Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #945 em: Abril 06, 2022, 02:26:14 pm »
KC-X3: Azul vai fornecer à FAB dois A330-200 compatíveis para conversão em MRTT


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A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou hoje (06/04) mais um importante marco no processo para conquistar da sua Aviação de Transporte Estratégico e Reabastecimento em Voo de longo alcance.

Foi publicado hoje no no Diário Oficial da União que a empresa Azul SA foi declarada vencedora da licitação Nº 220004/CABW/2022 para fornecer duas aeronaves Airbus A330-200, compatíveis para conversão em MRTT, para a FAB.

Esse foi mais um passo para alcançar o objetivo da FAB de possuir um MRTT (Multi-Role Tanker Transport), que se dará por meio da conversão dos dois A-330.

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/kc-x3-azul-vai-fornecer-a-fab-dois-a330-200-compativeis-para-conversao-em-mrtt
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #946 em: Abril 24, 2022, 09:51:10 pm »
Força Aérea Brasileira incluirá mais 4 caças Gripen no primeiro lote


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O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em pronunciamento durante a cerimônia do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, disse que o Presidente Jair Bolsonaro autorizou a modificação no contrato de aquisição dos caças Gripen, para a inclusão de mais quatro aeronaves.

Segundo o Comandante da Aeronáutica, isso permitirá o início dos estudos para implantação das aeronaves em mais uma base aérea.

O Brigadeiro Baptista Junior disse também que, em paralelo, serão iniciados estudos preliminares para aquisição de um segundo lote de caças Gripen, para que não se reduza a capacidade operacional com a desativação de aeronaves de caças mais antigas.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/04/22/forca-aerea-brasileira-incluira-mais-4-cacas-gripen-no-primeiro-lote/

 
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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #947 em: Abril 27, 2022, 01:45:20 pm »
Esquadrão Gavião tem primeira Tenente instrutora de voo do H-50 Esquilo

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A Tenente Aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo. O helicóptero é  utilizado para forjar os futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).

A instrutora é natural de Santa Maria (RS) e ingressou na FAB em janeiro de 2012, perfazendo quatro anos de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Em 2016, a então Aspirante a Oficial Maria Luisa concluiu o CEOAR e foi classificada para o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, servindo de 2017 a 2021. Além da aeronave H-50, foi homologada à Instrutora de Voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, realizou diversas missões operacionais, bem como contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos.

Para ela, retornar ao ninho dos Gaviões e poder passar toda experiência adquirida ao longo desses anos tem um significado distinto. “Sou muito grata de ter voltado para o Esquadrão Gavião e ter a oportunidade de contribuir com a formação da nova geração de pilotos de Asas Rotativas. Hoje tenho um pouco mais de experiência e posso retribuir à Força Aérea todo o esforço que, um dia, meus instrutores dedicaram à minha formação como piloto de H-50”, conta.


A missão do Instrutor de Voo apresenta-se como uma das atividades mais nobres da Instituição, e desde a criação do Ministério da Aeronáutica, os conhecimentos adquiridos são aprimorados e retransmitidos por mais de oito décadas de história. “Sentimento de muito orgulho em ser a pioneira e espero que isso possa abrir caminhos e incentivar outras mulheres a lutarem por seus espaços e alcançarem seus objetivos, independe da área de atuação”, finaliza a Oficial.

FONTE: FAB
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #948 em: Abril 28, 2022, 11:00:04 pm »
Comandante da FAB voa o jato M-346 na Itália


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O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, voou hoje o jato de treinamento Leonardo M-346 na Itália.

O Brigadeiro Baptista Junior publicou fotos e a seguinte mensagem na sua conta do Twitter:

“Hoje, tive a oportunidade de conhecer o sistema de treinamento para Pilotos de Caça, na Base Aérea de Lecce, tendo voado a aeronave M346 com a Cel Frederica.

Oportunidade de aperfeiçoamento dos pilotos brasileiros e de estreitarmos, ainda mais, as relações com a Itália.”

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/04/28/comandante-da-aeronautica-voa-o-jato-m-346-na-italia/
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #949 em: Maio 26, 2022, 02:02:30 am »
Com orçamento limitado, FAB negocia para manter seus projetos de reequipamento


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O orçamento que o Governo Federal repassa à Força Aérea Brasileira não tem sido suficiente para realizar todos os seus planos de reequipamento. Por conta disso, o Comando da Aeronáutica tem feito escolhas, buscado oportunidades de mercado e cancelado planos já assinados. Foi o que ficou claro durante encontro realizado pelo nesta semana com os principais órgãos de imprensa. A Revista Asas esteve no evento.

A situação fica clara nos dois projetos mais chamativos da Força Aérea Brasileira: o F-39 Gripen e o KC-390. “A curva de desembolso deles ficou muito coincidente”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior. Ambos os contratos anteriormente precisaram ser replanejados.

No caso do Gripen, foi decidido que os oito F-39F biplaces, uma versão até agora desenvolvida a partir de um pedido do Brasil e com encomendas apenas para a Força Aérea Brasileira, não serão mais fabricados em solo nacional. “Nós vamos fazer isso ficar mais barato fabricando lá fora”, disse o Comandante. Por aqui sairão apenas os modelos monoplace, para um ocupante.

A ampliação da encomenda inicial de 36 para 40 unidades foi dada como certa pelo militar, ainda que ainda em tratativas. Porém, o anunciado segundo lote de 26 caças adicionais, por enquanto, segue em negociação. O que está certo é a prorrogação do prazo: se o contrato original previa 36 caças entregues até 2024, o prazo agora é 2027, sendo que 21 unidades estão previstas para 2026 e 2027. Até 2025 serão apenas 15.

A boa notícia sobre o Gripen é que o contrato de aquisição de armamentos seguiu e o primeiro lote de mísseis Meteor já está no Brasil. A arma é a mais avançada do tipo no Hemisfério Sul.

Já o corte do KC-390, que quase levou FAB e Embraer a uma inédita disputa judicial, pode até ser ampliado. “Nós continuamos conversando com a Embraer para fazermos isso em lotes”, disse o Comandante. Isso porque o cronograma pactuado para após o corte já acertado de 28 para 22 aeronaves tem prazos tão longo que, possivelmente, ao final do contrato já é possível prever novas versões da aeronave.

O contrato inicial do KC-390 previa 28 aeronaves entregues já em 2027. O Brasil fecharia 2022 com dez unidades. Agora, a expectativa é encerrar esse ano com seis unidades e a 28ª ser recebida em 2034. O cronograma atual prevê praticamente uma aeronave por ano, com exceção de 2028 (duas aeronaves), 2032 (duas) e 2034 (três).

O Comandante afirmou que, em 2019, antes mesmo de assumir a função atual, fez uma apresentação sobre o tema. “Essa história de revisão começa muito antes de eu assumir o Comando”, revelou. Um dos pontos considerados é a de que o Brasil nunca chegou a ter mais que 14 C-130 operacionais.

Outro corte foi no programa de aquisição dos helicópteros H225M. De 16 unidades para cada Força Armada, o total ficará em quinze. Porém, haverá uma troca: a Marinha receberá 15 H125 Esquilo no lugar da sua unidade renegociada, a FAB levará 12 H125 Esquilo e o Exército ampliará o contrato de manutenção para sua frota.

Já os dois Airbus A330 que foram adquiridos para missões de transporte e reabastecimento em voo foram adquiridos por conta da oportunidade de mercado que surgiu com a pandemia, quando o preço dos jatos comerciais de grande porte caiu em todo o mundo. Neste caso, o próprio Comandante da Aeronáutica levou o assunto diretamente ao Presidente da República, e foi incluído no orçamento o planejamento para pagar os 500 milhões de Reais necessários. “Se gente perdesse o tempo, só iríamos ter esse avião em 2026”, disse o Tenente-Brigadeiro. A primeira unidade, ainda sem capacidade de reabastecer em voo, deve pousar no Galeão em 26 de julho.

Também prosseguem os planos para a área de satélites. Nesta quarta-feira (dia 25), devem ir ao espaço dos satélites equipados com radar que vão ampliar a capacidade de sensoriamento remoto sobre a Amazônia.

O Comandante da Aeronáutica, por outro lado, anunciou que a Força Aérea Brasileira deve cancelar os Memorandos de Entendimento que havia assinado com a Embraer para o desenvolvimento de drone de combate e para a aeronave híbrida conhecida como STOUT. “Chegamos à conclusão de que não estará tão cedo nas nossas prioridades e nós não queremos dar a esperança de ter recursos”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/com-orcamento-limitado-fab-negocia-para-manter-seus-projetos-de-reequipamento/
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #950 em: Maio 26, 2022, 02:04:20 am »
FAB e Marinha vão receber 27 helicópteros da Airbus/Helibras


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A Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil devem receber helicópteros H125 Esquilo, fabricados pela Airbus/Helibras para missões de treinamento. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior detalhou a aquisição nesta segunda-feira (dia 23).

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o chamado programa TH-X inclui 15 helicópteros para a Marinha do Brasil e doze para a Força Aérea Brasileira. O objetivo é, respectivamente, substituir os IH-6 Jet Ranger e H-50 Esquilo de geração antiga utilizados para treinamento de novos pilotos. Pelo número a ser recebido, é possível que as aeronaves também cumpram missões adicionais.

O programa, na realidade, é baseado em uma troca: tanto a FAB quanto a Marinha irão abrir mão de um dos 16 helicópteros H225M (H-36 na FAB, UH-15 na Marinha) previstos, ficando com quinze unidades. No caso da força aeronaval, serão recebidos 15 H125 por conta do fato de se tratar da versão UH-15A, de custo maior. O Exército também fará a troca, porém pela ampliação do contrato logístico.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/fab-e-marinha-vao-receber-27-helicopteros-da-airbus-helibras/
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #951 em: Julho 08, 2022, 01:27:35 pm »
FAB realiza primeiro Exercício Técnico de Reabastecimento em Voo com helicópteros


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Participaram do Exercício os Esquadrões Gordo, Falcão e Puma. Os voos aconteceram no litoral sul do Rio de Janeiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em junho, o Exercício Técnico REVO AR, primeiro Exercício de Reabastecimento em Voo (REVO) com helicópteros, sob a coordenação do Comando de Preparo (COMPREP).

O Exercício tem por objetivo a formação de pilotos de Asas Rotativas na capacidade de REVO. A atividade foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), com o emprego conjunto de aeronaves das Bases Aéreas de Natal, Santa Cruz e do Galeão.

Participam do Exercício o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, com a aeronave de reabastecimento KC-130 Hércules, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão e o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma, que operam os helicópteros H-36 Caracal. Os voos foram realizados no litoral sul do Rio de Janeiro, sob controle militar.


Com este exercício a FAB otimizará sua capacidade de operação permitindo a atuação dos helicópteros de maneira mais rápida e eficiente em todo o território nacional, incluindo a área oceânica de sua responsabilidade. O que, além de possibilitar um resgate mais distante da costa brasileira, também permite o emprego em missão operacional de Resgate em Combate (CSAR).

A aeronave H-36 da FAB já realizou um resgate a 270 quilômetros de Fernando de Noronha. Na ocasião, foi necessário o pouso na ilha para o abastecimento. Com a capacidade de Reabastecimento em Voo, as aeronaves poderão atender as ocorrências mais distantes sem necessitar de pousos intermediários, aumentando a pronta-resposta às missões de resgate.


Segundo o Gerente Operacional do Projeto H-36, Capitão Aviador Israel Azevedo Luz, o voo de REVO com helicópteros envolve estudo e preparo, tendo em vista a diferença de performance entre as aeronaves KC-130 e H-36. “Com este treinamento o Brasil entra no seleto grupo de países que possuem a capacidade de REVO com aeronaves de Asa Rotativas”, disse o Oficial.

Fotos: Tenente Claudio e Sargento Neubar / BASC
 :arrow:  FAB

 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #952 em: Setembro 16, 2022, 07:27:17 pm »
Forças Armadas brasileiras adquirem 27 helicópteros Airbus H125


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Brasília — As Forças Armadas brasileiras, por meio do Comitê Coordenador do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), adquiriram 27 helicópteros monomotores H125 para aumentar a capacidade de treinamento da Marinha do Brasil e da Força Aérea.

O H125 será produzido na linha de montagem final do H125 localizada em Itajubá, Brasil, na fábrica da Helibras, onde também são montados os H225Ms para as forças armadas brasileiras. Esses novos helicópteros substituirão os antigos helicópteros AS350 e Bell 206 atualmente em serviço na Força Aérea Brasileira e na Marinha do Brasil, respectivamente.

“Este contrato de aquisição conjunta representa a realização de um projeto que irá equipar tanto a Força Aérea quanto a Marinha do Brasil com aeronaves modernas que atenderão as necessidades das Forças para os próximos 30 anos”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior.

“A Airbus Helicopters tem orgulho de ver o H125 apoiando o treinamento da próxima geração de pilotos das forças armadas brasileiras. O H125 é um helicóptero versátil amplamente utilizado nos mercados civil e militar como plataforma de treinamento graças à sua robustez, confiabilidade e fácil manutenção. Estamos honrados com a confiança contínua das Forças Armadas brasileiras após mais de 40 anos de cooperação”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

Os novos helicópteros H125 terão um cockpit de vidro duplo G500H TXi e VEMD (Vehicle & Engine Multifunction Display) e serão compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG). Eles também incluirão diferentes tipos de equipamentos de missão, como um guincho e um gancho, para que o treinamento dos futuros pilotos seja o mais representativo possível de suas missões.

As forças armadas brasileiras operam atualmente um total de 156 helicópteros Airbus implantados em suas oito bases em todo o país. Sua frota varia desde a família Ecureuil de motor leve leve até o helicóptero pesado multiuso H225M, 67 e 41 helicópteros respectivamente, para cobrir uma ampla gama de missões, como transporte tático, missões de busca e salvamento e civis apoio da população.

O H125 mais vendido em todo o mundo acumulou mais de 37 milhões de horas de voo com mais de 5.350 helicópteros atualmente em operação. O modelo, conhecido por sua robustez e versatilidade, é amplamente utilizado em missões de alto desempenho.

FONTE: Airbus Helicopters
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #953 em: Setembro 20, 2022, 01:57:51 pm »
Pilotos de A-10 da USAF treinaram com a FAB


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Pilotos do 104th Fighter Squadron, da Maryland Air National Guard, viajaram recentemente para a Base Aérea de Campo Grande, na maior cidade do Mato Grosso do Sul, para ajudar a New York Air National Guard (NYANG) a treinar com seu parceiro, Brasil.

O Exercício Tapio é um exercício brasileiro de busca e salvamento em combate e apoio aéreo aproximado que decorreu até 31 de agosto.

O Lt. Col. Daniel Griffin e o major Eric Calvey, ambos pilotos do A-10C Thunderbolt II da USAF, designados para o 104th Fighter Squadro, viajaram ao Brasil para treinar com os pilotos de A-1 e A-29.

“Nosso papel era focar em ajudar seus pilotos com os aspectos táticos de apoio aéreo aproximado e busca e resgate em combate”, disse Griffin. “Não estávamos apenas voando com eles no banco de trás de sua aeronave, mas também os informamos e informamos. Quando tínhamos um dia sem voos, estávamos na sala de aula ensinando.”

Este ano marca a segunda vez que o NYANG participa do exercício, sendo este o primeiro para os pilotos de caça de Maryland.


“Trabalhamos muito com a 106ª Ala de Resgate em Long Island, e a Força Aérea Brasileira solicitou que os pilotos do A-10 ensinem o que sabem”, disse Griffin. “Como tínhamos esse relacionamento contínuo já construído com o New York ANG, ficamos muito empolgados em ajudar e emprestar nossa experiência.”

O Programa de Parceria vem construindo com sucesso relacionamentos mutuamente benéficos há quase 30 anos e inclui 85 parcerias com 93 nações. Todas as 54 Guardas Nacionais participam do programa.

“Este é um exemplo perfeito de quão versátil o Programa de Parceria do Estado pode ser”, disse o Major do Exército dos EUA Harrison Bittenbender, diretor do Programa de Parceria da Guarda Nacional de Maryland. “Nessa situação, a New York ANG não tinha uma unidade ou recurso específico, então eles procuraram nossa ajuda. Foi uma grande oportunidade para nós exportarmos nossa experiência para um novo comando de combatentes e mostrar, quando necessário, que a ANG tem capacidade para ajudar nossos parceiros internacionais.”

A troca bilateral de informações permitiu a Griffin e Calvey ver quais obstáculos os pilotos brasileiros têm que superar, fornecer insights e discutir as diferenças de aeronaves, equipamentos e treinamento.

“Eles têm alguns desafios de equipamentos exclusivos quando se trata de C-SAR, então eles têm maneiras diferentes de fazer o trabalho. Portanto, é um desafio, mas também uma grande oportunidade de aprendizado para nós”, disse Griffin. “Acho que a Força Aérea Brasileira tirou muitas técnicas diferentes que fornecemos, então definitivamente havia um ótimo treinamento acontecendo nos dois sentidos.”


O exercício Tapio, que envolveu mais de 1.000 militares brasileiros e suas aeronaves, bem como 100 aviadores da Força Aérea dos EUA, uma aeronave HC-130J Combat King II, três helicópteros HH-60 Pave Hawk e duas aeronaves C-17 Globemaster II, conduziu as operações aumentando a capacidade coletiva de enfrentar desafios globais complexos, combater ameaças e manter a segurança e a estabilidade regional.

A New York National Guard é parceira do Brasil por meio do Department of Defense National Guard Bureau State Partnership Program desde 2019.

FONTE: USAF
FOTOS: Luciano Porto/Spotter
 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #954 em: Setembro 24, 2022, 02:22:27 pm »
FAB avalia novas compras: jato de treinamento e avião de patrulha


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A Força Aérea Brasileira avalia a compra de jatos de treinamento para seus pilotos de combate. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, lidera conversações sobre o assunto.

Em abril, o militar voou em um T-346A da Aeronáutica Militare Italiana (AMI). O próprio Brigadeiro Baptista Júnior postou no Twitter seu voo, realizado a convite da empresa Leonardo.

Agora, em Brasília (DF), ele recebeu uma comitiva de executivos da Boeing e da Saab, empresas parcerias no desenvolvimento e produção do T-7A Red Hawk. Houve o convite para o Comandante da Força Aérea Brasileira ir aos Estados Unidos conhecer a fábrica e participar de um voo de demonstração.

A eventual compra do T-7 ou do T-346 (designado pela empresa Leonardo como M-346) pode significar a preocupação da Força Aérea Brasileira em futuramente pilotos de caça saírem diretamente do A-29 Super Tucano, um turboélice, para o F-39 Gripen. Desde 2005, o Esquadrão Joker (2º/5º GAv), responsável pela formação dos aviadores de caça, utiliza o avião de treinamento avançado da Embraer. Antes de prosseguirem para as unidades de F-5 ou A-1, porém, os oficiais precisam passar por um dos três esquadrões do 3º GAv, sempre voando os Super Tucano.

Opções

Desenvolvido e construído em uma parceria entre a Boeing e Saab, o T-7A Red Hawk voou pela primeira vez em dezembro de 2016 com o objetivo de substituir os já longevos T-38 Talon, usados para treinamento na Força Aérea dos Estados Unidos. Pelo menos 350 unidades devem ser adquiridas, de olho na formação de quem futuramente irá dominar caças como o F-35 e o NGAD.

Já o M-346 (designação dada pela Leonardo) tem mais história: voou pela primeira vezem 2004 e entrou em serviço em 2015, já estando com as cores da Polônia, Israel, Itália e Cingapura, além de encomendas do Azerbaidjão, Catar, Egito, Grécia, Nigéria e Turcomenistão. Destaque para a versão M-346FA, que permite levar até 3 toneladas de armamento e faz o caça ser oferecido como opção de combate de baixo custo.

A curiosidade é que o jato italiano começou a ser desenvolvido em parceria com a Rússia. Porém, no ano 2000, a Yakovlev seguiu um caminho separado e desenvolveu o seu próprio Yak-130 Mitten, que entrou em serviço em 2010. Também com possibilidade de levar armamentos, o Yak-130 está em serviço na Rússia, Vietnã, Mianmar, Laos, Bielorrúsia, Bangladesh e Argélia.

Por fim, vale lembrar da Coreia do Sul, que oferece no mercado internacional o KAI T-50 Golden Eagle e sua versão armada, o FA-50. Tailândia, Polônia, Filipinas, Iraque e Indonésia já optaram pelo modelo, também em negociação com a Colômbia. A Argentina até chegou a selecionar o FA-50 para sua força aérea, mas o negócio foi barrado por conta do embargo inglês.

Patrulha Marítima

A Força Aérea Brasileira também informou, em seu site oficial, que o encontro do Comandante da Aeronáutica e sua comitiva com os executivos da Boeing também teve como pauta o patrulheiro P-8 Poseidon. Baseado no 737 NG, o modelo tem sido selecionado como substituto dos P-3 em vários países, como Austrália, Alemanha, Coreia do Sul, Índia, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido, além dos Estados Unidos.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/fab-avalia-novas-compras-jato-de-treinamento-e-aviao-de-patrulha/
 

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« Responder #955 em: Setembro 30, 2022, 06:07:05 pm »
 

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« Responder #956 em: Janeiro 23, 2023, 06:56:35 pm »
 

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« Responder #957 em: Janeiro 28, 2023, 10:36:58 am »
 

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« Responder #958 em: Março 11, 2023, 09:47:42 am »
 

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« Responder #959 em: Março 29, 2023, 06:44:45 pm »
 
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