EUA: Documentos militares confirmam mentiras sobre Vietname

  • 0 Respostas
  • 1543 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
EUA: Documentos militares confirmam mentiras sobre Vietname
« em: Junho 14, 2011, 12:01:44 pm »
Documentos militares confirmam mentiras sobre Vietname

por DN.p tHoje

Os EUA desclassificaram documentos do Pentágono sobre a guerra do Vietname que confirmam que dois Presidentes mentiram ao povo sobre as possibilidades de sucesso naquele conflito militar, o de pior memória para os norte-americanos.

As sete mil páginas desclassificadas (excepto onze palavras) confirmam as informações publicadas em 1971 pelo The New York Times e por outros jornais. Os Documentos do Pentágono foram nessa altura o equivalente ao actual Wikileaks, explica o El País.

Daniel Ellsberg foi o protagonista daquela "bomba" mediática. Era analista do grupo de estudos Rand Corpotation, organismo que fora contratado pelo Pentágono para fazer análises secretas sobre a guerra. Ellsberg descobriu que tanto a presidência "de John F. Kennedy como a de Lyndon B. Johnson enganaram a opinião pública sobre a guerra do Vietname, desde os ataques do Golfo de Tonkin até ao bombardeamento do Cambodja e Laos, passando pelas declarações de Johnson em 1964 assegurando que se estava a proceder a uma saída do conflito quando na realidade se preparava uma escalada. Tudo era uma fabricação para envolver ainda o país no conflito que perdeu e cujas cicatrizes continuam sem sarar", conta o El País.

O famigerado Presidente Richard Nixon não foi implicado no escândalo, mas dois dos seus colaboradores ainda tentaram desacreditar a saúde mental de Ellsber, que tinha trabalhado na embaixada norte-americana no Vietname e sabia desde início que era impossível ao seu país ganhar a guerra.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior. ... Am%E9ricas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas