Imobiliário:Angola/Moçambique países africanos interessantes

  • 0 Respostas
  • 4277 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Imobiliário:Angola/Moçambique países africanos interessantes
« em: Novembro 20, 2007, 12:19:15 am »
Imobiliário: Angola e Moçambique entre países africanos mais interessantes para investir - Consultadoria

Citar
Lisboa, 19 Nov (Lusa) - Angola e Moçambique figuram entre os países africanos com maior interesse para investimentos na área do imobiliário, segundo um estudo da empresa portuguesa de consultadoria Worx, enviado à Lusa.

O estudo, que coloca ainda a África do Sul como outro país com interesse para o sector, salienta o continente africano "numa perspectiva geral" como um destino "cada vez mais interessante para se investir", e as razões aduzidas assentam no "crescimento económico sustentado" e na "estabilidade política" vigente nos últimos tempos.

Denominado "Africa Report", o estudo pormenoriza as alternativas de investimento no mercado de escritórios, industrial, retalho e residencial.

Caracterizando individualmente cada um dos três países, o documento frisa que a área mais importante para investimentos imobiliários em Angola se localiza a ocidente do porto de Luanda, ao longo da marginal.

"Além dos ministérios, o mercado é dominado pelo sector bancário e energético, assim como pelo segmento de serviços", que regista uma crescimento "substancial".

"Porém, ainda se verifica a inexistência de espaços de qualidade, embora já existam planos a curto e médio prazo para inverter esta situação", lê-se no estudo, que adianta ser o mercado de escritórios "ainda bastante especulativo".

No retalho, o aumento da procura por parte dos consumidores resultou na abertura recente do primeiro centro comercial moderno, estando já em construção uma segunda grande superfície comercial, além de planos para o desenvolvimento de mais centros comerciais.

No segmento industrial, "a procura por espaços tem aumentado, especificamente nas zonas contíguas a área portuária", para onde está planeada a construção de "elevado número de novos edifícios".

Finalmente, no mercado residencial "não têm sido desenvolvidos novos projectos, excepto os espaços destinados aos colaboradores das empresas relacionadas com o petróleo".

Por essa razão, "com a elevada procura, as rendas atingiram valores recorde no continente africano", com os valores das "prime rent" mensal (renda de zona de referência) de T5 rondar os 12 mil dólares (17 mil euros) por metro quadrado.

A Worx explica estes valores em resultasdo de 27 anos de guerra civil em Angola (1975-2002), a que se associa a falta de investimentos nos últimos anos.

Quanto a Moçambique, verifica-se "um crescimento acentuado na construção de novos edifícios que têm vindo a ser ocupados por empresas moçambicanas e, essencialmente, internacionais que procuram espaços de qualidade".

"Em termos de retalho, os investidores têm estado a explorar bastante o conceito dos centros comerciais modernos", em que o mais recente complexo de Maputo, situado na baixa e recentemente inaugurado, custou 32 milhões de dólares (45 milhões de euros).

No segmento industrial, o mercado de Maputo "está bastante 'misturado', com diversos espaços localizados nas zonas residenciais no limite das áreas da cidade", e ainda com a maioria dos espaços industriais recentemente construídos a serem ocupados pelos proprietários.

"Já em residencial, a qualidade em Maputo varia drasticamente mediante a localização geográfica".

As rendas mensais na capital moçambicana, dos espaços de média e alta qualidade, variam entre os seis e os 12 dólares (entre 8,4 euros e 17 euros) por metro quadrado, com os valores finais a terem em conta a idade do imóvel, dimensão do terreno e existência de infra-estruturas como piscinas.

"Desta forma, o preço médio de renda por ma casa de 'topo' em localização de referência, situa-se nos 2.500 dólares (3.500 euros) por mês.