Atiradores Especiaís

  • 66 Respostas
  • 51905 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 12, 2007, 07:04:26 pm »
Provavelmente está na fonte de onde o Lancero tirou a foto.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #31 em: Maio 12, 2007, 07:29:51 pm »
Citar
Nos Pelotões de atiradores nos BIParas tb tens atiradores com Galil's com bipé e alguns até têm miras do género. Isso não faz deles Snipers!  

Eu nem entrei nessa discussão... Limitei-me a colocar uma foto que me pareceu porreira   :wink:

Citar
Como é que sabe que é um Comando, ou que é em Angola?
Na foto não dá para provar isso.


É o que me diz uma reportagem assinada por Fernando Farinha.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #32 em: Maio 14, 2007, 06:51:35 pm »
Era o que eu estava à espera!  :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #33 em: Agosto 18, 2007, 04:08:37 pm »
História Curiosa sobre um Atirador Especial

Citar
Esta história ocorreu durante o cerco de Khe Sanh, durante a guerra do Vietnam.

A base, mantida pelos Marines, estava cercada por forças Vietcong e do Vietnam do Norte, e como é logico, havia snipers norte-vietnamitas ao redor.

Após dias de busca usando binóculos, os Marines localizaram um sniper inimigo que já havia abatido vários camaradas seus. Trouxeram uma peça de 106mm sem-recuo e eliminaram a ameaça.

Dia seguinte, novo sniper no mesmo local. Novas baixas entre os norte-americanos, nova busca minuciosa, localização e eliminação.

Dias depois, um terceiro sniper vietnamita apresentou-se.

Os Marines, que já haviam iniciado a busca deste novo inimigo, notaram que, ao contrário dos outros, este não acertava em ninguém. Limitava-se a disparar seguidamente, porém sem causar baixas.

Um sargento Marine, veterano de muitas campanhas, formulou a seguinte hipótese : este novo sniper havia sido mandado pelo seu comandante para continuar o trabalho dos outros...e eventualmente sofrer o mesmo destino dos outros...

Acontece que ele não estava disposto a sofrer o mesmo destino de seus companheiros...e deduziu, acertadamente, que se atirasse para satisfazer os seus comandantes, porém se não acertasse em ninguém, os norte-americanos o deixariam em paz...E foi o que aconteceu...Durante o restante do cerco, ele seguiu atirando, e errando, e os norte-americanos não revidaram com o temido 106 mm sem-recuo...E todos viveram felizes para sempre...  :lol:  :rir:  :rir:
« Última modificação: Agosto 19, 2007, 05:57:57 pm por André »

 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Agosto 19, 2007, 04:51:22 pm »
Nisto tudo é preciso fazer a distinção entre atirador furtivo e atirador especial (sniper). :?

Um Atirador Furtivo é o soldado especializado em armas, é certo, mas o alcance dos seus disparos raramente irão ultrapassar as distâncias de 300 mt. Já que este pode utilizar ou não adaptadores de mira, que por norma são de curto alcance acoplados em armas de baixo calibre normalmente de tiro semi-automáticas com opção de automático, exemplo dessas arma G3, M4, Gallil, ak-47 (….), o posicionamento destes soldados é nas arvores, interior de edifícios ou “mascaras naturais”






Um sniper é especializado em armas e em tiro em longas distancias, usa armas próprias, com aparelhos de mira próprios e de longo alcance, raramente anda sozinho. O posicionamento destes soldados é estratégico, em locais altos por norma isolados, caso de não o ser, é afastado do seu alvo principal. Pode também estar a curtas distancias em missões policias ou estratégicas, sempre quando este não se encontra isolado/terreno hostil sem protecção. As armas são de médio/grande Calibre, no qual a introdução de nova munição na câmara é feita pelo atirador manualmente.








Dizem as más línguas que os snipers ficam em locais distantes do inimigo para poderem fugir a andar, já que eles são maus corredores. :sil:

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.
Cumprimentos
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Agosto 19, 2007, 06:50:09 pm »
Voltando a um assunto anterior:

Portugal a nível de Forcas Armadas e Forcas Polícias só tem dois lugares onde é ministrado o curso de Sniper
1)   Lamego – CTOE
2)   Belas – PSP

Nas Forcas Armadas e nas Forcas Policias, unidades Que tem/tinham elementos snipers:
•   Rangers – Exercito
•   Paraquedistas  – Exercito
•   Fuzileiros – Marinha  
•   DAE – Marinha
•   GOE Psp – FS
•   POE GNR - FS

Neste momento no CTOE é ministrado o curso a elementos desta unidade e a elementos da GNR e dos DAE . Já foi ministrado também o curso a elementos dos paraquedistas e fuzileiros mas actualmente não lhes é ministrado, possivelmente por conflitos de interesses, entre unidades, uma das quais era estes elementos destas unidades tirarem o curso e ficarem habilitados a ministrar também o curso, nas suas unidades.
Actualmente os paraquedistas e os fuzileiros não tem snipers mas sim os tais atiradores furtivos, 1) porque não têm armas de longo alcance, 2) o curso que é ministrado a estes elementos é dado um pouco por conhecimentos teóricos por aqueles que antes foram a Lamego tirar o curso. Os únicos, entre os dois, que têm armas mais especificas são os fuzileiros



Mas se repararem bem o cano da arma é demasiado curto para alvos acima dos 700 mt., por isso estas são as únicas armas para tiro a longa distancia que a marinha/fuzileiros, logo eles não tem snipers. Os Paraquedistas não os tem até porque nunca os vi nem fazem a publicidade dentro nem fora das FA.
   
Os DAE têm a Accuracy AW-50



A POE- GNR, GOE- PSP e RANGERS Lamego
Accuracy Psg 90



Barrett



Em questão do curso de sniper ministrado em Lamego este é fundamentado pelo dos SAS, militares do quadro permanente foram aos EUA, Alemanha e Reino Unido SAS, tirar o curso para depois o vir ministrar em terras de Portugal de inicio aelementos do QP depoi por necessidade a contratados.



 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5876
(sem assunto)
« Responder #36 em: Agosto 19, 2007, 07:21:44 pm »
Citação de: "acpool"
Os Paraquedistas não os tem até porque nunca os vi nem fazem a publicidade dentro nem fora das FA.


Foto tirada a 23 de Maio de 2006 na ETP.



A foto não está grande coisa porque esquci-me de ligar o flash, mas acho que dá para perceber  :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #37 em: Agosto 19, 2007, 07:30:31 pm »
Eu acho que é um bocado confuso estar a por DAE separado  de Fuzileiros, o DAE é uma unidade do Corpo do Fuzileiros e os seus elementos são fuzileiros, ao estar a por fuzileiros separado do DAE refere-se a que? A outras unidades do Corpo de Fuzileiros?
Eu tenho a ideia que o Pelotão de Reconhecimento da CAF também tem snipers/atiradores furtivos.

Tal como na Companhia de Precursores (ao falar em pára-quedistas também tem os precursores em conta? eles também são pára-quedistas)e no NAFP também tem (ou tinha na altura da Rescom) snipers.
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Agosto 19, 2007, 09:05:17 pm »
Como eu mencionei, os paraquedistas foram no inicio tirar o curso, e compraram as armas para eles, estes tinham tudo para tirar o curso, mas queriam ficar habilitados também a dar o curso, coisa que o CTOE antigo CIOE não aceitou, ai deixaram de formar novos elementos com curso de sniper. Por isso os paraquedistas têm as armas mas não têm os homens designados “snipers” nem ninguém lhes dá a formação a não ser quem no início a tinha dado.
Há também nos paraquedistas elementos CIOE do quadro permanente com o curso de sniper mas não exercem esta especialidade nessas unidades.
Uma boa visão da arma permite ver que ela é pouco utilizada, ou se calhar já não o é á muito, as tintas da arma estão novas e parece que nunca levou as camuflagens nem possivelmente ainda viu o mato.

Os DAE são uma “unidade”, ou uma dita guerra á parte dos fuzileiros, os DAE são poucos, pouco mais de 40 a maioria do quadro e também são os meninos da armada. Eles também têm o curso de fuzileiro mas são uma unidade de elite, logo mais dinheiro, logo mais meios o que implica menos homens.

Os (Prec) Precursores e SOGAS também têm o curso de paraquedismo, até mesmo alguns Rangers e até elementos dos DAE  o tem e não é por isso que deixam de ter as suas funções, isto quer dizer todos eles podem ser elementos de Forcas Especiais, mas cada unidade tem os seus elementos habilitados para as Funções/possibilidade/especialidades e nem todos podem ter as mesmas especialidades, nem todas as unidades podem ter snipers, porque nem todas têm as carreiras de tiro/armas/Homens.
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Agosto 19, 2007, 09:42:58 pm »
Citar
Os DAE são uma “unidade”, ou uma dita guerra á parte dos fuzileiros, os DAE são poucos, pouco mais de 40 a maioria do quadro e também são os meninos da armada. Eles também têm o curso de fuzileiro mas são uma unidade de elite, logo mais dinheiro, logo mais meios o que implica menos homens.


Tem a certeza que são tantos? Do conhecimento que tenho nem chegam aos 40.

São a maioria do quadro ou são todos dos quadros permanentes?

Só depois de serem fuzileiros há já algum tempo é que têm a oportunidade de irem tirar o curso de DAE, só depois é que entram na unidade de elite. Como é óbvio elite significa poucos homens e muitos meios.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Agosto 19, 2007, 10:17:21 pm »
Citar
São a mioria do quadro ou são todos dos quadros permanentes?

Os elementos dos DAE não são necessariamente do quadro, face ao reduzido quantitativo/vagas de elementos admissíveis por concurso ( dois em dois anos), os concorrentes (Oficiais e Praças no Serviço Militar Activo com menos de 32 anos), são submetidos a pré-requisitos, análise do perfil e testes de pré-selecção necessários.
A possibilidade de estes o passarem posteriormente ao quadro é maior e terão a preferência sobre estes, por terem mais conhecimentos e experiência e na Armada não gostarem muito de deitar dinheiro fora como no Exercito.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #41 em: Agosto 19, 2007, 10:19:22 pm »
Eu acho que todas as unidades de operações especiais ou que de algum modo operam de um modo similar deviam ter snipers ou atiradores de precisão. Tenho ideia que isso já acontece, se não acontece acho mal.

Exército
> Força de Operações Especiais
> Companhia de Precursores

Armada
> Destacamento da Acções Especiais
> Pelotão de Reconhecimento
> Pelotão de Abordagem

Força Aérea Portuguesa
> Nucleo de Aprontamento de Forças de Protecção
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Agosto 19, 2007, 10:51:12 pm »
As pessoas fazem uma ligeira confusão entre algumas coisas, logo possivelmente implica não entenderem porque é que nem todas as unidades têm snipers, ou estão abelitadas a saltar de pára-quedas, ou a existência de equipas de RESCOM, ou a própria diferença de armamento entre elas.

Unidades de Operações Especiais nas Forcas Amadas
Exercito
CTOE – Centro de Tropas de Operações Especias
Armada
DAE – Destacamento de Acções Especiais

Unidades de Forcas Especias na Forca Armada
INFANTARIA LIGUEIRA
>Pára-quedistas
>Comandos – CTC
>Operações Especiais – CTOE

ARMADA
Fuzileiros
DAE

( Pesso desculpa mas na forca Aérea desconheço esta parte da “matéria”)

A função dos snipers nas unidades não é por isso ser bonito ou ficar bem na fotografia das unidades, eles servem para a cobertura das acções directas, entre outras acções das forcas especiais, ou mesmo missões isoladas para alvos estratégicos. É praticamente impossível formar snipers para todas as forcas especiais, é mais fácil como o CTC fez de pedir elementos desta especialidade ao CTOE para a missão do Afeganistão. Se pretendermos a velha teoria de poucos mas bons, então justifica-se serem poucos e as suas unidades disponibilizarem estes elementos quando solicitado para as missões, continuando assim a estes terem o treino nos locais ideais, como se passa em LAMEGO.

 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Agosto 20, 2007, 03:56:01 am »
Pergunta de curiosidade acpool...em que unidade das forças armadas serviu...se serviu é claro...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #44 em: Agosto 20, 2007, 12:59:06 pm »
Acpool em primeiro lugar seja bem-vindo ao fórum.
Gostei muito destes seus textos, mas há coisas que eu acho que deve haver talvez um pouco de pouca informação.

A Companhia de Precursores é formada na sua totalidade por Pára-quedistas. Quando tiram o curso de “Auxiliar-Precursor” a sua maioria já lá está à anos, por isso é normal que tenham o curso de Pára-quedismo. Segundo todas as informações que eu disponho, o curso de Snipers que eles tiram são tirados em Belas com o GOE.
Não é caso único, o NAFP também formou os seus militares em Tancos e em Belas e agora segundo ouvi dizer forma os seus homens por si só.

Os Fuzileiros para além dos Snipers no DAE, no PelRec, também têm Snipers nas Companhias do 2º Batalhão (duas equipas por Companhia, salvo erro).

As minhas informações podem ter pequenas incorrecções, mas no geral deve estar certo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.