos e, eventualmente, a mandar botes insufláveis ou a localizá-los a qualquer hora do dia ou da noite. A vantagem de um sistema destes de navegação é que não tem um piloto lá em cima, não há risco para o piloto. A partir do momento em que a própria aviação tripulada não voa à noite em baixas altitudes, o risco de colisão é muito reduzido. Será uma boa opção a partir do momento em que sabemos que houve um naufrágio na costa portuguesa, não corremos risco maior ao enviar um sistema destes, porque as pessoas já estão em perigo. Só temos a ganhar com isso”, diz.

Contudo, há ainda alguns pormenores a serem afinados. O sistema de 25 quilos condiciona ainda o transporte de bens e, além disso, a autonomia do aparelho ainda é reduzida: uma hora se o sistema for elétrico e três horas se funcionar a gasolina. Mas dá-se um passo de cada vez. “Depois de termos um histórico de um sistema de 25 quilos, facilmente obtemos as certificações para os sistemas de 35 quilos, em que poderemos já estar seis horas sem ser reabastecidos. A tecnologia que nos permite controlar um sistema de 25 quilos mais facilmente controla um sistema de 600 quilos, dos quais 400 poderão ser carga útil. A tecnologia de controlo é a mesma”.

O grande sonho da Dragon Praxis é continuar a crescer. “Queremos que este sistema se espalhe e seja de utilização generalizada, a começar com o PRX25, evoluindo depois para o PRX35, PRX60 e por aí fora, seja na proteção das pessoas — que é essencial —, seja na proteção dos bens e na melhoria da qualidade de vida e de segurança das pessoas”, remata Jorge, convicto.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: UAV / UCAV
« Responder #160 em: Abril 09, 2018, 10:22:17 am »
http://www.janes.com/article/78969/poland-acquires-blackjack-uas
Citar
Poland has acquired the Insitu RQ-21A Blackjack small tactical unmanned aircraft system (STUAS).

A USD11.4 million Foreign Military Sale (FMS) contract for one system was awarded to the Boeing subsidiary by the US Department of Defense (DoD) on 30 March.

The system comprises an undisclosed number of air vehicles, a ground control station, as well as launch and recovery equipment. Systems engineering and programme management is also included. Jane’s previously reported that Poland’s Blackjack is to be equipped with the GPS/Selective Availability Anti-Spoofing Module (SAASM).

As noted by the DoD, Poland will take delivery in July.

The RQ-21A Blackjack is the military variant of the Integrator, which is essentially a larger and more capable version of the ScanEagle. It is 2.2 m in length with a wingspan of 4.8 m and can cruise for 24 hours at 55 kt up to a service ceiling of 15,000 ft.

Currently in its Block 2 configuration, the STUAS is equipped in its baseline configuration with an electro-optical/infrared (EO/IR) camera coupled with mid- and long-range infrared imagers, an infrared marker, and a laser rangefinder.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #161 em: Abril 11, 2018, 10:20:52 am »
Russos terão capacidade para interferir nos drones dos EUA na Síria


 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: UAV / UCAV
« Responder #162 em: Abril 28, 2018, 04:09:23 pm »
European companies co-developing new UAV for flight in non-segregated airspace



The first full scale model of the European Medium-Altitude Long-Endurance Remotely Piloted Aircraft (MALE RPAS) was unveiled during a ceremony held at the 2018 ILA Berlin Air Show, which opened its gates at Schönefeld airport.

The reveal ceremony, led by Dirk Hoke, Airbus Defence and Space Chief Executive Officer (CEO), Eric Trappier, Dassault Aviation Chairman and CEO and Lucio Valerio Cioffi, Leonardo’s Aircraft Division Managing Director, confirms the commitment of the four European States and Industrial partners to jointly develop a sovereign solution for European Defence and Security.

The unveiling of the full scale model and the reaffirmed commitment comes after a nearly two-year definition study launched in September 2016 by the four participating nations Germany, France, Italy and Spain and follows the Declaration of Intent to work together on a European MALE unmanned aerial system signed by the countries in May 2015.

More: Azerbaijan demonstrate for the first time it’s Hermes 900 capability

First unmanned aerial system designed for flight in non-segregated airspace, its characteristics will include mission modularity for operational superiority in intelligence, surveillance and reconnaissance, both wide area and in-theatre.

The nation’s agreement on the air vehicle configuration in mid-2017, selecting a twin-turboprop propulsion system, will supply ample on-board energy for the mission system, and provide proper redundancy to limit restrictions when operating over European densely populated ground and unrestricted airspaces. In January 2018, the MALE RPAS successfully passed System Requirements Review (SRR), which initiated the second phase of the definition study to lead to a System Preliminary Design Review (SyPDR), scheduled for the end of this year.

More: Russia unveils new Orion-E unmanned air system at MAKS-2017

The SyPDR will demonstrate the quality and fitness for the proposed design. “Air Traffic Integration” and certification are key objectives, giving the participating States full confidence that the development step can be launched with acceptable residual risks.

Preparations for the next stage (development, production and initial in-service support) are already well under way. Entry-into-service of European MALE RPAS is planned for the middle of the next decade.

http://defence-blog.com/news/european-companies-co-developing-new-uav-flight-non-segregated-airspace.html
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: UAV / UCAV
« Responder #163 em: Julho 07, 2018, 02:58:20 pm »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: UAV / UCAV
« Responder #164 em: Julho 15, 2018, 06:49:32 pm »
The Boeing MQ-25 Will Define the Future of Autonomous Carrier Aviation
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."