Reportagem "A Mafia Lusitana"

  • 0 Respostas
  • 1653 Visualizações
*

zeNice

  • Membro
  • *
  • 257
  • +0/-0
Reportagem "A Mafia Lusitana"
« em: Outubro 18, 2009, 04:12:21 am »
Reportagem TVI "A Mafia Lusitana"

http://www.videos.iol.pt/consola.php?pr ... &referer=1

Citar
Repórter TVI - Máfia Lusitana

Todos os dias, por esse país fora, são depositadas ilegalmente centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos, situados em plena natureza (incluindo em reservas ecológicas nacionais e demais espaços naturais).
A TVI descobriu sete aterros ilegais, mas haverá muitos mais. O esquema, em alguns casos, já dura há 4 ou 5 anos, mas, aparentemente, ninguém deu por nada. E não é por haver também descarregamentos de noite. O segredo é a alma do crime¿
A Ecomáfia Lusitana recorre a uma vasta teia de cumplicidades e de interesses: grandes industriais e municípios que concedem lucrativos mercados a firmas que não têm capacidade para gerir esses resíduos e empresas de camionagem que participam no esquema. Como se não bastasse, as autoridades pouco ou nada fazem.
Os malfeitores não poluem apenas os solos e as águas. As análises dos resíduos revelam a existência de compostos que provocam cianose, mutações genéticas profundas, alteração do sistema reprodutor, malformações graves, cancro. E, em alguns casos, a morte.
Onde há urgência há quase sempre crime mais ou menos organizado. Em Nápoles, a Camorra ¿ a máfia local ¿ transforma os resíduos em ouro. Em Portugal, a máfia não tem só um nome, mas a situação é idêntica. Ou quase¿, para mal do ambiente, da saúde pública e da credibilidade das instituições do Estado.
"Máfia Lusitana" é uma reportagem de investigação do jornalista Rui Araújo, com imagem de João Franco, Rui Pereira e Ricardo Silva, montagem de Carlos Lopes.
Será emitida na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.


Só tenho pena que a Polícia e até o Estado estejam associados á  m*rd* que para aí vai. Nem o Ministro prestou declarações.
Adorava viver num Pais onde quem faz m*rd* e quem deixa fazer, fosse responsablizado pelos seus actos.

Tenho pena de viver num Pais onde a maior parte do povo tem falta de civísmo, não se importa com quem chefia a Nação e deixam as coisas andar ao vento e á vontade de quem tem o poder. O poder... é sempre o dinheiro que fala mais alto.

Tenho pena.

Mas enfim, enquanto houver futebol e novelas andamos todos distraídos e formatados.  :G-beer2: