A remuneração dos militares das FA será justa?

  • 43 Respostas
  • 38976 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #30 em: Janeiro 22, 2010, 04:41:33 pm »
Em Portugal já se sabe que os médicos são uma máf :roll: ...que muitos dos candidatos que entram em medicina através das "universidades" militares prefere desistir dos cursos, pagar a indemnização às Forças Armadas e em seguida pedir o reingresso e equivalências nas universidades civis.
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #31 em: Janeiro 23, 2010, 03:45:10 pm »
Boas,

Este anos, que já são alguns, em que tenho andado em unidades operacionais levam-me a ter uma opinião sobre este assunto. A minha opinião é fundamentada na minha experiência pessoal, enquanto operacional nas nossas missões, como também em missões de outras forças armadas de países amigos que já tive a oportunidade de participar, algumas das vezes como sendo o único português presente.

Não comparando os valores de vencimentos com os de outros países, que não me parece justo, mas sim a discrepância dos valores que se pagam aos operacionais e aos terráqueos, ou mesmo as regalias é que me parece o mais justo de ser comparado. E aí sim, dá para constatar que os militares portugueses são mal pagos, desculpem eu queria dizer os OPERACIONAIS são MUITO MAL pagos.

Em países como EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Itália, África do Sul, Grécia, Espanha, Holanda, espero não me ter esquecido de nenhum, existe uma clara diferenciação entre os operacionais e os outros. Sendo ela monetária ou não.
Nós não, ou a diferenciação é pequena ou é inexistente, e se não existir voluntários, não há problema. Arranjam-se alguns que não sabiam que o eram, passaram a sê-lo quando o chefe de uma repartição os nomeiam. E, depois entra a honestidade de uns e a ausência dela por parte de outros, que fazem de propósito para reprovarem, lá se vão preenchendo os lugares de dotação das unidades. Claro, desta maneira e enquanto existirem militares honestos nunca haverá problemas em alimentar os quadros de algumas unidades operacionais. Para além desta honestidade, podemos encontrar o bom ambiente, o animo de alguns, e as amizades que se criam e o comodismo que tanto caracteriza o português que impede a maior parte dos que ficam em abandonarem mais cedo esta vida. Os 200 ou 300 Eur a mais depois dos impostos fazerem das suas, e com os últimos cortes na contagem do tempo de serviço, começa-se cada vez mais a ouvir que nada paga este esforço.  Ou seja, a "Coisa" poderá ficar em causa, mas não só pelo que referi anteriormente, mas também pela maior facilidade de acesso à informação e à justiça, em que os militares começam a verificar que existem algumas leis que os podem safar daquilo que o seu ramo os quer obrigar a fazer.

Enquanto isto se passa nas unidades operacionais, as FFAA e as sua chefias, militares ou políticas, preferem olhar para o lado e assobiar. E mostrar algumas imagens das festas militares e do navio hotel/restaurante "Sagres", que não é a realidade da vida militar. As dificuldades do dia-a-dia e da missão que não traz a imagem que interessa vender não surge nas TV's. A ausência de condições habitacionais das corvetas, para não falar dos submarinos, a ausência de uniformes adequados, etc...

Assim, e como diz o ditado os cães ladram e "a missão é cumprida" !!!!

Em forma de conclusão, e para todos terem a noção do regime de voluntariado na minha unidade operacional vou-vos deixar uns números. Dos mais de 3 dezenas de militares em lotação existem somente 2 voluntários, mas que também pensam que na superfícies estavam bem melhores.

Abraço a todos
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #32 em: Fevereiro 08, 2010, 06:47:16 pm »
Citação de: "SSK"
aos operacionais e aos terráqueos

Gostei desta, do ponto de vista da Marinha tem lógica, os terráqueos são os que ficam em terra :mrgreen: , e os operacionais são os que vão para o mar.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #33 em: Junho 21, 2011, 12:34:20 am »
Citar
DEFESA

"Actos ilegais" na gestão de pessoal das Forças Armadas

por Manuel Carlos Freire

O Governo acusa as Forças Armadas de terem praticado "actos ilegais" na forma como integraram os militares na tabela salarial única da Função Pública, em Janeiro de 2010, de que resultaram pagamentos indevidos de milhões de euros.

A acusação, soube o DN, foi assinada no início deste mês pelo ministro das Finanças cessante, Teixeira dos Santos, tendo sido objecto de despacho pelo ministro da Defesa cessante, Augusto Santos Silva, o qual informou esta segunda-feira as chefias militares - que recebeu e com quem teve um almoço de despedida.

A posição do Governo teve por base um inquérito da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), ordenada por Teixeira dos Santos e Santos Silva, para se perceber como é que as despesas salariais das Forças Armadas - apesar do corte de 10% aplicado à Função Pública no início deste ano - aumentaram em Janeiro e Fevereiro (por comparação com igual período de 2010).
Segundo as fontes, o contraditório feito pelas Forças Armadas ao relatório preliminar da IGF (noticiado pelo DN a 9 de Abril) não desfez as primeiras conclusões das Finanças, as quais deram como adquirida "a prática de actos ilegais" aquando da integração dos militares na tabela salarial única da Função Pública.

A IGF, nesse relatório preliminar, já acusava as Forças Armadas de terem interpretado a lei com base numa "instrução técnica (...) que inova e extravasa os termos e os efeitos que a lei estabelece e sem que tenha sido submetida" previamente à tutela para garantir os respectivos custos orçamentais.

O novo regime remuneratório dos militares foi aprovado pelo então ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira, no Verão de 2009, apesar das muitas críticas e alertas das associações de militares para os problemas que iria criar.

Acresce que "o Ministério das Finanças nunca autorizou (...) quaisquer verbas para fazer face à prática de actos de execução financeira especificamente respeitantes a montantes devidos" para concretizar a transição e o respectivo reposicionamento dos militares na tabela salarial única da Função Pública, lembrava a IGF num texto em que também responsabilizava o legislador pelo "vazio legal" que permitiu aquela interpretação legal dos militares.

Entre as várias medidas agora propostas para regularizar a situação, que passam também pela adopção de medidas legislativas, destaca-se a necessidade de garantir o "controlo eficaz" e sistemático do número de efectivos militares, independentemente de estarem nos respectivos ramos.

Esta medida visará acabar com a abertura de vagas que ocorre quando os militares vão exercer funções fora dos respectivos ramos, permitindo assim que novas promoções sejam feitas.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1884073
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #34 em: Junho 21, 2011, 04:02:58 pm »
Citar
Força Aérea garante legalidade nas promoções militares. Exército vai analisar

Despacho do ministro das Finanças cessante, Teixeira dos Santos, obriga à devolução do dinheiro recebido indevidamente.

A Força Aérea Portuguesa garante que não infringiu a lei. A garantia é dada pelo porta voz deste ramo das Forças Armadas na reacção à noticia que dá conta da situação de ilegalidade que podem estar muitos militares, promovidos em Janeiro de 2010.

Uma auditoria da inspecção-geral de finanças revela que as Forças Armadas praticaram actos ilegais com as chamadas promoções por arrastamento e que se traduziram no pagamento indevido de milhões de euros.

Em declarações à Renascença, Mário Gaspar, porta-voz da Força Aérea, garante que o “o assunto será tratado em sede própria. A Força Aérea nunca agiu nem agirá em desrespeito para com a lei”, acrescenta.

Já o porta-voz do Exército, o Tenente Coronel Jorge Pedro, admite que “vários militares” podem ter sido promovidos ilegalmente, mas remete pormenores sobre o assunto para mais tarde. “Só após a análise é que poderemos detalhar as medidas que a ser tomadas e o universo a quem se irá aplicar essas referidas medidas”, refere.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=161327
 

*

Alfa Portugal

  • 25
  • +0/-0
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #35 em: Junho 22, 2011, 09:32:51 pm »
Boa noite.
Todos sabemos que os socialistas não gostam dos militares Portugueses. De saída não perderam a oportunidade mandar mais uma morteirada, porque esta noticia é uma morteirada não confirmada, para ver se beliscavam a imagem da instituição militar. Pena não apanharem com alguns estilhaços.
Se há dinheiro bem empregue por um pais, é em defesa. Desse nunca devemos ter pena, porque é bem empregue.  Eu tenho pena é do dinheiro que é esbanjado em rendimentos minimos e em boys e girls.
Abraço.
"... sem Força Aérea, Marinha e Exército não há qualquer política no Ministério dos Negócios Estrangeiros."

Henrique Medina Carreira.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #36 em: Agosto 14, 2011, 04:14:12 pm »
Citar
Defesa
Militares não têm de devolver verbas consideradas ilegais

por Manuel Carlos Freire

O Governo decidiu que "não haveria lugar a qualquer devolução", pelos militares, das verbas que as Finanças consideram ter-lhes sido pagas de forma ilegal na integração para a tabela única da Função Pública.

O anúncio foi feito este domingo pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, ao falar aos jornalistas no final das cerimónias do Dia da Arma de Infantaria do Exército, em Mafra.

O governante adiantou estar em estudo "a solução em concreto" de forma a resolver, "para o futuro", um problema deixado pelo anterior Executivo, ao não ter feito (como noticia hoje o DN na sua edição em papel e e-paper) o despacho exigido pela lei da nova tabela remuneratória dos militares.

Em causa está o despacho que autorizava "a execução orçamental do acréscimo de despesa" exigido pelas progressões e arrastamentos na carreira militar decorrentes do novo diploma.

Daí o ministro José pedro Aguiar-Branco ter declarado, no seu discurso deste domingo, que "o anterior Governo deve um pedido de desculpas às Forças Armadas".

Os militares rejeitaram sempre a acusação da prática de "actos ilegais" pelas Finanças, argumentando ter informado previamente a tutela sobre qual era a sua interpretação da lei e quais os custos daí decorrentes - não sendo responsáveis pela inacção ou ausência de respostas do Governo.

Sobre isto, Aguiar-Branco mostrou-se taxativo: "O que vos posso e quero garantir é que não iremos adiar problemas. Fingir que não existem. Esperar que se resolvam sózinhos. Não vou fazer isso. Não sei fazer isso."

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... 58&page=-1
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #38 em: Setembro 23, 2011, 05:32:27 pm »
Não é novidade... Ha uns anos vinha no jornal do PS, um artigo intitulado " Orgulhosos europeus, que rejeitam as armas para resolver conflitos", o conteudo do artigo, resumia-se a um mar de rosas, dando a ideia que as FA´s seriam dissolvidas pelo "tempo"..
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #39 em: Março 10, 2013, 07:56:24 pm »
EM relação à pergunta se ganhamos bem ou mal, vários aspectos a considerar:
- se são da componente operacional - ganham mal;
- se não saem dos qaurteis - ganhem bem;
- se tem formação reconhecida, e por isso estão na respectiva categoria -ganham bem;
- se tem formação reconhecida, dada pelas forças armadas e em escolas militares e são Enfermeiros - ganham mal, e menos do que alguém do mesmo posto porque ainda tem que pagar a cota da ordem dos enfermeiros...neste momento dos SAJ com igual vencimento, o enfermeiro ganha menos 9 euros por mês...
"Hic Non hostes nisi morbi”
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #40 em: Março 11, 2013, 12:18:44 am »
Hás coisas complicadas de entender...

Toda a gente conhece um médico militar que trabalha nunca clínica privada ou alguém que vai à sua consulta. Eu conheço um enfermeiro que trabalha das 09 às 17 num hospital militar e depois vai para um lar civil até às 22 e fica de prevenção até às 07. Tudo isto é autorizado, legal.

Mas depois acontecem coisas destas: um soldado pede autorização para fazer umas horas a conduzir um taxi ao fim de semana para compor o orçamento e é-lhe negada.
::..Trafaria..::
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #41 em: Março 11, 2013, 01:39:16 am »
Mas está em causa os ordenados que os militares recebem ou o que fazem "fora de portas"?...
E não é só a soldados que as coisas são negadas, infelizmente ainda existe gente algo....limitada...
"Hic Non hostes nisi morbi”
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #42 em: Março 11, 2013, 01:48:22 am »
Quem não tem argumentos nem capacidade de argumentação passa para a ofensa.
::..Trafaria..::
 

*

papoila

  • 72
  • +0/-0
Re: A remuneração dos militares das FA será justa?
« Responder #43 em: Março 11, 2013, 01:51:40 am »
Aonde o ofendi ou passei a ofensas??...é que eu só disse que infelizmente não é só a soldados que existem autorizações negadas...e esses actos de negação são de gente limitada...eu não lhe chamei limitado Trafaria, foi isso que entendeu?...é que se foi...mais não digo c34x
"Hic Non hostes nisi morbi”