Mensagens recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10
21
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:41:07 pm »
Pessoalmente prefiro os CV90 aos Bradley - em grande parte por os primeiros serem Europeus e serem um desenho mais recente.

Mas ficarei satisfeito com os Bradley - são boas máquinas.
22
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:32:48 pm »
O cavok é  conhecido por ser tanga por isso perguntei


O CEMFA podia perfeitamente ser um dos nossos colegas aqui no Forum.

O CEMFA declarou que, na opinião dele, ele acharia fixe que o F-35 pudesse vir a ser o substituto do F-16.
É como o presidente da CP declarar que gostava de ter o TGV de França porque dá 500km/h. Quando sabemos que aqui só vai poder circular a 250.

Gostava de ter é diferente de bater o dinheiro.

Interessante é a "abertura" demonstrada para acreditar no CAVOK quando normalmente aqui nem se quer ouvir falar de Brasileiros.

Para mim é impensável investir 5.5Mil Milhões sem um concurso com vários concorrentes.
Com um peso alto atribuido a contrapartidas.

A contrapartida do F-35 é passarmos a fazer parte da:    Lockheed Martin Bitch Consortium.
23
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 08:27:46 pm »
How the Javelin & Stugna-P ATGMs Work. 93rd Brigade Strikes the Russian Equipment


24
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Arqueologia/antropologia/ADN
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 08:24:57 pm »
Museu de Israel - Tesouros Esquecidos Do Mediterrâneo


25
Força Aérea Portuguesa / Re: Força Aérea Portuguesa: Album de Fotografias
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 08:18:42 pm »
1.º Curso de Paraquedistas de 2024 realizou adaptação ao meio aquático incluindo helocasting, com o apoio de um AW119 Koala dos Zangões - Esq. 552 da Força Aérea Portuguesa


26
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 08:07:14 pm »
Já agora e não sei se sabem, os PPA italianos que o sr dr concerteza considera obsoletos também têm uma rampa na popa para embarque e desembarque de forças especiais



E podem sair drones de superfície e subaquáticos com descrição
27
Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 07:38:02 pm »
Faria sentido rearmar os eventuais Bradley com Bushmaster II 30mm?

Li em tempos um artigo com fotos de experiencias dos projeteis de 25 e 30, feitos pelos americanos e mostrava uma diferença considerável, tendo em conta que parece pouca.
É como a diferença imensa do canhão de 30mm para 40mm. O 40mm já pertence a outro campeonato fora dos 25 e 30.
E contudo todas essas viaturas blindadas em geral, podem usar qualquer um deles. E em termos de cadencia, embora altere de uns para outros, mas dado os tipos de projeteis que podem usar, não será tão relevante. Mas viram-se muito para o 35mm por alguma razão. Deve haver um certo equilíbrio

No fundo como está a acontecer algo assim com os calibres de carabina. 5,56mm, 7,62mm e agora o 6,5mm que veio equilibrar, segundo consta, as diferenças



penso que é 6,8
28
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por luis simoes em Hoje às 07:22:53 pm »
Nao me interpretem mal...maioria dos paises europeus e falo só a nivel europeu que é onde estamos localizados paises como Alemanha, suica, Holanda,grecia, entre outros já ha muito que optaram por esta plataforma, nao penso que Portugal está a fazer mal...é um excelente vector, que dá outras soluções e que é altamente sofisticado portanto portanto obviamente que peca por tardio....
Mas ha que aguardar e ver se no meio militar se ouve algum comentario acerca desta noticia...
29
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 07:06:22 pm »
O Gripen faz o mesmo que o F16 e é da mesma geração. E se estamos a falar de uma questão de motores, o que vale ao F35 ter um se não o pode usar em pleno, além de levar 36 horas a desmontar? o Rafale tem dois e leva 75 minutos a desmontar cada um. Mas enfim, siga o F35, gripens e seus muchachos...  ::)



Saudações

P.S. Dois caças significam duas linhas de logística. Se não faz sentido para aviões de treino, de transporte, muito menos para caças.

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/



P.S. Para a solução F35, preferia o complemento do Leonardo M346. Fazia treino, intercepção no espaço continental, etc. Mas é só uma opinião.  :-P



Espero que não esteja a ser incluído no "grupinho"  :mrgreen: mesmo não sendo  propriamente fã do Gripen, no entanto dado o desprezo que o poder politico devotou às FA durante décadas tenho que frisar alguns pontos:

1- Baixo custo de manutenção deixaria verba para comprar munições decentes (estou a pensar nos misseis meteor, no míssil antinavio RBS-15, qiçá até mesmo o stormshadow).

2- outro risco é o seu elevado custo operational e necessidades de manutenção especiais do F-35 (reparação do revestimento stealth por meio de projetores laser num edifício construído para o propósito) Tenho receio que os compremos por uma questão de imagem, e não por realismo custo beneficio face ás possibilidades financeiras do país para depois os encostar num armazém a seguir como foi com os Leos, (com as tradicionais e inevitáveis canibalizações).

3- Au acho que comprar o F-35 constitui um maior risco operacional considerando que Portugal é o ultimo país europeu a substituir os seus caças e tem mais inercia em o fazer. Neste momento a maior parte da sua mais-valia está no facto que é stealth. Se surgir algum desenvolvimento futuro que negue esta vantagem (mais rapido de desenvolver um sensor que um caça) o F-35 não tem mais pontos fortes que lhe valham. Por outras palavras, se o F-22 perdesse a sua capacidade stealth hoje continuaria ainda assim ser o melhor caça do mundo por uma larga margem. O mesmo será verdade para o FCAS, tempest e os NGAD (USAF+USN). O F-35 não tem esta polivalência.

4- às vezes mais vale um caça barato que pode ser operado a partir de uma garagem do que os ter inutilizados no solo, especialmente para um país barateiro, sujeito a decisões populistas e sem planeamento de futuro como o nosso.

Resumindo, não é o avião que quero para Portugal mas é o avião que vejo realisticamente a ser operado com elevados níveis de disponibilidade e com tolerância para ser maltratado pelos donos  :mrgreen:.
Três pontos rápidos:
1.   Dizer que a única vantagem do F-35 é ser stealth é absolutamente errado. O F-35 tem um nível de integração de sensores absolutamente único, e proporciona uma vantagem tão grande em termos de situational awareness e guerra eletrónica, que é por vezes apelidado de mini-AWACS. Não há absolutamente nada de 4ª geração que chegue nem perto.

2.   Dizer que é um risco sermos os últimos a operar não faz sentido nenhum, pelo contrário, sendo os últimos, já nos vamos integrar numa cadeia logística bem estabelecida. Qualquer aeronave tem problemas de manutenção e disponibilidade no início da sua vida e o F-35 não é exceção. Os israelitas, por exemplo, têm atingido taxas de operacionalidade de 90% na operação em Gaza…

3.   Para ficarmos na 4ª geração, mais vale ficarmos com o F-16V, que não é em nada inferior ao Gripen e não implica estabelecer uma nova infraestrutura logística.
30
Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 07:05:25 pm »
Antonov AN-30 Romanian Air Force Takeoff from Lisbon Airport 2024


Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10