Os 30 F16A/B MLU da FAP

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perdadetempo

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1125 em: Maio 12, 2017, 02:26:36 pm »
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Mais uma vez a Airbus contou com a preciosa ajuda da FAP  :)

Esta notícia, mais aquelas vezes em que a FAP foi fazer de delegado comercial da Airbus à Asia com os C-295 pôs-me a pensar qual o tipo de contracto que Porugal tem com a Airbus e senão seria possível uma colaboração/protocolo para o desenvolvimento do kit de combate a incêndios.

Ou seja a Airbus fornece o kit para os testes e a força aérea fornece os aviões e as tripulações para as experiências. O local de experimentação pode ser Portugal continental na época de fogos florestais de 2018. Era só uma ideia.

Isto é um bocado of-topic aqui na área dos F-16, as minhas desculpas.

Cumprimentos,
« Última modificação: Maio 12, 2017, 02:28:23 pm por perdadetempo »
 
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1126 em: Maio 19, 2017, 09:26:25 am »
Afinal....lol  ;D http://www.passarodeferro.com/2017/05/bulgaria-f-16-portugueses-afinal-talvez.html
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Apesar da divulgação da proposta sueca, como vencedora do concurso do programa de aquisição de caças para a Força Aérea Búlgara, o novo ministro da Defesa daquele país veio hoje informar que irá rever as ofertas, entre as quais se encontra a portuguesa.

Tal como o Pássaro de Ferro oportunamente noticiou a 26 de Abril de 2017, o então governo interino anunciou o Saab JAS-39 Gripen como vencedor. O timing da decisão contudo foi algo estranho, dado ter sido a escassos dias da tomada de posse do novo Governo.

E é esta precisamente a razão invocada pelo novo ministro da Defesa de Sófia, Krasimir Karakachanov : "o novo Governo irá rever e discutir as três ofertas para a compra de novos caças modernos para a Defesa búlgara. (...) O Governo interino actuou precipitadamente quando apresentou um relatório sobre as ofertas no Conselho de Ministros, sabendo que não teriam tempo para olhar para ele", proferiu em entrevista à rádio búlgara Focus.
Concluindo ainda: "as ofertas serão calculadas de novo, para avaliar as possibilidades para o Estado búlgaro. O contrato irá custar uma soma considerável, cerca de 1500M BGN [Nota: cerca de 770M EUR], pelo que o Governo tem de evitar cometer erros".

Reabrem-se assim as possibilidades, para que a oferta apresentada por Portugal de F-16 vindos dos EUA e modernizados em Portugal, possa ser a escolhida por Sófia, para substituir a envelhecida frota de MiG-29 da FA Búlgara.
Itália com Typhoon igualmente em segunda mão e Suécia com Gripen novos, foram os restantes países presentes ao concurso.


Saudações


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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1127 em: Maio 21, 2017, 01:29:29 pm »
Imagens do FWIT 2017 a decorrer na base aérea holandesa de Leeuwarden, e que conta com a participação de vários caças F-16AM das Esq. 201 e 301.  ;)

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1128 em: Junho 09, 2017, 09:58:26 pm »
Caça às peças

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Paredes meias com Leiria, há uma base onde se monta um F-16 desde o primeiro parafuso até à última porca. Os primeiros 20 caças norte-americanos chegaram novos na década de 90, os restantes 25, usados, vieram por via marítima em caixotes

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-06-09-Caca-as-pecas
(tem um pequeno video)
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1129 em: Junho 15, 2017, 08:54:01 pm »
A USAF decidiu estender o SLEP dos F-16C/D Block 40 a 52 das 300 aeronaves originais para mais de 800, esticando igualmente o tempo de vida útil da célula de 8 mil horas de voo para quase 14 mil. Decerto que a FAP com o F-16V na mira estará mais do que atenta a esta passo da sua congénere norte-americana.

http://www.janes.com/article/71414/usaf-increases-scope-of-f-16-slep-to-include-more-aircraft-and-airframe-hours
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1130 em: Junho 15, 2017, 10:46:27 pm »
A USAF decidiu estender o SLEP dos F-16C/D Block 40 a 52 das 300 aeronaves originais para mais de 800, esticando igualmente o tempo de vida útil da célula de 8 mil horas de voo para quase 14 mil. Decerto que a FAP com o F-16V na mira estará mais do que atenta a esta passo da sua congénere norte-americana.

http://www.janes.com/article/71414/usaf-increases-scope-of-f-16-slep-to-include-more-aircraft-and-airframe-hours

Neste momento seria mais que bem vindo o upgrade, pois a FAP não vai ver caças novos tão cedo e assim davase-lhes não só mais tempo de vida , mas mais valencias tambem.
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1131 em: Junho 16, 2017, 11:44:25 am »
A USAF decidiu estender o SLEP dos F-16C/D Block 40 a 52 das 300 aeronaves originais para mais de 800, esticando igualmente o tempo de vida útil da célula de 8 mil horas de voo para quase 14 mil. Decerto que a FAP com o F-16V na mira estará mais do que atenta a esta passo da sua congénere norte-americana.

http://www.janes.com/article/71414/usaf-increases-scope-of-f-16-slep-to-include-more-aircraft-and-airframe-hours

Neste momento seria mais que bem vindo o upgrade, pois a FAP não vai ver caças novos tão cedo e assim davase-lhes não só mais tempo de vida , mas mais valencias tambem.

E isso que deverá acontecer com a opção pelo F-16V. Era bom que em breve a revisão da LPM desse o pontapé de saída a esse processo. ;)

É que isto de ver a Roménia a comprar pods Sniper e AIM-9X para os nossos ex-aparelhos já faz com que os Litening G4 e AIM-9Li pareçam obsoletos...  ::)
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1132 em: Junho 16, 2017, 01:13:23 pm »

É que isto de ver a Roménia a comprar pods Sniper e AIM-9X para os nossos ex-aparelhos já faz com que os Litening G4 e AIM-9Li pareçam obsoletos...  ::)

Como já referi anteriormente, essa foi uma que não percebi. É compreensível que se queira rentabilizar o já se tem, mas qual é o racional de efectuar upgrade para G4 (tecnologia com 10 anos) quando já existe o mais avançado G5?
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1133 em: Junho 16, 2017, 03:15:22 pm »
Como já referi anteriormente, essa foi uma que não percebi. É compreensível que se queira rentabilizar o já se tem, mas qual é o racional de efectuar upgrade para G4 (tecnologia com 10 anos) quando já existe o mais avançado G5?

Mas o G5 já está operacional? Tinha ideia que não, que embora tenha sido avançado que os primeiros pods desta versão deveriam começar a ser disponibilizados a partir do final do ano passado, nenhuma encomenda desta versão ainda havia sido feita. A Índia acabou por optar pelo G4 e a USN ainda não se terá decidido, sendo que os Marines usam igualmente o G4 nos seus Hornet, assim como a USAF numa série de aeronaves diferentes.

O G4 é uma versão bastante melhorada face ao Litening AT que tínhamos anteriormente. Sei que a FAP se aconselhou com a Dinamarca que o opera nos seus F-16 MLU, por isso a razão correcta não te sei dizer. Sei, isso sim, que a partir da Tape M5 os MLU podem usar tanto o Sniper como o AIM-9X Block I e II. Talvez a FAP já estivesse mesmo a pensar no F-16V e por isso tenha querido rentabilizar o que possui no seu inventário.
« Última modificação: Junho 16, 2017, 03:17:08 pm por Charlie Jaguar »
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1134 em: Junho 16, 2017, 05:29:33 pm »
E desde quando essas preocupações foram problema para as nossas FFAA? Fomos os primeiros a adoptar o Pandur II, com o C-295 fomos dos primeiros, com o U214 também fomos dos primeiros, pagámos o desenvolvimento de um novo helicóptero militar para o exército que nunca chegámos a utilizar e agora parece que vamos apostar num avião de transporte completamente novo que nunca foi testado operacionalmente. Com estes exemplos todos até se podia concluir que o Restelo está cheio de visionários  ;D
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1135 em: Junho 16, 2017, 06:08:26 pm »
E desde quando essas preocupações foram problema para as nossas FFAA? Fomos os primeiros a adoptar o Pandur II, com o C-295 fomos dos primeiros, com o U214 também fomos dos primeiros, pagámos o desenvolvimento de um novo helicóptero militar para o exército que nunca chegámos a utilizar e agora parece que vamos apostar num avião de transporte completamente novo que nunca foi testado operacionalmente. Com estes exemplos todos até se podia concluir que o Restelo está cheio de visionários  ;D

 ;D

Creio que é como disseste no post anterior a este, o querer rentabilizar o material já existente. Além disso pode ter sido por uma questão de custo, algo que actualmente anda sempre na ordem do dia.
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1136 em: Junho 16, 2017, 07:50:47 pm »
Agora só uma pergunta, a quem tiver uma idea. Nós temos 30 F16 em serviço, qual seria o custo do upgrade dos 30 para a versão V!?
Aproximadamente.
É que fazer o upgrade lá para 2025 já não terá grande logica...
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1137 em: Junho 16, 2017, 09:14:43 pm »
Claro que 2025 não tem lógica nenhuma, por isso mesmo é que qualquer upgrade aos F-16 nacionais só vai acontecer a partir de... 2025 precisamente. E depois podem sempre argumentar-se que não há dinheiro e tal, logo vamos ter que efectuar um upgrade mais ligeiro. Se vocês pensam que o M de MLU corresponde a Mid(dle) estão muito enganados; paras as nossas FFAA/governo, o M de MLU significa Meager.
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1138 em: Junho 16, 2017, 11:13:43 pm »
Agora só uma pergunta, a quem tiver uma idea. Nós temos 30 F16 em serviço, qual seria o custo do upgrade dos 30 para a versão V!?
Aproximadamente.
É que fazer o upgrade lá para 2025 já não terá grande logica...
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http://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

Segundo fontes militares ouvidas pelo DN, o custo global de modernizar os 30 F-16 portugueses com a referida configuração VIPER - desenvolvida pelos EUA a partir de 2012 e estreada em 2015 - envolverá um investimento da ordem dos 500 milhões de euros (16,6 milhões cada um). Estes valores são meramente indicativos, pois dependem de vários fatores, a começar pelo nível de novos equipamentos a adquirir.


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« Responder #1139 em: Junho 17, 2017, 06:36:12 pm »
"Deixam de estar ao nivel dos congeneres em 2030" ,Obviamente quem escreveu o artigo percebe tanto de aeronautica como eu de lagares de azeite. Ultrapassados estão eles já agora em relação aos caças de geração 4.5 e mesmo ao F16 block 60!  O update ou é feito nos proximos anos ou mais vale começar a contar os tostões para os novos!