Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1530 em: Fevereiro 16, 2019, 02:12:30 pm »
Parece que politicamente a hipótese do F-16 Viper já foi descartada, do F-16 vamos ter o MLU até 2030 and beyond.
Lembro-me de quando se falava nisso que era uma boa hipótese pois era 10x mais barato que o F-35, pois era 500 milhões contra 5 mil milhões.

Mas para a FAP num mundo de aeronaves tecnologicamente de 5a geração, americanos, Russos, chineses, e futuros programas europeus, lá para 2050, os 4,5 vão passar a ser obsoletos, para 4,5 o MLU não fica mal visto.

Fiquei admirado no artigo sobre a EPAF em que dizia que o Eurofighter é mais caro que o F-35, e que os Belgas vão pagar até um valor inferior aos tais 5 mil milhões que parecia que custava os F-35, temos que dar mais uns anos.

Até imagino a termos dois tipos de aeronaves alguns anos, um bocado à imagem da passagem dos A7 para o F-16, mas não a comprarmos dois tipos de caças, F-35 + Viper, isso não, mas 12 F-35 e esticarmos os F-16 MLU até 2040, acredito, os A7 saíram do activo em 1999.

Em relação a compramos caças novos, 4,5a geração acho mal, se não há dinheiro para os de 5a geração, aceito alugar Gripens ou outro qualquer uns anos se o F-16 não aguentar o tempo todo, mas não se pode ficar nos 4,5 infinitamente, ou se evolui mais tarde ou mais cedo, ou então que se acabe com essa capacidade, senão é que é dinheiro deitado fora.

Concordo plenamente !

Provavelmente o que será feito será adquirir 12 a 14 F-35A, modernizar células de F-16, para o "V" e no futuro adquirir mais Lightning II.

 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1531 em: Fevereiro 16, 2019, 02:26:18 pm »
Se pensarmos que em 1980 ainda voava o F86 e ele já disparava o Sidewinder, quando veio o F16 OCU ele também só disparava Sidewinder, mas o potencial de evolução não têm nada a ver se pensarmos no MLU ou Viper.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 02:26:52 pm por Lightning »
 

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Luso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1532 em: Fevereiro 16, 2019, 02:39:09 pm »
F35...
Basta alguém semi-anonimamente sussurrar "F-35" e o pessoal esquece-se logo do contexto e dos exemplos passados para, pavloviamente, começar logo a salivar...
- Sois incorrigiveis!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1533 em: Fevereiro 16, 2019, 02:57:22 pm »
Não da minha parte Luso. Para mim o F-35 seria sempre um presente envenenado, tanto pelos custos de aquisição, como pelos custos de manutenção.

Defendo uma solução Europeia para a substituição dos F-16.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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zocuni

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1534 em: Fevereiro 16, 2019, 03:11:36 pm »
Não da minha parte Luso. Para mim o F-35 seria sempre um presente envenenado, tanto pelos custos de aquisição, como pelos custos de manutenção.

Defendo uma solução Europeia para a substituição dos F-16.

Eu tambem.
zocuni
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1535 em: Fevereiro 16, 2019, 03:17:26 pm »
F35...
Basta alguém semi-anonimamente sussurrar "F-35" e o pessoal esquece-se logo do contexto e dos exemplos passados para, pavloviamente, começar logo a salivar...
- Sois incorrigiveis!


O futuro dirá caríssimo.

Cumprimentos,
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1536 em: Fevereiro 16, 2019, 05:16:06 pm »
Eu também não quero parecer defensor acérrimo do F-35, com os meus textos quero mostrar o que me parece ser a vontade da FAP, eu sou desta geração, gosto muito dos F-16, F15, Mirage, Tornados, etc, mas também gosto dos Spitfires, B17 da segunda guerra mundial, etc, uma coisa é a parte sentimental, outra é a racional, e aqui temos que entender que eventualmente, 2030, 2040, por aí, os F-16 vão ser como os F86 eram em 1980.

Também não me importo de caças europeus, sei que a Alemanha e a França têm um projecto, acho que os ingleses também. É bom, mais escolha, mas pelo que vejo, a FAP gosta muito de ser do grupo EPAF, até pela razão de ser tudo países pequenos, há um equilíbrio, não há ali nenhuma Alemanha, França, Espanha com muito mais influência que os restantes.

E para mim, o F35 ainda é incomportável para nós, mas podemos esperar e ver se algo muda para melhor, quer em preço, quer nas dificuldades que o avião tem tido. E agora ainda não se decidiu nada, até se pode chegar a 2030 e ir tudo para drones, sei lá.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 05:20:44 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1537 em: Fevereiro 16, 2019, 05:57:15 pm »
Tive agora uma ideia engraçada, se vivêssemos num mundo alternativo em que não tivesse sido preciso gastar 17 mil milhões nos bancos será que poderíamos pensar nestas coisas de F35, fragatas novas, etc ou estava tudo na mesma e o dinheiro tinha ido para outra coisa qualquer?

https://www.sabado.pt/dinheiro/negocios/detalhe/bancos-davam-creditos-de-risco-porque-sabiam-que-iam-receber-ajuda-do-estado
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1538 em: Fevereiro 16, 2019, 06:50:48 pm »
Tive agora uma ideia engraçada, se vivêssemos num mundo alternativo em que não tivesse sido preciso gastar 17 mil milhões nos bancos será que poderíamos pensar nestas coisas de F35, fragatas novas, etc ou estava tudo na mesma e o dinheiro tinha ido para outra coisa qualquer?

https://www.sabado.pt/dinheiro/negocios/detalhe/bancos-davam-creditos-de-risco-porque-sabiam-que-iam-receber-ajuda-do-estado


De certeza absoluta que o dinheiro iria ser malabrado para ir para aos bolsos de outras entidades de uma maneira ou outra.
Era o negocio do costume.
 :(
 
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1539 em: Fevereiro 16, 2019, 06:58:12 pm »
Um artigo, com dicotomia "importance of EPAF to a small country" vs "strategically it goes against European interests"...

No nosso caso e na eventual escolha pelo F-35 (como se passa de facto com o F-16) nem podemos falar tanto na EPAF, mas mais num novo MNFP com os parceiros europeus mais a USAF.

Tem que mudar muita coisa numa década para que seja viável a aquisição do F-35A Block 4 ou 5 pela FAP, começando obviamente pelo preço. Compreendo que as chefias possam estar deslumbradas com o facto de com o F-16 MLU termos estado pela primeira vez em paridade tecnológica militar com os nossos aliados da Aliança Atlântica, no entanto a nossa economia não é a da Holanda, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Itália ou Reino Unido.

Apostar no F-35 é correr o mesmo risco - se bem que mais tarde - que corremos ao optar pelo KC-390 como substituto do C-130H; um caça de geração 4.5 não é passar de cavalo para burro ou as linhas de montagem de F-15, F-16, F-18, Eurofighter, Rafale e Gripen já teriam todas elas encerrado! Ainda muita água vai correr por debaixo da ponte e muita tinta vai correr sobre este assunto, e se há algo a que o português é bastante susceptível é a mudar de ideias. A400M, EC635, NH90, alguém se lembra?

Não é crível a operação futura de duas frotas de aviões de combate em simultâneo, a não ser obviamente no período de introdução da nova aeronave, portanto esqueçam ideias de binómios F-35A + F-16M/V; será apenas uma, e caso venha a ser o Lightning II, curta e um sugadouro de verbas. Se ao menos se colmatasse com a aquisição, e não aluguer, de uma aeronave de treino avançado/ataque leve a jacto como o M-346FT/FA ou mesmo o KAI TA-50 Golden Eagle (como está a preparar a Espanha), porém tal ainda é menos crível.

Aliás, por falar em Espanha, o Ejército del Aire irá continuar a apostar no EF-18M Hornet até para lá de 2035, no Eurofighter modernizado e em 20 KAI T-50 para fazer descansar os belos mas cansados SF-5M, além de na passada quinta-feira se ter oficialmente juntado ao projecto Future Combat Air System (FCAS) de 6ª geração. A não ser que a Armada Espanhola adquira alguns F-35B para substituir daqui a uns anos o AV-8B+, os espanhóis têm algum problema com o facto de não vir a operar um caça de 5ª geração? Parece que não.

Deslumbramento é outra característica típica do português, tal como a inveja. Com os dados actuais, repito, com os dados actuais uma aquisição de F-35A para a Força Aérea Portuguesa é um erro colossal. Quer o F-16V como o Gripen NG são soluções mais em conta e tecnologicamente avançadas, sobretudo o caça sueco que terá decerto uma maior margem de progressão que o Viper. Além disso o aparelho da SAAB é totalmente compatível com o armamento NATO, pode carregar tudo aquilo que um F-16 pode mais outras coisas que o Fighting Falcon não consegue integrar como o MBDA Meteor, o Spear, o Taurus 350, o RBS15 e o Brimstone, por exemplo. E esta, hein?



« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 09:24:08 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1540 em: Fevereiro 16, 2019, 07:27:55 pm »
O FCAS já é 6a geração? Pensava que era 5a  :mrgreen:.

Nem sei a diferença, isso já é mesmo nível Star Wars.

Estou inculto, ainda estou na 4a, 4.5 lool. Tenho que me informar melhor  :G-beer2:

PS: Toca a refazer todo o pensamento até agora, se o FCAS é 6a geração então assim compramos o Viper ou Gripen que duram até 2050, passamos o F35 e vamos logo para o FCAS, temos avião até 2100  ;D
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 07:32:19 pm por Lightning »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1541 em: Fevereiro 16, 2019, 08:34:41 pm »
O FCAS já é 6a geração? Pensava que era 5a  :mrgreen:.

Nem sei a diferença, isso já é mesmo nível Star Wars.

Estou inculto, ainda estou na 4a, 4.5 lool. Tenho que me informar melhor  :G-beer2:

PS: Toca a refazer todo o pensamento até agora, se o FCAS é 6a geração então assim compramos o Viper ou Gripen que duram até 2050, passamos o F35 e vamos logo para o FCAS, temos avião até 2100  ;D

O FCAS e o Tempest.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1542 em: Fevereiro 16, 2019, 10:05:02 pm »
Quem acha que se compram 30 Gripen NG por 1300 milhões  (ou mesmo por 1500) é melhor não postar isso num fórum brasileiro.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1543 em: Fevereiro 16, 2019, 10:07:08 pm »
O FCAS já é 6a geração? Pensava que era 5a  :mrgreen:.

Nem sei a diferença, isso já é mesmo nível Star Wars.

Estou inculto, ainda estou na 4a, 4.5 lool. Tenho que me informar melhor  :G-beer2:

PS: Toca a refazer todo o pensamento até agora, se o FCAS é 6a geração então assim compramos o Viper ou Gripen que duram até 2050, passamos o F35 e vamos logo para o FCAS, temos avião até 2100  ;D

Se queres um avião que dure até 2100, podes comprar o F-15X e não é preciso esperar até 2030.
Talent de ne rien faire
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1544 em: Fevereiro 17, 2019, 01:05:05 am »
Quem acha que se compram 30 Gripen NG por 1300 milhões  (ou mesmo por 1500) é melhor não postar isso num fórum brasileiro.  :mrgreen:

Esse valor que mencionei deve ser mesmo só os aviões, se for incluído armamento e manutenção por uns anos decentes nunca deve baixar dos 2500 milhões.
O valor que o Brasil pagou por avião é absurdo, algo ali não bate certo.
Abbati, medico, potronoque intima pande