Os cartoons de Maomé

  • 49 Respostas
  • 11515 Visualizações
*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Fevereiro 10, 2006, 07:13:26 pm »
Caro Papatango
Tenho sempre prazer em ler os seus 'posts' e normalmente nao estou muito distante das suas ideias ou conceitos.
Quando me referi ao facto de as religioes preponderantes nos dias de hoje( em numero  de adeptos penso que o islamismo ultrapassou ja o catolicismo e mesmo o cristianismo em geral) serem recentes em termos historicos,  nao tentei fazer as correlaçoes  com Abraao ou o Zoroastrismo ou outras, é matéria que além de nao dominar, penso poder ser discutivel, aceito o que diz, sem problema Papatango mas realmente referia-me basicamente a estas duas, que marcaram tao profundamente os dois ultimos milénios.Na cronologia constante no livro, que tenho sob os olhos,  vejo mesmo assim a religiao egipcia com origem ligeiramente antes de 2000 AC, o Zoroastrismo a 1500 AC, a Grega 1200 AC, Romana 800 AC, Nordica 1200 AC e Celtica 1000 AC (cit. Religions du Monde- de John Bowker-ed. Larousse 1998).Penso que em termos de cronologia da humanidade é tudo muito recente...! Desculpe portanto a minha imprecisao, caro Papatango.  :) (que julgo voce concordara que também faz falta) quando no aspecto religioso ou de outra indole parecem perfilar-se algumas consideraçoes mais dogmaticas e/ou 'fechadas'.
Apesar de tentar, e julgar conseguir uma certa independencia de espirito, eu proprio sou crente.Educado e profundamente imerso na religiao catolica, como nos dias de hoje ja nao sera tao corrente, atravessei depois os meus periodos de duvida profunda, afastei-me da Igreja e aproximei-me de novo agora, e talvez definitivamente, mesmo sentindo  que me questionarei ainda com frequencia.Questao de Fé também, certamente, como voce bem disse.


Sobre esta problematica, que nao pertence a este Forum, evidentemente refiro obras  interessantes,
 -Traité d'athéologie - Michel Onfray ed. Grasset2005 que estou acabando  de ler neste momento, e é 'um must'!
 -La Mort de Dieu.Ensaio sobre o ateismo moderno-  de J.Nathanson ed.PUF
-la Bible Devoilée - Finkelstein e Silbermann
-Aux origines du Dieu Unique- -A invençao do monoteismo - de Jean Soler ed. Fallois 2002 (muito interessante embora aborde com mais relevo a religiao hebraica)
Em frances pelo menos, existe uma quantidade enorme de obras que abordam as Religioes, Deus  e a Fé...Penso que em portugues alguma coisa existe também mas obviamente estou algo desfasado.
De notar que um dos principais escritores sobre ateismo foi o ex-jesuita portugues Cristovao Ferreira, o seu opusculo datado de 1636, A Fraude Revelada é uma referencia fundamental em todos tratados e livros que dissecam a religiao e o ateismo.Cristovao Ferreira que abjurou a religiao no Japao em 1614 (depois de tortura :( ) nao se  considera ateu pois viria a converter-se ao budismo zen. Seguem-se duas afirmaçoes da sua autoria e por sinal das mais 'cordatas'.

Citar
A RELIGIAO é uma invençao dos homens para assegurar o poder sobre os seus semelhantes.
A RAZAO é o instrumento que permite lutar contra todos esses disparates.



Cumprimentos
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
(sem assunto)
« Responder #46 em: Fevereiro 10, 2006, 09:23:49 pm »
Citação de: "papatango"
O agnosticismo/ateísmo etc... , é também uma crença.
A crença daqueles que acham que não existe Deus.

O problema, é que eles pedem que se prove que Deus existe. Mas não são capazes de provar que não existe.


Os ateus é que não acreditam, fielmente, que exista Deus. Os agnósticos preferem não acreditar em Deus, porque apesar de não poderem provar que Ele não existe, também ninguém pode provar que ele existe...Por isso é que são "A" (negação) "gnósticos" (conhecimento), negam o conhecimento de Deus...

Cumprimentos (agnósticos)
B. Pereira Marques
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7492
  • Recebeu: 969 vez(es)
  • +4595/-871
(sem assunto)
« Responder #47 em: Fevereiro 11, 2006, 12:44:14 am »
Citar
Os ateus é que não acreditam, fielmente, que exista Deus. Os agnósticos preferem não acreditar em Deus, porque apesar de não poderem provar que Ele não existe, também ninguém pode provar que ele existe...Por isso é que são "A" (negação) "gnósticos" (conhecimento), negam o conhecimento de Deus...
É um facto. Há uma diferença entre Ateu e Agnóstico

JoseNFerandes :
O meu comentário foi apenas à afirmação de que as principais religiões tinham aparecido no último minuto da história da humanidade.
Em eu entender elas são uma presença constante.

= = =

Proponho que concentremos os comentários a esta questão aqui:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3080&start=45
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5382
  • Recebeu: 4023 vez(es)
  • Enviou: 10020 vez(es)
  • +8453/-245
(sem assunto)
« Responder #48 em: Fevereiro 11, 2006, 02:36:12 am »
Viram isto nas noticias, qual foi o impacto do comunicado do Freitas?

Citar
Projecto do PS questiona "uso irresponsável" da liberdade de expressão
"Cartoons" de Maomé: Parlamento aprovou três votos de protesto contra violência
09.02.2006 - 21h15   Lusa
 

O Parlamento aprovou hoje três votos de protesto contra a violência que assumiram alguns protestos contra a publicação caricaturas do profeta Maomé e em defesa da liberdade de expressão.

O voto de protesto do PS distinguiu-se dos apresentados pelo CDS-PP e pelo Bloco de Esquerda por condenar também "o uso irresponsável" da liberdade de expressão, tendo obtido os votos favoráveis do PSD, PCP e PEV, enquanto os populares se abstiveram.

O texto do CDS-PP foi aprovado com o apoio dos sociais-democratas e a abstenção de socialistas e bloquistas, enquanto o do BE recebeu os votos favoráveis do PSD e PS.

"No caso vertente, é manifesto que a liberdade de expressão foi usada com intuitos provocatórios, visando ofender crenças ou a sensibilidade religiosa dos povos muçulmanos, ao serviço de uma obscura estratégia de direita extremista", refere o documento.

"Tão condenável quanto a provocação das caricaturas são as reacções violentas, desproporcionadas e ilegítimas de outros radicais", acrescentou Vitalino Canas, que reforçou depois a equiparação entre os responsáveis pela publicação e as reacções de violência.

"Estão bem uns para os outros, os caricaturistas irresponsáveis e os fundamentalistas violentos", declarou o deputado e vice-presidente da bancada do PS, que evitou referir-se ao comunicado emitido terça-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Numa nota já ontem muito criticada no hemiciclo, Freitas do Amaral sustentou que as polémicas caricaturas "ofendem as crenças ou a sensibilidade religiosa dos povos muçulmanos" e incitam a uma "inaceitável guerra de religiões".

Apesar do apoio ao voto de protesto apresentado pelo PS, o PSD demarcou-se da posição assumida pela bancada socialista, com o deputado Matos Correia a defender que não compete à Assembleia da República "fazer considerações sobre abusos à liberdade de expressão em circunstâncias concretas".

O deputado lamentou também a ausência do ministro dos Negócios Estrangeiros na sessão. "Seria bom que o Governo se tivesse feito representar na apresentação destes votos", afirmou, depois de voltar a criticar a nota do MNE.

A deputada popular Teresa Caeiro também se referiu à "inacreditável declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros", antes de acusar a bancada socialista de ter apresentado um voto "além do que foi exposto pelo ministro, mas aquém do que foi dito pelo deputado Manuel Alegre".

"Preferimos um erro da liberdade do que os erros e os excessos da falta de liberdade", salientou a deputada, em defesa do voto "contra a desmedida violência das reacções de radicais islâmicos à publicação de 'cartoons' em vários jornais europeus".

Apesar de condenar "os ataques à liberdade de expressão, a xenofobia e a violência contra as embaixadas e cidadãos europeus", o BE, pelo deputado Fernando Rosas não deixou de considerar "compreensível" que muçulmanos se sintam ofendidos com as caricaturas.

Em sentido oposto, o PCP entendeu que apenas o voto do PS se destaca dos restantes por tratar de forma equilibrada os vários aspectos" em causa, acusando o CDS-PP de "uma abordagem tendenciosa" e o BE de ignorar "as provocatórias caricaturas".

"A liberdade de expressão é fundamental no nosso país, é uma das conquistas de Abril. Contudo, a liberdade traz consigo a responsabilidade", subscreveu o deputado ecologista Francisco Madeira Lopes, concordando que o voto de protesto do PS "é o mais adequado".


http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... idCanal=12
Talent de ne rien faire
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Março 02, 2006, 11:34:51 am »
"As Etiquetas Satanicas do grupo ZARA

O chefe do governo socialista espanhol José Luis Rodriguez Zapatero deve ter sentido um 'forte' mesmo muito forte 'calor'...
por culpa de uma
etiqueta da colecçao Verao 2006 de uma marca ibérica de roupa, ele quase esteve sujeito a encontrar-se na situaçao de um vulgar PM dinamarques apos a publicaçao de caricaturas do profeta Maomé.
Felizmente negocios sao negocios e a empresa espanhola INDITEX, proprietaria entre outras das marcas ZARA e Massimo DUTTI, voltou a embalar as 'camisas blasfematorias' imediatamente apos a primeira reclamaçao de  um cliente muçulmano ofendido. 'Coragem, reembalemos' decidiu 'illico presto' Amancio Gaona, patrao da INDITEX, e primeira fortuna de Espanha, que assim deve ter salvo das chamas do inferno (e de manifestantes islamitas) algumas das  2700 'boutiques' com as suas marcas, no mundo.Compreensivel, nao é ?
De qualquer modo Zapatero, percebeu bem, pois foi por iniciativa do seu governo que a Espanha esta na origem, com a Turquia e o Qatar dessa admiravel Aliança de Civilizaçoes, que deve permitir uma melhor compreensao entre o mundo muçulmano e o Ocidente. Este fim de semana (n. 26/2/06) ele mesmo enviou o seu ministro dos negocios estrangeiros para redigir e assinar um comunicado ( http://fr.news.yahoo.com/26022006/5/all ... monde.html ) com a ONU, a Liga Arabe e a organizaçao da Conferencia Islamica.Teria sido dificil para Zapatero denunciar nesse texto a "ofensa infligida pelas caricaturas" dinamarquesas aos muçulmanos, se o primeiro grupo industrial espanhol fosse posto no 'index' pelos radicais islamicos.
Por curiosidade, duas palavras apenas sobre a 'etiqueta satanica' em causa, que aparecia sobre as camisetas da marca para jovens BERSHKA.O seu desenho parecia representar uma carta postal turistica antiga tendo em plano recuado uma mesquita.O texto a acompanhar diz
 "-Olha ve onde nos estamos...maravilhoso nao é?...Bom...muitos beijos !! ". Além disto uma flecha indica a mesquita-ou imediaçoes- com o comentario manuscrito "Dormimos là !!!" e  tres pequenos coraçoes...
O escandalo partiu de uma loja BERSHKA no Dubai, capital dos Emiratos Arabes Unidos, tornado publico pelo  Khaleej Times ( www.khaleejtimes.com ) num artigo de 17 de Fevereiro, o jornal descrevia a imagem e qualificava de 'descriçoes obscenas a acompanhar simbolos islamicos sagrados'.
Adoptando a 'atitude de Aliança de Civilisaçoes' o grupo espanhol reembalou os artigos 'perigosos' das 368 lojas BERSHKA do planeta.E quando 'blogs' ja apelavam a boicotar a 'empresa satanica', a  INDITEX
apresentou as suas desculpas em arabe aos seus clientes nos Emiratos em jornais locais.
UFF !!! A industria espanhola, Zapatero, o Ocidente, e os 'fashionistas' do mundo inteiro podem respirar  !  "

minha traduçao de um artigo de
 Alain Hertoghe- Paris,  no Agoravox
Alain é um conhecido jornalista de imprensa e televisao, escritor e realizador belga, especialista da América Latina, autor de documentarios (Odisseia, France 2, RTL) bem como alguns livros; sobre  a Guerra no Iraque, o  Sendeiro Luminoso...

Uma breve nota, sem mais comentarios sobre este 'fait-divers' (que seria ridiculo, se nao tivesse sequencias preocupantes ! ), a nao ser que aparentemente temos bem junto a nos um 'guarda-chuva' que desconhecia...A Aliança das Civilisaçoes... pois o nosso vizinho Zapatero é um dos seus fundadores e parece ser mesmo principal animador.Quem sabe se Socrates, de Freitas do Amaral nao se duvida, desejaria aderir também... :?