Curso de Sargentos

  • 41 Respostas
  • 16347 Visualizações
*

dtread

  • 26
  • +0/-0
Curso de Sargentos
« em: Setembro 19, 2007, 09:11:49 am »
Bom dia,

Em janeiro irei ingressar (se tudo correr bem) nas operaçoes especiais do exercito.
A minha ideia e em janeiro de 2009 concorrer para o curso de sargentos mas tenho aqui algumas duvidas:

Qual a duraçao desse mesmo curso?
Caso acabe o curso ficarei logo quadro?
Com que frequencia e que esses cursos começam?

Cumprimentos
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 19, 2007, 10:09:27 am »
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 19, 2007, 10:13:54 am »
O curso de fomação de sargentos (CFS) abre anualmente e tem a duração de dois anos lectivos.
O primeiro ano, parte geral, é nas Caldas da Rainha, ao fim do qual por ordem de classificação se escolhe o curso pretendido.
O segundo ano decorre nas escolas práticas.
No final do curso ingressa-se na carreira de Sargento do quadro permanente com o posto de Segundo Sargento.  
Se estás a considerar concorrer a ESE suponho que tenas o 12º ano.
Então porque não considerar também a opção academia militar.
Duas hipoteses valem mais do que uma. Concorres às duas coisas, não se perde nada.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 19, 2007, 04:04:23 pm »
Boa tarde,

Citação de: "jmg"
Então porque não considerar também a opção academia militar.
Duas hipoteses valem mais do que uma. Concorres às duas coisas, não se perde nada.


Porque ja tenho 23 anos :s e sim ja tenho o 12º ano.
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 19, 2007, 05:09:24 pm »
Mas o curso de Sargentos não é só para militares (Praças) que queiram ser promovidos a sargentos? Pelo menos é a ideia que eu tenho, posso estar enganado.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 19, 2007, 05:13:52 pm »
Citação de: "GinTonic"
Mas o curso de Sargentos não é só para militares (Praças) que queiram ser promovidos a sargentos? Pelo menos é a ideia que eu tenho, posso estar enganado.


Eu também tenho essa ideia, exepto que além dos militares praças também podiam concorrer os sargentos contractados, não sabia que civis podiam concorrer directamente para Sargento QP, estilo a Academia.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1228/-3449
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 19, 2007, 06:07:14 pm »
Agora já é possível. Lembro-me de um artigo sobre um curso de Sargentos da Arma de Infantaria onde tinha sido uma mulher a ficar em primeiro lugar. Ela tinha terminado o liceu e foi directamente para a ESE.
« Última modificação: Setembro 20, 2007, 03:52:11 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 19, 2007, 06:33:07 pm »
A experiência de admitir candidatos civis para o curso de Sargentos acabou. (Não vou aqui dizer porquê acho que toda a gente adivinha....).
Também não vou comentar a situação das camaradas de infantaria.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 20, 2007, 03:05:15 pm »
Boa tarde,

Sim so posso concorrer ao curso de sargentos depois de completar 1 ano no activo nas OE's, dai so me candidatar em 2009.
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 20, 2007, 10:18:06 pm »
Boa noite,

So por curiosidade, ser de uma força especial traz alguma vantagem (bonificaçao) tanto em termos de progressão de posto como na entrada no curso de sargentos ou é exactamente a mesma coisa?
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 22, 2007, 10:07:52 pm »
Citar
Agora já é possível. Lembro-me de um artigo sobre um curso de Sargentos da Arma de Infantaria onde tinha sido uma mulher a ficar em primeiro lugar. Ela tinha terminado o liceu e foi directamente para a ESE.

A situação de ser uma mulher a terminar um curso de infantaria em primeiro lugar foi na altura uma humilhação para os homens do QP da arma de infantaria, porque até lá não existia uma mulher QP de arma infantaria, e quando o houve foi a primeira classificada no curso. Esta situação levou muita gente a pensar que as Mulheres têm uma quinta e um Homem tem um C******.

Dtead, é verdade de que pode concorrer para a ESSE após o termino do curso de OE, mas não se esqueça de que a probabilidade de entrar a fim do curso para a ESSE são um pouco baixas, quando lá for, ESSE, vai ver que nem tudo o que parece é, e cada vez há menos vagas para os cursos e mais gente a concorrer, com os apoios extraordinários, se é que me faço entender, mas tente na mesma mas não concentre os seus objectivos só na ESSE.

A questão de concorrer á ESSE com uma especialidade, não beneficia muito, o que vai beneficiar vai ser o que os comandantes na sua unidade vai escrever sobre si, e também o seu desempenho, postura e forma de estar que irá ajudar nas provas da ESSE, mais do que ter a especialidade de OE  

Cumprimentos
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 22, 2007, 10:11:16 pm »
Peço perdão mas em vez de ESSE é ESE foi erro meu  :bang:
 

*

dtread

  • 26
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 23, 2007, 09:28:59 am »
Citação de: "acpool"
Dtead, é verdade de que pode concorrer para a ESSE após o termino do curso de OE, mas não se esqueça de que a probabilidade de entrar a fim do curso para a ESSE são um pouco baixas


Hm isso mete uma outra questão que é a idade, caso eu concorra com 24anos q vai ser a idade com que vou concorrer para o curso d sargentos visto ja ter os 23, no ano seguinte posso voltar a concorrer? (ja com os 25 anos?)

Pois sendo assim a mais valia de ir para as OE's deve ser mesmo a posturacomportamento com que vou sair de la que tenho a certeza que me vao ensinar bem essas coisas  :roll:

Edit: Pois essas forças e que me lixam as ideias, passo a expressão...


Cumprimentos
 

*

marco

  • 5
  • +0/-0
hello...
« Responder #13 em: Outubro 25, 2007, 01:07:55 am »
Mts erros por ai.
As primeiras mulheres na infantaria sao do 27 ou 28 e foram 2 a seguinte foi a que terminou em 1 lugar 32 ( mas conta se mt historia de como ela la chegou mas academicamente é boa) e já ha outra no 34.
vergonha sao os maus profissionais
ser de OE n te traz mais vantagens mas sim os anos de serviço
ab
marco
 

*

Xô Valente

  • Perito
  • **
  • 409
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 07, 2008, 10:50:00 pm »
Boas!
Para entrar no curso de sargentos na area de infantaria, cavalaria e artilharia é necessário o 11º ano de escolaridade certo?
Outra coisa, queria saber quais as habilitações literárias para ser-se sargento dos para-quedistas, onde é o local do curso e quanto tempo é.
Mais uma coisa, segundo sei, quando se acaba o curso de sargentos, fica-se com o posto de segundo sargento, o que queria saber era como se pode subir mais no posto de sargento (1º sargento, sargento-mor..).
Cumprimentos!! :D
http://valente-city.myminicity.com/  -  Cria a tua minicidade também.