Os 30 F16A/B MLU da FAP

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1110 em: Novembro 29, 2016, 11:13:45 pm »
Se calhar justificar-se-ia, se houvesse a necessidade de interceptar múltiplas aeronaves de combate. Por exemplo, um esquadrão de caças e uma aeronave AEW de outro país.

Uma questão relativamente aos pods ECM. Os que se encontram ao serviço na FAP, encontram-se dentro dos padrões de modernidade, ou já são algo obsoletos? Haveria no mercado uma alternativa aos mesmos?
E por mera curiosidade, há alguma ideia de quantos temos? Lembro-me de já ter visto tanto o C-130 como o C-295 com os respectivos pods, para além claro dos F-16. P-3 não me recordo de ver algum com tal equipamento.

Foi adquirida uma dúzia de pods AN/ALQ-131(V) entre 1989/90 de modo a fornecer protecção às frotas tácticas que iriam ser alvo de upgrades mais extensos, neste caso o A-7P e depois em meados da década de 90 os C-130. São usados ainda hoje por muitos países, incluindo a USAF, quer a versão "V" que operamos, quer a Block II,

Não tenho visto nada escrito, inscrito ou dito acerca da sua possível substituição na FAP - e nomeadamente na frota F-16 - até porque é usado por grande parte dos nossos congéneres da EPAF. Por isso julgo que a questão da obsolescência se poderá colocar de facto, porém os AN/ALQ-131 foram alvo de vários upgrades ao longo dos anos como seria naturalmente de se esperar ou então não faria sentido continuarem a ser empregues pelas nossas forças e pelas aliadas.

Ainda a propósito deste pod e da sua utilidade em combate ar-ar, não nos esqueçamos que os 3 F-16A da Esquadra 201 que participaram em 1999 na operação "Allied Force" efectuando CAP's estavam equipados com este dispositivo de contramedidas electrónicas.





Então só temos 12 desses pods? Parece-me um número reduzido, mas também não me admira, já que os pods Lightning também são na mesma quantidade.
Será que os pods que a FAP tem, sofreram os ditos upgrades?
Sim de facto não se tem falado na sua substituição, mas há sempre muita coisa que é falada que não acontece (caso das JSOW) e que não é falado e acontece.

Obrigado pelos esclarecimentos.  :G-beer2:
 

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miguelbud

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1111 em: Dezembro 01, 2016, 04:41:41 pm »
Para esclarecer duvidas relativas ao impacto no PIB da venda dos F-16.

Afinal, qual foi o impacto dos F-16 no crescimento do PIB?

A resposta curta a esta pergunta é "zero". Mas a explicação é mais interessante e mostra um pouco como funcionam as contas nacionais. A ajuda que a venda dos aviões deu às exportações foi anulada pela redução simétrica do investimento.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/afinal-qual-foi-o-impacto-dos-f-16-no-crescimento-do-pib?ref=DET_maislidas
 

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Major Alvega

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1112 em: Dezembro 05, 2016, 02:42:18 pm »
 O World Air Forces, edição 2017 anuncia que Portugal possui 70 F-16 (64 F-16A e 6 F-16B).
 

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Alvalade

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1113 em: Dezembro 05, 2016, 07:15:58 pm »
World Air Forces nunca foi muito credível, o Military Balance normalmente é mais fiável, apesar de nunca terem tirado os Alouette II da GNR da lista.
« Última modificação: Dezembro 05, 2016, 07:35:56 pm por Alvalade »
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1114 em: Março 12, 2017, 04:52:57 pm »
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The Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa: FAP) has taken delivery of an initial four AN/AAQ-28(V) Litening AT Block II airborne navigation and targeting pods upgraded to the Litening G4 standard by original equipment manufacturer (OEM) Northrop Grumman, the Portuguese Ministry of National Defence told Jane's on 8 March.

A new tranche of three modernised pods will be received shortly, while a final five systems will be received in early 2018, the ministry added.

A direct commercial sale contract worth USD22.7 million was awarded to Northrop Grumman by the FAP on 19 August 2015 for the upgrade of the 12 Litening pods, which were acquired in 2008.

Logistics support for the upgraded pods will be delivered between 2019 and 2022.

The systems are fielded by the Lockheed Martin F-16AM/BM fighters of squadrons 201 ('Falcões') and 301 ('Jaguares'), both part of Operational Group 51 based at Monte Real Air Base No 5.
janes.com
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1115 em: Março 16, 2017, 03:57:31 pm »
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Revelação. F-16 intercetaram mais de 20 aviões suspeitos em 2016
15.03.2017 às 18h00

É uma faceta menos visível a que a Força Aérea deu agora um número. Durante o ano passado, por 21 vezes, parelhas de F-16 defenderam o espaço aéreo sob jurisdição nacional descolando ao encontro de aeronaves suspeitas

Carlos Abreu

Os F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) descolaram, durante ao ano passado, por 21 vezes ao encontro de aeronaves que tiveram de ser identificadas e reconhecidas quando sobrevoavam espaço aéreo sob jurisdição nacional. Este número, jamais revelado pela FAP, por exemplo nos relatórios de gestão que publica todos os anos, foi avançado esta manhã durante a visita do Presidente da República ao Comando Aéreo, localizado no alto de Monsanto, junto a Lisboa.

Durante a apresentação a cargo do diretor de operações aéreas, brigadeiro-general Paulo Mateus, que decorreu no centro de operações do único bunker existente em Portugal, não foram revelados mais detalhes sobre este tipo de missões, tendo sido apenas referida, a título de exemplo, a interceção de aeronaves russas.

http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2017-03-15-Revelacao.-F-16-intercetaram-mais-de-20-avioes-suspeitos-em-2016
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Charlie Jaguar

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1116 em: Março 17, 2017, 12:03:14 pm »
Citar
Corpo emitente: Estado Maior da Força Aérea
•Fonte: Diário da República n.º 54/2017, Série II de 2017-03-16.
•Data: 2017-03-16

OBJETO DO CONTRATO

Designação do contrato: REVISÃO GERAL E UPGRADE DE HORIZONTAL & TAIL FLAPERON INTEGRATED SERVOACTUATORS DA AERONAVE F-16

Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços

Valor do preço base do procedimento 140000.00 EUR

https://dre.tretas.org/dre/2915163/anuncio-de-procedimento-2148-2017-de-16-de-marco

Citar
Corpo emitente: Estado Maior da Força Aérea
•Fonte: Diário da República n.º 54/2017, Série II de 2017-03-16.
•Data: 2017-03-16

OBJETO DO CONTRATO

Designação do contrato: FAP CP DAT/RMI 5017005313 - Aquisição de Adesivos e Selantes para as aeronaves F-16.

Descrição sucinta do objeto do contrato: Aquisição de Adesivos e Selantes para as aeronaves F-16.

Tipo de Contrato: Aquisição de Bens Móveis

Valor do preço base do procedimento 40636.00 EUR

https://dre.tretas.org/dre/2915162/anuncio-de-procedimento-2147-2017-de-16-de-marco
« Última modificação: Março 17, 2017, 12:05:08 pm por Charlie Jaguar »
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mafets

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1117 em: Março 18, 2017, 03:57:55 pm »
Portanto 3 biplace a voar de momento? http://www.passarodeferro.com/2017/03/f-16bm-de-regresso-aos-ceus-apos.html
Citar
O F-16BM da FAP numero de cauda 15119, que sofreu um acidente na aterragem, a 23 de Janeiro de 2013, foi observado de novo operacional em Monte Real.

Os trabalhos de reparação dos danos causados pela aterragem dura na pista da BA5 há quatro anos atrás, foram finalmente concluídos, regressando por isso este F-16 bilugar ao serviço das Esquadras 201 e 301.

De notar que a FAP chegou a possuir um total de sete F-16 bilugares (n/c 15118 a 20 e 15137 a 40). O 15140 contudo, não chegaria a envergar as cores da nacionais, devido a acidente com perda total a 28 de Janeiro de 2008. Ja as células n/c 15137 a 39, seriam incluídas no contrato de venda com a Roménia.

Com a inactivação temporária decorrente do acidente do 15119, significou que a FAP apenas pode contar com duas células bilugares, para o curso de adaptação de pilotos ao F-16, desde a alienação das aeronaves romenas.

O regresso do 15119 é por isso, sem duvida, uma boa noticia para os lados de Monte Real.
É igualmente sinonimo da capacidade técnica nacional, pela recuperação de mais uma aeronave acidentada, à semelhança do que sucedeu com o 15133.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1118 em: Março 26, 2017, 07:44:07 pm »
5 F-16AM/BM das Esq. 201 e 301 encontram-se na base aérea holandesa de Leeuwarden para o exercício "Frisian Flag 2017" que decorre entre amanhã e o próximo dia 7 de Abril.

http://www.luchtvaartnoordnederland.nl/events/frisian-flag-2017-english/

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1119 em: Março 27, 2017, 01:30:52 pm »
Algumas fotos dos nossos aparelhos em Leeuwarden neste link: http://www.milspotters.nl/forum/viewtopic.php?f=19&t=8231
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1120 em: Março 29, 2017, 11:26:37 am »
Já nem todos são homens de barba rija ;D

 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1121 em: Abril 03, 2017, 03:12:27 pm »
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1122 em: Abril 04, 2017, 09:20:33 pm »
Curto, mas excelente, vídeo do Frisian Flag 2017.  ;)





E a chegada a Leeuwarden dos nossos 5 F-16AM:

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1123 em: Maio 04, 2017, 08:35:37 pm »
Imagem tirada hoje em Leeuwarden de um dos 3 F-16AM presentes no FWIT 2017 (Fighter Weapons Instructor Training), que decorre naquela base aérea holandesa desde 1 de Maio.

Notória a pintura Have Glass no 15114, assim como um CATM-120B na ponta da asa direita.


http://www.prk-aviation.nl/FWIT2017.htm
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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #1124 em: Maio 10, 2017, 12:29:14 pm »
Mais uma vez a Airbus contou com a preciosa ajuda da FAP  :)

Citar
Airbus demonstrates automated refueling with F-16
09 May, 2017| SOURCE: Flightglobal.com| BY: Stephen Trimble| Washington DC
 
Airbus has demonstrated the ability to perform an automated air-to-air refueling of a combat aircraft by an airborne tanker with a refueling boom, the company announces on 9 May. With the refueling boom set on automatic mode, an Airbus Defence and Space A310 flying testbed made six contacts with a Portuguese Air Force Lockheed Martin F-16 flying at 270kt and 25,000ft over the Atlantic Ocean on 21 March during a 1h15min test period.“This represents a fundamental advance in boom [automatic air-to-air refueling] operations, with the promise of increasing the rate of contacts, notably reducing operator workload, and enhancing safety,” says Miquel Gasco, head of Airbus DS’s Incubator Laboratory.

Automated refueling has been a technology pursuit by various air forces over the last 15 years. The US Air Force Research Laboratory (AFRL) launched a technology programme in 2004. Three years later, the Defense Advanced Research Projects Agency demonstrated automated refueling with a conventional tanker aircraft. The US military has not made the capability operational, but the navy has proposed using unmanned air vehicles to refuel carrier-based fighters on long-range missions. Airbus devised a system that is based on cameras to detect and track the refueling port on the receiving aircraft. The imagery is then analysed using software that Airbus developed for refueling satellites in space.

A video released by Airbus showed the tanker delivering fuel in a variety of visual conditions, beginning with a daylight refueling. A subsequent test showed the receiving F-16 lined up behind the tanker in front of a setting sun, creating a visually challenging target for the cameras to detect and track the receiver report. The F-16 also received fuel from the A310 tanker at night.“The most important thing was that the system could track the receptacle,” says David Piatti, Airbus’ test air refueling operator. “It will certainly reduce workload, especially in degraded weather conditions.”


https://www.flightglobal.com/news/articles/airbus-demonstrates-automated-refueling-with-f-16-437031/

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