Fogos Florestais

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Re: Fogos Florestais
« Responder #405 em: Junho 20, 2017, 03:32:30 pm »
O que poderia ter evitado ou pelo menos mitigado o que aconteceu era ter meios aereos suficientes ,mas como sempre estão-se a cagar até as coisas acontecerem.
Se calhar pensam que "pro ano pode ser que não arda" e de qualquer maneira somos quase sempre o pais da europa com maior area ardida.
Há no mercado soluções bastante baratas e simples que deveriam estar na alçada da proteção civil e ser operadas pela força aerea.
Este seguinte é só um exemplo, o Airtractor Fireboss 802, monomotor,um só piloto,carrega o tanque em cerca de 750 metros, menos que um canadair, cerca de 3 milhões de dolares a unidade. Não valerá mais a pena ter meia duzia destes em stand-by do que estar sempre ás esmolas da vizinhança!?

https://airtractor.com/aircraft/at-802f-fire-boss/

 :bang:

os meus cinco cêntimos para a discussão FB VS CL215/415.


Specifications (415
Data from Bombardier Aerospace Website
General characteristics

Crew: 2 pilots
Additional Seating: one on jump seat, eight on bench seats
Payload: 6,400lb (2,900 kg)
Length: 65 ft (19.82 m)
Wingspan: 93 ft 11 in (28.6 m)
Height: 29 ft 3 in (8.9 m)
Wing area: 1,080 sq ft (100 sq m)
Airfoil: NACA 4417
Empty weight: 28,400 lb (12,880 kg)
Maximum fuel weight: 10,250 lb (4650 kg)
Maximum takeoff weight (from land, disposable load): 43,850 lb (19,890 kg)
Maximum takeoff weight (from land, non-disposable load): 41,000 lb (18,600 kg)
Maximum takeoff weight (from water): 37,850 lb (17,170 kg)
Max Capacity (Water or Retardant): 13,536 lb (6,140 kg)
Maximum weight after scooping: 47,000 lb (21,360 kg)
Maximum landing weight: 37,000 lb (16,780 kg)
Powerplant: 2 × Pratt & Whitney Canada PW123AF turboprop, takeoff power: 2,380 shp (1,775 kW) each
Performance

Maximum speed: 223 mph (359 km/h (194 kt))
Cruise speed: 207 mph (333 km/h (180 kt))
Stall speed: 78 mph (126 km/h (68 kt))
Range: 1,518 miles (2,443 km)
Service ceiling: 14,700 ft (4,500 m)
Rate of climb: 1,600 ft/min (8.1 m/s)
Takeoff distance (ISA, land): 2,750 ft (840 m)
Takeoff distance (ISA, water): 2,670 ft (815 m)
Landing distance (ISA, land): 2,210 ft (675 m)
Landing distance (ISA, water): 2,180 ft (665 m)
Minimum water depth: 6 ft (1.8 m)

Stalker entre os FB e os Helis ligeiros, mesmo com payload a 50% dos FB, eu optaria sempre pelos Helis Por dois motivos Preponderantes, : polivalência, e capacidade de VERTOL !!

https://en.wikipedia.org/wiki/Canadair_CL-415

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #406 em: Junho 20, 2017, 03:57:46 pm »
Eu continuo  achar que isto se vai manter, independentemente do número de pessoas que morram.

Há muitos interesses, que regulam isto e que lucram com o que está acontecendo!

É interessante ver o bloco de esquerda, que tudo critica  e que gosta de estar na ribalta de todos os assuntos, não defender a compra de equipamentos para a FAP, que permitam ser utilizados no combate  os incêndios.

A meu ver o que importa é o financiamento dos partidos, o resto não interessa.

Basta ver o PCP calado sobre o que aconteceu no BES, simplesmente porque o BES financiava a festa do avante. Porque é que os mesmos defendem a exclusão de IMI para os partidos, apenas porque são o partido que mais lucrou com o 25 de abril, entre outros assuntos!

O que importa é o poleiro.
 
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Re: Fogos Florestais
« Responder #407 em: Junho 20, 2017, 04:24:48 pm »
Um responsável de uma corporação de Bombeiros disse-me hoje que a ANPC tem 2 Canadair, para além de aviões ligeiros a operar!? Não consegui confirmar a informação, mas a pessoa garantiu-me que a ANPC tem de facto esses meios! Não serão os alugados?
Correcto, são alugados (contrato assinado em 2015 que vai até 2018/19).

Citar
http://www.operacional.pt/meios-aereos-no-combate-a-incendios-florestais/
O que poderia ter evitado ou pelo menos mitigado o que aconteceu era ter meios aereos suficientes ,mas como sempre estão-se a cagar até as coisas acontecerem.
Se calhar pensam que "pro ano pode ser que não arda" e de qualquer maneira somos quase sempre o pais da europa com maior area ardida.
Há no mercado soluções bastante baratas e simples que deveriam estar na alçada da proteção civil e ser operadas pela força aerea.
Este seguinte é só um exemplo, o Airtractor Fireboss 802, monomotor,um só piloto,carrega o tanque em cerca de 750 metros, menos que um canadair, cerca de 3 milhões de dolares a unidade. Não valerá mais a pena ter meia duzia destes em stand-by do que estar sempre ás esmolas da vizinhança!?

https://airtractor.com/aircraft/at-802f-fire-boss/

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Specifications (415
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General characteristics

Crew: 2 pilots
Additional Seating: one on jump seat, eight on bench seats
Payload: 6,400lb (2,900 kg)
Length: 65 ft (19.82 m)
Wingspan: 93 ft 11 in (28.6 m)
Height: 29 ft 3 in (8.9 m)
Wing area: 1,080 sq ft (100 sq m)
Airfoil: NACA 4417
Empty weight: 28,400 lb (12,880 kg)
Maximum fuel weight: 10,250 lb (4650 kg)
Maximum takeoff weight (from land, disposable load): 43,850 lb (19,890 kg)
Maximum takeoff weight (from land, non-disposable load): 41,000 lb (18,600 kg)
Maximum takeoff weight (from water): 37,850 lb (17,170 kg)
Max Capacity (Water or Retardant): 13,536 lb (6,140 kg)
Maximum weight after scooping: 47,000 lb (21,360 kg)
Maximum landing weight: 37,000 lb (16,780 kg)
Powerplant: 2 × Pratt & Whitney Canada PW123AF turboprop, takeoff power: 2,380 shp (1,775 kW) each
Performance

Maximum speed: 223 mph (359 km/h (194 kt))
Cruise speed: 207 mph (333 km/h (180 kt))
Stall speed: 78 mph (126 km/h (68 kt))
Range: 1,518 miles (2,443 km)
Service ceiling: 14,700 ft (4,500 m)
Rate of climb: 1,600 ft/min (8.1 m/s)
Takeoff distance (ISA, land): 2,750 ft (840 m)
Takeoff distance (ISA, water): 2,670 ft (815 m)
Landing distance (ISA, land): 2,210 ft (675 m)
Landing distance (ISA, water): 2,180 ft (665 m)
Minimum water depth: 6 ft (1.8 m)

Stalker entre os FB e os Helis ligeiros, mesmo com payload a 50% dos FB, eu optaria sempre pelos Helis Por dois motivos Preponderantes, : polivalência, e capacidade de VERTOL !!

https://en.wikipedia.org/wiki/Canadair_CL-415

Abraços
Por alguma razão os Croatas usam na sua esquadra de meios de combate a incêndios os dois modelos. A própria ANPC através da empresa contratada, usa também os dois aviões, além dos helicópteros. Ou seja, são usados porque um complementa o outro, sobretudo para uns tesos como nós que não podem só ter helis ou Cls (um Fire Boss é 3,5 Milhões um Cl 32 milhões). ;)
Citar
Firefighting Squadron flying CL-415, AT-802A/F FireBoss

https://en.wikipedia.org/wiki/Croatian_Air_Force_and_Air_Defence



Citar
https://www.flickr.com/photos/paulofernandes-oneshootland/20187173745

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Re: Fogos Florestais
« Responder #408 em: Junho 20, 2017, 04:36:43 pm »
Eu falo no AT FireBoss mesmo por causa do factor economico. Um AT custa um decimo de um Canadair e é mais barato de manter e operar e com menos custos de recursos humanos. E pelo preço de um Canadair comprasse um enxame de AT que serão mais eficazes que apenas um avião. É a minha humilde opinião.
 :G-beer2:
 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #409 em: Junho 20, 2017, 05:18:01 pm »
Não é uma questão de qual é o melhor aparelho para as nossas necessidades. Ambos são adequados e necessários. Alguns dos países mediterrânicos que são constantemente mencionados possuem ambos os tipos de aparelhos nas suas frotas por alguma razão — complementam-se! Por isso mesmo necessitamos de ambos... para ontem.

Entretanto, parece que acaba de cair um Bombardier em Pedrógão Grande. Esperemos que não hajam mais vitimas mortais :Soldado2:
Este acidente só vem revelar quão difícil e perigoso é o combate a FF. Esperemos que não sirva de argumento para os habituais defensores da prevenção que nada fazem para implementar a tal prevenção.
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Re: Fogos Florestais
« Responder #410 em: Junho 20, 2017, 09:15:39 pm »
Um responsável de uma corporação de Bombeiros disse-me hoje que a ANPC tem 2 Canadair, para além de aviões ligeiros a operar!? Não consegui confirmar a informação, mas a pessoa garantiu-me que a ANPC tem de facto esses meios! Não serão os alugados?
Correcto, são alugados (contrato assinado em 2015 que vai até 2018/19).

Se vires o DECIF (ver google) na parte dos meios aéreos, aparece lá 2 AVBP (aviões bombardeiros pesados) a operar do aeródromo de Seia, além de 30 e tal outros meios entre helis pesados, médios, ligeiros e aviões AT espalhados por todo o país. Desses meios todos sabe-se que só os Kamov são pertença do estado, e não se deve estar a contar com os enviados por países amigos, portanto todos os outros meios que lá aparecem devem ser alugados.
« Última modificação: Junho 20, 2017, 09:18:34 pm por Lightning »
 
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Re: Fogos Florestais
« Responder #411 em: Junho 20, 2017, 10:11:13 pm »
Então afinal não havia avião nenhum?
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Re: Fogos Florestais
« Responder #412 em: Junho 20, 2017, 10:28:21 pm »
Então afinal não havia avião nenhum?

Pois é um enorme embróglio. A ANPC não perdeu nenhum avião, mas mandaram 1 heli do INEM e um Merlin procurar pelo avião!!!!!! Deve haver alguma confusão para se perder um avião sem se dar conta!
 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #413 em: Junho 20, 2017, 11:31:43 pm »
Alguém lançou o pânico (jornais ou alguém da ANPC), toda a gente que tem meios aéreos foi logo confirmar se foi algum dos seus, mas por via das dúvidas lança-se uma operação de "BUSCA e salvamento", para confirmar no terreno, se alguma aeronave (de alguém, até podia ser um civil curioso a passear) tinha caído.
 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #414 em: Junho 21, 2017, 12:44:29 am »
Já se vê o Exército a ter uma roupa mais apropriada para uma zona de incêndios.



« Última modificação: Junho 21, 2017, 12:46:41 am por Lightning »
 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #415 em: Junho 21, 2017, 09:27:32 am »
Aí está a bela da sessão fotográfica! A raspar no meio do queimado!!!!!  :N-icon-Axe:

Têm uma fatiota verde mas com reflectores. A mesma que começou a ser distribuída em 2006 para as equipas do Plano Vulcano (vigilância e primeira intervenção).
E é em material ignifugo? E luvas, cógula e capacete florestal?



Menos que isto é ser negligente!
Com umas chefias que mal percebem de tropa, quanto mais de bombeiros...
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Re: Fogos Florestais
« Responder #416 em: Junho 21, 2017, 10:22:52 am »
Já parece melhor que esta roupa. Apesar de terem capacete, óculos e luvas...

 

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Re: Fogos Florestais
« Responder #417 em: Junho 21, 2017, 06:19:31 pm »
Já se vê o Exército a ter uma roupa mais apropriada para uma zona de incêndios.




esta foto parece presidiários a limpar o monte!

Há uma coisa que nunca percebi na tropa, quando estive em mafra fiz GAM, tinha três instrutores, o capitão, o tenente e depois o sargento ou alferes que exemplificava, para quê tantos postos?
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Re: Fogos Florestais
« Responder #418 em: Junho 22, 2017, 10:35:08 am »
Por cá não serve. Tem de existir sempre alguma razão para ficar tudo como está e uns ganharem milhões à pala da desgraça dos outros... https://www.facebook.com/Emergency-Firefighter-ParamedicEMT-ARFF-and-nice-Firetruck-Ambulance-1848106962126136/?pnref=story
Citar
Emergency Firefighter Paramedic/EMT ARFF and nice Firetruck-Ambulance

Embedded into local tactics the German engineers of AIR-MATIC, RED DIVISION have developed a unique special vehicle that is truly a quantum leap in fire fighting. The fast and agile tank is the rapid-response (no machine set-up time), go-anywhere rescue-system to easily pick up persons trapped by wildfires. Up to 20 adults can be safely rescued at a time. The vehicle is also equipped with a unique high pressure water technology to extinguish fires effective whilst saving water. The water jet has a wide range, due to the rotation of the nozzles, in combination with the high water-pressure. The fire fighting-machine can be operated from the inside with the help of a monitor and a joystick. The total crew consists just of a driver and an operator. All people are optimally protected inside the vehicle. The multifunctional fire fighting solution also features a dozer blade to create firebreaks, extinguish lingering hotspots, or to remove incendiary obstacles such as burning cars, trees, wreckageOn top the construction by AIRMATIC, RED DIVISION, impresses with on-board oxygen and water support systems plus a extendable light tower with high tech radiators and self-contained power supply for a clear view in smoke.


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Re: Fogos Florestais
« Responder #419 em: Junho 22, 2017, 10:36:41 am »
Já se vê o Exército a ter uma roupa mais apropriada para uma zona de incêndios.




esta foto parece presidiários a limpar o monte!

Há uma coisa que nunca percebi na tropa, quando estive em mafra fiz GAM, tinha três instrutores, o capitão, o tenente e depois o sargento ou alferes que exemplificava, para quê tantos postos?

És pobre e mal agradecido, eu tinha o meu Furriel a exemplificar correndo por dentro do círculo em sentido contrário e o Comandante de Pelotão (Alferes) dava as ordens vocais. Mas isso é para pessoal com cabecinha, vocês se calhar perdiam-se...

:rir:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.