Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Última mensagem por ICE 1A+ em Hoje às 02:00:07 am »
No próximo dia 25 de Janeiro este tópico faz 15 anos..........
Parabéns aos resistentes que  marcam a sua presença desde o primeiro Post.

Para os mais novos, que se calhar ainda nem sabiam falar, quando o mesmo foi aberto , fica a foto do modelo de NPL  que os Alemães  ofereceram a Portugal



Abraço e Feliz Natal para todos.
2
Portugal / Re: Portugal na nova rota da seda da China
« Última mensagem por Jorge Pereira em Dezembro 13, 2018, 10:28:01 pm »
Resultado da visita do Presidente Chinês.

:arrow: https://observador.pt/2018/12/05/os-17-acordos-bilaterais-entre-portugal-e-a-china-com-destaque-para-cooperacao-economica/

Acima de tudo, nesta visita, destaco o compromisso de Portugal participar na nova rota da seda.
3
Regras-Dúvidas-Informações do Fórum / Publicidade
« Última mensagem por Jorge Pereira em Dezembro 13, 2018, 10:11:41 pm »
Gostaria de vos pedir que permitissem a visualização de publicidade nos vossos browsers. O forum tem custos que a apresentação e o vosso interesse pela publicidade  aqui exibida ajudam a suportar.
4
Regras-Dúvidas-Informações do Fórum / Re: Nova Versão do ForumDefesa.com
« Última mensagem por Jorge Pereira em Dezembro 13, 2018, 10:04:47 pm »
A elevação dos ramos militares brasileiros a sub-grupos nas respectivas áreas foi um passo positivo. No entanto, gostava de deixar a sugestão de os ramos militares brasileiros e espanhóis terem categorias autónomas na área principal do fórum (Forças Armadas e Sistemas de Armas), semelhantes aos ramos militares portugueses. São ambos países que dizem muito a Portugal (por razões óbvias) e as respectivas forças armadas geram muitos postes e interesse no FD.

Vamos pensar nessa proposta, caro NVF. Contudo, gostaria de ouvir mais opiniões a esse respeito.

Temo que o "Brasilamento" do fórum leve a muitas (e feias) discussões no futuro entre  membros Tugas e Brasucas.

Basta ver qualquer video no youtube onde um Brasileiro fale sobre as FA Portuguesas, ou vice versa, como corre a secção de comentários.

Não deixo de achar uma boa ideia para animar o fórum, mas terá que ser muito bem escrutinada toda esta nova dinâmica..

Vamos estar muito atentos a isso. Queremos discussões elevadas entre países irmãos. E assim será!
Temo que o "Brasilamento" do fórum leve a muitas (e feias) discussões no futuro entre  membros Tugas e Brasucas.

Basta ver qualquer video no youtube onde um Brasileiro fale sobre as FA Portuguesas, ou vice versa, como corre a secção de comentários.

Não deixo de achar uma boa ideia para animar o fórum, mas terá que ser muito bem escrutinada toda esta nova dinâmica..

Por isso mesmo agora o fórum tem um moderador brasileiro.   :G-beer2:

Correcto! também será uma grande ajuda nesse sentido.
5
Exércitos/Sistemas de Armas / Re: Fotos Internacionais (Exércitos/Sistemas de Armas)
« Última mensagem por HSMW em Dezembro 13, 2018, 08:46:14 pm »



TR-85M1
6
Exército Português / Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Última mensagem por NVF em Dezembro 13, 2018, 08:03:54 pm »


 Até a Força Aérea de El Salvador envia helicópteros para o Mali para dar apoio aéreo ás suas tropas no terreno ao serviço da MINUSCA.

 Cá na choldra envia-se tropas para o terreno sem apoio nenhum, combater num cenário extremamente difícil tudo planeado em cima do amadorismo, improviso e penúria.
 Atacam-se posições do inimigo sem cobertura aérea. Se há um ferido, não há meios aéreos próprios para evacuação fundamentais na 1ª meia hora para poder salvar vidas.

 Está claro, haverá sempre uma justificação aqui, em que há uns quantos "bonzinhos" prontos a vir branquear com desculpas tontas a incompetência e a tacanhice indígena.

Concordo! Desta vez estiveste bem. Continua assim, mas não sejas tao agressivo com as pessoas que não pensam da tua maneira.
7
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Espanhola
« Última mensagem por NVF em Dezembro 13, 2018, 08:00:56 pm »
Olha este! Foi-se embora voluntariamente e agora volta cheio de moral e a ameaçar com queixinhas. Quem é o menino aqui, que nem sequer tem tomates para assumir a sua identidade? Isto ainda é um forum português e ninguém se deve sentir ameaçado por criticar Castela, ou o seu estado autoritário.
8
Marinha do Brasil / Re: Programa de Desenvolvimento de Submarinos (SSK/SSN) - PROSUB
« Última mensagem por Vitor Santos em Dezembro 13, 2018, 07:52:09 pm »
Citar
Com torpedos e mísseis, novo submarino do país vai patrulhar pré-sal

 :arrow: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/12/13/marinha-submarino-riachuelo.htm
9
Indústrias de Defesa / Re: Programa Espacial Brasileiro
« Última mensagem por Vitor Santos em Dezembro 13, 2018, 07:46:00 pm »
FAB lança foguete VS-30 neste domingo em Alcântara


O veículo transportou cinco experimentos científicos e tecnológicos de centros e institutos de pesquisa brasileiros

Citar
O foguete suborbital VS-30/V14 foi lançado neste domingo (09), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por lançamento e rastreio de foguetes. O veículo foi lançado às 13h43 (horário de Brasília) levando cinco experimentos científicos e tecnológicos de centros e institutos de pesquisa brasileiros, atingindo mais de 120 km de altura. O lançamento integra a Operação MUTITI, realizada em Alcântara (MA) desde o último dia 19, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).O lançamento durou 8 minutos e 21 segundos.

Para o Coordenador-Geral da Operação MUTITI, Coronel Aviador Lester de Abreu Faria, o lançamento realizado hoje, coroa o sucesso de um planejamento de mais de um ano, envolvendo mais de 200 profissionais e coloca o Programa Espacial Brasileiro, mais uma vez, em um patamar diferenciado. “Todos os requisitos de sucesso da Operação foram plenamente atingidos, o que nos deixa convictos da qualidade e profissionalismo dessa equipe que participou da operação”, disse.

Essa foi a 14ª vez que um veículo do tipo VS-30 foi lançado, tendo sido a terceira vez a partir do Centro de Lançamento de Alcântara. Durante a Operação MUTITI, foi ainda lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), no dia 27 de novembro, o qual buscou a validação de todos os meios de infraestrutura de solo e operacionais, treinamento da equipe e consolidação da doutrina de lançamento, como preparação para o lançamento do VS-30.


“Com o encerramento da Operação MUTITI e com a realização do lançamento do Veículo VS-30, pudemos constatar o pleno sucesso da mesma, mostrando, dessa forma, que o CLA está, mais do que nunca, pronto e operante para quaisquer veículos suborbitais. A equipe se mostrou profissional, comprometida e envolvida com a missão, trabalhando de forma íntegra e coesa para que, durante a janela de oportunidade ocorrida hoje, realizássemos o lançamento, e obtivéssemos pleno sucesso na missão”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marco Antônio Carnevale Coelho.

A carga útil do foguete VS-30 V14 denominada Plataforma Suborbital de Reentrada 01 (PSR-01) é constituída de cinco experimentos de centros e institutos de pesquisas brasileiros. Abaixo, seguem as descrições de cada um:

Sonda Lagmuir de Densidade e Temperatura Eletrônica - INPE

O experimento 1 trata-se de uma SondaLagmuir de Densidade e Temperatura Eletrônica, conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A sonda é usada para medir a variação de correntes eletrônica e iônica ao longo da trajetória do foguete, em altitudes superiores a 60 km. O estudo desenvolvido pelo INPE se torna de vital importância para a área tecnológica, uma vez que permite compreender a dinâmica da atmosfera terrestre, especialmente da ionosfera onde as irregularidades encontradas nesta região interferem decisivamente nos processos de comunicação por ondas eletromagnéticas, aí incluídas as transmissões por meio de satélites, bem como os sistemas de navegação com Global Navigation Satellite System(GNSS), a exemplo do GPS.

Comportamento Térmico de um Forno de Solidificação de Ligas (CTFS) - INPE

O experimento 2 também de responsabilidade do INPE, estuda o Comportamento Térmico de um Forno de Solidificação de Ligas (CFTS). O estudo avalia o funcionamento de um forno elétrico com capacidade de fundir materiais com temperatura de fusão entre 100 e 300°C, de forma a permitir seu aperfeiçoamento e qualificação para aplicação em outros voos. Exemplificando, pode-se pensar em uma amostra de diferentes substâncias que, em condição terrestre ambiente, não se misturam ao serem fundidas e posteriormente solidificadas entretanto, ao serem submetidas a esse mesmo processo de fusão e posterior solidificação em um ambiente de microgravidade, poderiam se misturar formando um composto homogêneo. Isso possibilita novas aplicações em engenharia no desenvolvimento de produtos, sobretudo em pesquisas relacionadas à resistência de materiais.

Sensores Ópticos para Medidas de Aceleração (AOM) - IEAv

O experimento 3, de autoria do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), é composto por três sensores ópticos para medidas de aceleração, sendo um nos três eixos e dois em um eixo, aplicando diferentes técnicas de medidas e de processamentos de sinais. A análise do comportamento dos sensores em voo constitui importante contribuição para a independência nacional na área de navegação inercial e de sensores a fibra óptica em geral, sendo diretamente aplicáveis em aeronaves tradicionais, remotamente pilotadas (VANTs) e veículos lançadores, por exemplo. Além dos experimentos em si, o laboratório completo de medidas que o IEAv embarcou no VS-30 inclui um gerador de luz e uma placa de processamento de sinais, todos eles desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e com tecnologia nacional.

Sistema Ioiô e de Separação (PSM - MQ) - IAE

O experimento 4 apresenta-se como dois sistemas em desenvolvimento pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), os quais permitem, inicialmente, a redução da velocidade de rotação após o fim da queima do motor foguete (sistema io-iô) e, posteriormente, uma separação segura entre a carga útil e o veículo (sistema de separação). O objetivo do experimento é testar o modelo de qualificação do Sistema Ioiô e do Sistema de Separação que serão utilizados no Modelo de Qualificação (MQ) da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), a plataforma de microgravidade nacional.

Sensor Mecânico Acelerométrico (SMA) - IAE

O experimento 5 é também de responsabilidade do IAE. Realizará seu quarto voo e trata-se de um dispositivo de segurança para veículos espaciais. Esse dispositivo só permite a ignição de motores do segundo estágio, ou estágios superiores, quando o foguete apresenta uma aceleração de quatro vezes a aceleração da gravidade (4g), o que ocorre apenas com o veículo já em voo. Desenvolvido e aperfeiçoado a partir da experiência acumulada nos lançamentos do foguete suborbital VSB-30, o sensor traz maior segurança aos veículos ainda em solo na plataforma de lançamento, ao passo em que impede o acionamento do sistema de pirotecnia responsável pela ignição se, por algum motivo inesperado, o sistema eletrônico embarcado entender que o foguete encontra-se em voo.

FONTE: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33298/ESPA%C3%87O%20-%20FAB%20lan%C3%A7a%20foguete%20VS-30%20neste%20domingo%20em%20Alc%C3%A2ntara%20(MA)
10
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Espanhola
« Última mensagem por HSMW em Dezembro 13, 2018, 07:45:16 pm »
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10